Top Banner
Café e chás que contém cafeina entram nesta lista Um jeito gostoso de ser Leve Ano 9 No. 140 - Edição Bimestral Julho/Agosto 2016 - www.leveleia.com.br - fone: 4108 1691 NUMEROLOGIA: Nestes meses, persistência, dedicação e sabedoria ajudarão a tomar decisões acertadas. Dicas para comer bem no inverno e manter a boa forma L eve & Leia ® Distribuição gratuita atitudes simples como ouvir música, ler, meditar e conversar com alguém podem ajudar você a ser mais criativo Criatividade Sopas e caldos para aquecer Acordar mais cedo ajuda a ser ultraprodutivo Saiba como alguns dos nomes mais reconhecidos da história conseguiam se manter em dia com suas enormes demandas de trabalho Alimentos que beneficiam sua saúde
64

Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Aug 04, 2016

Download

Documents

Desperte sua Criatividade, Seja Ultraprodutivo acordando mais cedo, Coma Bem no Inverno e mantenha sua forma
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Café e chás que contém cafeina entram nesta lista

Um jeito gostoso de ser LeveAno 9 No. 140 - Edição Bimestral Julho/Agosto 2016 - www.leveleia.com.br - fone: 4108 1691

NUMEROLOGIA: Nestes meses, persistência, dedicação e sabedoria ajudarão a tomar decisões acertadas.

Dicas para comer bem no inverno e manter a boa forma

Leve & Leia®

Distribuição gratuita

atitudes simples como ouvir música, ler, meditar e conversar com alguém podem ajudar você a ser mais criativo

Criatividade Sopas e caldos

para aquecer

Acordar mais cedo ajuda a ser ultraprodutivoSaiba como alguns dos nomes mais reconhecidos da história conseguiam se manter em dia com suas enormes demandas de trabalho

Alimentos que beneficiam sua saúde

Page 2: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 2 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Page 3: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 3

Page 4: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 4 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

06 ..........................Uma atitude positiva

08 .................................... Numerologia

11 ............... Conheça a Imunonutrição

14 . Comer bem e manter a boa forma

16 ........................ Libere a Criatividade

22 .............................................. Turismo

25 ...................................... Para refletir

27 ...... Transforme um hobby em renda

30 .................... Pessoas Ultraprodutivas

Anuncie:4108.1691 Expediente

Leve & Leia Ano 9 – Nº 140 Julho/Agosto 2016

Publisher:Gleiva Vilela

[email protected]

Colaboradores nesta edição:Carlos Camargo, João Bidu,

Delfina Manente, Maura de Albanesi, Leonardo Alvarenga, Jayro Gonçalves,

Cristian Barbosa, Alan Galusni, Ryuho Okawa, Jacques Grinberg,

Marco Garcia, Ana Colombia.

Redação:Carlos Camargo

MTB.: Reg [email protected]

Comercial:Marisa Bennuthe, Silvana Sbruzzi

Arte:Albert J. H. Huber

[email protected]

Assinaturas: 11 4108 - 1691

[email protected]

Atendimento ao leitor:11 4108 1691

O Leve & Leia é uma publicação da Editora Sunshine.

Abrangência:

Butantã, Osasco, Lapa, Vila São Francisco,

Parque dos Príncipes, Pinheiros, Morumbi, Granja Viana.

Distribuição: veja nowww.leveleia.com.br/

distribuição e abrangência

Observação: O Leve & Leia não se responsabiliza por conceitos emitidos

em artigos assinados, que são de responsabilidades de seus autores e nem pelo conteúdo de anúncios ou espaços

publicitários.*A inclusão do nome de colaboradores

neste expediente não implica em vínculo empregatício de qualquer natureza.

Foto capa: © Tatyana Tomsickova | dreamstime.comÍndice

34 ............... Sopas e Caldos - Receitas

43 ............. Sustentabilidade Emocional

45 ................................... Os Bons Olhos

47 ........................................ Dicas Úteis

49 ......Crise e Manutenção de Veículos

50 ....................................... Vida Animal

53 .........................................Horóscopo

60 ............................. Festa Junina 2016

EditorialAgora mídia dirigida bimestralA partir desta edição, a revista “Leve & Leia” entra num novo patamar mercadológico estimulado pelo momento de reajustamentos da nossa economia e seu reflexo no comércio. Trata-se de uma dinâmica natural dos agentes que participam da teia da comunicação, formulando ações interativas para o reforço de apoio dos negócios. Neste cenário, “Leve & Leia” altera sua periodicidade, de mensal para bimestral, mantém a sua tiragem global e a sua linha editorial, mas com repartes de distribuição segmentados.

De um único volume distribuído na área configurada na zona oeste, teremos agora três revistas: Butantã/USP, Jardins e Osasco. Isso permitirá que nossos parceiros anunciantes escolham o seu mercado alvo de forma mais direta, sem o ônus da abrangência secundária, importante para a ampliação promocional do seu negócio, porém complementar ao segmento matriz, mais próximo do seu atendimento. A sua estratégia é que definirá áreas e repartes para a sua promoção comercial, nós estamos oferecendo opções de mídia dirigida mais econômica.

A editora Sunshine é empresa deste mesmo mercado, convive os mesmos momentos dos seus parceiros e exercita sua expertise na atividade editorial de comunicação social e de informação comercial, interagindo à busca de melhores condições para todos nos seus negócios. Estamos no décimo ano de atividades, “Leve & Leia” e nossos outros produtos editoriais, avalizam e testemunham este compromisso.

Com a chegada das férias, a criançada está cheia de energia e pronta para passear, viajar ou brincar, até mesmo dentro de casa. E como nem todos os pais estão de férias, o jeito é se dedicar um pouquinho mais e arranjar mais tempo para ficar com os filhos.

Uma das maneiras, claro, é acordar mais cedo para esticar o dia. Pode parecer óbvio, e é, mas se o seu filho ainda é pequenino, esse tempinho a mais é suficiente para participar da troca das fraldas, do banho e da mamadeira. Você verá que vale a pena ficar mais tempo com seu bebê e logo o que parecia sacrifício se tornará prazer a ser repetido.

E, se seu filho já for um pouco maior, tomar o café da manhã juntos reforçará o vínculo e a amizade, trazendo energia positiva ao ambiente familiar. Pensando nisso, nesta edição falamos sobre a influência da alimentação sobre nossa saúde.

E Agosto vem chegando. O mês dos pais, a quem queremos homenagear e por isso deix-amos um conto antigo para ser apreciado por todos, à página 45. Leiam com bons olhos!

Gleiva Vilela

Anuncie na edição especial 10 anos da Revista Leve e Leia

Edição bimestralSetembro/Outubro - 4108 1691

Page 5: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 5

Page 6: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 6 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

© Iv

elin

r | D

ream

stim

e.co

m

Uma atitude positiva ajuda a curar doenças Psicóloga explica como a postura é primordial para o sucesso de um tratamento

Quando se fala que atitudes positivas frente a grandes desafios ajudam a enfrentá-los, há quem desconfie e diga que não passa de superstição. Não para Irineu Eliziário Barbosa, de 84 anos, que retirou um câncer de próstata, há 15 anos. “Descobri a doença por acaso, quando estava fa-zendo um checkup anual. Insisti com os médicos que queria fazer todos os exames, mesmo após ouvir deles que estava tudo bem. O urologista disse que eu nem precisaria fazer, mas em um dos resultados o tumor foi detectado”, lembra.

O aposentado garante que o pensamento foi sempre positivo. “Eu que-ria fazer a cirurgia já no dia seguinte. Mas não me preocupei, porque acredito que Deus sabe o que faz”, diz. O câncer foi totalmente retirado e ele teve uma boa recuperação. “O pensamento positivo é fundamen-tal nesse processo. Quando se tem uma atitude positiva, você procura olhar para a situação com outros olhos e isso influencia no emocional, consequentemente, tudo reflete no corpo”, explica a psicóloga Rose Taranto.

Ela acrescenta que, ao contrário de Barbosa, é comum que ao receber um diagnóstico ruim, o indivíduo passe por uma fase de negação, em que se recusa a acreditar que aquilo esteja acontecendo com ele. “Na maioria dos casos, existem fases que são consideradas normais até chegar à aceitação”, explica. Para ela, não é de se estranhar certa re-volta, também considerada parte do processo. “Inicialmente, vem um

momento de introspecção, em que a pessoa reflete sobre o que está acontecendo. Há quem considere, erroneamente, que o outro está de-pressivo, mas esse momento de interiorização para reflexão é essencial para a elaboração do que está acontecendo”.

A fase vai até o momento de aceitação, em que o paciente sabe, por exemplo, que tem câncer e que suas atitudes tomadas a partir dali se-rão essenciais. “Ele pode se desesperar e colocar na cabeça que vai mesmo morrer ou escolher enfrentar a situação e procurar tratamentos para lutar contra a doença”, pondera Taranto. Outro fator que fortale-ce e ajuda a enfrentar doenças graves é a fé. “A religião ou crença em alguma força maior faz com que a pessoa tenha apego a isso e aumenta ainda mais a esperança de cura”.

Comprovação científica

O radio-oncologista Miguel Torres, do Radiocare - Serviço de Ra-dioterapia do Hospital Felício Rocho, concorda que o tratamento tem diferentes resultados dependendo do emocional do paciente. “Não há estudos que comprovem que isso vai ajudar na cura, mas quando fa-zemos o tratamento em pessoas mais bem-humoradas, esperançosas, sentimos que elas toleram melhor o processo e isso se passa com mais facilidade”, destaca.

Anuncie na edição especial 10 anos da Revista Leve e LeiaEdição bimestral - Setembro/Outubro - 4108 1691

da redação

Page 7: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 7

Page 8: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 8 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Page 9: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 9

Page 10: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 10 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

© R

awpi

xelim

ages

| D

ream

stim

e.co

m

Page 11: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 11

A influência da alimentação sob nossa saúde é indiscutível. Muito mais do que mera fonte de energia, ela é essencial para prover os nutrien-tes de que precisamos para viver. Na cultura po-pular, determinados alimentos tem até mesmo a fama de curar doenças. Quem nunca ouviu aque-la receita infalível para curar o resfriado? Po-rém, este conhecimento é mera crendice ou de fato determinados alimentos podem aumentar nossas defesas naturais?

Estudos na área da nutrição corroboram parte do conhecimento popular: de fato alguns hábi-tos alimentares têm total influência sob a ação do nosso sistema imunológico. De acordo com a nutricionista Jéssica Freitas, especializada em nutrição, da clínica Nova Nutrii: “Através da oferta de nutrientes essenciais é possível forta-lecer a função imune e beneficiar a saúde como um todo.”

Sistema protetorDentre as diversas funções orgânicas desempe-nhadas pelo nosso corpo, o sistema imunológico é uma das estruturas mais importantes no pro-cesso de preservação da vida. Sua principal fun-ção é reconhecer agentes agressores e defender o organismo contra suas ações. Sem ele, esta-ríamos à mercê de vírus, bactérias, micróbios e outros microrganismos capazes de comprometer nossa saúde. Complexo, o sistema é constituído de diversos órgãos, células, e moléculas envolvi-das em diversos processos que visam assegurar nossa proteção. Numa visão bem simplificada da resposta imune, podemos destacar a atuação das células de defesa que se encontram principal-mente na corrente sanguínea, sobretudo os gló-bulos brancos.

Imunonutrição: a dieta que pode fortalecer o

sistema imunológicoDa redação

Page 12: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 12 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

© S

ydap

rodu

ctio

ns|

Dre

amst

ime.

com

Graças à ação de células de defesa conhecidas como monócitos, o corpo consegue imobilizar o invasor através de um processo chamado fagocitose. Nesse processo, os monócitos literalmente engolem o agente nocivo e si-nalizam o ataque ao organismo, ativando a resposta imune. A partir de en-tão, células sanguíneas chamadas linfócitos identificam o invasor e criam anticorpos específicos para combater e neutralizar sua ação. Ao final desse processo, células de memória são acionadas para registrar as informações desse embate, afim de garantir uma resposta imune mais rápida e eficaz na próxima vez que o organismo confrontar o mesmo microrganismo.

Embora silencioso, esse processo é visível em nosso dia a dia: no proces-so de cicatrização de um corte, na coceira provocada pela picada de um mosquito, na febre que aparece aos primeiros sintomas de uma doença. Todos esses sinais são pequenos indícios de que o corpo está em constan-te trabalho de defesa. Porém, quando alguns sintomas são recorrentes e adoecemos com frequência, a resposta frente aos corpos estranhos pode estar prejudicada e a imunidade do organismo em baixa. Diversos fatores podem desencadear esse quadro: estresse, distúrbios do sono, uso de medi-camentos, doenças específicas e principalmente a má alimentação. Dietas extremamente rigorosas, maus hábitos e restrições severas podem afetar o funcionamento das células de defesa, deixando o organismo mais vul-nerável ao ataque de agentes nocivos. Corrigir essas carências através da

oferta de nutrientes específicos é essencial para recuperar o estado imune e aumentar a resistência do organismo, seja durante o tratamento de uma doença, ou na prevenção dela.

Nutrientes essenciais para a resposta imuneAssim como um exército, as células de defesa do nosso corpo dependem de material para o embate. Nutrientes que forneçam energia e estimulem a ação desse fronte são essenciais para o bom funcionamento do sistema imune. Conheça na página seguinte o papel desses nutrientes na resposta imunológica e porque eles devem fazer parte da sua dieta.

Consultar regularmente um médico e buscar auxílio profissional em situa-ções que inspiram maiores cuidados é essencial para garantir que a saúde vá bem. Determinadas restrições alimentares ou dificuldades enfrentadas durante o tratamento de uma doença podem influenciar tanto na aceita-ção de uma dieta, quanto a capacidade da absorção de nutrientes, poden-do acarretar na necessidade de suplementos imunomodulares. Por isso, o acompanhamento de um profissional é essencial para garantir a recupera-ção de pacientes que se encontram com o sistema imunológico fragilizado. No geral, a alimentação pode ser um grande aliado na prevenção e no com-bate a doenças, trazendo mais saúde e qualidade de vida.

Conheça os alimentos capazes de beneficiar a saúde e proteger o organismo contra doenças crônicas

De acordo com a especialista, os alimentos indispensáveis para a função imunológica são os seguintes:Alimentos ricos em vitaminas: Frutas são ótimas fontes de diversas vitaminas, em es-pecial as críticas, pois possuem alta concentração de vitamina C. Proteínas animais também são uma ótima fonte desses nutrientes, sobretudo o fígado, rico em vitaminas A, e do complexo B. Vegetais folhosos escuros como couve, brócolis e espinafre são ótimas fontes de vitamina E e K;

Alimentos ricos em vitamina D: Peixes, cogumelos tipo shitake e gema de ovo.

Alimentos ricos em proteínas e Zinco: alimentos de origem animal como carnes ver-melhas, ovos, fígado são ricos em proteínas. Nozes, castanhas, cereais integrais e leguminosas como o feijão são excelentes fontes deste mineral.

Alimentos fontes de ômega 3: peixes como o salmão, atum, sardinha, suprem a neces-sidade de gorduras boas que garantem a proteção das células do organismo.

Outras atitudes benéficasDe acordo com a especialista, além da boa alimentação, é importante combater hábitos que também possam afetar a resposta imune “Além de uma dieta que favoreça o fortalecimento do sistema imune é importante combater eventos que prejudicam a ação das defesas do organismo. Situações como stress, sedentarismo e o consumo excessivo de álcool também podem reduzir a capacidade do organismo em combater doenças.”

