Top Banner
ALISSANDRA MENDES 1,00 R$ APENAS DOMINGO , 03/03/2013 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 561 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » CRIANÇAS X MORADORES JOVENS E EMPREENDEDORES: MAIS DIVERSIDADE NO COMÉRCIO DE CACHOEIRO ITAPEMIRIM VOLTA A SE APROXIMAR DA FUNASA PREDEITO DR. LUCIANO SE REUNIU COM REPRESENTANTES DA INSTITUIÇÃO ABRIGO DE » FILHOS DE PRESIDIÁRIOS TEM INCOMODADO POPULAÇÃO. PREFEITURA PROMETE REFORMAR O LOCAL ABACATE: A FRUTA DA IMUNIDADE LUCAS (E) ABRIU UMA TABACARIA E PAULO VITOR UMA CREPERIA. ELES SÃO O EXEMPLO DO NOVO MOMENTO ECONÔMICO NA » CIDADE: NOVAS IDEIAS QUE GERAM NOVAS PROPOTAS E AUMENTAM A OFERTA EM VÁRIOS SEGMENTOS ESPECIAL | Pág 15 OPINIÃO | Pág 02 POLÍTICA | Pág 03 ESPECIAL | Págs 04 e 05 SELO NO AQUI TEM MAIS | PÁGINA 10 FOTOS: MARROM FOTO E VÍDEO “Hoje, a ditadura dos Castro já dura mais de meio século, e teme uma blogueira, que agora consegue desembarcar no mundo, para mostrar que o simpático povo da bela ilha do Caribe já não merece sofrer”. DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
16

Edição 561

Mar 15, 2016

Download

Documents

Jornal Aqui Notícias
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Edição 561

alissandra mendes

1,00r$

aPenas

DOMINGO, 03/03/2013 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 561 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

crianças x moradores

JOVENS E EMPREENDEDORES: MAIS DIVERSIDADE NO COMÉRCIO DE CACHOEIRO

ITAPEMIRIM VOLTA A SE APROXIMAR DA FUNASAPredeiTO dr. lUCianO se reUniU COm rePresenTanTes da insTiTUiÇÃO

abrigO de »filhOs de PresidiáriOs Tem inCOmOdadO POPUlaÇÃO. PrefeiTUra PrOmeTe refOrmar O lOCal

AbACATE: A fRUTA DA IMUNIDADE

lUCas (e) abriU Uma TabaCaria e PaUlO ViTOr Uma CrePeria. eles sÃO O eXemPlO dO nOVO mOmenTO eCOnÔmiCO na »Cidade: nOVas ideias QUe geram nOVas PrOPOTas e aUmenTam a OferTa em VáriOs segmenTOs esPeCial | Pág 15

OPiniÃO | Pág 02

POlÍTiCa | Pág 03

esPeCial | Págs 04 e 05

selO nO aQUi Tem mais | Página 10

fOTO

s: ma

rrOm

fOTO

e VÍd

eO

“hoje, a ditadura dos Castro já dura mais de meio século, e teme uma blogueira, que agora consegue desembarcar no mundo, para mostrar que o simpático povo da bela ilha do Caribe já não merece sofrer”.

diVUlgaÇÃO

diVU

lgaÇ

ÃO

Page 2: Edição 561

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL

www.AQUiES.com.br02 oPiniÃo

EXPEDIENTEDIRETORIA GERAL: Elias Carvalho e Jaísa KleimEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Carlos Guilherme Gomes REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Filipe Rodrigues,Marcos Freire e Lara CarletteDIAGRAmADOREs: Carlos Guilherme Gomes e Marcelo Lopes Mothé COLAbORADOREs: Alexandre Garcia, Ewerton M.

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Tréggia, Guilherme Gomes, Kamila Zanetti, Luciana Fernandes, Ramon Barros, Ricardo Lemos, Ruy Guedes, Sérgio Neves, Sérgio Oliveira, Wagner Medeiros Junior.

