Top Banner
Proteção Contra Riscos Químicos Bruno Guimarães Marcel Monsores Ocimar Sarmento Percy Guedes
13

Perigos Quimicos Eng Segurança

May 16, 2023

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Perigos Quimicos Eng Segurança

Proteção Contra Riscos

Químicos

Bruno Guimarães

Marcel Monsores

Ocimar Sarmento

Percy Guedes

Page 2: Perigos Quimicos Eng Segurança

Processos químicos estão presentes no

cotidiano

Page 3: Perigos Quimicos Eng Segurança

• São aqueles representados pelas substâncias

químicas que se encontram nas formas líquida,

sólida e gasosa;

• Vias de penetração no organismo:

O que são riscos químicos?

Via respiratória

Via cutânea

Via disgestiva

Page 4: Perigos Quimicos Eng Segurança

Classificação dos riscos químicos?

• Poeiras minerais,

vegetais, alcalinas

e incômodas;

• Fumos metálicos;

• Névoas, gases e

vapores

(substâncias

compostas ou

produtos químicos

em geral;

Page 5: Perigos Quimicos Eng Segurança

Tipos de Exposição

Page 6: Perigos Quimicos Eng Segurança

Asfixiantes

Page 7: Perigos Quimicos Eng Segurança

Gerenciamento dos riscos químicos

Objetivos/estratégias:

• Melhora das condições de saúde e de vida dos trabalhadores;

• Envolvimento dos trabalhadores;

• Observação dos riscos à sociedade e ao meio ambiente.

Etapas:

1. Levantamento das informações dos riscos;

2. Planejamento e implementação das ações;

3. Intervenção;

4. Avaliação dos acidentes.

Gerenciamento de Riscos Químicos

Page 8: Perigos Quimicos Eng Segurança

• Rotulagem – Símbolos de

Risco (NR-32)

• Medidas de proteção

coletiva

• Medidas de proteção

individual

• Controle médico

Medidas de controle

Page 9: Perigos Quimicos Eng Segurança

Perigos Químicos

O que é um Perigo? Uma condição ou ação que tenha o potencial de causar uma liberação não planejada, ou um contato indesejado com uma fonte de energia capaz de causar lesões nas pessoas ou danos materiais ou ambientais.

Existe alguma Condição "Química“ insegura no seu

local de trabalho que possa representar um perigo?

O seu Inventário Químico está atualizado e existe

uma Ficha de Informações de Segurança de

Produtos Químicos (FISPQ) para cada produto

químico utilizado na sua instalação?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

são usado sempre que se manuseiam produtos

químicos?

Todos os produtos químicos são devidamente

armazenados e rotulados?

É verificada a compatibilidade química para

armazenamento e uso (contentores, bombas e

tubulações)?

O que fazer após a identificação

ao Perigo?

Eliminar imediatamente os perigos

iminentes.

Priorizar os perigos e elaborar plano de

ação para eliminá-los.

Relatar os itens de manutenção usando o

processo local existente.

Os líderes/gerência devem comunicar

toda a força de trabalho sobre os perigos

encontrados e as ações tomadas.

Símbolo Tóxico

EPI Adequado

Page 10: Perigos Quimicos Eng Segurança

O pessoal da equipe de projetos de uma companhia em um canteiro de obras fechou as operações de soldagem na tubulação duplex (aço inoxidável) devido a preocupações com a exposição do trabalhador ao cromo. O cromo é um componente do aço inoxidável. Os operários que soldam, cortam ou esmerilham aço inoxidável podem ficar expostos ao cromo ao respirarem a poeira ou a fumaça de soldagem que é produzida. Já se constatou que uma forma de cromo, cromo hexavalente, causa câncer em seres humanos. Foi realizada uma avaliação da exposição após a parada, e constatou-se que o pessoal não estava exposto ao cromo nem a outros componentes metálicos da vareta de solda nas condições específicas de utilização. A gerência da contratada, não obstante, decidiu, como uma precaução adicional contra a exposição, exigir que seus empregados usassem um respirador de meia face com filtro de partículas quando esmerilhassem duplex.

