Top Banner
MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA MARCELO BEZERRA CRIVELLA SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DA PESCA E AQUICULTURA DO PARANÁ JOSÉ ANTONIO FARIA DE BRITO Curitiba –Terça feira, 27 de novembro de 2012 NESTA EDIÇÃO SUPERINTENDENTE DO PARANÁ PRESTIGIA 10ª EDIÇÃO DO ENCONTRO CULTIVANDO ÁGUA BOA, DA ITAIPU BINACIONAL ENCONTRO COM ASSOCIADOS DA COOPERÇU VISITA A ÁREA DE PRODUÇÃO DA COOPERÇU
7

Boletim informativo n 14

Jun 05, 2015

Download

Documents

lcainformatica
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Boletim informativo  n 14

MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA

MARCELO BEZERRA CRIVELLA SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DA PESCA E AQUICULTURA DO PARANÁ

JOSÉ ANTONIO FARIA DE BRITO

Curitiba –Terça feira, 27 de novembro de 2012

NESTA EDIÇÃO

• SUPERINTENDENTE DO PARANÁ PRESTIGIA 10ª EDIÇÃO DO ENCONTRO CULTIVANDO ÁGUA BOA, DA ITAIPU B INACIONAL

• ENCONTRO COM ASSOCIADOS DA COOPERÇU • VISITA A ÁREA DE PRODUÇÃO DA COOPERÇU

Page 2: Boletim informativo  n 14

ASSOCIADOS DA COOPERÇU RECEBEM O SUPERINTENDENTE FEDERAL DA PESCA E AQUICULTURA DO P ARANÁ

José Antonio Faria de Brito (Britasso), Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Paraná, participou de um importante encontro com representantes de entidades e associações de piscicultores da Bacia do Rio Iguaçu. Promovido pela Cooperativa de Peixes do Rio Iguaçu /COOPERÇU, o encontro aconteceu na quarta feira (21), num dos braços do Rio Iguaçu, no Município de Três Barras do Paraná, distante 392 km da capiatal, Curitiba. O objetivo do encontro foi apresentar o Superintendente aos associados e entidades representativas da piscicultura na região, assim como os representantes dos Municípios do Pró-Caxias / Pró Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao lado da Usina de Salto Caxias, além de conhecer as demandas e apresentar o Plano Safra da Pesca e Aquicultura aos produtores da região. O desenvolvimento da piscicultura através da COOPERÇU Paulo Langner, Presidente da COOPERÇU, fez a apresentação, relatando a determinação do superintendente e o seu empenho em buscar resultados, fez um breve balanço da atual situação da cooperativa.

Page 3: Boletim informativo  n 14

A COOPERÇU, continua sendo um bom exemplo de cooperativa bem administrada, com cerca de duzentos associados, tem se destacado pela luta constante do seu presidente em busca das liberações para as áreas de cultivo, além de fazer importantes viagens com o objetivo de trazer conhecimento e novas técnicas para o pleno desenvolvimento da piscicultura na Bacia do Rio Iguaçu.

A Cooperçu tem 11 áreas com licenciamento prévio e 23 áreas em análise técnica. Apesar do crescimento e futuro promissor, os associados tem se deparado com um entrave determinante, que muitas vezes desanima os produtores a continuarem no projeto – o crédito, um

financiamento a longo prazo. Ações do Ministério da Pesca e Aquicultura O Superintendente Britasso ouviu atentamente a esplanação de Paulo Langner e as reivindicações dos produtores, aproveitou para apresentar as novas propostas do Ministério da Pesca e Aquicultura / MPA, tendo como base o recém anunciado Plano Safra da Pesca e Aquicultura / PSPA, onde um dos ítens segue de encontro com o gargalo destes trabalhadores – mais crédito e investimentos. São planos específicos para pequenos, médios e grandes pescadores e aquicultores. Britasso disse ainda, que o Banco do Brasil, parceiro do MPA no PSPA, tem condições de atender os profissionais do setor, desde que os mesmos atendam as garantias pedidas pela instituição financeira. “ O Plano é recente, o Banco do Brasil

Page 4: Boletim informativo  n 14

deve orientar seus servidores e com certeza propostas serão apresentadas. Não faltarão recursos para pescadores e produtores que poderão investir e contribuir com o crescimento da nossa produção, “ disse o superintendente. Conhecendo as áreas produtivas O Superintendente foi convidado por Paulo Langner à conhecer as áreas de produção da COOPERÇU. Durante o percurso, foi constatado o grande potencial da cooperativa, cujos dados possíveis de produção dos 11 projetos com licenças prévias , giram em torno de 7.000 toneladas/ano. O peixe cultivado é a tilápia.

