Top Banner
28

termodinâmica revisão

Jan 17, 2016

Download

Documents

Jefferson Lira

breve revisão de termodinâmica
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: termodinâmica revisão
Page 2: termodinâmica revisão

Termodinâmica – O que significa?

• No início, ocupou-se do estudo dos processos que permitiam converter calor em trabalho, ou seja, energia termica em energia mecânica.

calor força,movimento

TERMODINÂMICA

Page 3: termodinâmica revisão

Mas que diabos é calor e trabalho

Page 4: termodinâmica revisão

Quando dois corpos com temperaturas diferentes são postos em contato, ocorre transferência de energia térmica do corpo de maior temperatura para o corpo de menos temperatura e está energia térmica que se transfere é dada o nome de calor

Page 5: termodinâmica revisão

Processos de transferência de calor

condução

convecção

Irradiação

Page 6: termodinâmica revisão

Já tralho é a energia em transito entre dois corpos devido a ação de uma força.

Page 7: termodinâmica revisão

Estudo dos gasesOs gases são de extrema importância para termodinâmica pois possuem algumas propriedades interessantes como sua compressibilidade e sua expansibilidade.Que para termodinâmica facilita a compreensão de alguns conceitos.O estado de um gás é caracterizado pelos valores assumidos por três grandezas: o volume (V), a pressão (p) e a temperatura (T).

Page 8: termodinâmica revisão

Estudo dos gasesNos gases podem ocorrer As chamadas “transformações de estado” que ocorrem da seguinte maneira.

Page 9: termodinâmica revisão

Ex: Certo gás contido em um recipiente de 1m³ com êmbolo exerce uma pressão de 250Pa. Ao ser comprimido isotermicamente a um volume de 0,6m³ qual será a pressão exercida pelo gás?

Page 10: termodinâmica revisão

Ex: Um gás de volume 0,5m³ à temperatura de 20ºC é aquecido até a temperatura de 70ºC. Qual será o volume ocupado por ele, se esta transformação acontecer sob pressão constante?

Page 11: termodinâmica revisão

Ex:Um gás que se encontra à temperatura de 200K é aquecido até 300K, sem mudar de volume. Se a pressão exercida no final do processo de aquecimento é 1000Pa, qual era a pressão inicial?

Page 12: termodinâmica revisão

Estudo dos gasesA relação entre as grandezas volume (V), pressão (p) e temperatura (T). É feita através da equação de Clapeyron.

𝑝 .𝑉=𝑛 .𝑅 .𝑇Um gás ideal confinado num recipiente pode sofrer variação de pressão, volume e temperatura, mantendo-se sua massa e número de mols

Page 13: termodinâmica revisão

Se quero aprender termodinâmica, por que estou

estudando gases?

Page 14: termodinâmica revisão

Ao cedermos energia térmica para um gás ele aumenta sua agitação molecular, fazendo com que o gás se aqueça e ocorra uma expansão, de modo que o gás realizando trabalho.

Page 15: termodinâmica revisão

Ao começarmos a encher um pneu de bicicleta realizamos um trabalho ao bombear o pneu, e com isto a bomba vai se aquecendo a medida que vai sendo bombeada.

Page 16: termodinâmica revisão

Calma ai! Podemos então

transformar calor em trabalho e trabalho em

calor.Então calor e o trabalho

são a mesma coisa?

Page 17: termodinâmica revisão

Este é o ponto central do que chamamos de termodinâmica.A equivalência entre calor e trabalho, foi debatida durante muito tempo no meio cientifico até o dia em que um Físico inglês conhecido como Joule.

Page 18: termodinâmica revisão

E com este experimento Joule conseguiu formular a “1º Lei da Termodinâmica”: Onde a variação da energia interna de um sistema é igual a quantidade de calor recebida ou fornecida pelo meio externo menos o trabalho realizado no processo.

∆𝑈=𝑄−𝑊Obs.

Para maquinas que operam em ciclos:

Page 19: termodinâmica revisão

Ex: Ao receber uma quantidade de calor Q=50J, um gás realiza um trabalho igual a 12J, sabendo que a Energia interna do sistema antes de receber calor era U=100J, qual será esta energia após o recebimento?

Page 20: termodinâmica revisão

Quando você pensar que o barco vai afundare tudo está perdido!

Page 21: termodinâmica revisão

Lembre-se pode PIORAR

Page 22: termodinâmica revisão

Máquina térmicaUma maquina térmica opera em ciclos contínuos retirando uma certa quantidade de calor da fonte quente, transforma parte deste calor em trabalho e a parte restante é rejeitada á fonte fria.

Page 23: termodinâmica revisão

O que irá me dizer se esta maquina é boa ou ruim é seu rendimento:

𝜂=𝑊𝑄1

,𝑚𝑎𝑠𝑊=𝑄1−𝑄2𝑙𝑜𝑔𝑜 :𝜂=1−𝑄2

𝑄1

A maquina que opera em ciclos e possui maior rendimento, são as maquinas que obedecem o ciclo de Carnot (duas transformações isotérmicas alternadas com duas adiabáticas), onde as quantidades de calor trocados entre a fonte quente e fria são proporcionais as respectivas temperaturas absolutas 𝑄1

𝑄2

=𝑇1

𝑇 2

𝑙𝑜𝑔𝑜 :𝜂=1−𝑇1

𝑇2

Page 24: termodinâmica revisão

E a conclusão retirada deste processo cíclico foi a “2º Lei da Termodinâmica”: É impossível a construção de uma maquina térmica que opere em ciclos, tendo como efeito único a conversão integral de calor em trabalho.

Page 25: termodinâmica revisão

Questão 51, pag. 13

Page 26: termodinâmica revisão

Enem – 2012. Aumentar a eficiência na queima de combustível dos motores a combustão e reduzir suas emissões de poluentes é a meta de qualquer fabricante de motores. É também o foco de uma pesquisa brasileira que envolve experimentos com plasma, o quarto estado da matéria e que está presente no processo de ignição. A interação da faísca emitida pela vela de ignição com as moléculas de combustível gera o plasma que provoca a explosão liberadora de energia que, por sua vez, faz o motor funcionar.No entanto, a busca da eficiência referenciada no texto apresentacomo fator limitante:a) o tipo de combustível, fóssil, que utilizam. Sendo um insumonão renovável, em algum momento estará esgotado.b) um dos princípios da termodinâmica, segundo o qual orendimento de uma máquina térmica nunca atinge o ideal.c) o funcionamento cíclico de todos os motores. A repetiçãocontínua dos movimentos exige que parte da energia sejatransferida ao próximo ciclo.d) as forças de atrito inevitável entre as peças. Tais forçasprovocam desgastes contínuos que com o tempo levamqualquer material à fadiga e ruptura.e) a temperatura em que eles trabalham. Para atingir o plasma,é necessária uma temperatura maior que a de fusãodo aço com que se fazem os motores.

Page 27: termodinâmica revisão

Questão 57, pag. 15

Page 28: termodinâmica revisão

Questão 74, pag. 20