Top Banner
Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 107 - 13 de julho de 2015 Por dentro do Pesquisa do Incaper irá melhorar base genética do conilon no Espírito Santo Nesta edição, o Por dentro do Incaper irá apresentar mais um projeto aprovado pela Fapes no edital nº 007/2014 UNIVERSAL - Projeto Integrado de Pesquisa. Trata-se do projeto “Melhora- mento Populacional de Coffea canephora no Estado do Espírito Santo: Recombinações, Seleção Recorrente e Avaliações de Pro- gênies”. O valor aprovado foi de R$ 66.000,00. “Esse estudo permitirá a me- lhoria da base genética do café conilon, que consiste em uma ação estratégica na pesquisa cafeeira, visto que a partir des- ses materiais, poderão ser de- senvolvidos, por exemplo, es- tudos de novas variedades de café”, informou a coordenadora do projeto, a pesquisadora do Incaper/Embrapa Café Maria Amélia Gava Ferrão. Ela também informou que as tecnologias, produtos e proces- sos gerados de uso direto para os cafeicultores serão disponi- bilizados e difundidos por meio de distribuição de sementes e mudas e de diferentes metodo- logias de transferência de tecno- logias. “As informações geradas serão colocadas à disposição da comunidade científica, de técni- cos e de produtores, por meio da publicação dos resultados em anais de congresso ou sim- pósios, revistas científicas, capí- tulos de livro, boletins ou circu- lares técnicas, documentos na forma de fôlder, entre outros”, informou Maria Amélia. De acordo com a pesquisa- dora, espera-se que o conjunto de informações e produtos do projeto contribuam para maior estabilidade de produção de café, sustentabilidade da ativi- dade, desenvolvimento rural e ampliação da base genética e de conhecimentos sobre a estrutu- ra genética da cultura. Na coordenação do proje- to, além de pesquisadores do Incaper e da Embrapa Café, há um integrante da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Conheça a equipe do proje- to: Coordenadora: Maria Amélia Gava Ferrão. Coordenadores Principais: Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, Romário Gava Ferrão, David dos Santos Martins e Geraldo de Amaral Gravina (UENF). Pesquisadores Colaborado- res: José Aires Ventura, Lúcio Herzog De Muner, Luis Carlos Prezotti, Abraão Carlos Verdin Filho, Paulo Sérgio Volpi e José Antônio Lani. Estudantes de Doutorado: Ludymila Brandão Motta (CCA/ Ufes); Luis Felipe Ventorim Fer- rão (ESALQ) e Cintia Machado O. Moulin Carias (UENF). Equipe do projeto e diretor-presidente do Incaper: continuidade às inovações na área de café
8

Pesquisa do Incaper irá melhorar base genética do conilon ... · tulos de livro, boletins ou circu-lares técnicas, documentos na forma de fôlder, entre outros”, ... Balanceamento

Jan 20, 2019

Download

Documents

dangnguyet
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Pesquisa do Incaper irá melhorar base genética do conilon ... · tulos de livro, boletins ou circu-lares técnicas, documentos na forma de fôlder, entre outros”, ... Balanceamento

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 107 - 13 de julho de 2015

Por dentro doPesquisa do Incaper irá melhorar base genética do conilon no Espírito Santo

Nesta edição, o Por dentro do Incaper irá apresentar mais um projeto aprovado pela Fapes no edital nº 007/2014 UNIVERSAL - Projeto Integrado de Pesquisa. Trata-se do projeto “Melhora-mento Populacional de Coffea canephora no Estado do Espírito Santo: Recombinações, Seleção Recorrente e Avaliações de Pro-gênies”. O valor aprovado foi de R$ 66.000,00.

“Esse estudo permitirá a me-lhoria da base genética do café conilon, que consiste em uma ação estratégica na pesquisa cafeeira, visto que a partir des-ses materiais, poderão ser de-senvolvidos, por exemplo, es-tudos de novas variedades de café”, informou a coordenadora do projeto, a pesquisadora do Incaper/Embrapa Café Maria Amélia Gava Ferrão.

Ela também informou que as tecnologias, produtos e proces-sos gerados de uso direto para

os cafeicultores serão disponi-bilizados e difundidos por meio de distribuição de sementes e mudas e de diferentes metodo-logias de transferência de tecno-logias. “As informações geradas serão colocadas à disposição da comunidade científica, de técni-cos e de produtores, por meio da publicação dos resultados em anais de congresso ou sim-pósios, revistas científicas, capí-tulos de livro, boletins ou circu-lares técnicas, documentos na forma de fôlder, entre outros”, informou Maria Amélia.