E-mails: [email protected]; [email protected]; [email protected];

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

GRUPO FOLHA DO CAPARAÓ DE COMUNICAÇÃO LTDA- MECNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, bairro GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES.Anexo a GrafBand. Tel: (28) 3521 7726

FALE COm A REDAÇÃO: (28) 9904 7726 ANUNCIE / AssINE: (28) 3521 7726 / 3036 [email protected] [email protected]

ALExAndRE gARCiA

Aparentemente o dossiê grudou nas mãos dele, como grudou os lábios que deveriam ter denunciado a irregulari-dade a seus superiores. Como um fun-cionário de cargo de confiança deve sa-ber, a reunião e o dossiê mostram que foram ultrapassados os limites da ativi-dade diplomática. Até a Veja denunciar o escândalo, 10 dias depois, a Presidên-cia da República nada sabia de parte do funcionário. Depois, numa nota, expli-cou que tudo fora obra do acaso, e que ele não usara o dossiê e o destruíra com auxilio de uma tesoura. Quer dizer, destruiu as provas e se omitiu do de-ver de denunciar uma agressão à nossa soberania.

Tudo bem; po-deria ter sido pior. Imaginem se fosse no governo an-terior, com Tarso Genro Ministro da Justiça e Lula na Presidência. Pode-ria ter acontecido com Yoani o que aconteceu com os dois boxeadores cubanos, nos jogos sul-americanos, que saíram da de-legação para fugir da ditadura dos Cas-tro. Jogando no lixo o direito de asilo, o governo os prendeu e os devolveu a Cuba, num avião de Hugo Chavez. Agora, ela teve no Brasil a liberdade que não teria em Cuba para fazer palestras e falar em auditórios. Foi censurada, sim, e impedida de falar, por grupos de apoio ao regime cubano que, em Cuba, não teriam a menor chance de fazer algo se-melhante. Imaginem o que aconteceria se alguma autoridade cubana fosse im-pedida de falar por grupos barulhentos...

E a Associação Brasileira de Imprensa ficou quietinha ante a censura a uma jornalista visitante.

O Senador Eduardo Suplicy foi um fiel escudeiro de Yoani nos momentos mais difíceis. Foi o único político do PT a defender o direito de ela se ex-pressar. Também a defenderam o líder do PSOL, Ivan Valente e o deputado Alfredo Sirkis, do PV, quando tentaram impedir que ela falasse na Câmara Fede-ral. Foi um caro custo conseguir que a TV Câmara registrasse o evento. Ela saiu felicíssima; nunca havia experimentado

o entrechoque de opiniões em regi-me de liberdade. Lembrei-me de um refugiado cubano, de quem me tornei amigo. Quando ele entrou num supermercado em Brasília, chorou emocionado com a abundância de mercadorias na prateleira. Na mi-nha casa, ofereci-lhe vinho e ele me revelou que seria a primeira vez na vida que beberia vinho.

No rádio desde muito jovem, noticiei a saga de Fidel na Sierra Maestra e torci pela derrubada da ditadura de Fulgen-cio Batista. Iniciava o ano de 1959. Três anos antes, Fidel havia desembarcado em Cuba com apenas 80 homens, num barco velho, o Granma. E derrubou um ditador. Hoje, a ditadura dos Castro já dura mais de meio século, e teme uma blogueira, que agora consegue desem-barcar no mundo, para mostrar que o simpático povo da bela ilha do Caribe já não merece sofrer.

QUEm TEm mEDO DE YOANI? A blogueira cubana Yoani Sanchez se tornou celebridade no Brasil graças aos grupos que

apóiam a ditadura mais antiga e mais antiquada do planeta. Teria passado com mais discrição pelo Brasil não fosse o escândalo da reunião na embaixada de Cuba, de que participou funcioná-rio do Palácio do Planalto. Imaginem que o funcionário alegou que estava passando por lá, para pegar um visto – na seção consular, é claro - e, de repente, viu-se participando de uma reunião na embaixada, quando alguém pôs nas mãos dele um extenso dossiê contra Yoani.

Foi um caro custo conseguir que a TV Câmara registrasse o evento. Ela saiu felicíssima; nunca havia experimentado o entrechoque de opiniões em regime de liberdade. Lembrei-me de um refugiado cubano, de quem me tornei amigo. Quando ele entrou num supermercado em Brasília, chorou emocionado com a abundância de mercadorias na prateleira. Na minha casa, ofereci-lhe vinho e ele me reve-lou que seria a primeira vez na vida que beberia vinho.

