Top Banner
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 05 Maio de 2011 Sabia que... O arquitecto e pintor José Cinatti tem um busto no Jardim Público de Évora? 48 Recebidos nos Paços do Concelho Assembleia Municipal de Lagos trouxe jovens a Évora O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão, e a Primeira Secretária da Assembleia Municipal de Évora, Maria Helena da Costa, receberam esta quinta-feira (dia 5), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma delegação de jovens oriundos da cidade de Lagos, acompanhados pelo Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e pelo Vereador da Câmara Municipal de Lagos, Jorge Serpa.
12

Evora Local 48

Mar 23, 2016

Download

Documents

dcre cmevora

Evora Local 48
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Evora Local 48

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Camâra Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 05 Maio de 2011

Sabia que... O arquitecto e pintor José Cinatti tem um busto no Jardim Público de Évora?

48

Recebidos nos Paços do Concelho Assembleia Municipal de Lagos trouxe jovens a Évora

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão, e a Primeira Secretária da Assembleia Municipal de Évora, Maria Helena da Costa, receberam esta quinta-feira (dia 5), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma delegação de jovens oriundos da cidade de Lagos, acompanhados pelo Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e pelo Vereador da Câmara Municipal de Lagos, Jorge Serpa.

Page 2: Evora Local 48

évoralocal / pág. 02

Page 3: Evora Local 48

évoralocal / pág. 03

Recebidos nos Paços do Concelho Assembleia Municipal de Lagos trouxe jovens a Évora

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão, e a Primeira Secretária da Assembleia Municipal de Évora, Maria Helena da Costa, receberam esta quinta-feira (dia 5), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma delegação de jovens oriundos da cidade de Lagos, acompanhados pelo Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e pelo Vereador da Câmara Municipal de Lagos, Jorge Serpa.

O Vice-Presidente da Câmara de Évora, Manuel Melgão, deu as boas vindas à cidade, agradeceu a visita e desejou uma boa estadia, no que foi acompanhado por Maria Helena da Costa, em representação do Presidente da Assembleia Municipal de Évora.

A visita, de carácter educativo, incluiu um passeio pelo Centro Histórico de Évora, cidade que, segundo os organizadores foi escolhida este ano “por dar um valor especial a estas coisas da Juventude e por ser uma cidade universitária, além do seu significativo interesse patrimonial”.

Esta vinda a Évora, segundo explicou o Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, insere-se na importância que a Assembleia concede à participação dos jovens na vida da comunidade e seu envolvimento nas questões autárquicas.

Tal atitude levou, já há alguns anos, à criação de um “órgão parlamentar novo” – a Assembleia da Juventude, representativo e eleito pelos jovens das escolas do concelho de Lagos (duas Escolas Secundárias, duas Escolas Básicas 2/3 e o Pólo de Formação do Centro de Emprego).

Os jovens que estiveram em Évora fazem parte desta Assembleia, a qual efectua todos os anos uma visita a um local de interesse do País e reúne periodicamente, debatendo e aprovando pontos de interesse concelhio, que são preparados pelos alunos com o apoio dos serviços da Assembleia e dos professores.

Page 4: Evora Local 48

évoralocal / pág. 04

Page 5: Evora Local 48

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 27 de AbrilCâmara de Évora informada sobre a nova Livraria Municipal

No período antes da ordem do dia, a Vereadora Cláudia Sousa Pereira (PS) informou a Câmara sobre a inauguração da Livraria Municipal, no dia 29 de Abril, pelas 17:30 horas, no Núcleo de Documentação (Paços do Concelho), convidando todos a estarem presentes neste evento.

A Livraria efectuará a venda, promoção e divulgação de publicações editadas ou apoiadas pela Autarquia, permitindo que os munícipes possam, não só comprar livros, mas também que os possam consultar e receber esclarecimento e aconselhamento adequados.

Informou também que espera poder trazer à Câmara na próxima reunião pública o parecer jurídico de enquadramento legal sobre o eventual pagamento aos agentes, relativo ao ano de 2010.

O Vereador Manuel Melgão (PS) relatou como decorreram as comemorações do 25 de Abril na cidade e no concelho, referindo a enorme participação popular no que foi acompanhado por toda a Câmara que se congratulou pelo facto desta data e o seu significado continuar a ser querida e a mobilizar a população eborense.

O Vereador Eduardo Luciano (CDU) apresentou uma proposta de moção sobre o 25 de Abril e o 1º de Maio que não foi aprovada devido aos votos contrários do PS e PSD que lamentaram não poder estar de acordo com os termos claramente de inspiração partidária em que a mesma estava redigida, saudando, no entanto, quer o 25 de Abril, quer o 1º de Maio pelo seu significado para a liberdade, a democracia e os direitos dos trabalhadores.

