Top Banner
PROPOSTAS 2015
16

Espetáculos Grupo Ritornelo

Jul 23, 2016

Download

Documents

Conheça aqui os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo Ritornelo de Teatro de Passo Fundo: Faixa de Graça Zé Vagão da Roda Fina e Sua Mãe Leopoldina O Sumiço da Consciência
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Espetáculos Grupo Ritornelo

PROPOSTAS2015

Page 2: Espetáculos Grupo Ritornelo

APRESENTAÇÃOO Grupo Ritornelo de Teatro iniciou sua caminha-da em 2010, buscando dar continuidade à uma trajetória de trabalho de mais de 14 anos de expe-riência construída junto ao Grupo Viramundos, o qual findou suas atividades em 2008 .

Assim a caminhada do Grupo Ritornelo de Teatro, se soma a uma grande atuação em importantes iniciativas culturais, tendo participado de festivais, mostras e oficinas no Estado e no país, bem como,

recebido premiações que possibilitaram a circula-ção de seus espetáculos e o reconhecimento dos trabalhos produzido, ao longo deste tempo. Desta trajetória destacam-se as montagens dos espetáculos: Faixa de graça (2014) com direção de Richard Riguetti; O Menino do Dedo Verde (2011) com direção de Marcio Bernardes; Till Eulespie- gel (2007) com direção de Júlio Maciel e Ana Domitila; Fantoches (2005) e Timbre de Galo (2004) com di-reção de Mario Santana; O Parturião (2002) O Fer-reiro e a Morte (2000) e Dois Perdidos Numa Noite Suja (1999) com direção de Márcio Bernardes.

Page 3: Espetáculos Grupo Ritornelo

ESPETÁCULOS

Page 4: Espetáculos Grupo Ritornelo

FAIXA DE GRAÇAEste espetáculo de teatro de rua é resulta-do da parceria entre os grupos Ritornelo e Off-Sina, e inicia do desejo de abordar, através da linguagem do palhaço brasi-leiro, questões de cidadania e brasilida-de que, acreditamos, são significativas na atualidade. Num processo repleto de novos sentidos e sensações, buscamos abordar a poética do palhaço (de rua, de circo/teatro, de lona...) sob uma pers-pectiva, até aqui, desconhecida para nós: partindo de um texto escrito, buscamos conectá-lo a “dramaturgia” do palhaço brasileiro - transmitida predominante-mente através da oralidade – para pro-dução de uma nova “dramaturgia”, com novos significados e sentidos ampliados, criando um novo território de conteúdos, que extrapola os sentidos inicialmente pensados, mas que é ainda marcado pelo desejo de dividir e ampliar nossos olha-res com os dos outros, onde aquele que parou para ver a cena, não é um mero es-pectador e sim agente potencializador e

Page 5: Espetáculos Grupo Ritornelo

transformador da ação, deixando de ser um transeunte e transformando-se em agente da poética do palhaço.

O espetáculo Faixa de Graça traz a rua os palhaços Canela e Eustáquio que des-garrados no mundo partem na busca de uma nova terra, caminhando e tomban-do e tornando a tombar decidem fundar um novo país. Através do olhar ingênuo e transgressor do palhaço procuram uma nova realidade onde a alegria, a brinca-deira e a felicidade são elementos funda-mentais na construção desse novo terri-tório.

Page 6: Espetáculos Grupo Ritornelo

FICHA TÉCNICAPALHAÇOS:

Canela (Miraldi Junior)e Eustáquio (Guto Pasini)

DRAMATURGIA E ENCENAÇÃO:Richard Riguetti

FIGURINOS E ADEREÇOS:Bethinha Mânica e Glória Fauth

CRIAÇÃO DE TEXTO:Miraldi Junior

ARTE DESIGN:Ana Paula Martini

PRODUÇÃO:Guto Pasini e Miraldi Junior

PARCEIRO:Grupo Off-Sina

REALIZAÇÃO:Grupo Ritornelo de Teatro

MÚSICAS GRAVADAS:DESGARRADOS (de Mario Barbará)

VIOLÃO: Giancarlo Rota CamargoACORDEÃO: Carlinhos Tabajara

INFORMAÇÕES TÉCNICASESPETÁCULO DE TEATRO DE RUA.GÊNERO:Comédia.CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS.TEMPO DE MONTAGEM:120 minutos.TEMPO DE DESMONTAGEM:30 minutos.EQUIPE:03 pessoas.DURAÇÃO:50 minutos.SONORIZAÇÃO:O Grupo dispõe de equipamentos.

Page 7: Espetáculos Grupo Ritornelo

ZÉ VAGÃODA RODA FINA

E SUA MÃELEOPOLDINA

Obra de Sylvia Orthof, “Zé Vagão da Roda Fina e sua Mãe Leopoldina” é uma peça de teatro que nos fala da singular e en-cantadora experiência de crescer e ser. Um musical infantil, onde duas locomo-tivas (mãe e filho) trilham um caminho cheio de ludicidade, brincadeira e fan-tasia. Uma história marcada pela per-sistência de Dona Leopoldina em tentar engrossar as rodas finas de seu filho Zé Vagão, um menino que não quer saber de andar nos velhos trilhos.Este espetáculo deseja traduzir, com sim-plicidade, a experimentação de lingua-gens, rimas e ritmos, voltados ao pen-samento lúdico-crítico, que buscamos concretizar em nossos espetáculos tea-trais e que também, acreditamos, pode se dar em qualquer etapa da vida.

