Top Banner
PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO
27

PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Apr 07, 2016

Download

Documents

Tayná Coelho
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO

Page 2: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

CONCEITO DE PRINCIPIO

• “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa primeira, raiz, razão” (Hugo de Brito Machado Segundo).

Page 3: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

PRINCIPIO JURÍDICO

• Como se pode observar, todo e qualquer ordenamento jurídico, é composto de princípios fundamentais que por seu turno se dividem em principios decorrentes, que dão origem às normas

Page 4: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

PRINCIPIOS GERAIS

Page 5: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

PRINCÍPIO DA JUSTIÇA

• Principio fundamental que deve nortear a formação de diversos outros princípios. Para os legalistas, é principio de aplicação da Lei, como tal elaborada. Entretanto, entendemos que, a aplicação da Lei necessariamente passa por uma observação severa da hermenêutica, pois no nosso Novo Ordenamento Jurídico não mais se adéqua a pura e simples aplicação da lei, sem que o seu verdadeiro sentido seja devidamente observado.

Page 6: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Segurança Jurídica • Determina que a norma tenha necessariamente

previsibilidade e estabilidade nas relações humanas.

• No caso do procedimento ou processo tributário, a Segurança Jurídica determina que existam prazos para a realização de procedimentos; existência e prazos para recursos; a configuração de decadência e prescrição; a configuração de coisa julgada; etc.

• Também quanto a Segurança Jurídica como principio, está explicitada na Constituição Federal no art. 5º.

Page 7: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Isonomia

• Esse principio está explicitado no caput do art. 5º da CF. Determina que as em seu aspecto formal, que as prescrições de DIreito sejam aplicáveis indistintamente a todos.

• Segundo Rui Barbosa: “É tratar os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade”

Page 8: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Legalidade

Page 9: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Razoabilidade

• Esse principio determina que as leis tributarias devam, para atingir seus objetivos, devam, não apenas serem adequadas e necessárias à sua finalidade, mas devem, mais precisament5e, estarem em conformidade com o senso comum, o que nos conduz a uma idéia de consenso, de legitimidade, de compatibilidade com os valores prevalentes naquela comunidade na qual o priancipio será aplicado.

Page 10: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Proporcionalidade

Page 11: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Publicidade

Page 12: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

PRINCIPIOS DA CONDUÇÃO DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Page 13: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Oficialidade

• Tem-se que a Administração Publica tem a faculdade de agir “de oficio”, na instauração de procedimentos. Ou seja, mesmo que haja possibilidade de instauração de procedimentos por parte dos administrados, esses procedimentos podem e devem ser determinados e impulsionados por iniciativa da Administração Publica, indepedente de provocação.

Page 14: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Inquisitoriedade

• Os meros procedimentos são inquisitórios, vale dizer que são levados a cabo pela Administração sem a necessária participação do contribuinte. Ex. Procedimento de Fiscalização.

Page 15: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Cientificação

Esse principio determina que todo procedimento, após sua instauração, deve ser comunicado ao contribuinte previamente.

Page 16: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Busca pela Verdade Real

Esse principio determina que a Administração não pode instaurar processo ou procedimento baseado em apenas presunções. Necessário se faz que sejam descobertos efetivamente a ocorrência dos fatos correspondentes.

Page 17: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Subordinação Hierárquica

As autoridades estão subordinadas a autoridades superiores, que se manifestam através de instrumentos como Instruções Normativas, portarias, orde ns de serviço etc.

Page 18: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Dever de Fundamentação

O dever de fundamentação é de ser observado em todos os casos e atos, e a sanção para seu descumprimento é a nulidade.

Page 19: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

PRINCIPIOS DO PROCESSO

Page 20: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Princípios inerentes aos Processos Administrativos e Judicial

Page 21: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Devido Processo Legal

Esse principio encontra-se positivado no inciso LIV, do art5. 5º, da Constituição Federal, o qual assegura que Ninguém será privado de liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal

Page 22: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Ampla defesa

• Esse principio determina que as partes em litígio devem ter-lhes assegurados todos os meios necessários à articulação de suas pretensões, à comprovação dos fatos sobre os quais estas se fundam e à reforma de decisões eventualmente equivocadas

Page 23: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Ampla Defesa

• Consideram-se inerentes à ampla defesa: • – ter conhecimento claro da imputação• – poder apresentar alegações contra a

acusação• – poder acompanhar a prova produzida e fazer

a contraprova• – ter defesa técnica por advogado, cuja função,

é essencial à administração da Justiça• – poder recorrer da decisão desfavorável.

Page 24: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

O Contraditório

• Principio segundo o qual deve ser dada ciência às partes de que se faz ou que se pretende que seja feito no processo a possibilidade de cooperar e contrariar.

• Através desse principio, estabelece-se a bilateralidade do processo, com a necessária oportunidade das partes de participarem em seu resultado final.

Page 25: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Instrumentalidajde

Page 26: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Duplo Grau de Jurisdição

Page 27: PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO. CONCEITO DE PRINCIPIO “Primeiro momento da existência de algo; o que serve de base para alguma coisa; causa.

Necessária fundamentação das decisões.

• O dever de fundamentação é de ser observado em todos os casos e atos, e a sanção para seu descumprimento é a nulidade.