EU mE LEmBRopor Ruy guedes - [email protected] »

... como já registrei aqui ante-riormente. Lembranças que o tem-po não apaga surgem a cada nova foto que encontro no meu arqui-vo particular, ressaltando a sauda-de de um tempo bom, usufruído em saudável companheirismo. Cada um deles muito significou para nós que, mesmo afastados do convívio diário entre bailes, sho-ws e ensaios, jamais deixamos no esquecimento uma parte impor-tante de nossas vidas em Cachoei-ro, testemunhada por gerações de apreciadores da nossa arte.

Em duas ocasiões este reencon-tro se tornou possível graças ao, então, deputado estadual Hércu-les Silveira, cachoeirense enpe-dernido e que, em sua juventu-de, foi um emérito “pé de valsa” freqüentador assíduo dos nossos bailes no Caçadores, A.C. Ita e Casa do Estudante, mais tarde estabelecido em Vila Velha, men-tor e responsável pela existência de uma espécie de “embaixada de Cachoeiro de Itapemirim” na capital do estado, e que, anual-mente, promovia um grande en-contro de cachoeirenses daqui

e de lá, numa festa descontraí-da e recheada de emoções, bem no estilo consagrado pelo poeta Newton Braga, e que durava um dia inteiro. Além de um almoço comunitário, a caprichada pro-gramação organizada pelo Hér-cules incluía, ainda, futebol de veteranos do Estrela do Norte e do Cachoeiro Futebol Clube; re-treta com as bandas de música 26 de Julho e Lyra de Ouro e shows com o Regional do Zé Nogueira, cantores e conjuntos musicais da “Capital Secreta”.

A velha foto registra nossa segun-da participação no evento, vendo-se, da esquerda para a direita: Ivan Penna Valadão (sax); Edgard Pi-nheiro ( pandeiro) no único registro em que aparece tocando ao lado do seu pai, Elvécio; Ronilson Aguieiras (teclado); Paulo César (bateria) en-coberto; Elvécio Pinheiro (guitarra) e Ruy Guedes (contrabaixo). Os encontros promovidos pelo Hércu-les nos anos 80 e 90 eram, segundo Elvécio, “uma farra monumental como somente os cachoeirenses po-dem fazer”. Estava prenhe de razão o saudoso amigo...

As raízes profundas de uma amizade, consolidadas durante o trans-correr de mais de uma década de atividades musicais conjuntas, se ex-pressavam, explicitamente durante os breves, mas intensos, momentos de reencontro dos membros fundadores do lendário Conjunto 007...

ENCONTROs E REENCONTROs III

(histórias da minha vida em Cachoeiro)

Page 3: Edição 561

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL 03PoLÍTiCAwww.AQUiES.com.br

A Prefeitura de Itape-mirim e Funasa (Fun-dação Nacional de Saúde) trabalham para retomar as relações em benefício da população. Para isso, reuniram-se o prefeito Luciano de Paiva, o superintenden-te do órgão no Espírito Santo, Nilton Andrade, e o diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) munici-pal, Marco Antonio de Souza. Na pauta, inves-timentos que podem ser realizados em conjunto para melhorar o sanea-mento básico local.

O superintendente alertou sobre recursos disponíveis que já exis-tem para o município de Itapemirim no total de R$ 131 mil para elabo-ração do Plano Munici-pal de Saneamento Bási-co. “É só regularizarem a documentação para receber os recursos”, disse. Nilton Andra-de lembrou ainda que

o prazo para cadastrar projetos na área de sane-amento junto à Funasa encerra no dia 5 de abril e por isso as cidades in-teressadas devem correr contra o tempo. “Serão cerca de R$ 78 milhões disponibilizado dentro do PAC 2 para o estado. Por isso estamos visitan-do as cidades e pedindo aos prefeitos que cadas-trem seus projetos den-tro desse prazo”.

O diretor do SAAE de Itapemirim, Marco An-tonio de Souza, comuni-cou ao superintendente da Funasa que o muni-cípio já está tomando todas as providencias ne-cessárias para participar desse leque de investi-mentos. A primeira delas é a criação da Comissão Transdisciplinar que será a responsável pela elabo-ração do Plano Munici-pal de Saneamento Bási-co, uma ferramenta que norteia quanto, como e onde investir.