De acordo com a pesquisa-dora, espera-se que o conjunto de informações e produtos do projeto contribuam para maior estabilidade de produção de café, sustentabilidade da ativi-dade, desenvolvimento rural e ampliação da base genética e de conhecimentos sobre a estrutu-ra genética da cultura.

Na coordenação do proje-

to, além de pesquisadores do Incaper e da Embrapa Café, há um integrante da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Conheça a equipe do proje-to:

Coordenadora: Maria Amélia Gava Ferrão.

Coordenadores Principais: Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, Romário Gava Ferrão, David dos Santos Martins e Geraldo de Amaral Gravina (UENF).

Pesquisadores Colaborado-res: José Aires Ventura, Lúcio Herzog De Muner, Luis Carlos Prezotti, Abraão Carlos Verdin Filho, Paulo Sérgio Volpi e José Antônio Lani.

Estudantes de Doutorado: Ludymila Brandão Motta (CCA/Ufes); Luis Felipe Ventorim Fer-rão (ESALQ) e Cintia Machado O. Moulin Carias (UENF).

Equipe do projeto e diretor-presidente do Incaper: continuidade às inovações na área de café

Page 2: Pesquisa do Incaper irá melhorar base genética do conilon ... · tulos de livro, boletins ou circu-lares técnicas, documentos na forma de fôlder, entre outros”, ... Balanceamento

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 107 - 13 de julho de 2015

O INCAPER DO FUTURO

Reunião com a Fundação Dom Cabral discute novo organograma e regimento interno do Incaper

No dia 30 de junho, foi rea-lizada uma reunião com a pre-sença do Prof. Gilmar Mendes, da Fundação Dom Cabral, no Incaper. Ele fez uma apresen-tação para o diretor-presidente e para o diretor-técnico sobre os resultados do Planejamento Estratégico do Incaper (PEI) e sobre a implantação do Modelo Integrado de Gestão por Resul-tados.

Após uma breve explana-ção sobre o PEI, o Prof. Gilmar abordou os quatro pilares que fundamentam a implan-tação do novo modelo: o ge-renciamento de processos; o gerenciamento de projetos; a remodelação da estrutura orga-nizacional e do regimento; e o acompanhamento dos indica-dores estratégicos do Instituto,

por meio de uma Central de Resultados, que tem como fer-ramenta o software Geplanes.

Nesse encontro, foram defini-dos pequenos ajustes em rela-ção à estrutura e ao regimento apresentados anteriormente.

Para dar continuidade ao tra-balho, ficou estabelecido que a chefe da assessoria jurídica, Fa-biany Binda, juntamente com a servidora Virginia Vasconcelos, do EGPP, farão uma proposta de Anteprojeto de Lei Comple-mentar contendo a estrutura e a definição das atribuições das unidades organizacionais, que será avaliada pela diretoria e depois encaminhada às instân-cias de governo para análise e aprovação. É importante res-saltar que a última etapa desse processo é a análise e aprovação

pela Assembleia Legislativa.Paralelamente a essa ação,

Virginia agendará reuniões com as chefias do DOT, de Pesquisa e de Ater para reanálise das atribui-ções da área finalística descritas na proposta de Regimento Inter-no, bem como com a chefia do DCM para redefinição da aloca-ção das atribuições na estrutura e regimento. Às chefias do DAD, DRH, DEF e DPC foi solicitado que façam, juntamente com suas equipes, uma reanálise e atuali-zação das atribuições descritas na proposta.

Para Virginia, a reunião foi bastante produtiva. “O encontro deu continuidade à implantação do novo Modelo de Gestão e o trabalho apresentado foi consi-derado de excelência pelos dire-tores do Instituto”, relatou.

Gestores discutem nova organização interna do Incaper

Page 3: Pesquisa do Incaper irá melhorar base genética do conilon ... · tulos de livro, boletins ou circu-lares técnicas, documentos na forma de fôlder, entre outros”, ... Balanceamento

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 107 - 13 de julho de 2015

POR DENTRO DAS UNIDADES

Por dentro do ELDR de Viana

O ELDR de Viana é a unidade que irá se apresentar nesta edi-ção do Por dentro do Incaper.

Quais os principais traba-lhos e ações desenvolvidos na sua unidade?

Realizamos trabalho associa-tivista com o Sindicato dos Tra-balhadores Rurais e o Sindicato Rural Patronal, Associações e a Federação Capixaba de Apicultu-ra (Fecapis).

Temos um comprometimento com outros órgãos ou entida-des responsáveis e envolvidas na execução das políticas públicas ou programas federais, estaduais e municipais.

