YOU ARE DOWNLOADING DOCUMENT

Please tick the box to continue:

Transcript
Page 1: Energias alternativas

ESCOLA BÁSICA RAINHA SANTA ISABEL

Disciplina: Ciências Naturais

Professora: Ana Cristina Almeida

Trabalho realizado por: Margarida Rodrigues e

Maria Laura Jesus

(8B)

Maio de 2016

Page 2: Energias alternativas

É a força em ação É a capacidade que uma máquina ou um ser vivo tem para realizar um trabalho

ENERGIA

Page 3: Energias alternativas

SITUAÇÃO ATUAL

Page 4: Energias alternativas

Mais de 50% da energia elétrica consumida em Portugal tem origem em tecnologias renováveis . A queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo,

gás natural) nas centrais termoelétricas gera impactos ambientais devido à emissão de gases poluentes, contrariamente ao que se passa com as fontes renováveis (exceção feita à queima de biomassa).

IMPACTOS AMBIENTAIS

Page 5: Energias alternativas

É uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural.

São fontes de energia renováveis (geradas na Natureza a

uma taxa igual ou superior à do seu consumo/utilização).

É obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, não sendo poluentes.

ENERGIA ALTERNATIVA

Page 6: Energias alternativas

O sol é o responsável direto pela energia solar (fotovoltaica e térmica), mas está também na origem da energia eólica, ao provocar as diferenças de pressão que dão origem ao vento e à energia das ondas.

O sol contribui também para o desenvolvimento da matéria orgânica de origem biológica (biomassa) e é o principal agente do ciclo da água.

ENERGIA ALTERNATIVA

Page 7: Energias alternativas

ENERGIA SOLAR

ENERGIAS RENOVÁVEIS VANTAGENS INCONVENIENTES

- São consideradas inesgotáveis à escala humana comparando aos combustíveis fósseis. - Têm um impacto ambiental menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), porque não produzem CO2 ou outros gases com efeito de estufa (GEE). - Oferecem menos riscos do que a energia nuclear. - Permitem a criação de novos postos de emprego (ocorre investimento em zonas desfavorecidas). - Permitem reduzir as emissões de CO2 e melhoram a qualidade do Ar. - Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis. - Conferem autonomia energética ao país, uma vez que a sua utilização não depende da importação de combustíveis fósseis.

- Custos elevados de investimento e infraestruturas apropriadas. - Impactos visuais negativos no meio ambiente; - Energia da Biomassa – o método de combustão da biomassa não é limpo. - Energia Hidroelétrica – causa erosão de solos que pode ter impacto na vegetação do local. - Energia Solar – os custos iniciais muito elevados; - Energia das Ondas – depende muito da localização e é bastante dispendiosa; - Energia Eólica – o custo inicial das turbinas é muito elevado e produzem muito ruído.

Page 8: Energias alternativas

Energia Hídrica

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA

Energia da Biomassa

Energia Solar

Energia Eólica

Energia Geotérmica

Energia das Marés

Energia das Ondas

Page 9: Energias alternativas

Os raios solares são captados por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformados em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento.

ENERGIA SOLAR É a fonte de energia mais poderosa - Num segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.

Pode ser produzida energia elétrica por dois processos:

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS (A energia pode ser convertida diretamente em energia elétrica através de células fotovoltaicas). SISTEMAS TÉRMICOS (O aquecimento de um fluido, líquido ou gasoso, em coletores solares, é a utilização mais frequente de energia solar).

Page 10: Energias alternativas

ENERGIA SOLAR

ENERGIA SOLAR VANTAGENS INCONVENIENTES

- É uma fonte energética renovável. - Produz poucos gases com efeito de estufa (GEE). -Está virtualmente disponível em qualquer lugar da Terra. -Não polui durante o seu uso. – As centrais necessitam de manutenção mínima. – A energia solar é uma solução economicamente viável porque os painéis solares são cada vez mais potentes e a menor, custo. – É uma excelente alternativa em lugares remotos ou de difícil acesso, pois a sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

- Custos elevado de instalação de painéis solares. – As variações na produção (dependentes do clima e durante a noite) implicam a existência de meios de armazenamento da energia produzida durante o dia. – As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e à energia hidroelétrica (água). – Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, apesar deste valor ter vindo a aumentar ao longo dos anos.

Page 11: Energias alternativas

A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes aéreas. A energia eólica tem sido utilizado desde a Antiguidade para mover os barcos movidos por velas ou operar máquinas para movimentação das suas fábricas de pás. A energia eólica está associada ao movimento das massas de ar que se deslocam a partir de zonas de alta pressão do ar para as zonas adjacentes de baixa pressão, com velocidades proporcionais a gradiente de pressão..

ENERGIA EÓLICA

Page 12: Energias alternativas

ENERGIA SOLAR

ENERGIA EÓLICA VANTAGENS INCONVENIENTES

- É uma fonte energética renovável e inesgotável. - Não emite gases poluentes nem gera resíduos. - Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE). - Os parques eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado. - Reduz a elevada dependência energética do exterior, nomeadamente a dependência em combustíveis fósseis. -É mais económica devido à menor aquisição de direitos de emissão de CO2 por cumprir o protocolo de Quioto e diretivas comunitárias. É uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.

- A intermitência (nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária), do vento que dificulta a sua exploração. - Provoca um impacto visual considerável, (a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem). - Impacto sobre as aves do local, principalmente pelo choque destas nas pás. -Impacto sonoro (o vento bate nas pás produzindo um ruído constante de aproximadamente 43 decibéis, tornando necessário que as habitações mais próximas estejam no mínimo a 200 metros de distância). -Pode afetar o comportamento habitual de migração das aves.