O diretor também dis-se que o município vai direcionar à FUNASA o projeto executivo do novo sistema de abaste-cimento de água do dis-trito de Itaipava, orçado em R$ 7,5 milhões, para inscrição no PAC II, com o objetivo de conseguir o patrocínio do Governo Federal para custeio des-sa obra de grande impor-tância para a comunida-de daquele balneário.

Por sua vez, o prefeito Luciano de Paiva agrade-ceu a presença do supe-rintendente e disse que o município vai se empe-nhar para receber recur-sos da Funasa, fazendo o dever de casa e estrei-tando o relacionamento com o órgão: “Vamos ter total empenho para que a população de Itapemi-rim seja a principal be-neficiada com recursos do Governo Federal e o nosso saneamento básico tenha índices cada vez melhores”, disse.

Município volta a negociar com Funasa

o SUPERinTEndEnTE diSSE QUE já ExiSTEm PARA o mUniCÍPio R$ 131 miL »PARA ELAboRAçÃo do PLAno mUniCiPAL dE SAnEAmEnTo báSiCo

ITAPEMIRIM

THiAgo [email protected] »

O desafio de conseguir assinaturas com o advento da internet, sem dúvi-das, hoje não será mais problema no que tange a fundar outra agremiação política na sopa de letrinhas em que se transformou o sistema partidário no Brasil. As perguntas são: qual a novidade desse estranho movimento (se é que podemos classificá-lo as-sim)? A que interesse ele atende?

Copiando a estratégia de marke-ting do reacionário ”Democratas” (ex Arena e PFL), o partido que Marina Silva propõe liderar tam-bém apresenta um nome singular: Rede Sustentabilidade. A escolha visa explorar a repulsa intuitiva do eleitor a tudo que leva o nome de partido. Também sugere uma linha retórica despolitizante, com opção pelo discurso raso fundamentado na abordagem superficial dos pro-blemas graves que assolam a nação, em detrimento de uma avaliação histórica e socio-lógica mais con-sistente do esta-blishment.

Ao invés de dis-cutir e cobrar um reforma política, por exemplo, este novo partido nas-ce para cultivar e ganhar sufrágios junto ao senti-mento deprecia-tivo generalizado que a população nutre a respeito das mazelas dos mandatários e da “realpolitik* num modo geral. O apelo emocional é um elemento forte nesse sentido. Reproduzin-do o discurso recorrente da mídia monopolista e seus jornalões, ten-ta-se desqualificar, quase que pa-cionalmente, o conjunto das ins-tituições democráticas no intuito de sobrepô-las. É o velho discurso udenista santarrão, porém, agora dosado ecologicamente na hipo-crisia verde atual.

Na linha de raciocínio exercitada, nada presta ou parece legítimo. O Congresso, a presidenta eleita e o Estado são apontados como meros entraves ao desenvolvimento dos cidadãos de bem. Busca-se vender uma imagem acima de qualquer suspeita, como se esse novo partido fosse capaz de pairar imune sobre as disputas fratricidas e dos interesses

naturais que envolvem o jogo do Poder em nossa complexa repúbli-ca. Não obstante, ainda se recusam adentrar os meandros da política ex-pondo posições objetivas a respeito de temas chave e que estão na ordem do dia. Vulnerável do ponto de vista ideológico, a fragilidade da base so-cial desse Projeto também revela o quão fake e sem futuro este o é.

Marina queria suceder Lula, mas foi engolida pelo furacão Dilma e desde lá mudou de lado, rancoro-sa. Agora diz não ser de esquerda, direita ou centro, mas a frente ‘de tudo que está aí’ (sic). Desde 2010 fez a opção de trocar os movimen-tos sociais pela relação com ONGs internacionais. Virou amiga da fa-mília Marinho, do James Cameron e hoje grandes empresas disputam entre si a cortesia para bancar suas

viagens de jatinho particular. É uma honra e traz re-torno econômico. Trata-se de uma espécie de pop star tipo expor-tação da floresta amazônica, uma boa imagem sem conteúdo prático além da bravata eco.

