Top Banner
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 18 Fevereiro de 2011 Sabia que... O busto de Florbela Espanca foi inaugurado em 1949 no Jardim Público de Évora 38 Câmara de Évora realiza sessões sobre segurança na internet nas escolas Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Europeu da Internet Segura que este ano tem como slogan “É mais do que um jogo, é a tua vida”. A Câmara Municipal de Évora, a convite do Agrupamento de Escolas nº3, está a realizar durante o mês de Fevereiro um conjunto de sessões sobre segurança na Internet para alunos do 1ºCiclo e 2º ciclo do Ensino Básico, procurando esclarecê-los melhor como utilizar a internet, nomeadamente acerca dos cuidados a ter quando navegam nesta rede de comunicação mundial.
12
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Evora Local n.º 38

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 18 Fevereiro de 2011

Sabia que... O busto de Florbela Espanca foi inaugurado em 1949 no Jardim Público de Évora

38

Câmara de Évora realiza sessões sobre segurançana internet nas escolas

Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Europeu da Internet Seguraque este ano tem como slogan “É mais do que um jogo, é a tua vida”.

A Câmara Municipal de Évora, a convite do Agrupamento de Escolas nº3, está a realizar durante o mês de Fevereiro um conjunto de sessões sobre segurança na Internet para alunos do 1ºCiclo e 2º ciclo do Ensino Básico, procurando esclarecê-los melhor como utilizar a internet, nomeadamente acerca dos cuidados a ter quando navegam nesta rede de comunicação mundial.

Page 2: Evora Local n.º 38

évoralocal / pág. 02

Page 3: Evora Local n.º 38

évoralocal / pág. 03

Câmara de Évora realiza sessões sobre segurançana internet nas escolas

O crescimento do parque informático nos estabelecimentos de ensino, nos serviços externos e agentes da autarquia nos últimos anos levou à criação pela Câmara de Évora de uma solução para apoio tecnológico e informático mais flexível e autónoma.Deste modo, foi criada a Unidade MuTIC (Unidade de Apoio Tecnológico do Concelho de Évora), exclusivamente vocacionada para intervir em problemas informáticos e tecnológicos pretendendo dar uma resposta rápida e eficaz às solicitações, com particular incidência nas Escolas Básicas do 1º ciclo, Jardins-de-Infância e Juntas de Freguesia, mas prestando também apoio a outras iniciativas e agentes do município. A Unidade MuTIC presta assistência técnica a equipamentos informáticos; efectua a implementação e montagem de infra-estruturas de rede e presta apoio a actividades pedagógicas que envolvam TIC's – Tecnologias de Informação e Comunicação - assim como a eventos e acções, nomeadamente de promoção de projectos municipais e suporte a acções de formação em TIC's, de modo a combater a info-exclusão.

A Câmara Municipal de Évora, a convite do Agrupamento de Escolas nº3, está a realizar durante o mês de Fevereiro um conjunto de sessões sobre segurança na Internet para alunos do 1ºCiclo e 2º ciclo do Ensino Básico, procurando esclarecê-los melhor como utilizar a internet, nomeadamente acerca dos cuidados a ter quando navegam nesta rede de comunicação mundial.Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Europeu da Internet Segura (8 de Fevereiro), que este ano tem como slogan “É mais do que um jogo, é a tua vida”, sendo organizado a nível europeu pela Insafe, rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet. É neste sentido que o MuTIC (Unidade de Apoio Tecnológico do Concelho de Évora dependente da Divisão de Organização e Gestão Informática da Câmara Municipal), em parceria com o Espaço Internet de Évora, está já a dinamizar um conjunto de sessões destinadas aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade (EB1 de S. Mamede), do 5º e 6º anos de escolaridade (EB 2,3 de Santa Clara) e para as turmas do 3º e 4º ano da EB1 Horta das Figueiras. Para obter informações mais pormenorizadas das actividades pode consultar o blogue do MuTIC (http://muticcme.blogspot.com/) ou o respectivo Facebook.