Nossas atividades de rotina são elaboração de projetos de crédi-to rural (Pronaf); emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pro-naf); atestado de produtor para comercialização nas Centrais de Abastecimento do Espírito San-to (CEASA/ES), laudos diversos e cadastro de venda balcão para a Companhia Nacional de Abaste-cimento (CONAB).

Destaca-se, na assistência téc-nica, o controle biológico da bro-ca Diatraea saccharalis na cultura da cana utilizada para caldo.

Temos participação ativa como membros nos seguintes órgãos do Município de Viana: Conse-

lho Municipal de Desenvolvimen-to Rural (CMDRV); Conselho Mu-nicipal de Segurança (Comsev); Conselho Municipal de Seguran-ça Alimentar e Nutricional (Com-seavi); e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Com-dema).

Nosso trabalho tem como principal parceiro a Prefeitura Municipal, com a qual mantemos convênio.

Quais os principais desafios?Oferecer serviço de qualidade

ao nosso público, agricultores fa-miliares e parceiros, muito embo-ra estejamos com uma equipe de trabalho incompleta e em local de funcionamento desfavorável no que se refere às instalações físicas.

Quem é a equipe? A equipe é formada pelo en-

genheiro agrônomo João Batista Bragatto Trazzi, agente de exten-são em desenvolvimento rural e chefe do ELDR; e pelo técnico em desenvolvimento rural, Romulo José Izoton, que é técnico agrí-cola.

A equipe de Viana é formada por Rômulo e João

Page 4: Pesquisa do Incaper irá melhorar base genética do conilon ... · tulos de livro, boletins ou circu-lares técnicas, documentos na forma de fôlder, entre outros”, ... Balanceamento

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 107 - 13 de julho de 2015

O TRABALHO DO INCAPER POR TODA PARTE

Pesquisador compartilha experiência de premiação nacional no Centro Serrano

O pesquisador do Centro Ser-rano Jacimar Luis de Souza profe-riu, no dia 03/07, uma palestra, no auditório da Fazenda Experimen-tal Mendes da Fonseca, com a finalidade de compartilhar com os servidores da unidade os as-pectos que resultaram na pre-miação do projeto de Unidade de Referência em Agroecologia (URA), sob sua coordenação.

O prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional refe-re-se ao reconhecimento de con-tribuições realizadas buscando reduzir as desigualdades regio-nais. A premiação recebida pelo pesquisador e sua equipe foi na categoria projeto inovador.

Na apresentação, o servidor relembrou para o grupo a traje-tória dos quase 25 anos de tra-balhos de pesquisa e desenvol-vimento na URA, destacando as contribuições recebidas das diferentes categorias de servi-dores da pesquisa do Incaper e dos diversos parceiros de insti-tuições nacionais, que permiti-ram, além dessa premiação de destaque nacional, a obtenção

de vários outros prêmios, bem como a disponibilização de co-nhecimentos para a agricultura nacional e do Estado do Espírito Santo.

Após sua apresentação, o pesquisador recebeu uma ca-lorosa manifestação de carinho e de reconhecimento de todos, que foi retribuída com uma confraternização, no final do dia, oferecida por ele.

Jacimar (à esquerda) apresentou o projeto premiado aos colegas do Centro Serrano

Page 5: Pesquisa do Incaper irá melhorar base genética do conilon ... · tulos de livro, boletins ou circu-lares técnicas, documentos na forma de fôlder, entre outros”, ... Balanceamento

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 107 - 13 de julho de 2015

FIQUE POR DENTRO

Manutenção dos veículos: fique alerta para a troca de pneus

O desgaste máximo do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sul-cos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca”. A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo desse limite é ilegal. O veículo pode ser apre-endido.

Os pneus vêm com ressaltos na base dos sulcos para indicar o limite de segurança sem ter que se usar um medidor. Por isso, o motorista pode vistoriar bem o pneu periodicamente sem ne-cessidade de se deslocar a um estabelecimento comercial.

Veja as implicações do uso de pneus abaixo do limite:

- Aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca;

- Necessidade de maior espa-ço para frenagem, mesmo em pista seca;

- Diminuição da drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas;

- Aumento do risco de furos e cortes na banda de rodagem.

Confira outras dicas de manu-tenção de pneus da Associação Nacional da Indústria de Pneu-máticos:

Balanceamento de rodaO desbalanceamento das ro-

das, além de desconforto ao di-

rigir, causa perda de tração, de estabilidade, desgastes acentu-ados em componentes mecâni-cos e no próprio pneu. Deve-se balancear as rodas sempre que surgirem vibrações, na troca ou conserto do pneu, ou a cada 10.000 km rodados.