O verdismo se-duz os menos in-formados porque tem a vantagem de soar politica-mente correto e voar acima da re-alidade dos fatos. Fica lá no espaço

sideral, no planeta criado pelos ide-ólogos do Hemisfério Norte e na consciência facebookiana de que pensa que vai salvar o planeta a par-tir de compartilhamentos indiscri-minados. É preocupante constatar que a origem de todos os problemas, que é a desigualdade social, conti-nue sendo algo secundário neste novo partido de Marina Silva. O combate a pobreza e a geração de oportunidades às famílias de baixa renda acabam ficando em segundo plano. A cópula dos bagres no rio Madeira lhe é algo mais prioritário.

O verde é a última trincheira dos conservadores tupiniquins, após a falência do neoliberalismo tucano dos anos 90. Daqui pra frente, se vingar, esse tal de Rede Sustentabi-lidade será a horta da Casa Grande na luta política nacional.

Recentemente vimos mais uma daquelas excrescências que somente a queri-da política brasileira é capaz de produzir. Ocorre que a ex-senadora petista e atual presidenciável Marina Silva - que obteve 20 milhões de votos na eleição passada - finalmente lançou, semanas atrás, a pedra fundamental da nova si-gla que surge pretendendo garantir legenda para sua candidatura em 2014.

Os PERIgOs dO EngOdO vERdE

Desde 2010 fez a opção de trocar os movimentos sociais pela relação com ONGs internacio-nais. Virou amiga da família Marinho, do James Cameron e hoje grandes empre-sas disputam entre si a cortesia para ban-car suas viagens de jatinho particular.

divulgação

Page 4: Edição 561

As crianças do abrigo Aprisco Rei Davi, lo-calizado no bairro In-dependência, tem sido motivo de reclamação dos moradores vizinhos à instituição. Segundo os moradores, as crianças fazem bagunça na rua até tarde e chegam a agredir verbalmente quem passa próximo ao local.

“Nossa rua está um in-ferno. Essas crianças não dormem, passam a noi-te na rua gritando e não nos deixam dormir. Já fizemos várias reclama-ções, mas de nada adian-

ta. Se chegamos perto deles, eles nos xingam e ficam jogando pedra na rua. A situação não pode continuar da forma que está”, disse que uma mo-radora, que não quis se identificar.

A professora Jucymary Pretti trabalha com três crianças do abrigo na es-cola em que dá aula e con-ta que eles dorme durante as aulas. “Eles não fazem o dever de nada, um nem sabe ler. Eles chegam na escola sem tomar banho e dormem na escola o tem-po todo. Eles não fazem rebeldia na escola, mas dormem nas aulas”, con-tou a professora.

Segundo ela, no iní-cio da semana, uma das crianças subiu no muro na escola e disse que queria se matar, afirman-do que sua vida era uma droga. “Nós conversamos muito com ela e ela falou que o tio do abrigo ten-tou enforcá-la durante a noite. Essa criança é uma das que estão liderando as rebeliões no Aprisco”, continuou a professora.

“Estou sofrendo por ver o sofrimento deles. Alguém tem que to-mar uma atitude. Essas crianças precisam rece-ber atenção, têm que ter alguma atividade, pois eles não fazem nada. So-

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL

www.AQUiES.com.br04 CidAdES

Moradores reclamam de crianças abrigadas no Aprisco Rei Davi

ELES diSSERAm QUE AS CRiAnçAS fAzEm mUiTA bAgUnçA E SAEm QUAndo »QUEREm dA inSTiTUiçÃo. diREçÃo gARAnTE QUE ExiSTE Um PRojETo PARA REfoRmAR A ATEndER oS AbRigAdoS.

ALISSANDRA [email protected]

alissandra mendes

alissandra mendes

Há um ano, o Aprisco Rei Davi é gerido pela Prefeitura de Cachoeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Até então, o local era mantido pelo Movimento do Cursilho. “Agora a Prefeitura faz toda a gestão como manter as crianças na escola, acompanhamento médico e necessidades pessoais. Para isso, é disponibilizada uma equipe de profissionais, que passam por constantes treinamentos para atender essas crianças”, disse a gestora de projetos e Recursos da Secretaria, Claudinéia Soares Debona.