Vitamina C

Vitamina A

© D

jash

| D

ream

stim

e.co

Ale

xsad

| D

ream

stim

e.co

m

Page 13: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 13

Vitaminas: esses nutrientes são essenciais para a saúde geral do orga-nismo. Porém, algumas vitaminas específicas se destacam quanto à sua ação sobre o sistema imunológico:

Vitamina C: é um dos nutrientes mais importantes para a eficiência da resposta imune. É capaz de estimular a produção dos linfócitos, auxiliando o organismo a reconhecer os agentes invasores, e, em consequência, favorecer a produção de anticorpos. É eficaz na prevenção de infecções virais, principalmente das vias respiratórias. Seu aporte adequado está relacionado, inclusive, à recuperação mais rápida diante de infecções;

Vitaminas do Complexo B: vitaminas como a tiamina (B1), riboflavina (B2), ácido pantotênico (B5), piridoxina (B6) e o ácido fólico (B9), são essenciais para o funcionamen-to dos linfócitos, sendo que sua deficiência pode refletir negativamente na sua contagem na corrente sanguínea. Da mesma forma, a carência de vitamina B12 pode reduzir a fagocitose e prejudicar a resposta imune;

Vitamina A: além de estimular a produção dos linfócitos, essa vitamina possui ação ex-tremamente benéfica sobre a pele e as mucosas que funcionam como barreira contra micror-ganismos nocivos. Também tem ação antioxidante, que combate a degeneração celular e o surgimento de doenças crônicas;

Vitamina D: estudos apontam que a quantidade de D no ambiente, provenientes tanto da alimentação quanto da exposição solar, afetam o desenvolvimento e a função de linfócitos e, por consequência, modulam a função imunológica;

Proteínas: desempenham um papel fundamental na eficiência do sistema defensor. A defici-ência de proteínas está ligada, inclusive, a casos de desnutrição e, consequentemente, à queda da eficiência do sistema imune;

Glutamina: é um aminoácido (constitui as proteínas) mais presente no organismo, porém em situações de trauma, queimaduras, infecções graves, pós-operatório, diabetes não controla-da e exercícios exaustivo sua concentração é diminuída, com isso o organismo fica mais sujeito a infecções;

Arginina: também um aminoácido apresenta capacidade de estimular o sistema imune, é necessária para a defesa contra vírus, bactérias, fungos e parasitas.

Ômega 3 e 6: são ácidos graxos, ou seja, gorduras consideradas essenciais para os seres humanos pois não são fabricados pelo organismo e são necessários para a imunomodulação;

Zinco: esse mineral é necessário na ação anti-inflamatória, isso o torna essencial na função imunológica. Sua deficiência promove dificuldade na reparação de tecidos, o que aumenta o tempo de convalescença em algumas doenças;

Vitamina E: eficaz na resposta anti-inflamatória, também protege as membranas celulares e a formação saudável dos linfócitos graças a seu poder antioxidante;

Vitamina K: essencial na coagulação do sangue, processo pelo qual o corpo isola áreas do corpo com ferimentos, afim de reduzir o risco de infecções.

O que incluir na alimentação?

De acordo com a nutricionista Jéssica Freitas, além do equilíbrio essencial em alimentação saudável, alguns alimentos se destacam no favorecimento das defesas naturais do organismo: “Uma dieta equilibrada deve contar sempre com porções balanceadas de todos os grupos alimentares. Porém, quando se trata de uma alimentação voltada para o fortalecimento do sistema imune, devemos dar preferência aos nutrientes imunomodulares, ou seja, aqueles que tem ação direta sobre a resposta imunológica.Antes de agir, procure sempre um médico ou ou um nutricionista.”

Vitamina K

Vitamina B1

Potássio e

Vitamina E

Fonte: Nova Nutrii

© A

lexs

ad |

Dre

amst

ime.

com

© T

atsia

na T

syha

nova

| D

ream

stim

e.co

m

Page 14: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 14 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

2-Opte pelo abacate

Uma das frutas que Polesso valoriza é o abacate, rico em gordura de qualidade e que não causa im-pacto nos hormônios responsáveis por acumular gordura. “Ele ainda é uma ótima pedida e pode ser degustado doce ou salgado”, conta, sugerindo a preparação de guacamole como prato para acompa-nhar carnes. “Uma dica rápida para matar aquela vontade louca por doce é cortar um abacate no meio e colocar um pouco de adoçante natural por cima, como Stévia, Xilitol ou Eritritol”, também sugere.

1-Troque salada por vegetais quentes

Como muitas pessoas deixam a salada de lado durante o inverno, nestes casos Polesso sugere tro-cá-la por vegetais crucíferos, como couve, repolho e brócolis. Eles ajudam na saúde do fígado, que é responsável por digerir apropriadamente as gorduras e proteínas. “Estes vegetais são muito bem-vindos e se preparados na manteiga, por exemplo, podem perfeitamente substituir uma salada e promover ainda mais saciedade”, explica Polesso, que alerta ainda que os legumes cozidos em água podem perder muitos nutrientes, já que os mesmos se diluem na água.

7 dicas e atitudes para comer bem no inverno e manter a boaforma

materia 7 dicas para comer bem.indd 1 27/06/2016 18:28:07

Criador do programa “Emagre-cer de Vez”, Rodrigo Polesso diz que é possível até comer bacon e não engordar.

No inverno, as pessoas tendem a engordar um pouco mais. Segundo Rodrigo Poles-so, criador do programa de emagrecimen-to online “Emagrecer de Vez”, e certifica-do em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia, existem dois prin-cipais motivos para isso, sendo um fisio-lógico e outro comportamental. “O corpo tende a gastar energia para se manter aquecido e por isso sentimos mais gula por energia rápida, como alimentos pro-cessados e carboidratos refinados; mas também ficamos mais em casa, e por isso encontramos mais diversão na cozinha que no parque”, explica Polesso. Polesso afirma que não é necessário con-trolar a quantidade de comida, mas sim priorizar a qualidade do que é ingerido ao longo do dia. “É sugerido consumir mais alimentos verdadeiros, fontes de proteí-nas de qualidade e gorduras boas, e me-

Ingredientes

1 abacate maduro descascado2 tomates médios maduros1 cebola picada1 pimenta dedo-de-moça sem sementes1/2 de xícara de folhas de coentro picadasSuco de 1 limãoPimenta do reino a gostoSal a gosto2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo

Pique os tomates, as cebolas, a pimenta dedo-de-moça e as folhas de coentro e coloque-os em uma tigela.Acrescente o abacate e amasse-o grosseiramente. Misture com cuidado para que o abacate não vire uma pasta; os pequenos pedaços fazem parte da receita.Acrescente o azeite. Prove e acrescente o sal e a pimenta-do-reino se desejar.

Como fazer guacamole

© A

nna

Kuch

erov

a |

Dre

amst

ime.

com

nos carboidratos refinados e gorduras de má qualidade”, resume. O especialista dá 7 dicas e sugestões im-portantes para colocar em prática neste inverno.

Page 15: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 15

5 - Ovos e bacon estão liberados

Em seu programa alimentar, Polesso ensina um estilo de vida flexível chamado Alimentação Forte que vai evoluindo ao longo das 3 fases do programa. Este estilo de vida alimentar prioriza o consumo de alimentos naturais que tenham gordura e proteínas de qualidade, assim como car-boidratos fibrosos, capazes de regularizar a ação do hormônio insulina no sangue, de forma a desbloquear a queima de gordura e evitar seu acúmulo. Segundo ele, ovos e bacon são excelentes fontes de proteína e gorduras de qualidade. “Ovos inteiros são ótimas fontes de proteínas, gorduras e vita-minas de todos tipos, e ainda dão saciedade sem impactar negativamente o metabolismo e o funcionamento hormonal do corpo”, explica. “O bacon é mal visto por muita gente, mas poucos sabem que ele é uma fonte de gorduras de qualidade” afirma. “50% das gorduras do bacon são do tipo monoinsaturada, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no san-gue”, conta, citando pesquisas da revista Clinical Nutrition and Metabolic Care e da McMaster University.

6 - Aproveite para dormir bem

Se o tempo frio encoraja as pessoas a terem noites de sono mais agradá-veis, isso pode ser ótimo para emagrecer. Segundo Polesso, o sono profun-do é essencial para o bom funcionamento geral hormonal e metabólico do corpo. “Quem dorme pouco ou tem sono de má qualidade pode ter muitos

problemas de saúde, incluindo o estresse capaz de aumentar o hormônio cortisol, que aumenta o acúmulo de gordura no corpo”, explica. “Dormir de 7 a 9 horas é o recomendado, e não há nenhum problema em dormir um pouco mais nos dias de folga”.

7- Alimentar-se bem do que é correto

Por fim, Polesso destaca a importância de valorizar os alimentos naturais que são fontes ricas de gorduras e proteínas de qualidade, e deixar de lado o alto consumo de açúcar e carboidratos refinados. “Não é justo ficarmos passando vontade e fome durante essa época do ano. Este é o momento de degustarmos alimentos ricos em nutrientes e sabor, e que nos saciam”. Segundo o criador do Emagrecer de Vez, quando se foca na qualidade dos alimentos, a quantidade passa a ser controlada automaticamente. “O corpo irá regular o apetite corretamente e reprogramará o metabolismo para a queima do excesso de gordura e manutenção do peso ideal, sem a nossa intervenção consciente, assim como sempre aconteceu ao longo da histó-ria da nossa espécie. ”, explica, com base em seu programa alimentar. Se-gundo o especialista, até mesmo pessoas de alimentação desregrada podem transformar a alimentação em pouco tempo. “Geralmente não leva mais de duas semanas de bons hábitos para se reverter quase tudo, eliminar a gula, gerar perda de peso, ganho de energia e disposição, independente do clima que está lá fora”, conclui.

3-Chás e café ainda são vantajosos

Café e chás que contêm cafeína, como o chá verde e o chá preto, são bons estimu-lantes e podem acelerar o metabolismo, mas não de uma forma significativa para emagrecer. “Não deposite suas esperan-ças nestes alimentos para aumentar a queima de gordura”, destaca. Ainda as-sim, o especialista afirma que são ótimos alimentos para consumir em tempos de frio. “Beber café e chás em quantidade moderada é uma ótima forma de ajudar a driblar a vontade de comer algo não saudável, já que a cafeína é um supres-sor natural de apetite”, ensina Polesso, alertando para que estas bebidas sejam consumidas sem açúcar, que pode ser substituído por adoçante natural.

7 dicas e atitudes para comer bem no inverno e manter a boaforma

materia 7 dicas para comer bem.indd 1 27/06/2016 18:28:07

4 - Carnes e peixes no lugar de carboidratos

Alimentos naturais que são fontes de proteína de qualidade geralmente vêm acompanhados tam-bém de boas gorduras. Esta combinação propor-ciona nutrientes e vitaminas essenciais para o cor-po, além de dar mais saciedade e colaborar com o bom funcionamento hormonal e metabólico do corpo, o que não é o caso dos carboidratos proces-sados e/ou refinados, como pães, massas e doces.

© A

nna

Kuch

erov

a |

Dre

amst

ime.

com

© A

nton

Mal

tsev

| D

ream

stim

e.co

m

Page 16: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 16 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Como liberar o processo criativoÉ HOJE… que você que vai escrever um artigo pro seu site. “Não pode passar de hoje!”, você pensa. Mas… Não tá dando nada certo, você não consegue fazer nada que te agrade, sai tudo uma porcaria que qualquer um faria, tá tudo bloqueado. Parece que sua criatividade morreu e que sua inspiração pegou um avião pra Coréia.Mais conhecido como “writer’s block”, ou “bloqueio do escritor”, esse bloqueio, ou essa trava, pode acontecer com qualquer um que faça algum tipo de trabalho que exija criatividade: escrever um artigo ou uma música, pintar, fotografar, editar…bom, você sabe do que eu tô falando!Pode acreditar, eu passo por isso, o Sting passou por isso e você provavel-mente já passou ou ainda vai passar por isso.

“Máquina caprichosa é o cérebro humano. Ele começa a trabalhar quando a gente dorme e para de funcionar quando a gente trabalha.” Robert Frost

Depende do que você faz, do seu dia a dia, de quem você é e das coisas a sua volta. Eis algumas possíveis causas:Stress;Excesso de preocupação – principalmente a financeira;

Ambiente – o ambiente em que você está tentando exercer o trabalho criativo pode não ser propício;

Desconforto fisiológico – sono, fome, má alimentação, saúde debilitada, baixo nível de energia, estômago cheio, ou qualquer tipo de dor;

Falta de direção – você não sabe o que quer fazer nem o objetivo do que você quer fazer;

Você não tem vocação – talvez o trabalho criativo não seja pra você;

Mas, por que acontece o bloqueio criativo?

E então, como liberar o processo criativo?Ouça músicaEssa é uma ótima opção. É prática e permi-te que você faça junto de mais alguma coisa. Existem estudos mostrando que ouvir música antes de fazer algum trabalho pode facilitar as coisas.

Particularmente, não é a que mais utilizo pois tenho sérios problemas com multi-tarefa. Não conseguiria escrever este artigo enquanto ouço uma música, por exemplo.

Mas segundo o pesquisador Don Campbell, a música pode ser usada para estimular e relaxar a mente e o corpo.

Além disso, há estudos que mostram que a mú-sica pode ativar partes do cérebro relacionadas a motivação, emoção e excitação, o que tam-bém ajuda a liberar o processo criativo. Não discordo desses estudos, mas uso a música de outra forma.

Costumeiramente, quando estou na rua, no carro ou na academia (lugares em que normal-mente estou ouvindo música), tenho momentos fortes de criatividade, boas ideias e me inspiro.

Ou seja, recorro à música, acidentalmente ou não, antes de ficar sem criatividade.

Aprendi que algumas músicas sempre funcio-nam muito bem comigo. Algumas delas:

Angels – Robbie WilliamsStop This Train – John Mayer3×5 – John MayerSimple Man – Lynyrd Skynyrd

De qualquer forma, ouvir música é uma forma de liberar o processo criativo.

Faça um teste!

Por Leonardo Alvarenga

© fo

tos:

divu

lgaç

ão

Page 17: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 17

Veja um filmeUma das técnicas que mais utilizo!

Tenho uma lista enorme de filmes que vejo diversas vezes quando quero li-berar o processo criativo. Na maioria são films baseados em livros focados em superação e lições de vida. Mas não são filmes chatos e lentos, muito pelo contrário!

Ou você acha a trilogia de Batman chata?Então, se você estiver ‘travado’, tenta ver um filme que te inspire, que acenda a criatividade em você. Eis alguns filmes da minha lista pessoal:

O Homem Que Mudou o JogoBatman – (A Trilogia – 1, 2, 3)RedençãoÀ Procura da FelicidadeO VencedorGuerreiro

Mas não se prenda aos meus filmes. Só você pode saber quais são os filmes que podem te inspirar!

MediteNão estou falando de sentar no chão e aquela coisa toda que vemos em filmes. Meditar, como aprendi há um tempo atrás, pode ser simplesmente deitar na sua cama e relaxar por alguns minutos.

Claro que, se você quiser, você pode seguir todo esse processo conhecido de sen-tar no chão, acender velas e colocar uma música diferente. Mas não fique limitado a isso.Confesso que não sou muito assíduo da meditação. Meu maior vilão é meu dia-a-dia completamente conturbado e barulhento. Sempre que consigo, medito um pouco. Mas faço isso do meu jeito.Isso me ajuda a clarear as ideias, a pensar melhor.

Assista a essa palestra do TED - é muito legal e exemplifica um pouco do que quero te passar: Meditar é mais simples do que parece.

Assistir uma palestra no TEDEsse método é famoso e nem preciso explicar muito. Afinal… É o TED!Existem centenas palestras no TED que podem te inspirar. E são palestras de todos os tipos… Desde as mais sérias até as mais diferentes e engraça-das!Procuro ver ao menos um TED Talk por dia. E como são palestras curtas, consigo assistir a várias. Eu sou um fanático pelo TED e posso ser suspeito a falar, mas essa técnica você precisa tentar!E tem outra coisa bem legal: Um dia você pode palestrar no TED. Basta querer e trabalhar para isso! Recomendar palestras do TED é muito com-plicado, quase todas são boas. De qualquer forma, veja algumas:

Brené Brown – O Poder da VulnerabilidadeStella Young – Não sou sua inspiração, muito obrigadaDiana Nyad – Nunca, nunca desistaRichard Branson – Vida a 30.000 pésKen Robinson – Como as escolas matam a criatividadeGary Vaynerchuk – Faça o que você ama (sem desculpas)Susan Cain – O Poder dos IntrovertidosSimon Sinek – Como grandes líderes inspiram açãoTim Ferriss – Esmague o medo, aprenda qualquer coisa

Leia um livroEsta também é uma maneira bastante famosa de aumentar a criatividade. Eu nunca lia nada e agora quero ler todos os livros possíveis (acredite, te-nho uma lista com mais de 437 livros que ainda quero ler!)