Alinhamento de direção Desvios mecânicos provocam

desgastes prematuros de pneus e desalinhamento de direção, deixando o veículo instável e in-seguro.

Deve-se alinhar o automóvel quando sofrer impactos na sus-pensão; na troca de pneus ou se apresentarem desgastes irre-gulares; em caso de substituição de componentes da suspensão; quando o veículo estiver pu-xando para um lado ou a cada 10.000 km.

Rodízio dos PneusO rodízio serve para compen-

sar a diferença de desgaste dos pneus, permitindo mais durabi-lidade e eficiência. Proporciona também melhor estabilidade, especialmente em curvas e fre-adas.

Mudança para pneus diago-nais de passeio: a cada 5.000 km.

Mudança para pneus radiais de passeio: a cada 8.000 km.

Dicas importantes para evi-tar o desgaste dos pneus

Para evitar que o pneu tenha desgaste excessivo e desneces-

sário, há algumas recomenda-ções valiosas:

- Calibre os pneus semanal-mente de acordo com a indica-ção do manual do fabricante;

- Faça rodízio de pneus;- Evite sobrecarga de peso;- Faça a manutenção preven-

tiva de componentes do veículo que atuam diretamente sobre os pneus;

- Alinhe o sistema de direção e suspensão, além do balancea-mento conforme indicado pelo fabricante;

- Utilize o pneu indicado para cada tipo de solo;

- Observe periodicamente o indicador de desgaste de roda-gem (TWI – Tread Wear Indica-tors), que existe em todo pneu para mostrar o momento certo da troca.

- Evite o contato do pneu com derivados de petróleo ou sol-ventes, que atacam a borracha.

- Evite a direção agressiva com freadas fortes e mudanças bruscas de direção.

Fonte: http://www.anip.com.br/?cont=dicasemanutencao.

Fique ligado! A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal.

Page 6: Pesquisa do Incaper irá melhorar base genética do conilon ... · tulos de livro, boletins ou circu-lares técnicas, documentos na forma de fôlder, entre outros”, ... Balanceamento

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 107 - 13 de julho de 2015

Livro sobre simplificação administrativa

A Organização para a Coope-ração e Desenvolvimento Eco-nômico publicou o livro intitu-lado “Reduzindo a burocracia: estratégias nacionais de simpli-ficação administrativa”.

O livro aborda estratégias e ferramentas de simplificação,

BIBLIOTECA RUI TENDINHA

como mecanismos eletrônicos de prestação de serviços e faci-litação da observância de exi-gências, reforma administrativa e estruturas institucionais.

A publicação encontra-se disponível para empréstimo na Biblioteca Rui Tendinha.

QUALIDADE DE VIDA

IPAJM lança cartilha sobre aposentadoria

O IPAJM lançou a “Cartilha so-bre direitos previdenciários dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo e seus depen-dentes”.

Informações como aposenta-doria voluntária e compulsória, pensão por morte, declaração de tempo de contribuição (que é o documento oficial indis-pensável para instruir o pedido de aposentadoria voluntária) e inscrição de dependentes são alguns dos temas abordados na publicação.

No livreto, também é possí-vel tirar dúvidas sobre a perícia médica do IPAJM, tais como mo-dalidades de inspeção médica, tipos de licenças e documenta-ção necessária para a concessão da licença médica.

No total, o material conta com 43 páginas, cuja introdução apresenta, de forma didática, um panorama sobre o sistema

previdenciário brasileiro. No decorrer da cartilha, diversas regras de previdência aplicadas no âmbito do Estado do Espírito Santo são informadas.

A cartilha do IPAJM está dis-ponível na versão online do bo-letim e na versão impressa. O material será encaminhado para os Centros Regionais e distribu-ído às unidades do Incaper, ou seja, ELDRs e Fazendas Experi-mentais.

Cada ELDR deve receber duas cartilhas e os auxiliares em de-senvolvimento rural devem re-ceber individualmente uma car-tilha, pois nem todos possuem acesso a computadores. As ou-tras cartilhas devem permane-cer nos CRDRs.

Page 7: Pesquisa do Incaper irá melhorar base genética do conilon ... · tulos de livro, boletins ou circu-lares técnicas, documentos na forma de fôlder, entre outros”, ... Balanceamento

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 107 - 13 de julho de 2015

Do fundo do baú

A foto desta edição do Por dentro do Incaper apresenta a atuação de um profissional em um laboratório. Você sabe quem é?