Além do Aprisco Rei Davi, a Prefeitura também é gestora do Recanto da Criança, no bairro Aeroporto. Cada abrigo possui um gerente, um apoio administrativo, uma assistente social, uma psicóloga, uma pedagoga, estagiários de psicologia e outro pedagógico, oito cuidadores, quatro monitores, duas cozinheiras,

CRiAnçAS RECEbEm AComPAnHAmEnTo dE PRofiSSionAiS

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Os moradores reclamam da bagunça das crianças abrigadas no Aprisco Rei Davi

fro com essa situação. Vamos juntar um grupo de evangelismo na mi-

nha igreja para ir até lá brincar com eles, con-tar histórias. Vamos nos

organizar para fazer um trabalho voluntário”, completou a professora.

dois serviços gerais, dois vigias, dois motoristas e três educadores extras para cobrir férias e atender crianças com deficiências.

“Esse serviço de acolhimento atende uma demanda do Judiciário e do Conselho Tutelar. Essas crianças que monitoramos estão no local por estarem em uma condição de risco social. Em alguns casos elas são devolvidas para a família, depois que recebem condições e acompanhamento da Prefeitura. Em outros casos, essas crianças vão para adoção”, explicou Claudinéia.

Segundo ela, a maioria retorna para o lar. “Tomamos conhecimento dessas reclamações dos moradores, pois alguns deles chegaram a ligar para a Secretaria, mas quem reclama não tira um tempinho para ir até lá. Trabalhar com crianças com conflitos é muito difícil e essas crianças realmente precisam de atenção e necessitam que a população de Cachoeiro estejam lá presentes, porque eles também são cidadãos

e estão em um abrigo”, continuou a gestora.

Claudinéia frisou ainda que é feito também o acompanhamento psico-social com a família dessas crianças. “A Vara da Criança e da Juventude cuida dos casos de adoção, não adiantar a pessoa interessada ir até o Aprisco.

Hoje, a Prefeitura dá toda a estrutura e estamos sempre atentos a ouvir a escola, moradores e as crianças. Todos os nossos profissionais passam por capacitação e são pessoas com o perfil para o trabalho. O Aprisco é a menina dos olhos da Prefeitura”, completou.

Claudinéia Soares Debona disse que a Secretaria tem conhecimento da reclamação dos moradores

Aprisco Rei Davi atende 32 crianças

A gerente do Aprisco Rei Davi, Daninne de Souza Lo-pes contou que o abrigo aten-de 32 crianças com idade de zero a 11 anos e 11 meses. “A estrutura física está bem fra-gilizada. Temos camas e ber-ços suficientes para atender a demanda, mas a nossa capa-cidade é para 20 acolhidos”, ressaltou.

De acordo com ela, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro o abrigo recebe um maior número de crianças. “Os pais saem de férias, vão para a praia e deixam os filhos

sozinhos em casa ou então com vizinhos. Essas crianças são encaminhadas ao Conse-lho Tutelar e em seguida aco-lhidas no abrigo”, explicou Daninne.

Hoje o Aprisco acolhe 22 meninos e 10 meninas, sendo 12 deles ainda bebês. “Desen-volvemos atividades com as crianças. Elas participam de escolinhas de futebol, aulas de música, atividades espor-tivas e atividades culturais. Além disso, estamos mon-tando uma brinquedoteca”, completou a gerente.

A gerente Daninne de Souza Lopes contou que são desenvolvidas atividades para as crianças

alissandra mendes

Page 5: Edição 561

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL 05CidAdESwww.AQUiES.com.br

alissandra mendes

havia previsto no orçamento recursos para que o prédio do Aprisco fosse reformado. Com isso, vamos alugar uma casa no bairro Gilberto Machado para que as crianças fiquem lá temporariamente, até que a reforma seja concluída”, comentou Professor Léo.

O secretário acrescenta ainda que já recebeu a demanda dos moradores, mas acredita na compreensão, porque, segundo ele, “são crianças em vulnerabilidade e em risco social”. “A gente

Há menos de um mês na secretaria de Desenvolvimento Social, Professor Léo disse que vai mobilizar a pasta para solucionar o problema do Aprisco Rei Davi. Segundo ele, o prefeito Casteglione já havia apontado como prioridade cuidar das crianças que hoje dependem da instituição.

