Top Banner
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO PEDAGÓGICO NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. RESUMO AUTOR PRINCIPAL: LETICIA DOS SANTOS PICOLO E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Probic Fapergs CO-AUTORES: Dr. Altair Alberto Fávero Carina Tonieto Vanessa Cé Diego Bechi Cosmo Rafael Conzatto Marta Marques ORIENTADOR: Dr. Altair Alberto Fávero ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 7.08.03.01-3 - Politicas Educacionais UNIVERSIDADE: UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INTRODUÇÃO: Este texto é resultado parcial das discussões realizadas no grupo de Pesquisa sobre Docência Universitária. Nos detemos em analisar algumas ideias e ações sobre o que vem a ser a criatividade no processo pedagógico universitário, tendo em vista suas perspectivas e desafios no decorrer desse processo. Cada vez mais é reconhecida a relevância da criatividade no contexto pedagógico dos sujeitos envolvidos na ação educativa, pois é a produção de algo novo e a promoção de ideias que aperfeiçoam a atividade humana. Estimular a criatividade é possibilitar um clima que auxilie a pessoa a inovar e fomentar mudanças de ordem interna e externa de suas ações. No entanto, a criatividade não é um processo fácil a ser estabelecida no âmbito pedagógico. Tanto o professor quanto os alunos necessitam possuir conhecimentos cognitivos, sensibilidade pedagógica e abertura para o novo para que a criatividade aconteça no processo pedagógico.
2

RESUMO PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ...semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/...PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO PEDAGÓGICO NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Nov 24, 2020

Download

Documents

dariahiddleston
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: RESUMO PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ...semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/...PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO PEDAGÓGICO NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO PEDAGÓGICONA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:LETICIA DOS SANTOS PICOLO

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Probic Fapergs

CO-AUTORES:Dr. Altair Alberto FáveroCarina TonietoVanessa CéDiego BechiCosmo Rafael ConzattoMarta Marques

ORIENTADOR:Dr. Altair Alberto Fávero

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:7.08.03.01-3 - Politicas Educacionais

UNIVERSIDADE:UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

INTRODUÇÃO:Este texto é resultado parcial das discussões realizadas no grupo de Pesquisa sobre Docência Universitária. Nos detemosem analisar algumas ideias e ações sobre o que vem a ser a criatividade no processo pedagógico universitário, tendo emvista suas perspectivas e desafios no decorrer desse processo. Cada vez mais é reconhecida a relevância da criatividadeno contexto pedagógico dos sujeitos envolvidos na ação educativa, pois é a produção de algo novo e a promoção de ideiasque aperfeiçoam a atividade humana. Estimular a criatividade é possibilitar um clima que auxilie a pessoa a inovar efomentar mudanças de ordem interna e externa de suas ações. No entanto, a criatividade não é um processo fácil a serestabelecida no âmbito pedagógico. Tanto o professor quanto os alunos necessitam possuir conhecimentos cognitivos,sensibilidade pedagógica e abertura para o novo para que a criatividade aconteça no processo pedagógico.

Page 2: RESUMO PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ...semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/...PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO PEDAGÓGICO NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO

METODOLOGIA:A metodologia do presente estudo é fundamentalmente bibliográfica e se estrutura a partir dos seguintes procedimentos:foram indicados alguns textos para leitura prévias para o conhecimento do assunto; nas sessões quinzenais coordenadaspelo Professor Dr. Altair Alberto Fávero, os temas foram discutidos pelos integrantes do grupo; cada integrante realizou otrabalho de elaboração de uma temática para posterior discussão; por fim, a elaboração dos textos forma apresentados nogrupo. Para o tema desta apresentação foram estudados os seguintes textos: A criatividade na escola: três dimensões detrabalho; A criatividade na sala de aula universitária; A complexidade da aprendizagem: destaque ao ensino superior; Acriatividade na escola.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Percebe-se que a criatividade é algo que a maioria dos professores almeja que aconteça de fato, pois uma das dificuldadesexistentes é que o aluno não desenvolve seu potencial criativo. Para tanto, o professor passa a assumir o papel deprotagonista na construção de desenvolvimento da criatividade porque ele se torna um facilitador no processo ensino-aprendizagem, porém não existe um modelo pedagógico a ser seguido, já que os sujeitos estão em constantes mudanças,mas o fazer aula pode ser entendido como uma busca constante para transformar velhos conteúdos em temáticasinteressantes e atualizadas. Contudo, o reinventar exige comprometimento com a mudança e requer assumir o risco e aincerteza. Nessa perspectiva de educar, é essencial que a valorização do ambiente que promove à criatividade, favoreçaesse momento para que se resgate o potencial criativo e consequentemente ocorra a valorização da subjetividade dosalunos, pois não podemos reprimir a expressividades dos mesmos. Mas além, de não ser uma tarefa fácil, o desafioconsiste em avaliar em como esse professor está motivado a realizar esse movimento, pois esta será uma condiçãofacilitadora nesse processo de criatividade. Dificilmente teremos alunos criativos se os professores também não foremcriativos. No entanto, a criatividade não é algo mágico que acontece, mas sim um processo construído a partir de várioselementos. Dentre os elementos podemos destacar a presença de saberes do conhecimento, saberes pedagógicos esaberes da experiência. A conjugação destes saberes tanto por parte dos alunos quanto do professor fazem com queaconteça a criatividade docente e discente.

CONCLUSÃO:O estudo se torna relevante para pensar novas estratégias de desenvolvimento da criatividade docente e discente.Acreditamos que a criatividade no processo de educar, requer que a relação pedagógica entre professor e alunos sejamediada por processos de confiança que transformam as aulas num ambiente favorável para uma aprendizagemsignificativa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BEAUDOT, Alain. A criatividade na escola. São Paulo: Nacional, 1975.CASTANHO, Maria Eugênia. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos, CASTANHO, MariaEugênia. (org.) Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000.MITJÁNS MARTÍNEZ, A. A complexidade da aprendizagem: destaque ao ensino superior. Campinas : Alínea, 2008.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador