Top Banner
Curso de Educação e Curso de Educação e Formação de Formação de Empregado(a) de Bar Empregado(a) de Bar Palácio de S. Lourenço
23

Palácio de S. Lourenço

Feb 21, 2016

Download

Documents

Mónica Velosa

Palácio de S. Lourenço
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Palácio de S. Lourenço

Curso de Educação e Curso de Educação e Formação de Formação de

Empregado(a) de BarEmpregado(a) de BarPalácio de S. Lourenço

Page 2: Palácio de S. Lourenço

 Período de Construção Período de Construção O período de construção do Palácio de S. Lourenço é difícil de O período de construção do Palácio de S. Lourenço é difícil de balizar, no entanto, a sua edificação deu-se principalmente entre balizar, no entanto, a sua edificação deu-se principalmente entre os séculos XVI e XVIII.os séculos XVI e XVIII.

Palácio de S. Palácio de S. Lourenço Lourenço

Page 3: Palácio de S. Lourenço

Localização Localização O palácio de S. Lourenço localiza-se no centro histórico da O palácio de S. Lourenço localiza-se no centro histórico da cidade do Funchalcidade do Funchal

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

Page 4: Palácio de S. Lourenço

Objetivos da Construção O palácio de S. Lourenço ao longo da sua existência teve uma O palácio de S. Lourenço ao longo da sua existência teve uma

dupla função, a de residência apalaçada (Palácio) e de defesa dupla função, a de residência apalaçada (Palácio) e de defesa da cidade do Funchal (fortaleza) .da cidade do Funchal (fortaleza) .

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

Page 5: Palácio de S. Lourenço

Principais Características Principais Características O seu desenho é o de uma típica fortaleza filipina.O seu desenho é o de uma típica fortaleza filipina.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

Page 6: Palácio de S. Lourenço

História do edifício História do edifício Iniciada na primeira metade do séc. XVI, a edificação da Iniciada na primeira metade do séc. XVI, a edificação da

fortaleza foi concluída no período filipinos, no inicio do séc.. fortaleza foi concluída no período filipinos, no inicio do séc.. XVII, sofrendo diversas campanhas de obras ate à atualidade. XVII, sofrendo diversas campanhas de obras ate à atualidade. Tendo sido residência dos capitães-donatários e governadores Tendo sido residência dos capitães-donatários e governadores da Madeira, esta função veio a sobrepor-se à sua utilização da Madeira, esta função veio a sobrepor-se à sua utilização defensiva, generalizando-se a designação de palácio após a defensiva, generalizando-se a designação de palácio após a construção do andar nobre, no último quartel do séc.. XVIII.construção do andar nobre, no último quartel do séc.. XVIII.

Em 1836, a separação dos poderes civil e militar Em 1836, a separação dos poderes civil e militar determinou a divisão da fortaleza- palácio entre o quartel do determinou a divisão da fortaleza- palácio entre o quartel do governador militar, e a residência do governador civil, sendo, governador militar, e a residência do governador civil, sendo, desde 1976, a residência oficial do Ministro da República e a desde 1976, a residência oficial do Ministro da República e a partir de 2006 o Representante da República para a Região partir de 2006 o Representante da República para a Região Autónoma da Madeira.Autónoma da Madeira.

O palácio de São Lourenço foi classificado como O palácio de São Lourenço foi classificado como monumento nacional em 1943. monumento nacional em 1943.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

Page 7: Palácio de S. Lourenço

CuriosidadesCuriosidadesAs dependências do Palácio de S. As dependências do Palácio de S.

LourençoLourenço

Page 8: Palácio de S. Lourenço

A entrada no interior do Palácio de São Lourenço faz-se a partir A entrada no interior do Palácio de São Lourenço faz-se a partir da Avenida Zarco ou “Entrada da Cidade”, pela Porta de Armas.da Avenida Zarco ou “Entrada da Cidade”, pela Porta de Armas.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

PORTA DE ARMAS

Page 9: Palácio de S. Lourenço

O pátio interior constitui um excelente exemplar de empedrado em O pátio interior constitui um excelente exemplar de empedrado em “calçada madeirense”, reproduzindo o padrão “mar largo”.“calçada madeirense”, reproduzindo o padrão “mar largo”.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

PÁTIO INTERIOR

Page 10: Palácio de S. Lourenço

Acesso à sala nobre a partir da segunda década do séc. XIX, é hoje Acesso à sala nobre a partir da segunda década do séc. XIX, é hoje conhecida por Sala de Entrada, dos Capitães-Donatários ou dos conhecida por Sala de Entrada, dos Capitães-Donatários ou dos Retratos, por aqui se encontrar desde os anos 40 do séc. XX a galeria Retratos, por aqui se encontrar desde os anos 40 do séc. XX a galeria de retratos, de autoria desconhecida, dos dois primeiros Capitães-de retratos, de autoria desconhecida, dos dois primeiros Capitães-Donatários e de alguns Governadores dos séculos XVII a XIX.Donatários e de alguns Governadores dos séculos XVII a XIX.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

SALA DOS CAPITÃES-DONATÁRIOS

Page 11: Palácio de S. Lourenço

O Salão Nobre ou salão de baile do Palácio foi, desde a época da sua O Salão Nobre ou salão de baile do Palácio foi, desde a época da sua edificação, reservado à realização de atos oficiais, tendo sido edificação, reservado à realização de atos oficiais, tendo sido especialmente adaptado a “Sala do Trono” para a visita régia de especialmente adaptado a “Sala do Trono” para a visita régia de 1901.1901.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

SALÃO NOBRE

Page 12: Palácio de S. Lourenço

Pelo Salão de Baile acede-Pelo Salão de Baile acede-

se ao passadiço que liga o se ao passadiço que liga o edifício ao Torreão edifício ao Torreão avançado a sul, parte avançado a sul, parte integrante do primitivo integrante do primitivo núcleo da Fortaleza núcleo da Fortaleza construído na primeira construído na primeira metade do séc. XVI, mais metade do séc. XVI, mais tarde aumentado e tarde aumentado e cobertocoberto..