Professor Léo acrescentou ainda que a intenção é fazer uma reforma no local. “O prefeito Casteglione já

novo SECRETáRio PRomETE REfoRmAR APRiSCo REi dAvi

A Prefeitura de Cacho-eiro gasta por mês em média R$ 1.084,00 para cada criança acolhida. Quando a criança é por-tadora de alguma defici-ência esse valor quase que dobra. O custo dos dois abrigos por mês chega a R$ 60.704,00.

De acordo com o geren-te do Recanto da Crian-ça, Erlindo Dias Martins,

mesmo com a Prefeitu-ra cobrindo as despesas como alimentação, medi-camentos, atendimentos médicos e dentistas, as crianças recebem doações de roupas, brinquedos e kits de higiene. “Essas do-ações são sempre bem vi-das e as crianças gostam”, contou o gerente.

O Recanto das Crian-ças atende adolescente

com idade de 12 a 18 in-completos. Hoje, o local acolhe 14 meninos e 10 meninas. “Quando com-pletam 18 anos, a nossa parte é a intervenção mais direta para a eman-cipação. Preparamos esses jovens para ter sua profis-são, sua casa, enfim, sua vida”, contou Erlindo.

Para completar, ele dis-se que os adolescentes le-

Custos com abrigos chegam a mais de R$ 60 mil por mês

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Erlindo Dias Martins é o gerente do Recanto nas Crianças, localizado no bairro Aeroporto

vam uma vida normal no abrigo. “Eles saem, fazem caminhada, estudam, re-

cebem os coleguinhas de escola para fazer traba-lhos. Têm uma vida nor-

mal, apesar de estarem em um abrigo”, comple-tou o gerente.

acredita que exista a paciência e compreensão de quem reside próximo ao Aprisco Rei Davi. As crianças são vítimas de um sistema e não têm culpa de serem obrigadas a ficar ali. São muitos problemas sociais e psicológicos para pessoas com tão pouca idade. Por isso estamos dispondo uma atenção especial, para que os moradores e, principalmente, essas crianças não sofram mais com essa situação”, finalizou. Professor Léo vai mobilizar secretaria para resolver o problema das crianças do Aprisco: local vai receber reforma

arquivo aqui notícias

Page 6: Edição 561

Em média 2,6 mil pes-soas morrem por ano, mesmo sem nunca ter fu-mado, vítimas de doenças causadas pelo tabagismo passivo. Dados do Insti-tuto Nacional do Câncer (INCA) mostram que as pessoas que ficam expostas à fumaça do cigarro tem uma chance 30% maior de desenvolver câncer de pulmão e 24% a mais de sofrer infarto e doenças cardiovasculares. O risco é ainda maior para crianças e recém-nascidos, por causa da frequência de resfriados e infecções de ouvido, ris-co de doenças respiratórias como pneumonia e bron-quite, podendo provocar

morte súbita sem causa aparente, conhecida tam-bém como a Síndrome da Morte Súbita Infantil.

“Ainda que com a cria-ção de leis eu proíbem a prática do fumo em am-bientes fechados e toda publicidade que é feita informando os malefícios da fumaça é, sem dúvida, necessário uma conscien-tização maior por parte da própria população, que acaba sendo negligente”, afirma o oncologista Ad-son Passos.

Segundo pesquisa divul-gada pela Vigilância de Fa-tores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), feita pelo Ministério da Saúde, cer-ca de 11,8% da população

brasileira não-fumante mora ou convive com, pelo menos, uma pessoa que faz uso do cigarro dentro de casa. No trabalho esse convívio é ainda maior e pode chegar a 12,2% dos que não fumam convivem com algum colega que tem o vício.

“Dessa forma cada vez mais cresce a preocupação com o número de casos de câncer tanto em pacien-tes que fumam quanto naqueles que não fazem uso da nicotina, mas têm contato com a substância de alguma forma”, explica o especialista. Dados ain-da revelam que o cigarro mata 4,9 milhões de pes-soas por ano no mundo inteiro, o que corresponde a mais de 10 mil mortes

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL

www.AQUiES.com.br06 SAúdE

Fumantes passivos têm chance de desenvolver câncer

Em médiA 2,6 miL PESSoAS moRREm PoR Ano, mESmo SEm nUnCA TER fUmAdo »EwErton Vignolli

[email protected]

ilustração

nacional

anchieta

todos os dias.A previsão é de que, se o cenário atual

de consumo seja mantido, em 2030 os óbitos pos-

sam chegar a 10 milhões de mortes por ano.

