Top Banner
Bem vindos, caloures! Parabéns por ter ingressado na maior universidade federal do país! É ver- dade que a UFRJ tem muita qualidade, mas não pense que aqui as coisas estão as mil maravilhas. Além de estudar e fazer o nosso papel de estu- dante, é necessária muita luta para manter a qualidade e condições dígnas de estudo e trabalho na nossa instituição. Ou seja, lutar por mais inves- timento em educação, aumentar o quadro de professores, por mais va- gas no alojamento, mais restaurantes universitários, mais bibliotecas, etc. Este ano será especialmente difícil na UFRJ (e nas universidades fed- erais de modo geral). Atualmente temos figuras como Cid Gomes no ministério da educação (aquele que falou que o professor deve- ria não ligar para o salário e dar aula por amor) e foi anunciado um corte de R$ 7 bilhões nas verbas destinadas para a mesma pasta. Isso tudo acontece porque o governo opta por pagar os juros da dívida pública (contraída a maior parte durante a ditadura militar), entregando 37,4% do PIB a bancos, totalizando 978 bilhões de reais. A situação da educação já é trágica, com apenas 5% do PIB investido na área, e, por- tanto, esse corte vai piorar o cenário e colocar dificuldades na vida de mais estudantes.
2

Panfleto Correnteza Boas Vindas 2015-1

Sep 17, 2015

Download

Documents

Caio Brasil

Material do Movimento Correnteza UFRJ de boas vindas aos estudantes no primeiro semestre de 2015.
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
  • Bem vindos,caloures!

    Parabns por ter ingressado na maior universidade federal do pas! ver-dade que a UFRJ tem muita qualidade, mas no pense que aqui as coisas esto as mil maravilhas. Alm de estudar e fazer o nosso papel de estu-dante, necessria muita luta para manter a qualidade e condies dgnas de estudo e trabalho na nossa instituio. Ou seja, lutar por mais inves-timento em educao, aumentar o quadro de professores, por mais va-gas no alojamento, mais restaurantes universitrios, mais bibliotecas, etc.

    Este ano ser especialmente difcil na UFRJ (e nas universidades fed-erais de modo geral). Atualmente temos figuras como Cid Gomes no ministrio da educao (aquele que falou que o professor deve-ria no ligar para o salrio e dar aula por amor) e foi anunciado um corte de R$ 7 bilhes nas verbas destinadas para a mesma pasta.

    Isso tudo acontece porque o governo opta por pagar os juros da dvida pblica (contrada a maior parte durante a ditadura militar), entregando 37,4% do PIB a bancos, totalizando 978 bilhes de reais. A situao da educao j trgica, com apenas 5% do PIB investido na rea, e, por-tanto, esse corte vai piorar o cenrio e colocar dificuldades na vida de mais estudantes.

  • O Correnteza um coletivo de estu-dantes que foi criado e atua na UFRJ desde 2008. Estamos presente em diversos cursos da universidade, con-struindo os centros acadmicos, par-ticipando da atual gesto do DCE e fortalecendo o movimento estudantil. Acreditamos em uma universidade pblica e popular de qualidade e, por isso, nossas pautas so sempre em defesa dos mais vulnerveis, pela permanncia dos trabalhadores e mi-norias na UFRJ - uma universidade histricamente elitista e que com muita luta tem mudado seu perfil.Depois de muito debate, chegamos a concluso de que o corte de verbas impactar principalmente essas pessoas: trabalhadores terceirizados que vo deixar de receber seus salrios, estudantes bolsistas que deixaro de ter suas bolsas pagas, cursos novos e com menos prestgio que vo deixar de receber investimento - e no podemos deixar que isso acontea.Assim, convocamos todos os estudantes e trabalhadores a lutar pela assitn-cia estudantil de qualidade, pelo respeito ao trabalhador, por bandejo, por melhores estrutura nos cursos.

    O Movimento Correnteza

    Como isso afeta a ufrje seus estudantes?

    Oramento geral da UFRJ2 bi

    o oramento da educao para 2015100 bi

    Cortados do oramento da educao para garantir o pagamento da dvida pblica7bi

    Por dia so destinados para a dvida3bi

    So necessrios para suprir todas a demanda por assistncia estudantil hoje2,5bi

    Pagos anualmente de dvida pblica aos bancos978 bi

    O endividamento lquido do setor pblico projetado em 37,4% do PIB para 2015 Por dia so pagos quase 3 bilhes de reais para a dvida publica, os estudantes exi-gem apenas 2,5 bi para assistncia estudantil, ou seja, se apenas um dia no pags-semos a dvida pblica, seria possvel garantir assistencia estudantil de qualidade em todas as universidades brasileiras.