Top Banner
José Pires de Araujo Jr.
21

José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

Apr 17, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

José Pires de Araujo Jr.

Page 2: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador

das estratégias. Por que os planejamentos não dão

certo. O posicionamento estratégico A competição em rede.

Page 3: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

O mundo acredita no Brasil.

Page 4: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

O Brasil de Hoje.

Risco Brasil sobe, mas está longe do pico da crise.

“Aversão a risco, hoje em 240 pontos, teria de subir 170% para chegar a patamar de 2008; pico foi de 2.300 pontos, em 2003”

Aline Cury Zampieri, iG São Paulo | 11/05/2010

Page 5: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

Variação do Dolar em

DOLCOM - DÓLAR COMERCIAL :: 27/10/2010 : U$ 1,72

Último 1,70 Mínimo 1,70 Máximo 1,71 Abertura 1,71 Fechamento Anterior 1,70 Volume 0,00 Var. Pontos -0,00 % Dia -0,12%

27/10/2010 - 12:25

Page 6: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

O novo mercado

Page 7: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

A ascensão da classe “C”

Page 8: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

E quem está atrás desse mercado?

Respostas: Todas as empresas as grandes e as

pequenas. O mercado interno Brasileiro é a bola da

vez, diversas empresas nacionais e estrangeiras estão investindo no nosso mercado para conquistar o maior numero de consumidores possíveis.

Page 9: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

Mas como participar desse mercado?

Com Estratégia

Page 10: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

Pensamentos sobre Estratégia.

“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.”

Peter Drucker

Page 11: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

Pensamentos sobre Estratégia.

“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém.”

Alvin Tofler

Page 12: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

Pensamentos sobre Estratégia.

Pensar Estrategicamente é escolher os caminhos que a empresas deve trilhar para buscar seus objetivos.

José Pires

Page 13: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

Pense inicialmente no seguinte:

Objetivo Para onde a empresa vai?

Missão Qual a razão de existir da empresa?

Visão Como a empresa enxerga o seu mundo?

Valore Quais os valores éticos da organização?

Page 14: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

Por que os planejamentos não dão certo.

Quando empresas elegem líderes fracos e despreparados para conduzir grandes projetos e equipes o resultado costuma acabar em duas situações: a demissão do líder em questão ou a "tragédia" na empresa.

Peter Druker

Page 15: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

Por que os planejamentos não dão

certo. Falta de visão dos executivos que

demoram em enxergar o real problema da empresa.

O não envolvimento da equipe no planejamento.

O baixo envolvimento dos lideres no planejamento e nas métas.

Page 16: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

O posicionamento estratégico. “Você pode tentar ganhar dinheiro

pagando o menor salário que puder, escolhendo fornecedores baratos e espremendo todos os demais custos. Mas essa estratégia não vai durar muito, pois acaba gerando uma força de trabalho, fornecedores e produtos de baixa qualidade”, Kotler.

Page 17: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

O posicionamento Estratégico.

Posicionar-se no mercado hoje, significa enxergar o mercado de uma outra forma, uma forma mais aberta e criativa.

Page 18: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

A competição em rede.

A competição em rede já existe a muito tempo e o mercado gráfico já participa dessa competição mas tira pouco proveito.

Segundo KOTLER, o futuro da competição empresarial está nas rede, por exemplo as redes de suprimentos ou redes de compras.

Page 19: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

A competição em Redes.

Vantagens: Menor risco. Maior abertura de mercado. Decisões de investimento mais claras.

Page 20: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

A competição em Redes

Desvantagens:

Falta de confiança( Nenhuma rede sobrevive sem confiança).

Page 21: José Pires de Araujo Jr.. Ferramentas Estratégicas para a Era das Incertezas A conjuntura econômica como norteador das estratégias. Por que os planejamentos.

Conclusão. Planejamento Estratégico é uma necessidade

de sobrevivência para as empresa gráfica. Nossos clientes podem não entender muito

do nosso negócio mas planejam muito bem os deles.

Nossos fornecedores muito organizados e que visão estratégica.

NÓS NÃO PODEMOS SER DIFERENTES