Diversas vezes consegui ficar mais criativo durante ou após a leitura de um livro. E já li em muitos lugares que isso é bem comum com as pessoas. Na verdade, procuro ler livros que possam me ajudar no momento atual, ou seja, se no momento estou desenvolvendo minhas técnicas de gestão, vou ler livros sobre esse assunto… E por aí vai!

Não importa quais sejam os livros que você goste, apenas leia. Além de fazer bem para o cérebro, desenvolve e libera o processo criativo!

Alguns livros que gosto bastante:

A Ilusão de Icaro – Seth GodinDavi e Golias – Malcolm GladwellSatisfação Garantida – Tony HsiehEducação dos Futuros Milionários – Michael EllsbergEscolha sua Vida – Paula AbreuRoube Como um Artista – Austin Kleon

Page 18: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 18 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Tenha uma conversa

Essa eu gosto muito!Simples: Procure alguém pra conversar! Existem dois tipos de pessoa com quem você poderia conversar: alguém mais experiente, que tenha tido algum sucesso coo seu problema atual; ou alguém que tenha problemas como os seus, ou até piores.

Por exemplo, pelo fato de eu gostar de ajudar as pessoas, sempre que estou com algum bloqueio, vou conversar com essas mesmas pessoas. Quando elas me contam sobre os seus problemas, meu cérebro começa a trabalhar na solução, tirando o foco do bloqueio e liberando a criatividade! De que-bra, ainda ajudo alguém!Mas, quando recorro a uma conversa com alguém experiente, também sou muito beneficiado com as ideias e os conselhos dela.

Garanto que conversar é um bom caminho para ter ideias e desbloquear a criatividade!

Acompanhe o trabalho de pessoas criativasEssa é uma opção bem interessante também. E que também ajuda no ne-tworking. Você com certeza tem em sua cabeça (ou anotado) algumas pes-soas que te inspiram de alguma forma. Seja com um blog, com livros, filmes e etc…

O simples fato de acompanhar essas pessoas, acompanhar seu trabalho, pode te inspirar e desencadear uma criatividade sem limites. Comigo isso sempre acontece. Quando vejo um texto de algumas pessoas que gosto, sempre tenho novas ideias!

Acompanhar essas pessoas também ajuda no networking, pois você vai estar em contato com elas, vai deixar comentários, compartilhar um artigo, mandar um e-mail ou qualquer coisa do tipo. Logo, você entra no radar dela, ela vai saber que você existe e quem sabe o que o futuro pode te tra-zer, né?

DurmaDormir é bom demais, né? Nesse caso, é melhor ainda!Nem todas as batalhas você pode vencer. Sendo assim, dormir um pouco é uma boa opção para voltar mais forte e com a cabeça limpa. Em diversas situações em que eu estava bloqueado, percebi que era o cansaço.Mesmo buscando algumas alternativas como ver uma TED Talk, conversar com alguém ou ler… Não adiantava nada. Aliás, quando eu ia ler, acabava dormindo.

De qualquer maneira, dormir é uma boa opção para recuperar a energia e limpar a cabeça. Você pode voltar com gás total e novinho em folha!

Não faça nadaDeixa rolar! Se você está travado, deixe as coisas acontecerem natural-mente. Em alguns momentos realmente não vai dar pra você trabalhar por diversos motivos. Nessa hora, pegue suas coisas e vá fazer outra coisa, dê uma chance pro acaso.

Também acontece bastante comigo, pois tem dias que não dá mesmo! Re-laxa, não fazer nada também é bom e bem útil. Você acaba refrescando a mente, assim como quando você vai dormir.

Force o trabalho desejadoEssa é boa ein! Vença pela insistência.Se você acha que não vai conseguir fazer com que saia alguma coisa de útil de você e já tentou de tudo, faça do mesmo jeito, faça sem criatividade.Pode ser que a sua criatividade volte de repente, ou que você tenha alguma ideia maluca.

E você sabe né, as ideias malucas são as melhores! Concorda comigo?

Procure um novo local de trabalhoDessa forma, você vai se expor a novos ambientes e ideias. É uma coisa tão simples e óbvia que você parece não ter pensado antes.Eu sofro bastante com o ambiente de trabalho, pois na minha casa tem muito barulho e gente o tempo todo. Isso pode atrapalhar.

Algo que funciona bem comigo é trocar simplesmente de cômodo! Saio do quarto para a sala e fico trabalhando lá por alguns dias, e quando começo a ter problemas com a sala, volto para o quarto ou algum outro lugar.

Você pode trocar de cômodo ou de lugar mesmo. Saia da sua casa e vá para uma lanchonete, ou saia do escritório e vá para sua casa. Faça como preferir.

EscrevaO assim chamado ‘bloqueio de escritor’ é uma denominação imprópria, um sintoma exterior de que sua mente está trabalhando em algo. Mantenha-se preparado para aproveitar o fluxo quando o portão abrir-se novamente. Abandone a programação e seu compromisso com o ato de escrever, e isso poderá fazer com que nem aconteça.

Escreva qualquer coisa. Não precisa ser bom e nem ótimo, apenas escreva. Você vai ver pela frente um monte de palavras estranhas e emboladas umas às outras. Analise o que você escreveu e veja se tem algo de útil que esteja escondi-do, que leve uma nova ideia para você. Essa técnica funciona mesmo pra quem não quer escrever nada, ou seja, se você quiser pintar, desenhar um site, uma logo ou qualquer coisa, escrever pode ajudar seu trabalho.

Da sua escrita podem vir ideias geniais! Aproveite!

Leonardo Alvarenga - Formado em Educação Física, louco por Empreendedorismo, fissurado por Marketing e pelo mundo dos negócios, minha história começa bem antes da Educação Física. http://vamaislonge.com.br

Page 19: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 19

Page 20: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 20 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Você, de olho na saúde

A depressão é uma das mais antigas e comuns doenças mentais e psíquicas, e, atualmente, afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mun-do. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é, também, a causa principal de invalidez no planeta.

A doença é causada por inúmeros fatores, como estresse e problemas no ambiente do trabalho, traumas sofridos após a perda de um parente, traumas após algum acidente; ou ainda desenca-deada por qualquer outro fator psicológico que a pessoa desenvolva. O fato é que trata-se de uma patologia devastadora, mas que, apesar da gravi-dade, também possui uma opção de tratamento barata e altamente eficaz: a prática de exercícios e de atividades físicas regulares.

São inúmeras as histórias e casos de pessoas com depressão, ansiedade e demais síndromes psico-lógicas (como síndrome do Pânico e Burnout, entre outras) que transformaram suas vidas após colocar em seu cotidiano uma dose diária de ati-vidade física. Sem dúvida, praticar um exercício

e colocar o corpo em movimento é tido como um poderoso antidepressivo natural.

Para entender o tamanho do benefício de se levar uma vida mais ativa e como os exercícios atuam no combate a essas doenças, é preciso entender de forma mais detalhada essa maravilhosa má-quina que é o corpo humano. Durante a prática de uma atividade física, o or-ganismo libera hormônios como a endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão sensação de prazer e de amplo bem-estar, e que têm influ-ência direta e efetiva no combate e prevenção de patologias como a depressão.

Para que tal remédio natural seja efetivo nesse trabalho, é importante ressaltar que sua dose seja dada regularmente. Isso quer dizer que a prática de exercícios deve ser inserida na rotina, com a intensidade sendo modulada de acordo com cada pessoa, preferencialmente com o acompanha-mento profissional.

Para quem sai do zero, do sedentarismo, qualquer atividade pode ser uma boa alternativa, como por exemplo uma simples caminhada de 30 minutos por três vezes por semana. Essa iniciativa certa-mente fará com que a produção desses hormô-nios se eleve, fazendo com que os neurotrans-missores já levem ao corpo e à mente mensagens ligadas ao bem-estar.

Claro, vale ressaltar que apesar de potente, esse antidepressivo natural deve ser levado como uma parte de um tratamento multidisciplinar contra essas patologias. A atividade física não substitui a busca e orientação de um médico especializa-do. Deve ser vista como um dos recursos para combater esse mal que aflige a milhares de pes-soas em todo o mundo.

*Cristiano Parente é professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso inter-nacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Acade-mia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

Atividade física: remédio natural no combate à depressão*Cristiano Parente

Av. Comendador Alberto Bonfiglioli, 648 - sobreloja

Anuncie na edição especial 10 anos da Revista Leve e LeiaEdição bimestral - Setembro/Outubro - 4108 1691

Nos reunimos para oferecer o melhor para você!- Descontos / sorteios- Brindes / Coquetéis

Business Meeting

Entre em contato:

(11) 2985-3317 (11) 98435-3706

(11) 2679-9449 (11) 97629-4826

Confirme sua presença até o dia 06/08/2016 às 15h.

(Reunião de negócios)

Page 21: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 21

*Cristiano Parente

Business Meeting

Page 22: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 22 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Riviera Inglesa - Com toda certeza, a Riviera Inglesa é uma das joias da coroa britânica que está escondida no sudoeste do país. A mistura de paisa-gens litorâneas com vilarejos rurais faz da cidade de Torbay uma excelente opção de destino para quem quer aprender inglês à beira mar na “Terra da Rai-nha”. Mesmo durante o verão, o clima na cidade continua ameno, com dias longos de sol. Um curso de inglês de 2 semanas na LAL Language Centres no final do mês de agosto, incluindo hospedagem em casa de família com meia pensão, custa a partir de R$ 3.926,35 ou 10x sem juros.

Cinco melhores destinos para estudar e aproveitar o verão Europeu

Quer estudar no exterior e não sabe onde? Que tal con-ciliar férias e estudo em um destino fora do óbvio e com ótimo custo x benefício? Para ajudar nessa busca, a CVC, maior operadora de viagens, elencou 5 cidades menos procurados pelos brasileiros para se estudar na Europa e de quebra aproveitar a melhor temporada no velho continente. Inspire-se e prepare as malas!

Nice - Cheia de bada-lação durante o verão, a chamada Costa Azul da França – Côte d´Azur – é,

sem dúvida, um dos lugares mais procurados por turistas do mundo inteiro durante o verão europeu. Com opções de cursos para todos os níveis de idioma, a CVC oferece um pacote de 2 semanas de francês na es-cola Sprachcaffe de Nice, localizada a 10 minutos da praia, com hospedagem em casa de família com café da manhã por a partir de R$ 7.033,067 ou 10x sem juros de R$ 703,30 por pessoa. Aos finais de semana, a escola oferece aos alunos opções de passeios para cidades vizinhas, como Cannes e Montecarlo.

Barcelona - Barcelona é a cidade europeia mais divertida de visitar no verão, já que oferece aos seus turistas várias atividades ao ar livre, regado de muita festa e descontração. Estudar em Barcelona renderá ao aluno uma experiência cultural ines-quecível, já que neste período jovens do mundo todo procuram o destino para dar um upgrade no idioma. Durante o verão europeu, a CVC oferece um pacote de 2 sema-nas de curso de espanhol na escola Sprachcaffe, com hospedagem em casa de família por a partir de R$ 3.191,24 ou 10x sem juros de R$ 319,12 por pessoa.

Ilha de Malta - Pode até soar diferente, mas es-tudar em Malta é ótima opção para quem quer apro-veitar o verão europeu e as praias do Mediterrâneo, degustar uma ótima gastronomia e, ainda, economi-zar mais de 20% na matrícula de um curso de idio-mas, em comparação com as “cidades clássicas” do continente. Para embarque em agosto, a CVC ofere-ce um pacote de 2 semanas de curso de inglês na es-cola LAL, a 5 minutos da orla e da incrível vista para as muralhas medievais de Valeta, com hospedagem em casa de família com meia pensão, a partir de R$ 5.476,63 ou 10x sem juros de R$ 547,66 por pessoa.

Turismo

CRIANÇA NÃO PAGA HOSPEDAGEM

EM MAIS DE 200 HOTÉIS E RESORTS

Para aquecer as vendas de viagens dentro do Brasil para embarques durante as férias de julho, a CVC dá um incentivo ao bolso dos consumidores que queiram economizar na viagem de lazer, ao lançar a promoção “Crianças Grátis”, que concede gratuidade de hospe-dagem para crianças, em mais de 200 resorts e hotéis de praia, de campo e montanha do Brasil inteiro.A promoção está em linha com as vantagens oferecidas pela operadora aos consumidores que deixaram para decidir a viagem de última hora e procuram condições especiais. “Já realizada em temporadas anteriores, a ação pode oferecer uma economia de até R$ 2 mil ao bolso das famílias”, explica o executivo. Além da gratuidade na hospedagem para as crianças, o cliente ainda pode aproveitar o parcelamento em até 12x sem juros no boleto bancário ou cartão de crédito.Entre os resorts participantes, estão: La Torre (em Por-to Seguro), Enotel Beach Resort (Porto de Galinhas), Salinas (Maceió), Prodigy Beach Resort (Aracajú), Ocean Palace (Natal), Wish (Foz do Iguaçu) e opções pelo interior de São Paulo, como Blue Tree Park Águas Termais (em Lins), Royal Thermas Resort &Spa e Celebration Resort (Olímpia), Mavsa Resort e Quality Resort & Convention (Itupeva).A promoção “Criança Grátis” já está disponível em toda a rede formada por 1.021 lojas exclusivas e por mais de 6.500 agências multimarcas credenciadas em todo o Brasil.

Serviço: CVC Jardim Bonfiglioli Tel.: 3895.8455Av. Otacilio Tomanik, 52 Jd. Bonfiglioli

Page 23: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 23

Page 24: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 24 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

JOJOFANE

Page 25: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 25

Um frágil e velho homem foi viver com seu fi-lho, nora, e o seu neto mais velho de quatro anos. As mãos do velho homem tremiam, e a vista era embaralhada, e o seu passo era hesitante.

A família comeu junto à mesa. Mas as mãos trê-mulas do avô ancião e sua visão falhando, tornou difícil o ato de comer. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão. Quando ele pegou seu copo, o leite derramou na toalha da mesa. A bagunça irritou fortemente seu filho e nora:

“Nós temos que fazer algo sobre o Vovô,” disse o filho. “Já estamos fartos do seu leite derrama-do, de ouví-lo comer ruidosamente, e de muita de sua comida no chão”.

Assim, o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá , Vovô comia so-zinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar.

Como o Avô tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de ma-deira. Quando a família olhava de relance na direção do Vovô, às vezes percebiam nele uma lágrima em seu olho por estar só.

Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências acentuadas quando

ele derrubava um garfo ou derramava comida.O neto mais velho de quatro anos assistiu tudo em silêncio. Uma noite antes da ceia, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com su-catas de madeira. Ele perguntou docemente para a criança: “O que você está fazendo? “Da mesma maneira dócil , o menino respondeu: ” Oh, eu estou fabricando uma pequena tigela para Você e Mamãe comerem sua comida quando eu cres-cer.” O neto mais velho de quatro anos sorriu e voltou a trabalhar.

As palavras do menino golpearam os pais que fi-caram mudos. Então lágrimas começaram a fluir em seus rostos. Entretanto, nenhuma palavra foi falada, ambos souberam o que devia ser feito. Aquela noite o marido pegou a mão do Vovô e com suavidade o conduziu para a mesa familiar.

Para o resto de seus dias de vida ele sempre co-meu com a família. E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derra-mado, ou que a toalha da mesa tinha sujado.

A mesa do velho avô

"Sem lenha a fogueira se apaga...o carvão é para as brasas e a lenha para a fogueira" (Pv 26:20-21 - NVI)

O inverno chegou! Com ele o indesejável frio!Nem sempre é apreciado. Não são muitos os que gostam do frio. Como ilustração literária, ser-ve bem para definir aspectos ou situações pou-co agradáveis da vida. O que muda esse cenário lúgubre, sombrio e entristecido, causado pela presença incômoda do inverno, é a LAREIRA ACESA.

Há lareiras de todos os tipos e formas: de pedra, de tijolo, de ferro, de latão, de cobre, grandes, pequenas, de canto, de centro, etc. Mas só LA-REIRA ACESA é útil! Apagada para nada serve. Embora possa decorar o ambiente, a sua finali-dade não é essa, mas sim a de AQUECER, para transformar o ambiente frio e incômodo em am-biente agradável, aconchegante e confortável. LAREIRA ACESA vitaliza as pessoas presentes e as torna alegres, confortáveis e animadas.