Page 4: Evora Local n.º 38

évoralocal / pág. 04

Page 5: Evora Local n.º 38

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião de 9 de FevereiroCâmara de Évora ouviu esclarecimentos da Refer sobre obra em cursoConforme decidido em anterior reunião, a Câmara Municipal de Évora convidou o Conselho de Administração da Refer a apresentar publicamente ao Executivo camarário e aos munícipes o projecto e a obra em curso de renovação da estação de Évora, da linha do antigo ramal de Reguengos e da eliminação de passagens de nível dentro do perímetro urbano da cidade. Esteve presente nesta reunião pública de Câmara o Eng. Duarte Miguel (em representação da Administração da Refer e responsável pela obra em Évora) que apresentou pormenorizadamente cada um dos projectos e obras em curso, respondendo a todas as questões que lhe foram colocadas, quer pelos vereadores, quer pelos munícipes presentes.Prevê-se a finalização dos trabalhos no próximo mês de Maio, ascendendo o custo total dos mesmos a mais de cinco milhões de euros, totalmente da responsabilidade da Refer.O PSD lamentou que a REFER se tivesse escusado a realizar uma sessão pública aberta a todos os Munícipes, devidamente divulgada, contrariando a disponibilidade que a Administração da REFER havia manifestado antes. Mais lamentou o PSD que não tivesse sido dada informação relativa aos aspectos de impacto urbanístico, ambiental e outros, soluções de mitigação destes e propostas técnicas a implementar, ficando assim a população sem conhecimento de aspectos relevantes desta infra-estrutura importante papa o Concelho.

Habévora e empresa de fiscalização esclarecem evolução de obras na Cruz da PicadaNa sequência da última reunião pública de Câmara onde estiveram alguns moradores/proprietários de fogos no Bairro da Cruz da Picada constituídos em condóminos e que são parte interessada na obra de requalificação em curso no bairro, revelou-se necessário que à Câmara Municipal fossem prestados esclarecimentos sobre a evolução da obra e procedimentos técnicos a ela relativos. Nesse sentido, esteve presente o técnico responsável pela fiscalização da obra, Eng. Baião e a Dra. Dina Campino (Habévora) que esclareceram em pormenor, quer o andamento dos trabalhos, quer os procedimentos técnicos adoptados e a sua concordância com o caderno de encargos posto a concurso.

Presidente reuniu com ministra do Ambiente para resolver a questão das águasO Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, informou ainda sobre a reunião ocorrida na passada semana com a Ministra do Ambiente, em que estiveram presentes outros autarcas que integram o sistema das Águas do Centro Alentejo e onde foi exposta a gravíssima situação que as autarquias enfrentam para garantir a sustentabilidade do mesmo e as propostas que fizeram chegar àquele membro do Governo como contributo na procura de uma solução para o referido problema.

Aumento da comparticipação do Feder facilita obras municipaisFoi também informada a Câmara que o Governo celebrou acordo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses para aumentar a taxa de comparticipação do Feder para os investimentos municipais com despesa realizada em 2011 para 85%, o que vai facilitar a concretização de projectos já aprovados para o nosso município.

Aprovada moção de solidariedade com o povo do EgiptoUma moção de solidariedade com o povo do Egipto, proposta pelo Vereador Eduardo Luciano (CDU), foi aprovada por unanimidade.“Atenta aos movimentos de revolta popular que ocorrem no Egipto em defesa de direitos sociais e laborais, pela justiça social, a democracia e a liberdade”, a Câmara Municipal de Évora “manifesta o seu apoio e solidariedade para com o povo egípcio neste momento de particular

entusiasmo com a perspectiva de mudança naquele país, saudando a coragem e determinação dos trabalhadores, dos jovens, das mulheres e do povo egípcio para por fim à opressão de um regime que ao longo das últimas décadas se constituiu num instrumento do domínio imperialista no Médio Oriente e Norte de África”.