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

TORREÃO SUL

Page 13: Palácio de S. Lourenço

A Sala Vermelha, onde são conduzidas as individualidades que o A Sala Vermelha, onde são conduzidas as individualidades que o Representante da República recebe em audiência, é também utilizada Representante da República recebe em audiência, é também utilizada por ocasião das receções que têm lugar no Palácio de São Lourençopor ocasião das receções que têm lugar no Palácio de São Lourenço.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

SALA VERMELHA

Page 14: Palácio de S. Lourenço

A Sala Verde ou Império foi totalmente remodelada após a intervenção A Sala Verde ou Império foi totalmente remodelada após a intervenção empreendida em finais dos anos 30 do séc. XX, permanecendo como empreendida em finais dos anos 30 do séc. XX, permanecendo como salão de banquetes do Palácio, função que hoje conserva.salão de banquetes do Palácio, função que hoje conserva.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourençoSALA VERDE

Page 15: Palácio de S. Lourenço

O baluarte sudoeste foi construído por Mateus Fernandes em finais do séc. O baluarte sudoeste foi construído por Mateus Fernandes em finais do séc. XVI. XVI.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

SALA DO BALUARTE

Page 16: Palácio de S. Lourenço

Instalada em 1977 no espaço da anterior “Sala Dourada”, decorreram nesta sala a partir de Instalada em 1977 no espaço da anterior “Sala Dourada”, decorreram nesta sala a partir de então, as audiências concedidas pelo Ministro da República, e desde 2006 pelo então, as audiências concedidas pelo Ministro da República, e desde 2006 pelo Representante da República.Representante da República.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

SALA DE AUDIÊNCIAS

Page 17: Palácio de S. Lourenço

O baluarte O baluarte

noroeste, noroeste, ajardinado no séc. ajardinado no séc. XIX, é hoje XIX, é hoje também designado também designado por “jardim do por “jardim do lago”.lago”.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

BALUARTE NOROESTE

Page 18: Palácio de S. Lourenço

O acesso ao baluarte central faz-se pela primitiva rampa que conduz ao O acesso ao baluarte central faz-se pela primitiva rampa que conduz ao pátio onde confluem os três baluartes que delimitam a Fortaleza a norte, pátio onde confluem os três baluartes que delimitam a Fortaleza a norte, edificados entre finais do séc. XVI e início do séc. XVIIedificados entre finais do séc. XVI e início do séc. XVII

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

PÁTIO NORTE

Page 19: Palácio de S. Lourenço

Sob o pátio que antecede o Sob o pátio que antecede o

baluarte norte e não baluarte norte e não acessível ao público por se acessível ao público por se encontrar integrada na encontrar integrada na residência privada, situa-se residência privada, situa-se uma área geralmente uma área geralmente conhecida por “Sala Vasco da conhecida por “Sala Vasco da Gama”, por ali se encontrar Gama”, por ali se encontrar colocada a reprodução de colocada a reprodução de uma conhecida imagem do uma conhecida imagem do navegador.navegador.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

SALA “VASCO DA GAMA”

Page 20: Palácio de S. Lourenço

No baluarte central norte, que protegia a entrada principal da Fortaleza, outrora No baluarte central norte, que protegia a entrada principal da Fortaleza, outrora denominado “Baluarte do Castanheiro” devido a uma árvore dessa espécie ali existente denominado “Baluarte do Castanheiro” devido a uma árvore dessa espécie ali existente no séc. XIX, mantêm-se no essencial as antigas características, que o ajardinamento no séc. XIX, mantêm-se no essencial as antigas características, que o ajardinamento recente do local não ocultou.recente do local não ocultou.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

BALUARTE NORTE

Page 21: Palácio de S. Lourenço

A partir da alteração do percurso introduzida em 2005, a saída dos A partir da alteração do percurso introduzida em 2005, a saída dos visitantes é feita pelo jardim interior, do qual se destaca um nicho, onde visitantes é feita pelo jardim interior, do qual se destaca um nicho, onde desde finais dos anos 30 se encontra colocado um painel de azulejos desde finais dos anos 30 se encontra colocado um painel de azulejos representando São Lourenço.representando São Lourenço.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

JARDIM – PAINEL DE SÃO LOURENÇO

Page 22: Palácio de S. Lourenço

Este espaço circular de teto abobadado corresponde ao Este espaço circular de teto abobadado corresponde ao piso térreo do torreão noroeste construído no séc. XVI.piso térreo do torreão noroeste construído no séc. XVI.

Palácio de S. Palácio de S. LourençoLourenço

TORREÃO

Page 23: Palácio de S. Lourenço

Fontes: http://representantedarepublica-madeira.pt/o-palacio-de-sao-lourenco/percurso-

visitavel/torreao/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza-Pal%C3%A1cio_de_S%C3%A3o_Louren

%C3%A7o Retirado de panfletos

Trabalho elaborado por:

João Daniel Pontes Nº 8Zita Maria Pontes Nº 20

Disciplina:Cidadania Mundo Atual

Professor:Ricardo Silva

24 de Outubro de 2012