Lareira apagada é figura do cenário triste e me-lancólico de cada um de nós, no inverno frio da vida.

LAREIRA ACESA é figura do indispensável ca-lor espiritual, que aquece e transforma, benefica-mente, a nossa experiência de vida em vida cristã autêntica! O sábio texto de Pv 26:20-21, acima destacado, evidencia a verdade inquestionável da preciosi-dade e do valor do aquecimento, indicando os elementos necessários para que tal ocorra: a "le-nha" o "fogo" e as "brasas". Numa LAREIRA ACESA deve haver "lenha" e "fogo", para que surjam as "brasas". E são as "brasas acesas", na lareira, que transformam o ambiente e valori-zam, sobremodo, o tempo em que se permanece no local, fazendo-o agradável, vitalizador, alegre e estimulante. Mas nós, lareiras que somos (ainda que não iguais e de qualidades diferentes), se apagadas, vivenciaremos o inverno frio, melancólico, de-sanimador e desagradável, incompatível com a nossa fé, o que é terrivelmente frustrante para quem alcançou o privilégio de ser feito "filho de Deus"! Não podemos ser como lareiras apagadas! A nossa vã religiosidade será, sempre, como uma lareira apagada! Embora lareiras bem decoradas, plenas de múltiplas práticas de intensa religiosi-dade formal, mas sem o aquecimento da espiri-

tualidade autêntica, tornar-nos-emos inúteis, hi-bernados e incapazes de aquecer o frio ambiente em que nos quedamos! Então seremos, lamenta-velmente, apenas lareiras apagadas, sem "lenha, sem "fogo", e, conseqüentemente, sem "brasas". Não fiquemos, tristemente, embutidos no am-biente lúgubre da nossa frieza espiritual, sem o aquecimento necessário para produzir os resulta-dos que Deus espera, em bençãos para nós e para os outros.

Só as LAREIRAS ACESAS são úteis!

Que não nos faltem:1) a "lenha" da Palavra; sem ela não há como se acender o "fogo" da nossa espiritualidade!2) o"fogo"' do Espírito; sem a Sua plenitude não há como se aquecer a nossa vida espiritual!3) as "brasas" da Comunhão; sem ela não há vi-talidade plena e permanente bem estar espiritual!Deus não nos quer hibernados!

Sejamos LAREIRAS ACESAS e não fiquemos no frio desalentador do inverno!

Reuniões: Domingos 10:00 hs. R. Ituxi, 66 – atrás do me-tro Saúde - Site: www.ievc1928.wix.com/ievc

Aprendamos com a lareira acesa!

Você, refletindo

Jayro Gonçalves

Eita... Sabe aquele bolo com cheirinho de casa da vovó nas tardes frias? Você encontra todos os dias no The Original Cake - fresquinho, fresquinho para o delicioso lanche da tarde. E, ainda se mencionar que viu aqui na revista Leve e Leia ganha um desconto de 5% - aproveite e guarde esta dica, anote o fone: 3735.0821 - Jd. Bonfiglioli (veja anúncio na página 35).

Page 26: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 26 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Revendo Atitudes

Atualmente, diversos profissionais se enxergam engolidos por uma rotina de prazos curtos, inú-meras tarefas e compromissos assumidos com chefes e clientes. A sensação é a de que o dia não tem o número de horas suficientes e nem todos lidam bem com tanta pressão: quando o indiví-duo se dá conta, os pensamentos estão desorga-nizados, a agitação domina seu corpo e o peito parece apertado, sintomas típicos da ansiedade.

Considerada como o mal do século XXI, a an-siedade causa bastante preocupação nas organi-zações: são cada vez mais comuns os exemplos de colaboradores que passam noites sem dormir, preocupados com a possibilidade de não conse-guirem executar todas as tarefas e cumprirem todos os prazos.

Como complicador, ainda há a instabilidade do cenário econômico, que contribui para que a estabilidade no emprego se torne uma incerte-za com a qual o trabalhador precisa lidar diaria-mente. Algumas empresas já se atentam à neces-sidade de encontrar soluções, juntamente com seus colaboradores, porém, há o grande desafio detectar os ansiosos, já que estes sentem vergo-nha em falar sobre o seu caso. A falta de trata-mento adequado pode desencadear na diminui-ção de seu desempenho e de rentabilidade para a companhia.

Em um momento tão complexo, os gestores de RH devem encontrar maneiras de identificar o problema sem a necessidade do colaborador se manifestar sobre o assunto. Para isso, é necessá-rio manter olhos e ouvidos bem abertos e contar, inclusive, com a sensibilidade. A pausa para o cafezinho, momento em que pessoas ficam re-laxadas, pode se tornar uma oportunidade para entender os anseios e pensamentos dos colabo-radores.

Já existem empresas que trabalham na prevenção da ansiedade, incentivando seus funcionários a aderirem a programas de lazer e relaxamento, como a prática de atividades físicas, inclusive, no local de trabalho. Também há exemplos de organizações que procuram proporcionar ao co-laborador um ambiente mais leve, o que traz a sensação de segurança e bem estar, essenciais para diminuir a pressão e, consequentemente, a ansiedade.

*Alan Galusni é coordenador do CST em Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera de Campinas – unidade Taquaral.

Ansiedade no trabalho

Por Alan Galusni

Toda a obra da criação irradia amor e vida com-partilhada – desde as plantas que formam jar-dins, dos animais que formam rebanhos, aos seres humanos que formam famílias e nações. Nós não podemos sobreviver sozinhos, mas nos tornamos bem-sucedidos em comunidades. Se você mantém sua felicidade somente para si, é como se fosse uma única flor num vaso: pode ser algo bonito, mas é solitário. Ajudar as flores dos outros a desabrochar não somente lhe dará maior alegria e felicidade, como também deixará o mundo mais bonito.

Você pode se transformar em uma pessoa mui-to especial se, do acordar ao anoitecer, todos os dias, conseguir compartilhar sua felicidade com as pessoas que o cercam. Ao começarmos o dia renovados e motivados, livres de medos e cheios de energia positiva, estamos prontos para compartilhar nossas dádivas e energia com todas as pessoas à nossa volta. E dessa maneira sim-ples contribuímos para aumentar a felicidade no mundo.

Você pode também influenciar os outros para que pensem mais positivamente. Imagine o mundo inteiro repleto de pessoas acreditando que hoje é melhor do que ontem e que amanhã será ainda melhor. A energia e o rosto de todos com quem entrássemos em contato iriam mudar para me-lhor. Poderíamos viver na alegria, enxergar bon-dade nos olhos dos outros e irradiar felicidade a partir do nosso interior. Parece simples, mas ter uma atitude positiva é realmente uma das ma-neiras mais fáceis e poderosas de mudar tudo na nossa vida.

Em períodos difíceis, tentemos sempre cultivar pensamentos positivos, conscientes de que não estamos sozinhos. Assim, abraçados no amor, podemos criar um futuro melhor para nós, para nossas famílias – um mundo melhor.

* Ryuho Okawa, fundador do movimento religioso Happy Scien-ce (Ciência da Felicidade) e autor de mais de 2.000 livros pu-blicados, traduzidos para 28 idiomas, com vendas de 100 mi-lhões de exemplares. Para saber mais sobre o assunto, leia o livro Convite à Felicidade (IRH Press do Brasil). Para cada um dos sete temas propostos (uma mente calma; seu eu verdadeiro; dificuldades e fracassos; gratidão; perdão; uma vida alegre; e sonhos e metas), você pode fazer o download de uma música de meditação no site www.irhpress.com.br.

Compartilhe sua

felicidade Por Ryuho Okawa

Page 27: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 27

A opção dinheiro é escolhida por mais de 80% das pessoas, não que pre-firam o dinheiro, mas porque traz a segurança. Será? E mais uma vez eu respondo com uma nova pergunta: segurança de ter um carro novo para chamar a atenção ou para pagar a conta de um restaurante caro e que mui-tas vezes não oferece a comida mais saborosa?

Conheço um jovem filho de professores, atualmente com 38 anos, que sempre trabalhou para os outros, por 15 anos na empresa da família. Aju-dou a empresa a crescer e transformar-se na maior do seu segmento. Foi considerado case de sucesso e em 2013 completou quatro anos como CEO desta empresa com um salário alto, status, carro importado, secretária e muito mais. No final de 2013 decidiu abandonar o emprego, sem saber o que iria fazer, mas simplesmente porque não estava mais feliz. A rotina do trabalho tornou-se uma obrigação e todos os benefícios materiais que recebia mensalmente não eram mais suficientes para acordar e fazer a dife-rença. Pesquisando, estudando, avaliando e trocando experiências, decidiu ser palestrante e compartilhar o seu conhecimento e experiências práticas e de sucesso. Hoje, é contratado por empresas pequenas, médias e grandes em todos os Estados do Brasil para ministrar treinamentos e consultoria.

5 Dicas para Transformar um Hobby em RendaTransformar um hobby em renda é o sonho de todos. Fazer o que gosta e ganhar dinheiro. Mas será possível? E eu respondo com uma nova pergunta: O que é mais importante para você, dinheiro ou felicidade?

Sobre Jaques Grinberg: Empreendedor, coach, palestrante, consultor e sócio em quatro empresas. Conhece na prática as dificuldades de manter um time qualificado e motivado. Autor do livro 84 Perguntas que Vendem, um livro prático e interativo que traz técnicas e ferramentas do coaching de vendas para todos os profissionais e segmentos.

Por Ryuho Okawa

1ª DicaSeguir a felicidade ao invés do dinheiro é o primeiro passo para ganhar muito dinheiro.

2ª DicaPreocupar-se com o que a sociedade pensa e quer de você, é diferente do que você deseja para a sua vida. O controle remoto é seu, você escolhe para onde deseja ir.

3ª DicaTudo na vida demora e precisa de tempo para amadurecer. Faça tudo com pla-nejamento e de forma honesta, o sucesso é consequência e com certeza virá. A persistência e foco irá ajudá-lo a alcançar o seu objetivo!

4ª DicaAcredite no seu potencial! Todos nascemos iguais e mesmo que no passado não tivemos as mesmas condições, podemos mudar agora. Nunca é tarde para um recomeço.

5ª DicaArrisque! Faça acontecer! Sempre com planejamento e no momento certo!

Sim, é possível transformar um hobby em renda, e ainda ganhar muito dinheiro. Eu sou filho de professores, estudei em escolas públicas no interior de São Paulo onde encontrei amigos verdadeiros. Hoje, sou feliz e faço a diferença na vida de milhares de brasileiros que participam dos meus treinamentos.

Por Jacques Grinberg

Page 28: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 28 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Você já deve ter ouviu o ditado que diz: “em time que está ganhando não se mexe”. Isso também ocorre com a nossa mente: acabamos por não de-safiá-la. Afinal de contas, tudo está dando certo. Mas como vivemos em um mundo tão dinâmico, onde hoje é de uma forma e amanhã tudo já está diferente, como podemos achar que ficando com nossa mente “estacionada” teremos resultados diferentes? Para isso, precisamos confrontar nos-sas ideias, precisaremos muitas vezes deixá-las de lado e questionar a eficácia daquilo que apren-demos. Só assim conseguiremos nos antecipar ao fracasso e consequentemente competiremos com mais chances de resultados positivos.

Recordo-me de um período em minha trajetória profissional, atuando como vendedor, em que meus clientes eram faculdades e universidades.Eu era tão inflexível em meus pensamentos e ideias, que houve um período onde minha geren-te precisou mudar algumas regras, pois além da concorrência ter ficado mais agressiva, as mar-gens de ganho da empresa estavam diminuin-do. Precisávamos incluir o frete no preço para o cliente, pois em sua maioria o pagávamos. Como sofri, discutimos, não aceitava essa nova posi-ção da empresa, pois em mim existia o medo, do cliente deixar de comprar comigo devido a esta mudança. Lembro-me dela dizendo o seguinte: “tente, caso não consiga, voltamos a conversar, você ainda nem tentou e já diz que não dará cer-to”. Resumindo, superei meu medo e comecei a mudar a questão do frete, perdi alguns clientes, mas na maioria dos casos consegui reverter.

A história que contei acima, de um período de minha trajetória profissional, nos mostra que a inflexibilidade de nossos pensamentos pode criar barreiras invisíveis à melhoria. Por isso, a neces-sidade de sempre examinarmos nosso modo de pensar. Que tal, de tempos em tempos nos fazer-mos algumas perguntas:

- O que aprendi ultimamente?

- Tive mudanças no meu modo de pensar nos úl-timos 6 meses?

- O que tenho aprendido com as pessoas que pen-sam diferente de mim?

- Quais pontos ou situações tenho questionado em minha mentalidade atual?

- Quais barreiras tenho levantado em minha mente que me impedem de crescer?

O constante teste da qualidade de nossos pen-samentos deve ser uma parte fundamental de todo processo de melhoria. Lembro que o nosso aprendizado com estas reflexões precisa ser co-locado em prática em nosso trabalho, nas nos-sas atividades diárias, assim ajudando a eliminar possíveis dificuldades.

Coach Marco Garcia Tel.: (11) 98182-0881Emails:[email protected] www.coachmarcogarcia.com.br

Desafiando nossos pensamentos

Quero iniciar este texto com uma frase de Albert Einstein: “A nos-sa maneira de pensar determina as nossas medidas”. Esta frase de Einstein é muito interessante, e pode nos levar a concluir que a questão está na origem de nossos pensamentos. Os nossos pensa-mentos podem nos levar longe, pois é por meio deles que conseguimos pressupor sobre causas e efeitos, nos ajudam a construir modelos, geram confiança para encontrar-mos soluções e muito mais.

Marco Garcia

Page 29: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 29

Page 30: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 30 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Dicas de pessoas famosas para acordar mais cedo

e ser ultraprodutivo

Cada uma das grandes personalidades do mundo – sejam escritores, líderes, atores, compositores ou profissionais de negócios – emprega formas únicas de manter sua produtividade (e que a gente já avisa desde já: são hábitos que podem perfeitamente serem integrados ao ritmo de vida de cada um de nós). Pesquisamos alguns destes exemplos, e trazemos para vocês como alguns dos nomes mais reconhecidos da his-tória conseguiam se manter em dia com suas enormes demandas de trabalho e como isso os ajudou a chegar onde eles estão.

Maya Angelou– Separe os seus ambientes de casa e de trabalho

Esta autora era tão severa no que-sito separar sua vida em casa e no trabalho que, por anos, ela manteve um quarto de hotel alugado em sua cidade, para onde ela ia escrever to-dos os dias, de 7 da manhã às 2 da tarde. O quarto era bem espartano – as únicas coisas que ela permitia que estivessem por ali eram a Bíblia, um jogo de cartas e uma garrafa de sherry – não havia espaço para ne-nhuma outra distração. Como uma

mestra do “uma tarefa de cada vez“, a diligência de Maya é que a levou a ganhar o Prêmio Pulitzer, o Tony Awards, três Grammys e muitos outros prêmios.

Beethoven e Bergman– Acordar bem cedo, trabalhar até o meio-dia, e depois descansar:

Assim como Maya Angelou, algo que acontecia com frequência entre muitos pensadores brilhantes e criativos visionários era um simples hábito: acordar cedo e começar o dia com tudo. Ludwig van Beethoven, Ingmar Bergman (diretor/escritor/produtor sueco) e todos estes escritores mantiveram esse mesmo calendário por décadas: acordar antes das 8 da manhã, trabalhar intensamente até o meio dia, e depois tirar um tempo para um bom e longo almoço – e, no caso de Beethoven, sair para dar uma caminhada; no caso de Bergman, curtir uma boa soneca.