As experiências bem sucedidas da COPERÇU em Três Barras do Paraná, onde existem 530 tanques rede em funcionamento, com produção de 1.600 kg de peixe por cada gaiola, são excelentes bases, que estimulam o MPA, através do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, a expandir um plano teritorial em toda a bacia do Iguaçu, criando parques aquícolas que fortalecerão o setor, estimulando a economia nos Municípios e multiplicando a produção em todo o Estado do Paraná.

Page 5: Boletim informativo  n 14

SUPERINTENDENTE DO PARANÁ

PRESTIGIA ENCONTRO EM FOZ DO IGUAÇU CULTIVANDO ÁGUA BOA ( CAB+10)

Nos dias 22 e 23 de novembro, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, aconteceu a 10ª edição do Encontro Cultivando Água Boa, promovido pela Itaipu Binacional. Neste ano, o principal tema era “O caminho adiante” – título do último capítulo da Carta da Terra, documento que inspirou o evento em 2003. Cerca de três mil pessoas prestigiaram o encontro, que, entre autoridades, instituições e entidades representativas, assistiram palestras, apresentações culturais e a assinatura de um compromisso institucional para a sustentabilidade.

“O caminho adiante” prevê a renovação constante do compromisso com as Nações Unidas e os princípios de respeito e cuidado com a comunidade; justiça social e econômica; integridade ecológica; democracia, não violência e paz. Segundo o Diretor de Coordenação da Itaipu – Nelton Friedrich, esse é o caminho do Cultivando Águas Boas.

Nelton Friedrich, ao falar dos programas do CAB, fez menção a inclusão do cultivo da tilápia nos

Page 6: Boletim informativo  n 14

lagos de Itaipu, processo que tem sido discutido com representantes do Brasil e Paraguai.

Presença do setor da pesca e aquicultura

O Prefeito de Toledo José Carlos Schiavinato, o Diretor Nacional da Itaipu, Jorge

Samek, o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Paraná José Antonio

Faria de Brito e o Diretor de Coordenação da Itaipu Nelton Friedrich.

O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Paraná – Dr. José Antonio Faria de Brito (Britasso), representou o Ministro da Pesca e Aquicultura – Marcelo Crivella, também presentes Associações de Pescadores, Colônias de Pescadores e Associações de Piscicultores.

Todos os passos da sustentabilidade, em sintonia com o evento Cultivando Águas Boas, traz a tona a liberação do cultivo da tilápia nos lagos de Itaipu. Lago de Itaipu - Google

O Superintendente, nas viagens que fez ao oeste do Estado, presenciou o anseio dos pescadores artesanais e suas famílias com este problema. “ Sabemos que são muitas as famílias que

Page 7: Boletim informativo  n 14

dependem exclusivamente da pesca nesta região e que o grande entrave para o crescimento da produção está em resolver esta pendência,” disse, argumentando que o Ministério da Pesca e Aqüicultura, junto com a Itaipu Binacional, estão buscando soluções urgentes com as autoridades paraguaias para resolver o entrave. Britasso conversou com representantes da Itaipu Binacional, procurando uma saída rápida para o problema. Os estudos apresentados até agora, deixam claro que a espécie já ocorre no reservatório, inclusive com depoimento de pescadores. O superintendente, que estará em Brasília durante toda a semana, buscará novidades para o desdobramento do entrave que tem impedido o crescimento da piscicultura no Oeste do Estado. Resposta da agenda passada

O Superintendente conversou com pescadores que estavam no evento e ficou satisfeito ao saber que em Santa Helena, a Colônia de Pescadores foi procurada pelo Banco do Brasil, resultado da apresentação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura feita pelo superintendente no início do mês.

Comunicação SFPA/PR ANTONIO RICARDO MEDEIROS ASSUNÇÃO

[email protected] 41. 3264-1646/3407

Rua Francisco Alves Guimarães, 346 Cristo Rei – Curitiba / PR