Top Banner
12

Palácio de Fontainbleau

Mar 07, 2016

Download

Documents

Natália Costa

Apresentação de um dos castelos mais lindos de França
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Palácio de Fontainbleau
Page 2: Palácio de Fontainbleau

Com mais de 1.500 quartos, no coração de 130 hectares de parque e jardins, Fontainebleau é o único palácio real e imperial habitada continuamente há sete séculos. Visite Fontainebleau é elegível para uma grande apresentação da história, história da arte e da arquitectura francesa.

Page 3: Palácio de Fontainbleau
Page 4: Palácio de Fontainbleau

O ”Royal Château de Fontainebleau” é um dos maiores castelos Reais franceses.

Fica localizado na cidade de Fontainebleau, concelho de Seine-et-Marne, no Norte da França.

O palácio reflecte, actualmente, o trabalho de vários monarcas franceses, construído a partir duma estrutura inicial de Francisco I. O edifício estende-se em volta de uma série de pátios.

Page 5: Palácio de Fontainbleau
Page 6: Palácio de Fontainbleau

A história de Fontainebleau vem desde o século 12, e a origem do nome tem origem na expressão fontaine belle eau - fonte da bela água. Ao que consta, devido às propriedades das águas de uma nascente que existia ali, São Luiz teria ordenado a construção de um mosteiro naquele local. Entre 1380 e 1422 Charles VI, acrescentou novas fortificações ao já existente, fazendo com que ele se tornasse uma importante fortaleza, com quatro torres.

Page 7: Palácio de Fontainbleau

O velho castelo que se erguia neste local já era usado no final do século XII pelo Rei Luís VII e foi uma das residências favoritas de Filipe II e de Luís IX. O criador do actual edifício foi Francisco I,.. De um modo geral, em Fontainebleau o Renascimento foi introduzido na França.

Page 8: Palácio de Fontainbleau

François I, o monarca construtor de Chambord, também se impressionou muito com o local, e, em 1527, ordenou que fossem demolidas as estruturas mais pesadas e antigas, para que fossem construídas outras mais elaboradas, a altura da corte, e seguindo o padrão do modelo renascentista.

Page 9: Palácio de Fontainbleau

Na época dizia-se que grandes palácios eram o símbolo de grandes nações, e o rei Henri IV não poupou gastos para aumentar ainda mais a propriedade, fazendo dela sua residência preferida, e demonstrando grande prazer em exibir para os visitantes a exuberância daquela mais nova jóia da coroa. Era sua intenção até mesmo construir uma capela que superasse o esplendor da Capela Sistina existente no Vaticano.

Page 10: Palácio de Fontainbleau

Mas cada rei tinha sua forma de pensar, e seus sucessores não demonstraram tanto interesse assim, pelas idéias de Henri IV. Luiz 13 preferiu viver em Saint German e Luiz 14 demonstrou mais interesse por Versalhes. Foi apenas com Luiz 15 que Fontainebleau, voltou a cair nas graças da coroa, e durante seu reinado foram contratados arquitectos e pintores para embelezar ainda mais o palácio.

Page 11: Palácio de Fontainbleau

Durante a revolução francesa, grande parte das obras de arte foi removida, mas o palácio propriamente dito, foi preservado. Alguns anos mais tarde, seria a vez de Napoleão se apaixonar por Fontainebleau, a tal ponto que decidiu tomar posse dele, e voltou a transformá-lo numa residência luxuosa. Sua ligação com o palácio foi tão intensa, que até hoje Fontainebleau é lembrado principalmente como o palácio onde, durante muitos anos, morou o famoso general e imperador Francês.

Page 12: Palácio de Fontainbleau

Um dos pontos diferentes neste palácio é sua arquitectura. Ao contrário de tantos outros, aqui aparentemente não foi seguida nenhuma geometria ou lógica na construção do conjunto de prédios que formam a propriedade. Vendo o conjunto de cima, tem-se a impressão que eles foram sendo ligados um ao outro sem qualquer planeamento. No entanto, esta assimetria, dos prédios, somada aos seus elaborados parques e jardins, tornou-se justamente uma das marcas registadas da genialidade de Fontainebleau.