Benjamin Franklin– Registrava seus sucessos e frustrações diárias

Tirar um tempo para fazer um resumo de como foi o nosso dia é um hábito de produtividade que Benjamim Franklin jurava fazer sempre. Todos os dias, por volta das 21 horas, ele re-servava um tempo para responder sua pergunta do dia “O que eu fiz de bom hoje?”. Outro fã desta atividade é o Steve Rotkoff, um oficial militar da Inteligência, condecorado e muito criativo, que mantinha um diário que detalhava suas frustrações com os acontecimentos do dia anterior. Fazer este esforço de recapitular suas atividades do dia pode ajudá-lo a priorizar suas metas e a ter claro em sua mente o caminho para onde guiar o seu trabalho para as pró-ximas 24 horas.

por Ana Colombia© fotos: divulgação

Page 31: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 31

Barack Obama– Elimine decisões desnecessárias

Ser o presidente de qualquer país já é uma tarefa complicada: ela traz de bônus uma lista sem fim de tarefas a cumprir, e certamente poucas delas são assuntos triviais ou fáceis. É por isso que o presidente americano Barack Obama faz todo o esforço possível para eliminar decisões desnecessárias – como por exemplo, o que comer ou o que vestir. Seus memorandos ainda incluem um formato muito simples de de-cisão: só está escrito “concordo”, “discordo” e “vamos discutir”. Enquanto ser um presidente de um país é jogar em outro plano de decisões, gente como nós pode pelo menos adotar este hábito de produtividade útil no dia a dia, tornando as decisões mais fáceis – e isso vai desde fazer um planejamento semanal das refeições, até já deixar escolhidas previamente as roupas de trabalho do dia seguinte.

Kant, Dickens, Darwin– Exercícios na parte da tarde

Se há uma coisa que acaba ficando claro ao lermos o cotidiano de atividades destas pessoas famosas, é a rotina adotada por uma grande maioria: trabalhar intensamente de manhã e deixar a parte da tarde reservada para outras atividades. Neste quadro interativo, vemos que famosos criativos como Franz Kafka, Charles Dickens, Char-les Darwin, e Richard Strauss tinham uma forte tendência a deixar a parte da tarde reservada para atividades físicas. É a equação perfeita: exercite seu cérebro de ma-nhã, e seus músculos à tarde.

Jerry Seinfeld– Nunca quebre a corrente:

Paul McCartney e os Beatles não foram os únicos a se tornarem famosos pelo mé-rito das suas performances recorrentes – Jerry Seinfeld, de fato, tem um método de produtividade com o seu nome pela mesma razão. No início de sua carreira, ele percebeu que a repetição era a chave para a melhoria, e disse que “após alguns dias fazendo a mesma coisa, é como se você criasse uma corrente. Apenas continue fa-zendo isso, e a sua corrente vai crescendo a cada dia. E o melhor: você vai começar a gostar de olhar para esta corrente, especialmente se você vê que só faltam algu-mas semanas para você chegar naquela sua meta. Seu único objetivo é não quebrar a corrente”.

Paul McCartney– Trabalhe suas limitações

Assim como foi muito bem descrito no livro “Outliers – Fora de série”, de Malcolm Gladwell (aliás, recomendamos a leitura!), os Beatles alcançaram sua regra das “10 mil horas” necessárias para chegar ao sucesso – e o conseguiram porque tocaram por mais de 300 vezes em um ano (e isso por 4 anos seguidos) na mesma sala de concertos que ficava na Alemanha. Com tantas horas de música, eles puderam aperfeiçoar sua arte, e o faziam independentemente das condições. Uma vez, Paul McCartney tocou usando uma guitarra para destros (ele é canhoto) – e nem isso pôde impedí-lo de se tornar, junto com sua banda, um dos melhores grupos de música de todos os tempos.

Page 32: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 32 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Vou contar então minha história. Na maioria das manhãs, às 7:30, eu tenho a sorte de final-mente ter vencido a batalha com o meu bo-tão de “soneca”. Depois de rolar para fora da cama, eu perco tempo vendo meu Instagram e escolhendo o que vestir, muitas vezes cor-rendo pela porta, atrasada. Em manhãs como esta, eu começo meu dia me sentindo exausta, letárgica ou distraída. Na minha pressa para completar uma hora de preparação em 20 mi-nutos, eu provavelmente esqueço meu almoço, meus planos para aquela noite e talvez até mi-nha bolsa ou celular.

Ao chegar no trabalho, eu já me sinto atrasada.

Sua manhã pode não ser exatamente como a minha, mas se ela segue um padrão semelhan-te, não é de admirar que muitas vezes começa-mos o dia nos sentindo estressados, sem foco e cansados. Qual é o segredo para ganhar maior controle do seu dia e ter mais energia e foco desde cedo?

A vida dos executivos de sucesso, atletas e muitos outros tem mostrado que o desenvol-vimento do hábito de levantar cedo pode ser a chave para um dia produtivo. Embora acordar antes do sol não seja intuitivo, as pessoas que se levantam cedo são capazes de realizar tare-fas que de outra forma podem ser deixadas de lado por distrações, trabalho ou responsabili-dades familiares ao longo do dia.

Cientistas na Universidade de Aachen fizeram 59 estudos em cérebros de pessoas. Dezesseis eram matutinos, 23 eram corujas noturnas e 20 eram intermediários. Os estudos mostraram que aqueles que acordavam cedo tinham uma área significativamente maior de matéria bran-ca em seus cérebros. Matéria branca é o teci-do gorduroso que facilita a comunicação entre as células nervosas, significando assim que os matutinos literalmente tem estruturas cere-brais diferentes. Isso faz com que eles tenham funções cognitivas maiores e mais propensos à produtividade e criatividade. Há um motivo pelo qual a maioria dos empreendedores de sucesso acordam cedo.

Acordar cedo significa que você tem maiores chances de pensar de forma proativa e anteci-par problemas. Esses traços são característicos de um empreendedor de sucesso.

Além disso, estudos da Academia Americana de Medicina do Sono mostram que pessoas que dormem tarde tem maior chance de comer de forma prejudicial, além de maior chance de

se viciar em álcool e cigarro. Pesquisas adicio-nais mostram que aqueles que possuem massa branca reduzida tem maiores chances de de-senvolver depressão, ansiedade e outras doen-ças mentais.

Confira abaixo como criar o hábito e ganhar mais tempo em seu dia-a-dia:

•1. Exercício - Os benefícios do exercício não são nenhum segredo, e a maioria das rotinas de quem acorda cedo inclui alguma forma de exercício. Exercitar-se de manhã parece ser uma tarefa difícil: saiba que você não está so-zinho. No entanto, correr, ir à academia, pra-ticar yoga ou apenas fazer flexões ao lado de sua cama vai ajudar a impulsionar o seu hu-mor, melhorar seu condicionamento físico e dar-lhe energia extra ao longo do dia. Além disso, a pesquisa mostra que as pessoas que se exercitam de manhã tendem a ser mais con-sistentes em seus esforços para viver um estilo de vida ativo.

•2. Tempo de meditação - Quaisquer que se-jam suas crenças ou práticas espirituais, re-serve um tempo todas as manhãs para orar, meditar e ficar quieto. Cada dia é preenchi-do com distrações constantes: telefonemas, e-mails, mensagens de texto, mídias sociais, TV, exigências familiares e profissionais, etc. É comprovado que ter um tempo para medita-ção silenciosa ou oração nas primeiras horas da manhã aumenta o foco, reduz o estresse e previne problemas de saúde comuns.

•3. Planejar e definir metas - Planejar, pro-gramar e definir objetivos de curto e longo prazo são os hábitos da maioria dos madruga-dores bem-sucedidos. Ao tomar alguns minu-tos cada manhã para rever a sua agenda, sua lista de tarefas e seus objetivos, você vai ser capaz de continuar no caminho para realizar suas tarefas mais importantes, prioridades e sonhos. Benjamin Franklin, conhecido por sua dedicação ao autoaperfeiçoamento, é dito ter refletido a cada manhã: “Que coisa boa eu devo fazer hoje?”

•4. Enfrentar grandes projetos - A ciência mostra que nossa força de vontade e discipli-na são mais fortes na parte da manhã. Planeje trabalhar em seus projetos mais importantes, complicados ou temidos pela manhã, quando o seu foco está mais afiado e sua determina-ção é robusta. Imagine a sensação de realiza-ção que você vai sentir o resto do dia, sabendo que você já concluiu o monstro em sua lista de coisas a fazer.

E VOCÊ?

Page 33: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 33

Tenha um objetivo e convença a si mesmo - Se acor-dar cedo não é uma obrigação, você precisa ter um bom motivo todos os dias, até formar o hábito. Alguns pos-síveis bons motivos são: ter mais tempo para estudar, fazer exercício, trabalhar em casa, tomar um café da manhã saudável, ler o jornal, atualizar seu site, dar uma caminhada, conviver com a família ou o que quer que você precise mais tempo para fazer pela manhã. Pense nas causas tanto na hora de acordar, como na hora de ir dormir, para ajudar a formar a motivação necessária. Pense também nas consequências.

Seja produtivo com seu tempo extra: Você acordou mais cedo por alguma razão. Entenda esta razão, porque se você se render à tentação de ficar assistindo reprises de seriados na televisão de pijama, a sua motivação para acordar cedo nos próximos dias irá se diluir!

Pense previamente nas desculpas - e ignore-as: quan-do o despertador tocar, uma série de desculpas vai passar pela sua mente. “Descansar é saudável”, “Posso deixar para amanhã”, “Está tão frio”, etc. Pense nelas antes, e prepare-se para ignorá-las.

Pule da cama: Nada de “Só mais 10 minutos”, que le-vam a só mais 15, mais 25, e lá se foi a sua manhã. Dis-cipline-se para sair da cama imediatamente, e assim que você estiver fora dos cobertores, tudo ficará mais fácil.

DURMA! Para acordar cedo consistentemente, você precisa dormir um número suficiente de horas (o número exato varia de indivíduo para indivíduo), o que em geral se consegue indo dormir mais cedo, sem ficar assistin-do TV ou lendo um livro na cama, madrugada adentro. Planeje no início da noite a hora que você pretende ir dormir, mas cuidado para não transformar isso em ra-zão de stress, senão o efeito vai se inverter. Melhore a qualidade do seu sono, procure e resolva as causas de eventuais insônias ou distúrbios no seu sono, para que não prejudiquem o seu rendimento no dia seguinte.

Facilite o processo de acordar: Planeje no dia anterior o que você vai precisar, e já deixe preparado. Deixar se-paradas as roupas que irá vestir, os objetos que irá preci-sar na sua primeira tarefa da manhã, etc. enquanto ainda está bem acordado no dia anterior facilita a sua vida e pode representar um grande ganho de tempo.

Tenha alguma recompensa: Se o seu objetivo em acordar cedo for uma obrigação (assistir a alguma aula, participar de uma reunião, trabalhar, etc.), ofereça a si próprio alguma recompensa: a oportunidade de tomar um café da manhã um pouco mais caprichado, um ba-nho mais longo, ler o jornal antes de sair de casa... Use a criatividade, manter-se motivado é um bom investi-mento.

O artigo “Waking Up Early - 15 Tips That Work”, de Dave Cheong, tem boas dicas adicionais, além das mencionadas acima, que você pode adaptar à sua rotina.

Dicas para acordar mais cedo com efetividade

•5. Mantenha-se informado - Muitas pessoas bem-sucedidas dizem que além do exercício matinal e tempo de meditação elas também leem jornais, revistas ou blogs para se manter informadas. Pode ser difícil manter-se atualizado com notícias nacionais, mundiais e da indústria, mas reservar um tempinho todas as manhãs para atualizar-se sobre os acontecimentos atuais lhe permitirá participar em discussões no trabalho ou com a família, ajudando-lhe a se desenvolver pro-fissionalmente.

•6. Leia e aprenda - Pessoas bem-sucedidas não apenas leem o jornal. Elas tam-bém leem ficção, textos religiosos, psicologia, poesia e muito mais. Pessoas bem-sucedidas estão sempre aprendendo, e ler nas primeiras horas da manhã vai permi-tir um padrão de aprendizagem ao longo da vida, evitando distrações que possam tirar sua atenção da leitura no final do dia. As horas da manhã também são um ótimo momento para aprender novos assuntos e disciplinas, fazendo uma aula on-line ou estudando.

•7. Desconecte-se - Imagine se você tivesse alguns momentos longe das distrações constantes do trabalho, e-mail, Twitter ou Instagram? Escolha desconectar-se do e-mail ou mídias sociais nas primeiras horas da manhã para aproveitar um tempo em silêncio imperturbável. Isso ajudará você a se concentrar em quaisquer que sejam suas prioridades de manhã - leitura, passar o tempo com a família ou fazer exercício.

•8. Fortaleça relações familiares - Famílias felizes e bem-sucedidas fazem refei-ções juntos, mas se o jantar em família for quase impossível entre aulas de piano, treino de futebol e trabalho, por que não desenvolver o hábito do café da manhã em família? Embora não seja para todos, ter um café da manhã divertido e calmo com seu cônjuge e filhos pode ser um substituto apropriado para o jantar em fa-mília que irá ajudar a fortalecer as relações familiares. Se o café da manhã não for uma opção, tente substituir o tempo de TV de manhã com a leitura ou brincadeiras criativas com as crianças.

•9. Pense nos outros - Quer ser mais feliz, saudável e rico(a)? Gaste alguns minu-tos todas as manhãs pensando nos outros. Pode parecer meio estranho, mas pes-quisas mostram que as pessoas que servem e são voluntárias são mais felizes do que aquelas que não o fazem. Então, quem pode precisar da sua ajuda hoje? Quem se beneficiaria de um telefonema ou mensagem de texto de você? Quem poderia precisar de algum incentivo? Ter um tempo no período da manhã para pensar sobre os outros e planejar etapas de ação para ajudar os outros pode significar muito para aqueles em seu círculo de influência, e isso vai ajudar a fazer de você uma pessoa mais feliz.

•10. Mantenha a consistência - Não existe um horário da manhã perfeito para todos. Indivíduos bem-sucedidos priorizam o que eles gostariam de realizar na parte da manhã. Então eles fazem um plano e acompanham o seu progresso. A rotina da manhã perfeita não vai acontecer de um dia para o outro, mas com dis-ciplina, avaliação e consistência, você pode tirar melhor proveito das primeiras horas da manhã.Se desenvolver uma rotina matinal é difícil para você, saiba que você não está sozinho. Até mesmo a ex secretária de estado dos EUA, Condoleeza Rice, conhecida por acordar às 4:30 da manhã para se exercitar antes de gerenciar as relações exteriores do país, disse: “Eu não estou no automático, eu não acordo a cada manhã pensando ‘Oh yeah, vamos lá!’ Eu tenho que me esforçar.” Nosso desafio para você? Acabe com o hábito do botão soneca! Comprometa-se com a definição de objetivos e tome medidas para tornar as suas manhãs mais produtivas, agradáveis e energizantes.

Há várias técnicas que você pode aplicar para sofrer menos para pular da cama mais cedo. Compartilhem as suas dicas para acordar mais cedo em:[email protected]. Fonte : www.linkedin

Page 34: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 34 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Ingredientes

2 xícaras (chá) de feijão branco1 1/2 litro de água1 maço de cheiro-verde e 1 folha de louro, amassados200 g de carne de porco (opcional)1 colher (sobremesa) de sal1/2 colher (café) de pimenta-do-reino1/2 xícara (chá) de azeite1 cebola e 2 dentes de alho, picados300 g de ganso ou frango assado, cortado nas juntas200 g de lombo de porco, assado ou defumado100 g de salsichas, cortadas em pedaços de 3cm150 g de bacon, cortado em pedaços de 3cmTabela de conversão de medidas

Modo de preparoEscolha o feijão. Lave e deixe de molho por 30 minutos na panela de pressão com a água. Depois, junte o cheiro-verde com o louro e a carne de porco (opcional). Tampe a panela, leve ao fogo e deixe cozinhar sob pressão por 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.Abra a panela, verifique se o feijão está macio.Tempere com o sal e a pimenta. Deixe ferver por alguns minutos para pegar gosto e o feijão ficar mais macio.Separe o feijão da água, reserve em recipientes separados, mas con-serve o feijão quente. Coloque o azeite, a cebola e o alho na panela já limpa. Leve os temperos ao fogo até ficarem dourados.Refogue por 2 minutos, adicione as carnes e o bacon e deixe um pouco mais. Misture o feijão cozido e um pouco mais da água do cozimento. Deixe em fogo baixo por mais 5 minutos.Passe o cassoulet para uma travessa funda com tampa e sirva.Sirva com arroz branco.