Page 13: Energias alternativas

Na biomassa não são contabilizados os tradicionais combustíveis fósseis, apesar de estes serem também derivados do ramo vegetal e mineral (são exemplos carvão mineral do ramo vegetal e o petróleo e gás natural do ramo mineral), no entanto estes são resultado de várias transformações que requerem vários milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode ser considerada um recurso natural renovável, contrariamente aos combustíveis fósseis.

ENERGIA DA BIOMASSA Biomassa são: - os resíduos sólidos naturais e os resíduos resultantes da atividade humana. - os subprodutos da pecuária, da agricultura, da floresta ou da exploração da indústria da madeira, etc. - a parte biodegradável dos resíduos sólidos urbanos (lixo doméstico).

Page 14: Energias alternativas

ENERGIA SOLAR

ENERGIA DA BIOMASSA VANTAGENS INCONVENIENTES

- É uma energia renovável. - É pouco poluente, não emitindo CO2 (de acordo com o ciclo natural de carbono neutro). - É altamente fiável e a resposta às variações de procura é elevada. - A biomassa sólida é extremamente barata, sendo as suas cinzas menos agressivas para o ambiente. - Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc).

- Desflorestação de florestas, além da destruição de habitats. - Possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis. - Os biocombustíveis líquidos contribuem para a formação de chuvas ácidas. - Dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa sólida.

Page 15: Energias alternativas

Os biocombustíveis são combustíveis líquidos ou gasosos, produzidos a partir da biomassa. Os mais comuns são o Biodiesel e o Bioetanol. O Biodiesel é obtido a partir de óleos orgânicos.

BIOCOMBUSTÍVEIS

O Bioetanol é produzido a partir da fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido, celulose).

Page 16: Energias alternativas

ENERGIA SOLAR

ENERGIA DE BIOCOMBUSTÍVEIS VANTAGENS INCONVENIENTES

- O biodiesel substitui o óleo diesel sem necessidade de ajustes nos motores. - Contribui com redução do lixo no planeta, pois o lixo pode ser usado na produção de biocombustível. - Promove o manuseamento e armazenamento mais seguros que os dos combustíveis fósseis. - Fecham o ciclo do carbono, contribuindo para a estabilização da concentração de CO2 na atmosfera (GEE).

- Grande consumo de energia para a sua produção. - Aumento do consumo de água para a irrigação das culturas. - Redução da biodiversidade. - Contaminação de lençóis freáticos por nitritos e nitratos.

Page 17: Energias alternativas

É também chamada de energia geotermal. É a energia obtida a partir do calor proveniente do interior do planeta Terra. Funciona graças à capacidade natural da Terra e/ou da sua água subterrânea em reter calor. Com o aumento da profundidade a temperatura das rochas aumenta cada vez mais. Mas, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.

ENERGIA GEOTÉRMICA

Page 18: Energias alternativas

ENERGIA SOLAR

ENERGIA GEOTÉRMICA VANTAGENS INCONVENIENTES

- A energia geotérmica é inesgotável. - Não é poluente porque quase não tem emissões de CO2. - Não ocupa grandes áreas como por exemplo, a hidroelétrica. - A energia geotérmica é das mais seguras e de fácil manutenção -As centrais geotérmicas funcionam 24 horas por dia, durante todo o ano porque a central geotérmica situa-se diretamente por cima da sua fonte de combustível. -É resistente a interrupções de produção de energia devido a condições atmosféricas, catástrofes naturais ou cisões políticas que podem interromper o transporte de combustíveis.

-A perfuração dos solos para a introdução de canos é dispendiosa. - Elevado custo de manutenção dos canos (onde a água causa corrosão e depósitos minerais). - Os antigelificantes usados nas zonas mais frias são poluentes: apesar de terem uma baixa toxicidade, alguns produzem CFCs e HCFCs.

Page 19: Energias alternativas

ENERGIA DAS MARÉS

A produção desta energia resulta do aproveitamento dos desníveis da água que resultam da subida e da descida das marés.

Page 20: Energias alternativas

ENERGIA SOLAR

ENERGIA DAS MARÉS VANTAGENS INCONVENIENTES

- A energia das marés é renovável.

- É previsível a ocorrência de marés.

- Ocorre de uma forma constante.

- Elevado custo de instalação. - A produção de energia

depende dos desníveis das marés.

Page 21: Energias alternativas

ENERGIA DAS ONDAS

A produção desta energia resulta do aproveitamento do movimento oscilatório das ondas.

Page 22: Energias alternativas

ENERGIA SOLAR

ENERGIA DAS ONDAS VANTAGENS INCONVENIENTES

- A energia das ondas é renovável.

- Não produz CO2.

- O fornecimento de energia não é contínuo.

- O fornecimento de energia apresenta baixo rendimento.

- Impacto negativo na fauna aquática.

- Impacto negativo em termos paisagísticos.

Page 23: Energias alternativas

BIBLIOGRAFIA EDP Energias de Portugal. (02 de 05 de 2016). Origens da Eletricidade. Obtido de EDP Serviço Universal: http://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/Pages/OrigensdaEnergia.aspx Espaço CN8. (02 de 05 de 2016). Energias alternativas. Obtido de SlideShare: http://pt.slideshare.net/espacn88/energias-alternativas-4270634 Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis. (03 de 05 de 2016). Obtido de Portal Energia: http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-das-energias-renovaveis/