Page 8: Espetáculos Grupo Ritornelo

É como se fossemos os aprendizes dos sentidos dessa infância que acontece em forma de viagem e perpassa diferentes paisagens e territórios.Trata-se de um espetáculo feito para as crianças eternas, que traz consigo traços claros da cultura brasileira, com a musi-calidade e poesia que também valoriza o regionalismo gaúcho. Então vem com a gente, vem contente e embarque nessa viagem!!! Piiuuíííí!!!”

Page 9: Espetáculos Grupo Ritornelo

FICHA TÉCNICAELENCO:

Guto Pasini, Liz Schuster e Miraldi JuniorENCENAÇÃO:

Adriane MottolaCRIAÇÃO DE TEXTO:

Silvia OrthofFIGURINOS E ADEREÇOS:

Bethinha Mânica e Glória FauthMÚSICA:

Giancarlo Rota de CamargoARTE DESIGN:

Ana Paula MartiniREALIZAÇÃO:

Grupo Ritornelo de Teatro

INFORMAÇÕES TÉCNICASGÊNERO:Infantil/Comédia.CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS.DURAÇÃO:50 minutos.TEMPO DE MONTAGEM:120 minutos.TEMPO DE DESMONTAGEM:30 minutos.EQUIPE:04 pessoas.SONORIZAÇÃO:O Grupo dispõe de equipamentos.

Page 10: Espetáculos Grupo Ritornelo

O SUMIÇO DA CONSCIÊNCIA

O espetáculo O Sumiço da Consciên-cia vem chamar a atenção da criançada, pois, parece que a consciência sumiu, afinal só pode ser por isso que as pesso-as não param de destruir nosso planeta, jogando lixo em qualquer lugar, destru-ído as florestas, os rios e mais um mon-tão de coisas que sabemos não se deve fazer. Por isso, os atores do Grupo Ritor-nelo de Teatro partem em uma aventura em busca da consciência, com a ajuda de todos, claro! Assim, a peça quer despertar a consciência das crianças com relação ao meio ambiente através de histórias, canções e muita ludicidade, tornando a criança agente direto na ação de desven-dar onde esta a consciência.

Page 11: Espetáculos Grupo Ritornelo
Page 12: Espetáculos Grupo Ritornelo

FICHA TÉCNICAELENCO:

Guto Pasini, Liz Schuster e Miraldi JuniorENCENAÇÃO:

Guto PasiniDRAMATURGIA:

Miraldi JuniorFIGURINOS:

Bethinha MânicaADEREÇOS:

O GrupoBONECOS:

Maira CoelhoTRILHA SONORA

Giancarlo CamargoÁUDIO GRAVADO

Guilherme Carbonari SivieroARTE DESIGN:

Ana Paula MartiniREALIZAÇÃO:

Grupo Ritornelo de Teatro

INFORMAÇÕES TÉCNICASGÊNERO:Infantil/Comédia.CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS.DURAÇÃO:45 minutos.TEMPO DE MONTAGEM:120 minutos.TEMPO DE DESMONTAGEM:30 minutos.EQUIPE:04 pessoas.SONORIZAÇÃO:O Grupo dispõe de equipamentos.

Page 13: Espetáculos Grupo Ritornelo

Com um projeto de criar no espaço comu-nitário, uma sede para fazer arte pública, o Grupo Ritornelo promove na Praça Santa Terezinha, o Espaço Ritornelo na Praça.

O Projeto é uma iniciativa do Grupo de “adotar” a Praça Santa Terezinha como sua “sede pública”. Através da realização de atividades culturais, a proposta quer tor-nar o espaço da praça como um local de referência para as “artes públicas” locais, expandindo horizontes do acesso à cul-tura, dos mais diversificados segmentos; promovendo a afirmação da cidadania cultural, sempre de forma inclusiva e de-mocrática.

Num ambiente agradável de lazer e bas-tante familiar, ocorrem atrações como te-atro, música, dança, exposições e muitas outras atividades artísticas.

Page 14: Espetáculos Grupo Ritornelo

PARCERIAAcreditamos que sua parceria com o Gru-po Ritornelo de Teatro seja de grande re-levância, pois sabemos da importância de levar cultura para toda parte, e que esse é um objetivo em comum entre ambas as partes. Atrelado a isso o grupo tem uma busca constante por uma arte de qualida-de, para todas as famílias, ou seja, ambas as partes seriam beneficiadas e obteriam um resultado positivo. Esperamos ansio-samente por sua proposta, caso tenha interesse em um de nossos espetáculos.

“Valendo-se da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal – Lei

Rouanet / Mecenato, os apoiadores podem abater até 100% do valor

aportado ao projeto”.

Page 15: Espetáculos Grupo Ritornelo

Apoiar a cultura também é investir em educação,é um ato de cidadania.

Page 16: Espetáculos Grupo Ritornelo

CONTATOGrupo Ritornelo de Teatro

www.gruporitornelo.com.br

[email protected]

[email protected]

54 9976 1773 – Guto

54 9921 8739 – Miraldi

facebook.com/Ritornelo