Cassoulet

Sopa cremosa de cenoura e batataIngredientes

1/2 xícara (chá) de batata cozida, cortadas em cubinhos1 xícara (chá) de cenoura cozida, cortada em cubinhos1 rodela de cebola1 1/2 xícara (chá) de caldo de galinhaAlgumas folhinhas de salsa2 colheres (sopa) de manteiga2 colheres (sopa) de farinha de trigo1 xícara (chá) de leiteSal e pimenta-do-reino a gosto2 colheres (sopa) de salsa picada para enfeitarTabela de conversão de medidas

Modo de preparo

Coloque no liquidificador a batata, a cenoura, a cebola, o caldo de galinha e a salsa. Bata bem. Reserve.Aqueça a manteiga numa panela. Junte a farinha de trigo e mexa bem. Acrescente o leite, aos poucos, e cozinhe por 12 minutos, me-xendo de vez em quando. Acrescente a nistura reservada no liquidi-ficador e bata. Tempere com sal e a pimenta-do-reino.Reaqueça a sopa quando retirar do liquidificador e sirva polvilhada com a salsa. Dica:Se quiser, retire a sopa do liquidificador e leve à geladeira até a hora de servir.

Sopas e Caldos

Sopa de aipoIngredientes

1 1/2 xícara (chá) de talos de aipo (salsão) picados4 colheres (sopa) de folhas de aipo picadas1/3 xícara (chá) de cebola picada1 xícara (chá) de água fervente temperada com sal2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina2 colheres (sopa) de farinha de trigo1/2 colher (chá) de salPimenta-do-reino a gosto3 xícaras (chá) de leiteSal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Numa panela tampada, cozinhe o aipo (os talos e as folhas) e a ce-bola na água fervente salgada por cerca de 12 minutos ou até que fiquem macios. Enquanto isso, prepare o molho branco derretendo a manteiga numa panela em fogo brando. Junte a farinha de trigo, o sal, e a pimenta-do-reino. Adicione o leite todo de uma só vez. Cozinhe, mexendo rapidamente, até o molho engrossar. Junte o molho à mistura de aipo e cebola. Mexa e aqueça bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Está pensando em ir a um Restaurante Nordestino?

Mencione que viu aqui na Revista Leve e Leia e ganhe 6% de

desconto na conta no Restaurante Feijão de Corda.

veja anúncio na página 36

Page 35: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 35

Page 36: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 36 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Ingredientes

1 kg de feijão de corda (do roxo)1/2 kg de toucinho fresco1/2 kg de linguiça calabresa defumada1/2 kg de farinha de mandioca (média)1 maço de cheiro-verde1 maço de coentro1 cebola grandetempero baiano completo sem pimentasal a gostopimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela, cozinhe o feijão por aproximadamente 9 minutos.Pique o toucinho fresco em pequenos os pedaços, corte a cebola, os maços de cheiro-verde, a linguiça, o coentro e reserve. Frite o touci-nho em uma panela separada e reserve. Frite a linguiça na mesma panela e reserve.Em uma panela grande, despeje o óleo utilizado na fritura do tou-cinho e frite a cebola, o cheiro-verde e o coentro. Depois de frito, adicione o tempero baiano, o sal e a pimenta-do-reino.Despeje o feijão em uma travessa grande, incorpore os temperos fritos e misture delicadamente. Acrescente o toucinho, a linguiça e a farinha até obter uma consistência firme. Adicione o sal e está pron-to para servir!

Eita, esquenta aí!

Felicidades para os Pais.“Semeie um ato, e você colhe um hábito. Semeie um hábito, e você colhe um caráter. Semeie um caráter, e você colhe um destino. Meu Pai, o semeador de minha vida.” (Charles Reade)

Feijão de

Corda

Page 37: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 37

Ingredientes

300 gramas de abóbora japonesa sem casca e sem sementes, em cubos700 gramas de abóbora moranga sem casca e sem sementes, em cubos1 cebola média picada1 colher (sopa) de azeite de oliva1 colher (chá) de curry (ou caril)1 colher (sopa) de gengibre ralado3 xícaras (chá) de caldo de legumes (com 0% de gordura)pimenta-do-reino a gosto1 xícara (chá) de leite desnatado1/2 xícara (chá) de aceto balsâmico1/2 xícara (chá) de cebolinha-verde cortada na diagonalsal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, refogue os dois tipos de abóbora e a cebola no azeite por 5 minu-tos ou até começar a dourar. Junte o curry e o gengibre e frite por 1 minuto. Adicione o caldo de legumes e deixe ferver. Cozinhe, com a panela semitampada, mexendo às ve-zes, por 20 minutos ou até que a abóbora fique macia.

Aos poucos, bata a abóbora com o caldo no liquidificador até obter um creme homogê-neo. Volte tudo à panela. Tempere com sal e pi-menta. Acrescente o leite e leve ao fogo até esquentar. Em uma panela pequena, ferva o vinagre balsâmico, em fogo baixo (160 ºC), por 5 minutos ou até reduzir ligeiramente.

Despeje sobre a sopa, polvilhe com a cebo-linha verde e sirva.

Sopa de abóbora, gengibre e curryEste é um prato indicado

para as fãs de sabores fortes com contrastes harmônicos, e

lembre-se: torradinhas e queijo parmesão são sempre bem-vindos para acompanhar!

“Na longa jornada da vida muitos mestres encontramos, alguns seguimos, outros abandonamos, dentre todos, um de-les é o que mais amamos. Seu nome é simples e fácil de pronunciar, meu Pai, em meu coração você sempre terá um lar.”

Feliz seja o mês dos Pais. (Luis Alves)

Sopas e Caldos

Anuncie na edição

especial 10 anos

da Revista Leve e Leia

Edição bimestral:

Setembro/Outubro - 4108 1691

Page 38: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 38 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite de oliva1 cebola cortada em cubos1,5 litro de caldo de legumes1 folha de louro200 gramas de batata cortada em cubos1 talo de alho-poró cortado em rodelas1 cenoura média cortada em cubos200 gramas de peito de frango cortado em cubos1 lata de milho escorrida2 xícaras (chá) de feijão branco cozido1 colher (sopa) de salsa (ou salsinha) picadasal a gostopimenta-do-reino a gosto

Modo de preparoEm uma panela aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente o caldo de legumes, a folha de louro e cozinhe a batata até ficar bem macia.Com uma escumadeira retire a batata e amasse com um garfo. Re-serve. No mesmo caldo acrescente o alho-poró, a cenoura, o peito de frango, a batata reservada, o sal, a pimenta e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte o milho e o feijão e cozinhe por mais 15 minutos.Transfira para uma sopeira e salpique a salsa.

Sirva em seguida.

Sopa de peito de frango e feijão-brancoEste prato que chega a juntar água na boca aposta na de-liciosa combinação de peito de frango com feijão branco. Aprenda como fazê-lo aqui!

Sopas e Caldos

Ingredientes· 100 g de coxão mole· 1 cebola picada· 1 maço de cheiro-verde bem pi cadinho· 4 xíc. (chá) de água· 4 mandioquinhas· 2 xíc. (chá) de couve· 2 dentes de alho picados· 1 col. (chá) de azeite· 1 vidro de palmito picado· 1 col. (sopa) de chá verde (pre-pare bem concentrado)

Modo de preparo

Pique a carne e refogue-a com a cebola e o cheiro-verde. Acres-cente a água e a mandioquinha já picada e cozinhe por 30 mi-nutos. Tire a carne e bata o resto no liquidificador. Reserve. Pique a couve e refogue-a com o alho no azeite. Adicione a carne, o palmito, o chá verde e o creme de mandio-quinha.

Sopa verdeSopa gostosinha: ela emagrece e aquece no frio! Não tem jeito: sopa é a melhor opção para quem quer manter o peso ideal durante a época mais fria do ano. Isso porque, além de ser pouco calórica, ela pode conter ingredientes que ajudam a dissolver as gordurinhas irritantes. E, como possui baixo nível de carboidrato e muita fibra, trata-se de uma ótima escolha para o jantar no dia a dia.

Page 39: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 39

Ingredientes

100 gramas de músculo bovino em pedaços1 unidade de cebola4 unidades de mandioquinha1 maço de cheiro-verde4 xícaras (chá) de água1 vidro de palmito2 dentes de alho1 colher (chá) de azeite de oliva2 xícaras (chá) de couve

Modo de preparo

Refogue o músculo com a cebola, a água, a mandioquinha e cheiro-verde.

Cozinhe 30 minutos em fogo baixo (160 ºC).

Tire o cheiro-verde e o músculo e bata o resto no liquidificador.

Refogue o alho no azeite e junte a couve. Despeje o caldo na panela com o palmito e deixe ferver.

Caldo verde com mandioquinhaSopas e Caldos

O caldo verde é bem levinho: um prato fundo contém aproximadamente 202 calorias. Deve ser tomado durante a noi-te, duas ou três vezes por semana. Você também pode adicionar ingredientes extras para torná-los mais consistentes, como carnes magras, patinho, mandioquinha, batatas ou músculos.

Ingredientes1 kg de tomate bem vermelho sem sementes2 pimentão vermelhos sem sementes2 cebola grandes2 dentes de alho1/2 ramo de salsa (ou salsinha)1/2 xícara (chá) de azeite de oliva2 colheres (sopa) de vinagre de xerez

pimenta-do-reino a gosto6 cubos de gelo

Modo de preparoCorte o tomate, o pimentão e a cebola em pedaços médios.Coloque em uma tigela com o alho, a salsa, a cebolinha, o azeite, o vinagre, sal e pimenta.Misture, cubra com filme plástico e leve à geladeira de 6 a 24 horas.

Gaspacho

O gaspacho é um prato tradicional da Espanha e conta com inúmeros benefícios. Um deles é a ação diurética, que elimina o inchaço do corpo. Aliado a uma dieta regrada ele pode ajudá-la a se livrar dos quilinhos indesejáveis

Page 40: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 40 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Encontre aqui delícias que aquecem e alimentam

Loja 1:Rua Vicente Rodrigues da Silva, 313 - Tel.: 3656.1211Loja 2:Rua Com. Afonso Vaz Morais, 256 - Tel.: 3696.5567Loja 3:Av. Presidente Médici, 450 - Tel.: 3599.6153Loja 4:Rua Arnaldo de Oliveira Barreto, 568 -Pres. Altino - Tel.: 4384.2334Loja 5:Rua José Cid Stella, 300 - Tel.: 3681.9161Loja 6:Av. São José, 760 - Tel.: 3603.7250Loja 7:Av. Brasil, 1585 - Tel.: 3607.5566Loja 8:Av. Presidente Médici, 2667 - Tel.: 3659.7088

Visite a loja mais próxima de você em

Osasco e con� ra!

Ofertas especiais para toda a família!

Futuro_brilhante_Maio2016.indd 1 30/06/2016 15:48:50

Page 41: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 41

Ei, anota aí

Na Padaria Portal do Padeiro sopas

todos os dias a partir das 17:00

No Morumbi Na Vila São Francisco No Jd. Bonfiglioli

Na Padaria Filó sopas todos

os dias a partir das 18:00

Na Padaria Comendador

sopas todos os dias a partir das 18:00

Page 42: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 42 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Você, se cuidando no dia a dia

Com o aumento de número de casos de caxumba em São Paulo, aumenta a preocupação da popu-lação e começam a surgir dúvidas sobre a doen-ça. Afinal, a caxumba pode ser confundida com uma simples inflamação na região do pescoço e face (conhecida como parotidite)?

De acordo com a infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Graziella Hanna Pereira, a confusão existe porque outras causas de aumento de parótida podem ocorrer, em decorrência de outros vírus, bactérias ou mesmo cálculos na glândula salivar.

A caxumba é contraída por contato direto, gotí-culas aéreas (espirro ou tosse), objetos contami-nados por saliva. Fadiga, febre, mal-estar, perda de apetite e inchaço na região do pescoço são os sintomas mais comuns nos pacientes. Uma vez contaminado pelo vírus da caxumba o indivíduo não será infectado novamente, garante a infec-tologista.

“É um mito que precisa ser derrubado. Após a infecção, as pessoas sempre ficam imunes”, en-fatiza a infectologista. Ela acrescenta que é pos-sível identificar a doença com uma simples aná-lise clínica. Entretanto, o mais seguro é solicitar o exame de sangue, que detecta a presença de anticorpos contra o vírus.

O repouso é um cuidado essencial para a recu-peração do infectado, uma vez que não existem medicamentos específicos para tratar a caxum-ba. “Se não for respeitada a orientação médica, o paciente corre o risco de complicações sérias, como a inflamação dos testículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade), meningite asséptica, pancreatite, neurite e surdez”, lem-bra. “É extremamente importante manter a va-cinação atualizada. A tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é recomendada a partir dos 12 meses, com reforço aos quatro e cinco anos. Para o adulto, recomendamos uma dose da va-cina até os 49 anos”, completa.Vale lembrar também que a higienização das mãos e uso de álcool gel são fundamentais quan-do se tem contato com secreção respiratória ou saliva.

De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), em São Paulo, foram registra-dos 346 casos de caxumba até 14 de maio. O nú-mero já supera os do ano passado, quando foram confirmados 275 casos.

Fonte: Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Site: www.hpev.com.br

Caxumba ou inflamação?

da Redação

Page 43: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 43

“Não sou criativo”. Você provavelmente já falou ou já ouviu essa frase. Mas será que ela realmente condiz com a realidade? "Existe um mito mui-to comum de que poucas pessoas são criativas. Isso não é verdade. Por exemplo, em tibetano não existe uma palavra para criatividade ou ‘ser criativo’: a tradução mais próxima é ‘ser natural’. Em outras palavras, para ser criativo você só precisa ser mais natural", explica a psicoterapeu-ta e líder-coach Maura de Albanesi, que atua há mais de 30 anos.

Segundo a psicoterapeuta, ser criativo não está ligado a capacidade artísti-ca ou a ter milhares de ideias e sim uma ideia única que muda tudo ou en-contrar uma solução superprática para o problema que você enfrenta. "Es-quecemos que lá atrás, no jardim da infância, todos nós fomos criativos. Todos nós brincamos, experimentamos e testamos ideias estranhas sem ter medo nem vergonha. Ainda não tínhamos aprendido a não fazer isso, já que o medo da rejeição social é algo que só aprendemos com a idade. E isso explica como é possível reconquistar a nossa capacidade criativa com tanta rapidez e intensidade, mesmo décadas depois", destaca.

Esse medo de rejeição atua como uma censura que nos faz acreditar que não somos bons nem criativos o suficientes. "E nesse sentido a ideia de criatividade está diretamente ligada à prosperidade."

Criatividade adaptativaA líder-coach ressalta que todos têm criatividade, principalmente a cria-tividade adaptativa. "O que talvez você ainda não saiba é como usar. E a criatividade adaptativa é quando você analisa quais os recursos que tem, faz uma lista de possíveis soluções e escolhe a melhor delas."

Ela explica: "Por exemplo, eu tenho uma bota. Essa bota serve para mim como um calçado, obviamente. Mas eu posso usá-la também para servir de calço para uma porta ou matar uma barata. Esse último caso é mais comum e você provavelmente já fez: então em algum momento você usou da sua criatividade adaptativa, aproveitando os recursos que tem para adaptar à necessidade. Com essa criatividade, você amplia o rol de possi-bilidades e abre a sua mente."

Veja 3 dicas abaixo:

1. Acredite: há um ser criativo dentro de você"Criatividade não é um talento raro, a ser usufruído por poucos sortudos ou ‘escolhidos’. É uma parte natural do pensamento humano e para che-gar até ela, você só precisa pensar."

2. Liberte-se da censura"Após pensar, coloque no papel seus pensamentos — até os mais absurdos. E não tenha medo de colocá-los em pauta. São as ideias incomuns que trazem grandes resultados."

3. Não acredite que as circunstâncias só te dão uma opção"Afaste-se do pensamento negativo de que certo problema só te dá uma solução. A maioria dos problemas da vida não é um ‘checkmate’. Pense melhor e adapte-se ao que é possível."

Fonte: Maura de Albanesi é mestranda em Psicologia e Religião pela PUCSP, Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas (TVP), Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica, atua com o ser humano há mais de 30 anos.

Um dos temas mais discutidos hoje é a sustentabilidade do Planeta: viver e sobreviver a partir de recursos próprios. Uma das maiores preocupações dos setores públicos e privados, até mesmo em decorrência da legislação da logística reversa, é a sustentabilidade - medidas de força que se propõe a preservar os recursos do planeta e instalar uma nova ordem na relação do ser humano com o seu meio. Este tema ainda percorrerá um caminho grande e árduo para atingir o que podemos chamar de ideal.