Aprovado Relatório do Conselho de Administração da Habévora

Foi aprovado com quatro votos a favor (PS e PSD) e três abstenções (CDU) o Relatório do Conselho de Administração, contas do exercício económico de 2010, proposta de aplicação, de resultados e parecer do fiscal único da Habévora – Gestão Habitacional, EEM.

A Habévora, explicou o Vereador Manuel Melgão, obteve um resultado líquido positivo, tendo cumprido na generalidade os objectivos a que se propôs em 2010, os quais incluíram nomeadamente a atribuição de mais habitação social, aquisição de empreitadas e adjudicação de obras de recuperação e restauro do interior das habitações e requalificação do exterior dos edifícios do bairro da Cruz da Picada, vistorias, acordos de regularização de dívidas e venda de imóveis, entre outros.

Mereceu aprovação unânime a ratificação do despacho do Presidente da Câmara para apresentação de candidatura de apoio à realização de pequenas iniciativas de cooperação transfronteiriça 2011, designadamente o II Encontro Empresarial Évora-Mérida.

As “Normas Regulamentares para Atribuição e Funcionamento das Tasquinhas” na Feira de S. João foram aprovadas com três votos a favor (PS), uma abstenção (PSD), três votos contra (CDU) e o voto de qualidade favorável do Presidente.

Aprovado protocolo de descentralização da gestão das escolas desactivadas

A proposta de protocolo de descentralização da gestão das escolas desactivadas para as Juntas de Freguesia foi aprovada por unanimidade. Uma decisão que visa evitar a existência de equipamentos escolares devolutos e degradados e qualificar a resposta sócio-cultural das freguesias do concelho.

Foi aprovado com três votos a favor (PS) e quatro abstenções (PSD e CDU) o protocolo para candidatura ao financiamento PROHABITA que permitirá que a Habévora proceda à realização das necessárias obras de reabilitação de 14 fogos sitos no Bairro da Malagueira (Rua das Duas Árvores; Rua das Doze Casas e Rua do Rochedo) e ao seu arrendamento em regime de renda apoiada a 14 famílias inscritas nos serviços da Habévora para arrendamento social.

Page 6: Evora Local 48

évoralocal / pág. 02

Page 7: Evora Local 48

évoralocal / pág. 07

Sabia queO arquitecto e pintor José Cinatti tem um busto no Jardim Público de Évora?

O arquitecto e pintor José Cinatti (1808-1879) chegou a Évora em 1863 para construir um palácio na antiga Rua do Paço (hoje Rua da República) para o lavrador José Ramalho Diniz Perdigão, o qual decidiu também oferecer um jardim público à cidade localizado em frente ao seu palácio ( Palácio Barahona).

Foi José Cinatti quem se encarregou também da sua construção, tendo realizado a obra sem quaisquer encargos para a Câmara, o que posteriormente lhe valeu uma medalha de ouro pelos serviços prestados a Évora, devendo-se também a ele as obras de limpeza do Templo Romano que permanecia quase oculto por uma outra construção e a consolidação da galilé da Igreja de S. Francisco, além das Ruínas Fingidas, no Jardim Público.

O busto de Cinatti existente no Jardim Público resultou dos esforços feitos por uma comissão composta pelo médico João Baptista Rollo; António Pereira da Silva; Joaquim Limpo Esquivel e Augusto César Franco.

A colocação da escultura, da autoria de Simões de Almeida, no jardim teve lugar no dia 4 de Maio de 1884, tendo participado na inauguração as entidades civis, militares, eclesiásticas e a população da cidade.Por parte da família de José Cinatti deslocaram-se a Évora diversos membros, entre eles o genro Alfredo Keil, autor do hino “A Portuguesa”.

São também descendentes deste ilustre artista italiano a pintora Maria Keil do Amaral e o poeta Ruy Cinatti, entre outros.

Page 8: Evora Local 48

évoralocal / pág. 06

Page 9: Evora Local 48

évoralocal / pág. 09

TEATRO Garcia de Resende

Maio′11

6 e 7Teatro: Duas Irmãs, pelos Lendias d'Encantar

12 Teatro: As Aventuras de João sem Medo, pela Comuna Teatro de Pesquisa

13Teatro:Marie Curie, pelo Teatro Extremo

14 Encontro sobre políticas culturais no Alentejo

Page 10: Evora Local 48

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Evora Local 48

évoralocal / pág. 11

Page 12: Evora Local 48