Rejeitada reestruturação de serviços camaráriosA proposta de reestruturação dos serviços camarários de acordo com o Decreto-Lei nº 305/2009, de 23 de Outubro foi rejeitada com os votos do PSD e da CDU, pese embora o Presidente da Câmara de Évora ter esclarecido que a mesma visava cumprir um procedimento imposto por lei e que apenas se resumia a definir o número máximo de unidades departamentais previstas e que tem de ser aprovada pela Assembleia Municipal de Évora, ficando a reorganização dos serviços a ser posteriormente preparada e apreciada pela Câmara Municipal. Entenderam estes partidos que deveria ser já este o momento para efectuar uma reorganização profunda dos serviços e, apesar do Presidente do Município eborense ter argumentado com a necessidade de se cumprir a lei e de garantir estabilidade e normalização dos serviços da Câmara de Évora, não foi esse o entendimento dos partidos da oposição que mantiveram a sua posição de não aceitação da proposta apresentada.Para o PSD, a proposta apresentada pelo Executivo continua com uma excessiva departamentalização, reduzindo os actuais níveis de hierarquização vertical e horizontal. Mantém uma estrutura altamente hierarquizada e desproporcionada em número de lugares de chefia e unidades orgânicas: 11 Departamentos, 18 Divisões flexíveis e 24 Subunidades Orgânicas.

Outros assuntos tratadosA Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade a adesão ao Pacto de Autarcas, o qual consiste num acordo de parceria entre a Direcção-Geral de Energia e dos Transportes da Comissão Europeia e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, aberto a todos os municípios europeus que pretendam empenhar-se na diminuição das emissões de CO2.Esta decisão e esforço do Município num processo de redução das emissões carbónicas traduzir-se-ão não só em benefícios ambientais para o concelho, mas também em benefícios financeiros decorrentes das poupanças conseguidas nos consumos energéticos.Foi aprovada por unanimidade uma revisão orçamental no valor de 4 554 218,00 de euros, destinada a permitir a concretização da candidatura do Projecto e Requalificação da Escola EB1 André de Resende. Trata-se apenas de um procedimento formal que não pesa no orçamento camarário, permitindo no entanto este passo a efectivação do ponto de vista do seu financiamento.Mereceu igualmente aprovação unânime o Projecto de Execução da requalificação da referida escola, nas condições das especificações feitas pelos serviços camarários e condicionado ao licenciamento do Projecto de instalações Eléctricas pela CERTIEL.A aprovação das propostas contidas no Relatório Final do Concurso Público para a Empreitada de Remodelação da Rede de Águas e Esgotos de São Mancos mereceu unanimidade, assim como a decisão de contratar para a prestação de serviços à empresa Manuel António &Jorge Almeida Construções S. A nos termos e condições estabelecidos no Programa do Concurso e na proposta fornecida pela concorrente.A proposta final de alteração do Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Évora foi aprovada com quatro votos a favor (PS e PSD) e três abstenções (CDU). Este documento recebeu os contributos reunidos durante o decurso do período de discussão pública e também os do Vereador António Dieb (PSD) que se revelaram positivos para a melhoria da proposta final agora aprovada. A proposta será agora apreciada e votada na Assembleia Municipal de Évora.

Page 6: Evora Local n.º 38

évoralocal / pág. 02

Page 7: Evora Local n.º 38

évoralocal / pág. 07

Sabia queO busto de Florbela Espanca foi inaugurado em 1949 no Jardim Público de Évora

O busto de Florbela Espanca foi inaugurado em 1949 no Jardim Público de Évora e é da autoria do escultor Diogo de Macedo.

A poetisa Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894. Fez os seus estudos liceais em Évora, concluindo o curso em 1917. Viveu alguns anos em Lisboa, onde frequentou a Faculdade de Direito.

Problemas de saúde, sobretudo de índole psicológica, levaram-na a cometer o suicídio, em Dezembro de 1930, no Porto. Os seus restos mortais encontram-se actualmente no cemitério de Vila Viçosa.

Da sua obra, apenas dois títulos foram editados em vida: Livro de Mágoas (1919) e Livro de Sóror Saudade (1923), tendo postumamente sido publicados os restantes, caso de Charneca em Flor (1930), Juvenília (1930); As Marcas do Destino (1931), entre outros.

Page 8: Evora Local n.º 38

évoralocal / pág. 06

Page 9: Evora Local n.º 38

évoralocal / pág. 09

TEATRO Garcia de Resende

Page 10: Evora Local n.º 38

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Evora Local n.º 38

évoralocal / pág. 11

Page 12: Evora Local n.º 38