Devemos ainda atentar para uma das peças mais importantes desta discus-são: o ser humano.

O que é sustentabilidade emocional? Você se considera uma pessoa emo-cionalmente sustentável? Consegue viver seus sentimentos e necessidades emocionais através de recursos próprios?

Somos seres totalmente capazes da sustentabilidade emocional. A depen-dência é hoje quase um traço cultural e observamos as consequências deste desequilíbrio na constante desarmonia das relações humanas e, também, na relação do ser humano com o seu mundo emocional, seja ele no conví-vio familiar, social, profissional. Para que você seja capaz de suprir suas necessidades básicas como um “ser humano sustentável” deverá identificar suas potencialidades e desenvolve-las, eliminando assim a possibilidade

de gerar mais sofrimento, mais lixo mental, poluir mais seu mundo e o mundo das pessoas que estão ao seu redor, desequilibrar seu ambiente de trabalho e colocar em risco todo um sistema corporativo.

Sustentabilidade emocional é buscar os recursos internos para viver todas as emoções e sentimentos decorrentes de uma vida. Estamos vivendo a Era da Sustentabilidade e, por isso, é hora de acreditamos que somos capazes de manter e sustentar boas relações, a força interior e a felicidade. É evi-dente que, quando uma pessoa é sustentável consigo mesma, ela será parte importante que dá sustentabilidade a um todo.

Essa conquista permite que você se desenvolva como pessoa, para trazer mais felicidade em sua vida e para suas relações, sejam elas pessoais ou profissionais.

Sobre William Ferraz: Master Coach especialista em Inteligência Emocional do Instituto IDEAH de São Paulo. Empresário, Terapeuta, Master Practitioner e Advanced Trainer em Programação Neurolinguística PNL. Formado em Administração de Empresas, Processamento de Dados e pós-graduando em Sociodrama pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama. Trainer com Certificação Internacional em Neuro Semântica - ISNS (EUA) Meta Coach (ACMC) com certifica-ção internacional pela Meta Coach Foundation. Site: http://institutoideah.com.br.

Você sabe o que é Sustentabilidade Emocional?

Confira 3 dicas para liberar o seu potencial criativo

Criatividade não é um privilégio de "sortudos". É o resultado do ato de pensar. A psicoterapeuta Maura de Albanesi derruba o mito da prerro-gativa e dá dicas para ser criativo.

por William Ferraz

Por Maura de Albanesi

Page 44: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 44 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Page 45: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 45

O processo terapêutico é o ato de prestar cuida-dos e tratar o outro. A psicoterapia é um tipo de terapia que tem a finalidade de tratar por meio das palavras os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de re-lacionamento, entre outros, relacionados à saúde mental.

No âmbito da terapia complementar holística, de acordo com Aristóteles, na metafísica, o Todo é maior do que a simples soma das suas partes, assim, temos uma visão do indivíduo como um todo, levando em consideração todos seus as-pectos - físicos, psicológicos e energéticos - e a proposta complementar vem ressaltando que não se descartam os cuidados médicos, mas se com-plementam suas ações objetivando amenizar os efeitos dos tratamentos e dos medicamentos, bem como oferecer suporte psicológico.

As técnicas de terapia complementar são inú-meras (Reiki, yoga, meditação, florais de Bach, aromaterapia, musicoterapia, arteterapia, etc.) e visam promover o equilíbrio do corpo, o bem-estar e o relaxamento das tensões, bem como promover o autoconhecimento, abrindo assim, espaço para os processos de cura e auto cura.

O que ocorre é que muitas pessoas resistem em procurar ajuda, achando que vivenciam um pro-blema passageiro e que sozinhas conseguirão resolver.

Essa resistência, geralmente, está relacionada à crença de que não precisamos de ninguém para nos ajudar a resolver um problema que é só nos-so.

Porém, o que deve ser levado em conta é que quando se está emocionalmente envolvido em conflitos internos, a solução, por mais simples e clara, passa despercebida por nós e o papel do terapeuta é justamente esse, nos fazer ver as possibilidades que, às vezes, estão escondidas, fazendo-nos olhar por outro ângulo.

Todos vivenciam momentos de estresse, ansie-dade, depressão, falta de apetite, insônia, proble-mas de relacionamento, cansaços crônicos, per-da de empregos, lutos e não nos damos conta de que essas emoções podem desencadear muitas enfermidades, como enxaquecas, problemas re-nais, gastrites, dores e hipertensão entre outros; pois desregulam todo o nosso sistema endócrino, responsável pelo nosso sistema imunológico.

Por isso, a importância de procurar uma ajuda especializada: pois ela será capaz de identificar as causas emocionais que podem estar acarretan-do os desequilíbrios, ajudando no reestabeleci-mento psíquico, no resgate da autoestima e no apoio para o melhor tratamento do cliente.

É muito importante ter em mente que, se você está passando por uma situação esperando um resultado X e esse resultado nunca é alcançado, é

preciso humildade para perceber que a estratégia pode estar errada e que, muito provavelmente, você precisa de ajuda. Quando nos deparamos com erros de estratégias internas, certamente, é o momento de mudar. Mas como, se temos hábitos arraigados e vive-mos em nossa zona de conforto e onde, apesar de nos apresentar situações conflitantes, já nos acostumamos com elas?

Nesse momento, é preciso coragem para enfren-tar nossos fantasmas interiores, lembrando que todo crescimento e toda mudança requer um es-forço e um movimento em direção ao resultado desejado. Ficar em casa se lamentando não alte-ra o resultado.

Portanto, é preciso entendimento de que há um problema, ou desafio a ser enfrentado, o desejo de mudar a estratégia e a busca da ajuda tera-pêutica que auxiliará na análise e no desenvolvi-mento de novos padrões emocionais, de pensa-mentos e crenças, que certamente o levará a um novo caminho.

Curta a página: www.facebook.com/terapeuta.paulapilastri Paula Regina Pilastri - Terapeuta complementar - CETC – 201502 BRAAtua com Reiki, Magnified Healing®, Auriculoterapia, Florais de Bach, Cromoterapia, Aromaterapia, Cristais, Radiestesia e Mesa Radiônica.Cel. (11) 98544-1838 Tim ou 97648-5919 Claro (Whatsapp)

Como saber a hora certa de procurar ajuda

Um homem morava no deserto e tinha quatro fi-lhos ainda adolescentes.

Querendo que seus filhos aprendessem a valio-sa lição da não precipitação nos julgamentos, os enviou para uma terra onde havia muitas árvores. Mas ele os enviou em diferentes épocas do ano.

O primeiro filho foi no inverno, o segundo na pri-mavera, o terceiro no verão e o mais novo foi no outono. Quando o último deles voltou, o pai os reuniu e pediu que relatassem o que tinham visto.O primeiro filho disse que as árvores eram feias, meio curvadas, sem nenhum atrativo. O segundo filho discordou e disse que na verdade as árvores eram muito verdes e cheias de brotinhos, parecen-do ter um bom futuro.

O terceiro filho disse que eles estavam errados, porque elas estavam repletas de flores, com um aroma incrível e uma aparência maravilhosa. Já o mais novo discordou de todos e disse que as árvo-res estavam tão cheias de frutos que até se curva-vam com o peso, passando a imagem de algo cheio de vida e substância.Aquele pai então explicou aos seus filhos adoles-centes que todos eles estavam certos. Na verdade eles viram as mesmas árvores em diferentes es-tações daquele mesmo ano. Ele disse que não se pode julgar uma árvore ou pessoas por apenas uma estação ou uma fase de sua vida. Explicou que a essência do que elas são, a alegria, o prazer, o amor, mas também as fases aparentemente ruins que vêm daquela vida só podem ser medidas no final da jornada, quando todas as estações forem concluídas.

Se você desistir quando chegar o “inverno”, você vai perder as promessas da primavera, a beleza do verão e a plenitude do outono. Não permita que dor de apenas uma “estação” destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida por apenas uma fase. Persevere através dos caminhos dificultosos, e épocas melhores virão com certeza!

Viva de forma simples, ame generosamente, im-porte-se profundamente, fale educadamente…E deixe o restante com Deus!

A felicidade mantém você doce.Dores mantêm você humano.Quedas te mantêm humilde.Sucesso te mantém brilhandoProvações te mantêm forte.Mas, somente Deus te mantém prosseguindo!

OS BONS OLHOS

por Paula Pilastri

Page 46: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 46 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Page 47: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 47

Existem sempre aquelas pessoas que possuem habilidades de organização incríveis. Mas a maioria de nós está sempre tentando colocar a nossa vida em ordem. Nos estressamos pela ba-gunça e desordem no nosso quarto, na nossa vida. A procura por apartamentos menores está em alta, uma vez que o desemprego no Brasil passou dos dois dígitos no país. 11,2% dos trabalhadores estão fora do mercado, sem ocupação. É a maior taxa da série histórica do IBGE, que começa em 2012.

O impacto disso, claro, é nos salários, que vêm despencando. Estamos passan-do por um momento delicado na econo-mia brasileira, com reajustes e turbulên-cias no governo que afetam diretamente os negócios e o dia a dia de todo cidadão. Empresas principalmente não podem se deixar afetar por instabilidades políticas e devem buscar sempre a excelência e otimização de seus negócios. Segundo Roni Mendes, da Guarda Tudo SF, alugar um espaço privativo em um guarda mó-veis é uma opção econômica para quem precisa se mudar para um escritório (ou apartamento) menor para diminuir os custos fixos.

Com a crise tomando conta do país, reduzir cus-tos é uma das formas de amenizar os efeitos da economia sobre seu negócio e sua casa. Contratar um guarda móveis para fazer armazenagem de materiais, documentos, móveis e equipamentos de escritório é um investimento que lhe ajudará a reduzir custos. Por que? Porque alugando um box em um guarda móveis você gastará menos com aluguel do seu escritório, podendo alocar-se em um espaço menor. A relação custo-benefí-cio envolvida nesta manobra pode ser uma tática

magnífica para o seu negócio, pois o valor de um aluguel de um escritório é imensamente maior do que o de um box no guarda móveis, além de lhe isentar de taxas e custos como luz, água, condo-mínio, etc. Muitas vezes, acabamos por não reparar em pe-quenas causas que nos trazem stress. Um am-biente apertado e poluído visualmente pode pre-judicar severamente o humor dos moradores (no caso de sua casa) ou de colaboradores no caso do escritório, e com isso, prejudicar a produtividade da empresa e a alegria e serenidade no lar. Uma forma simples e econômica para seguir adiante mais leve, sabendo que tudo está em se-gurança.

Os valores variam em função tamanho do espaço e do tempo para locação, mas começa em torno de R$ 180,00 por mês.

Serviço: Box Guarda Tudo SF Tel.: 3731-8465www.guardatudosf.com.br

Alugar um guarda móveis pode ser a solução para reorganizar sua vida

Formigas são consideradas pragas urbanas. No inverno, esses insetos procuram refúgio dentro das casas e movimentam-se à noite à procura de alimentos, principalmente na cozinha. Saiba como se proteger desses ataques das formigas, afugentando-as do ambiente doméstico. As formigas urbanas aprenderam a conviver nas habitações humanas, onde têm fácil acesso à ali-mentação.

Não adianta tentar eliminá-las: existem, no mun-do, 23 formigas por habitante da raça humana. Esses insetos fazem parte do meio ambiente e, por serem integrantes da cadeia alimentar, são importantes para o equilíbrio da natureza. Elas estão por toda parte, são mais de 20 mil espécies, tanto que 30 delas se integraram à vida urbana. Esses bichinhos invadem casas, apartamentos, eletrodomésticos, fiação e, principalmente, as nossas cozinhas. Quem nunca se deparou com um exército em fila indiana caminhando em di-reção à sua pia?

Elas buscam alimentos para manutenção dos seus ninhos e proteção contra o frio e calor ou

ainda para se livrarem de predadores, ou seja, o ambiente doméstico é seguro para as formigas. Mesmo sendo inofensivas, ninguém gosta de conviver com essas pragas urbanas dentro de sua residência. Afinal, por andarem em todos os lu-gares, elas carregam fungos e bactérias por onde passam, por isso são transmissores de doenças que causam problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreias. Além disso, podem infligir picadas doloridas, alergias e coceiras.

A grande questão é: como acabar com os ataques inoportunos das formigas urbanas? Para Francis-co Antonio Theodoro Neto, supervisor técnico da Osaka Controle de Pragas e Desentupimento, a resposta está na prevenção. “Como os sentidos mais apurados da formiga são o faro e o paladar, pode-se criar barreiras para impedir a invasão dessas pragas ao ambiente doméstico”, ensina. A Osaka preparou uma série de dicas simples que podem resolver o problema.

Dicas de prevenção:

Identifique a origem do percurso das formigas e tape os orifícios, fendas e rachaduras;

Cuide da limpeza da casa diariamente com água e vinagre;Mantenha alimentos cobertos e protegidos ou em recipientes selados;Não deixe expostos restos de comida ou líqui-dos. Limpe-os imediatamente;Conserve latas de lixos tampadas;Lave sempre os potes de comida e aplique vase-lina na base das tigelas dos animais;Coloque barreiras defensivas, como: talco de bebê, sal, marcas de giz, cascas de laranja, canela em pó e borra de café; Use cheiros para afugentar as formigas, como: cravo da índia, limão, pimenta-caiena e hortelã-pimenta;Nunca use veneno industrializado por conta pró-pria, os formicidas podem se espalhar no am-biente doméstico e envenenar a família e os ani-mais domésticos;

Se nada der certo, a saída é procurar uma empre-sa especializada no controle de pragas.

Serviço: Osaka Controle de Pragas e Desentupi-mento - www.osaka.com.br Mais informações: (11) 5668-4000 / 0800-109600 - (www.osaka.com.br)

Dicas para afastar formigas de sua residência

Page 48: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 48 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Serviços

Page 49: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 49

Atualize-se

Com a baixa no setor auto-motivo, investir nos cuida-dos com carro é alternativa para manter evitar a alta dos preços

A crise tem assustado muita gente e refreado o consumo em diversos setores. Tudo

isso tem um impacto profundo sobre as vendas e, principalmente, sobre os hábitos de consumo de vários brasileiros. Nesse período de maior economia e aperto, muita gente tenta driblar a inflação com alternativas aos gastos usuais. No setor automotivo, as vendas já tem impactado na produção e a expectativa é de um período de quedas ainda maiores.

A produção de carros comerciais leves, cami-nhões e ônibus no país teve um recuo de 18% na comparação com o mês de maio de 2015. Os dados são da Associação das Montadoras (An-favea) e apontam para um futuro de recessão na indústria. No acumulado do ano, o valor chega a 24,3%, o que mostra um cenário mais grave para as fábricas no comparativo com janeiro a maio de 2015.

A grande resposta por parte dos consumidores é o investimento na manutenção. Ela pode ser feita tanto de maneira preventiva quanto como uma maneira de driblar os gastos futuros com conser-tos, ou mesmo a troca de carro. Tudo para manter sempre o carro em seu melhor estado e retardar a compra de um novo veículo. As previsões re-afirmam ainda mais essa via como a melhor es-colha, já que a própria produção dos veículos em maio já é a menor em 12 anos, ainda segundo a Anfavea.

Menos veículos novos rodarão nas ruas, o que fará com que muita gente abra os olhos para itens que precisam ser trocados. Sem contar as revisões, que devem ser feitas periodicamente e acabam esquecidas. Tudo isso motiva a novas tendências de consumo, principalmente na venda de pneus. A internet tem sido uma das principais vias para as grandes lojas. Junior Scarpa, CEO da KD Pneus, aponta justamente para essa nova tendência de consumo na busca pelos acessórios automotivos. A loja tem marcado presença como um dos principais nomes do setor de vendas pela internet.

Praticidade

Aliada aos bons preços, a facilidade na compra pela internet tem despertado o interesse de diver-sos consumidores. Na busca por uma alternativa aos gastos com um carro 0 km e financiamen-tos, os clientes têm investido em itens essenciais para garantir que o carro rode com qualidade por muito mais tempo. As marcas já se posicionam e oferecem também um serviço exclusivo na hora da compra. “A KD Pneus oferece ainda a possi-bilidade de tirar as dúvidas online em tempo real com atendentes especializados. Tudo isso ga-rante a confiança do cliente e mais segurança ao comprar, com informações úteis para a escolha”.