Enquanto uma empregada limpava sua casa, suas toalhas de limpeza umedecidas com Clorox acabaram. Então, ela pegou um outro limpador de cozinha/banheiro (Oxy) para continuar a limpeza, usando as mesmas toalhas agora umedecidas com o Oxy. Algum tempo depois, ela percebeu que não estava familiarizada com o limpador Oxy. Ela sabia que alguns limpadores reagem um com o outro e podem gerar emanações tóxicas. Ela parou para ler os rótulos dos recipientes e viu que o rótulo do limpador Oxy instruía a não misturar com Água Sanitária. Ela abriu rapidamente as portas e janelas para ventilar a casa por receio de ter havido uma reação sem que ela soubesse. Ela devia ter prestado atenção e parado antes para ler o rótulo. Mesmo se você achar que conhece produtos químicos, a boa prática manda sempre gastar mais tempo para ler as instruções do rótulo e fazer da maneira correta.

Uma empregada teve um quase acidente quando limpava uma garagem. Durante a limpeza, ela descobriu muitos produtos químicos armazenados na garagem e um recipiente estava vazando. Este recipiente de líquido de limpeza de garagem estava misturado com outros tipos de produtos químicos que podem ter uma reação química se misturados. Ela descartou os produtos químicos não utilizados levando-os para o depósito de resíduos perigosos. A lição aprendida é descartar os produtos químicos não utilizados ou, se for necessário armazená-los, fazê-lo da maneira correta. Os rótulos dos produtos químicos normalmente contêm instruções sobre armazenamento.

Page 11: Perigos Quimicos Eng Segurança

Conclusão

O Manuseio de substâncias químicas somente ocorrerá de forma segura se houver o pleno conhecimento de suas propriedades, reações e comportamento em diversas situações.

Este conhecimento permitirá escolher EPIs adequados, bem como as técnicas de combate a

serem utilizadas para a contenção, controle e avaliação ambiental nos casos de situações

emergenciais.

Page 12: Perigos Quimicos Eng Segurança

Trabalhei 20 anos e

tive somente um

acidente.

Page 13: Perigos Quimicos Eng Segurança

Ao abrir uma válvula de sucção do compressor da refinaria, o operador ficou com falta de ar, tontura e caiu no chão. O Operador se retirou da área, mas caiu em seguida a cerca de 30 metros do compressor. A Operador foi tratado no posto médico e liberado para voltar ao trabalho naquela noite. Um segundo operador também foi exposto possivelmente ao H2S ao ajudar na partida do compressor.

Ocorreu liberação de gases de hidrocarbonetos em uma plataforma de produção offshore tripulada, saindo de um ponto de injeção química que alimenta a linha principal de gás do vaso de um separador. Os empregados do fornecedor estavam realizando manutenção em um tubo de injeção química de baixa pressão.* Eles seguiam o procedimento e retiravam a contraporca superior e o obturador quando a pena de injeção inesperadamente saltou do obturador. Por pouco não atingiu os empregados do fornecedor e permitiu a fuga de gases de hidrocarbonetos. As penas de injeção retráteis de baixa pressão são projetadas para a retração em linha e são amplamente utilizadas na Indústria de Óleo e Gás. As penas retráteis de baixa pressão se retraem em linha de forma rotineira. *tubo de injeção – um equipamento projetado para injetar uma substância química na corrente central do fluxo da tubulação.

Enquanto fazia o jateamento no interior do vaso de um separador offshore, um contratado conectou a mangueira de alimentação de ar da coifa de jateamento diretamente no sistema de ar de uso geral da plataforma. O sistema de purificação de ar e o monitor de CO ("pacote de ar respirável") tinham sido desconectados do sistema de ar da plataforma pelo contratado após concluir um segmento da atividade, tendo sido enviados à cidade para calibração. Não havia forma de alertar os trabalhadores que usavam a coifa de jateamento sobre a presença de monóxido de carbono nem de protegê-los de outras substâncias tóxicas que pudessem contaminar o suprimento de ar.