Ajude a reconstituir a me-mória da instituição! Envie um email para [email protected].

BIBLIOTECA RUI TENDINHA

BIBLIOTECA RUI TENDINHA

Dissertação de mestrado e monografia de especialização

O extensionista do ELDR de Castelo Caio Louzada Martins produziu sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Seu trabalho objetivou avaliar tecnicamente os sistemas de irri-gação utilizados na cafeicultura de montanha da Região Sul. A

pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira, avaliou-se o desempenho dos sistemas de irrigação por aspersão conven-cional, em áreas acidentadas; e na segunda etapa, avaliou-se o desempenho de sistemas de irrigação localizada. Confira as referências:

MARTINS, C. L. Análise da irrigação no cultivo do café conilon no Sul do Estado do Espírito Santo. 2013. 84 p. Dis-sertação (Mestrado em Produ-ção Vegetal) - Universidade Fe-deral do Espírito Santo, Alegre.

Tipo da produção científica: Pós-Graduação.

Já o extensionista do ELDR de

Santa Teresa Leandro de Almeida Resende fez sua monografia de especialização pelo Centro Uni-versitário Claretiano. Ele abordou o tema das cooperativas, desta-cando o histórico e aquelas que deram certo no Brasil. Veja as re-ferências:

RESENDE, L. de A. Cooperati-vas no agronegócio: algumas considerações sobre coopera-tivas que obtiveram êxito no cenário do agronegócio bra-sileiro. 2013. 13 p. Monografia (Especialização em Gestão de Agronegócios) - Centro Universi-tário Claretiano, Itarana, ES.

Tipo da produção científica: Pós-Graduação.

Page 8: Pesquisa do Incaper irá melhorar base genética do conilon ... · tulos de livro, boletins ou circu-lares técnicas, documentos na forma de fôlder, entre outros”, ... Balanceamento

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 107 - 13 de julho de 2015

13/07: Margareth Saraiva (DOT).

14/07: Luiz Fabre de Melo (CRDR Centro Serrano)/ Delci Santos (FEV).

15/07: Renan Neves de Souza (DAD).

16/07: Geraldo Mendes da Silva/ Rachel Quandt Dias (DOT)/ Waldemar da Silva Belem Junior (ELDR de Anchieta)/Lorraine Ptak Vidal (ELDR de Águia Branca)/ Tania Saraiva

Aniversariantes Expediente

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010Tel / Fax: (27) 3636 9865Departamento de Comunicação e Marketingcomunicacao@incaper.es.gov.brwww.incaper.es.gov.brTwitter: @incaper / Facebook: Incaper

Diretor-Presidente: Wanderley StuhrDiretor-Técnico: Lúcio Herzog De MunerChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Luciana Silvestre Diagramação: Aliana Simões e Cristiane SilveiraRevisão: Marcos CostaPeriodicidade: SemanalVersão eletrônica desenvolvida por: CPD/IncaperSuporte online: Aliana Simões

Guimarães Nolasco (ELDR de Guaçuí)/ Renan da Silva Fonseca (ELDR de Ibitirama)/ Luiz Henrique Incerti Monteiro (FES)/ João Vitor Rodrigues (FEBN).

17/07: Sarah Ola Moreira (CRDR Centro Serrano)/ Theomir Bassetti Filho (ELDR de Nova Venécia)/ Aristodemos de Paiva Hasssem (ELDR de Ibitirama).

18/07: Rita de Cássia Zanúncio Araújo (ELDR de Venda Nova do Imigrante).

MOVIMENTAÇÃO DE SERVIDORES

Localização de servidor:SEAG: As servidoras Edna

Francisca Totola e Juliana Ray-mundi Esteves assumem cargos comissionados na Secretaria Es-tadual de Agricultura.

Mudança de chefia: ELDR de Linhares: O servidor Geraldo Mendes da Silva assume a chefia da unidade. A servidora Alessandra Maria da Silva foi destituída da função.DAD: O servidor Tárcio de Aquino Neves assume a função

de chefe da Área de Compras desse departamento.

ELDR de Conceição do Castelo: O servidor Cléber Cássio Ferreira assume a chefia da unidade por motivo de licença do titular de 21 de maio a 19 de julho.

ELDR de Boa Esperança: O servidor Elmo Pereira Ramos é designado a ocupar o cargo de chefe da unidade de 13 a 27 de julho por motivo de férias do titular.

Movimentação de servidores

ELDR de Guaçuí: O servidor Maxwel Assis de Souza foi destituído do cargo de chefe da Área de Operações de Assistência Técnica e passa a ser localizado no ELDR de Guaçuí.