Isso tem impacto direto sobre as vendas - justa-mente porque a internet oferece também algumas dificuldades a quem deseja investir nas peças de reposição corretas para o veículo. “Há uma so-brecarga de informações, que acaba por dificul-tar ainda mais na hora de encontrar os produtos e finalizar a compra”, ressalta Scarpa. A solução da KD oferece justamente a praticidade e as in-formações certas para encontrar o pneu que trará o melhor desempenho para cada modelo de ve-ículo.

Efeito cascataA queda da produção de veículos tem provoca-do também um efeito cascata em vários ramos do setor de automóveis. Os fornecedores acabam sofrendo com a diminuição de itens produzidos, afetando outras indústrias que trabalham direta-mente na fabricação de novos carros. Tudo acaba vendendo menos, desde autopeças até o plástico usado nas peças. Por isso, as vendas diretas para o mercado têm se tornado uma das alternativas principais para garantir os rendimentos mesmo em meio a essa recessão.

O setor acredita também em uma resposta até o final do ano. A retomada é aguardada e acredi-ta-se que ela será mais forte ainda no ano que vem. Isso tem afetado também os empregos: o número de trabalhadores se reduziu em 7,7% em relação a 2015. Os cortes somam quase 10 mil vagas no período de um ano, com corte de 1300 delas só no mês passado. Outra alternativa tem sido a exportação dos carros. As montadoras es-tão buscando mercado nos países vizinhos. A po-sitividade se vê representada nos números, que indicam 21,8% de aumento de janeiro a maio desse ano, de acordo com a Anfavea. Fonte: KD Pneus

Manutenção de veículos é resposta para driblar a crise da Redação

Page 50: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 50 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Meu dog de estimação

Renato Zanetti é especialista em comportamento animal e pioneiro em aplicar o conceito de enri-quecimento ambiental para cães em grupos

Que os cães gostam de morder mesmo que por brincadeira não é segredo para a maioria das pessoas, mas o que poucos sabem é o real mo-tivo dessas mordidas. É mais comum o filhote ter esse tipo de comportamento. Além de ser um algo natural dos cães, as mordidas aliviam as sensações desagradáveis na gengiva, relaciona-da ao nascimento e trocas de dentes. Mas, mui-tas vezes a mordida é estimulada pelos próprios tutores, principalmente em brincadeiras onde se mede a força.

“É comum identificar comportamentos de mor-didas em filhotes recém desmamados, mas neste período, os cães ainda estão com seus irmãos e

sua mãe, muitas vezes, não perceptível aos fu-turos tutores. Na troca dos dentes de leite (em torno do 3º a 4º mês), as atividades de morder se intensificam, quando os dentinhos começam a nascer, causando certo desconforto na gengi-va. Este comportamento não está relacionado à raça, pois faz parte do repertório natural dos cães”, afirma Renato.

Apesar de engraçado, esse comportamento pode acarretar alguns problemas para os donos e se tornar algo intolerável: destruição de objetos da casa, ou quando certas mordidas machucam a pele dos tutores, pois os dentes dos filhotes são fininhos e perfurantes.

O filhote pode aprender que morder é uma forma de atrair a atenção das pessoas.

Como lidar com as mordidas

dos cães filhotes

Page 51: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 51

Segundo Renato, existem estratégias que po-dem coibir esse comportamento:

1) evitar que o cão tenha acesso a objetivos que não podem ser mordidos;

2) nunca estimular brincadeiras nas quais o cão tenha a opção de morder os tutores;

3) oferecer brinquedos específicos para esta situação.

Se o cão não tem acesso a objetos proibidos, se não consegue morder braço e mão das pessoas e tem objetos específicos para saciar sua necessidade de destruir coisas, o proble-ma está resolvido.

Para iniciar o treino é necessário quatro pas-sos:

1) impedir que o cão tenha acesso a objetos que não devam ser mordidos (chinelo, con-trole remoto, pé da cadeira, etc);

2) oferecer objetos que podem ser mordidos pelo cão (brinquedos próprios, ossinhos de nylon, etc);

3) educar o filhote para que ele saiba quais são os objetos permitidos para serem mor-didos;

4) supervisionar as atividades do filhote, per-mitindo maior chance de acerto.

Para Renato, o enriquecimento ambiental ajuda nesse processo. “Tornar o ambiente mais rico é oferecer opções de escolha ao filhote. Se ele tem opção de explorar mais o ambiente (e isto pode ser até mesmo um apartamento pequeno), se há condições do filhote gastar seu tempo praticando ativida-des opostas à destruição (jogos cognitivos, forrageio, passeio, brincadeira com boli-nha, por exemplo) e se há estímulos tanto físicos, quanto mentais, o cão terá menos oportunidades e interesse em morder objetos não permitidos ou a própria mão do tutor”, finaliza.

Sobre a Dog Solution

Pensando no bem-estar e nas necessidades naturais dos cachorros que vivem em centros urbanos, o zootecnista Renato Zanetti criou a Dog Solution, um Centro de Convivência Canina onde são oferecidas inúmeras opor-tunidades para os animais se divertirem e expressarem seus comportamentos naturais.Saiba mais em: www.dogsolution.com.br

© S

unhe

yy |

dre

amst

ime.

com

Page 52: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 52 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Serviços

Page 53: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 53

Horóscopo Mensal para Julho/Agosto 2016 Por João Bidu

ÁriesJúpiter indica boas oportunidades de prosperar no trabalho. Mostre que é uma pessoa batalhadora e dedicada. Você terá muita facilidade para economizar e guardar dinheiro. Aproveite para enxugar os gastos e engordar a poupança. Troque ideias com parentes, pois pode dar e receber bons conselhos. Festas e encontros com amigos serão mais frequentes após o dia 12. Cuide com carinho da sua qualidade de vida. A partir do dia 12, os astros trarão ainda mais carinho, romantismo e sintonia ao casal. Preste atenção às pessoas que os parentes vão apresentar, pois pode conhecer alguém bem especial. Vários astros vão passar pelo seu paraíso astral a partir do dia 12, o que indica novidades e sucesso nas paqueras.

TouroBoa fase para expor seus projetos e opiniões no trabalho. Só não confie em qualquer um: fale com a pessoa certa. Você pode ter ideias bem criativas para ganhar dinheiro na primeira quinzena. Produtos caseiros também podem ser rentáveis. Boa fase para esclarecer tensões com amigos. Em família, ótimos papos e muito carinho. Sua saúde está protegida. Os astros enviam doses generosas de paixão, sedução e entusiasmo para o seu romance. Se seu coração bater mais forte e rápido por alguém, dê o primeiro passo e aposte num papo descontraído para descobrir os interesses em comum. Você saberá direitinho o que dizer e como agir para encantar e conquistar o alvo.

GêmeosTerá vigor e determinação no trabalho. Pode iniciar uma tarefa diferente ou assumir novas responsabilidades. Encare tudo com firmeza. Não empreste sua grana e evite investimentos de risco para não sair no prejuízo. Os astros vão deixar seu signo mais apegado às pessoas que ama. Cuide delas com carinho. Você vai se sentir forte e com disposição. Mostre o quanto a pessoa amada é importante em sua vida e faça a sua parte para garantir que a união se fortaleça cada dia mais. Mas você deve se policiar para não sufocar o par com cobranças e desconfianças. Por mais que goste da sua liberdade, o desejo de sossegar num relacionamento estável deve falar alto no seu coração neste mês.

CâncerTodos os pontos fortes do seu signo estão em evidência. Aproveite para mostrar o seu potencial e lutar com garra pelas suas ambições. Você pode ter ótimas oportunidades de ampliar seus ganhos, sobretudo com artes, decoração e consultoria. Seu signo estará ainda mais cuidadoso e protetor com quem estima. A saúde pede atenção com fadiga e doenças crônicas. Respeite seus limites. Se depender dos astros, você e seu bem vão curtir um período de muito carinho e envolvimento. Mesmo que enfrentem divergências, terá facilidade para dialogar e expor o que sente. Prepare-se para viver fortes emoções na conquista. Uma paixão pode surgir de repente e causar uma grande virada na sua vida.

LeãoCumpra suas tarefas sem alarde e não comente seus planos com ninguém. Vá mexendo seus pauzinhos discretamente e espere a hora certa para mostrar os resultados do seu empenho no trabalho. Você terá que ralar um pouco mais no serviço para aumentar seus ganhos, mas Júpiter traz sorte e bons estímulos. Você pode liderar ou representar a família em assuntos importantes. Fuja de fofocas com amigos. Diminua o ritmo e descanse até sentir que sua energia está recuperada. Evite remoer dúvidas. Abra seu coração com quem ama e converse sobre o que incomoda. Alguns astros vão aumentar seu charme a partir do dia 12, o que deve vencer o desânimo e atrair novos admiradores. Dê abertura para aproximações.

VirgemAproveite a primeira quinzena do mês para defender suas ideias e seus projetos no trabalho. Você vai falar com convicção e pode atrair bons aliados. Pode ser uma fase bem lucrativa para quem lida com tecnologia, cosméticos ou acessórios da moda, por exemplo. Cuidado para não impor demais as suas opiniões em família: respeite as diferenças. Boa popularidade na vida social. Discutir a relação pode ser muito importante, mas você deve ter cuidado para não deixar a conversa virar briga. Pegue leve com a franqueza para não magoar o par. Encontros com amigos serão ótimas oportunidades de paquerar e conhecer gente interessante. Se tiver um alvo na mira, vai ser fácil seduzir e conquistar.

LibraVocê estará ambiciosa e vai lutar com unhas e dentes para conquistar poder e sucesso no que faz. Marte dá sinal verde para investir num novo negócio, mas não se precipite: planeje direitinho para não errar. Divida bem o tempo entre trabalho e família para não ouvir cobranças em casa. Amizades receberão bons estímulos. Seu organismo estará mais sensível. Escolha bem o que come e bebe para evitar intoxicações. Seja paciente para driblar as diferenças com o par. Valorize as afinidades e objetivos em comum. O amor pode ficar meio de lado nas primeiras semanas. Se rolar paquera, é provável que seja com alguém do seu emprego. Mas será preciso separar namoro e trabalho para evitar atritos, ok?

EscorpiãoVocê vai querer abrir seus horizontes, estudar e crescer no que faz. Marte dará a ousadia necessária para você lutar pelas suas ambições. Promoção no trabalho pode render um bom aumento de salário na segunda quinzena. Bom mês para viajar e visitar pessoa querida que mora longe. Terá energia dobrada e disposição. Cuidar e mimar quem ama será um prazer, mas você deve se policiar para não exagerar na dose ao ponto de querer controlar cada passo do par. Livre-se das desconfianças. Se decidir conquistar alguém, você não pensará duas vezes para tomar a iniciativa, chegar junto e mostrar todo seu charme. Saia da rotina, pois pode ter boas surpresas durante uma viagem, um curso ou em lugares que não costuma frequentar.

SagitárioSe você anda insatisfeita com o que faz, este é um bom mês para mudar de área, função ou até de emprego. Você pode ter bons lucros com uma parceria na primeira quinzena. Ou talvez receba uma grana inesperada de herança, seguro ou acordo judicial. Evite se aborrecer à toa com parentes. Valorize os amigos leais. Os astros darão força para abandonar um vício e eliminar tudo que faz mal. O desejo promete esquentar até mesmos as relações mais antigas. A segunda quinzena será perfeita para sair da rotina com seu bem. Seu poder de sedução está no auge e pode ter surpresas de tirar o fôlego na paquera. Escolha o alvo, jogue charme e vai conquistar quem deseja num piscar de olhos. Pode até rolar um namoro à distância.

CapricórnioOs astros indicam muito sucesso num trabalho de equipe ou sociedade. Você só precisa saber conciliar os interesses de todos, sem impor as suas vontades. Você pode buscar uma segunda fonte de renda para ter mais segurança financeira. Tensões vão rondar o convívio com parente. Tenha jogo de cintura para não brigar. Na vida social, você vai liderar a turma. Se respeitar os limites do seu corpo e controlar o estresse, nada deve afetar seu bem-estar neste mês. Ótimas energias vão abençoar seu convívio com quem ama, o que deve fortalecer bastante a união. Aproveite para conversar e resolver qualquer divergência com seu bem. Seu poder de sedução vai triplicar a partir do dia 12. Uma amizade pode se transformar em paixão.

AquárioVocê vai dar um gás no trabalho e não deixará nenhuma tarefa pendente. Mire em suas ambições e corra atrás. Procure ser mais realista ao lidar com dinheiro para não se enrolar com dívidas ou estourar o limite do cartão de crédito. Você vai se sentir mais responsável pela família e fará tudo para proteger quem estima. Pode estreitar laços de amizade com colegas de trabalho. Você vai investir em uma rotina mais saudável e equilibrada. Apoie seu par em tudo que puder e conte com ele para o que precisar também. Encontros frequentes com alguém que você já conhece podem realçar afinidades, despertar seu interesse e render uma paquera. Pode ser uma pessoa do trabalho, da escola ou que encontra diariamente.

Peixes Você vai encarar o trabalho com prazer. Estimule os colegas e tudo vai parecer mais fácil. Boa fase para apresentar um projeto aos chefes. Você terá sorte e ótimas ideias para ganhar dinheiro com seu trabalho. Faça uma fezinha, pois pode se dar bem em sorteios. O convívio com parentes e amigos será bem animado. Sua vaidade vai aumentar a partir do dia 12 e será um ótimo incentivo para se cuidar melhor. Se depender do seu astral, o romance vai ganhar mais entusiasmo, alegria e descontração. Convide seu bem para sair da rotina e conhecer lugares diferentes. Com vários astros no seu paraíso astral, você vai esbanjar simpatia, bom humor e alegria, o que deve atrair muitos admiradores e pretendentes nas paqueras.

Page 54: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 54 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Page 55: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 55

Page 56: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 56 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Page 57: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 57

Page 58: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 58 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Ei, anota aí

Page 59: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 59

Oficina da CosturaCristina ou Alzira

3692-3012

Vendo Imóvel de 912m2 na Vila S. Francisco, altura do

5.200 da Av. Corifeu de A. Marques. Tel.: 95841.3714

serviços e delivery

Page 60: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 60 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Festa Junina do Grupo Socorrista Maria de Magdala - versão 2016

A festa junina do ano de 2016 aconteceu nos dias 4 e 5 de Junho - dias de frio e muita chuva em São Paulo. Mas no “arraiá do Magdala” só se vi-ram sorrisos, risadas e muita alegria. Com a pre-sença de 4.500 pessoas, os convidados puderam se deliciar com quitutes, doces caseiros típicos, comidas tradicionais e diversão. A quadrilha, ponto alto da festa, aconteceu em baixo da tenda principal, em meio às mesas dos convidados -

uma prova da alegria contagiante e do espírito de superação de todos os envolvidos! A direto-ria do Grupo gostaria de aproveitar este espaço para agradecer a todos: fornecedores, patrocina-dores, alunos da EAE, dirigentes e convidados, pela festa que transcorreu com total harmonia. Especial agradecimento à Guarda Municipal e ao Corpo de Bombeiros da Cidade de São Paulo, pelo apoio.

Os ganhadores das TV´s do bingo 2016

D.A.D. Modas

Salao de Beleza Thelma & Louize

Esse ano foram feitos dois bin-gos de smart TV´s de 32 pole-gadas. Ao lado, os felizes ga-nhadores!

Nossos agradecimentos aos pa-trocinadores, empresas da re-gião que todo ano prestigiam o evento!

Patrocinadores e ColaboraçãoA barraca de doces gostaria de agradecer aos seus patro-cinadores:

Page 61: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 61

Eita!

Próximo ano,

tem mais!

Page 62: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 62 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Investir em imóveis é uma opção segura nos

momentos de crise.Apesar da crise, comprar imóveis é a

melhor forma de investimento, apontam especialistas.

Page 63: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 63

Investir em imóveis é uma opção segura nos

momentos de crise.Apesar da crise, comprar imóveis é a

melhor forma de investimento, apontam especialistas.

Page 64: Leve e Leia Edição Julho_Agosto 2016

Leve & Leia®

PG 64 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br