Top Banner
Propriedades periódicas
17

Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

Apr 07, 2016

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

Propriedades periódicas

Page 2: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem e decrescem em cada período da Tabela Periódica.

Entre as propriedades periódicas temos: raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade

Page 3: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

Propriedades aperiódicas: os valores desta propriedade variam à medida que o número atômico aumenta, mas não obedecem a posição na Tabela, ou seja, não se repetem em períodos regulares.Entre as propriedades aperiódicas temos: calor específico, índice de refração, dureza e massa atômica.

Page 4: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

É a distância do núcleo do átomo até o seu elétron mais externo (camada de valência). Como consequência do átomo não ser rígido é impossível calcular o seu raio atômico exato. Deste modo, calcula-se o seu raio atômico médio.

Page 5: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

Propriedades periódicasRaio atômico

Page 6: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.
Page 7: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

É a energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. Em uma família cresce de cima para baixo, a medida em que as camadas eletrônicas aumentam, sendo o elétron menos atraído pelo núcleo. No período, cresce da direita para a esquerda, acompanhando o crescimento do número atômico (Z), o que faz a camada de valência ficar mais próxima do núcleo.

X X (g) (g) + Energia + Energia → X→ X++(g) (g)

+ e+ e--

Page 8: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

Energia (ou potencial) de ionização

Page 9: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.
Page 10: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

1ª E. I 2ª E. I

Page 11: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.
Page 12: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.
Page 13: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

É a quantidade de energia envolvida quando um átomo isolado, no estado gasoso, recebe um elétron formando um íon negativo.

X X (g) (g) + e+ e-- → X→ X--(g) (g) + +

EnergiaEnergia

Page 14: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

Afinidade eletrônica ou eletroafinidade

Page 15: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

É a propriedade periódica que mede a tendência relativa de um átomo em atrair elétrons, quando combinado em uma ligação covalente. A eletronegatividade de um átomo está intimamente relacionada com o seu raio atômico, visto que quão menor o raio atômico, maior a força exercida pelas partículas positivas do núcleo sobre elétrons próximos.

Page 16: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.

Eletronegatividade

Page 17: Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.