Pronto atendimento de anchieta sob nova direçãoFoi empossada hoje

a nova equipe que co-mandará o Posto de Pronto Atendimento de Anchieta. A nova equipe, juntamente com o Secretário de Saúde Davis Oliveira Guimarães e o Vice Prefeito, Dr. José Car-los, foi apresentada aos servidores da unidade de saúde e conheceu a

estrutura da unidade. Durante a reunião

de apresentação, o vice prefeito ressaltou a ne-cessidade de reestrutu-rar a rede municipal de saúde, priorizando a classificação de risco, e a capacitação dos servi-dores da saúde, pontos necessários para me-lhorar o atendimento em toda a rede. A Clas-

sificação Manchester, como é chamada a classificação de risco, é utilizada para orga-nizar o atendimento através da identifica-ção de baixa, média e alta complexidade. O objetivo é desafogar a rede de atendimento, fazendo uma triagem a partir da rede bási-ca. Esse procedimento

agiliza o atendimento em todas as unidades da rede municipal de saúde e traz maior conforto ao usuário, que não precisaria se deslocar de sua co-munidade até o posto de pronto atendimen-to para ser atendido em um procedimento simples, que poderia ser resolvido pelo PSF.

O vice prefeito, Dr. José Carlos informou que há um projeto em estudo visando o aten-dimento emergencial apenas na unidade de pronto atendimen-to. Isso desafogaria o atendimento de maior complexidade no hos-pital e desoneraria as contas do hospital municipal, cujo cus-

to é muito alto para atender emergências que poderiam se con-centrar nas unidades menores.

O pronto atendimen-to de Anchieta está sob a direção do Dr. Rami-ro Rocha Pimentel, que será o coordenador mu-nicipal de saúde e sob a coordenação de Tadeu Oliveira Miranda.

Page 7: Edição 561

Conscientização para Combater violênCia Contra a mulher

A SemdeS tem AtividAdeS permAnenteS de orientAção e AmpAro àS mulhereS »divulgação/pmci

diÁrio | Ano 2 | n° 561Cachoeiro de itapemirim e região Sul

domingo, 03/03/2013 CAChoeiro de itApemirim e região Sul 07

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento So-cial (Semdes) de Cacho-eiro de Itapemirim vai promover, na próxima semana, ações para lem-brar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). O principal objetivo é conscientizar sobre a ne-cessidade de combater a violência contra as mu-lheres.

Na terça-feira (5), será realizada palestra na Peni-tenciária Regional do mu-nicípio, para os homens. O tema será violência de gênero e como ela afeta a sociedade. Na quinta-feira (8), será a vez das internas participarem de palestra sobre autonomia

financeira e autoestima.“Este ano, a temática

escolhida para o Dia In-ternacional da Mulher visa dar às mulheres auto-nomia para contribuir na redução da violência de gênero. Entendemos que

esta violência tende a ser maior quando a mulher deixa de ter perspectiva de trabalho e baixa autoesti-ma, gerando dependên-cia e medo de denunciar os agressores”, explica o secretário municipal de

Desenvolvimento Social, Leonardo Pacheco.

Na sexta-feira (8), na praça Jerônimo Montei-ro, um dos espaços pú-blicos mais movimen-tados da cidade, haverá distribuição de panfle-

tos com informações sobre rede de proteção e direitos da mulher. “É importante lembrar que a Semdes tem atividades e serviços permanentes de orientação e amparo à mulher”, destaca o se-cretário.

Para ajudar as mulheres a conseguirem sua au-tonomia, com melhores condições de trabalho e geração de renda, a pre-feitura de Cachoeiro vai oferecer, a partir deste mês, curso exclusivo para elas na área de construção civil, uma das que mais cresce e absorve mão de obra no município. As inscrições podem ser fei-tas, até dia 5, na Secretaria

Municipal de Trabalho e Habitação (Semutha). As começam no dia 11. O curso é fruto de convênio com a Secretaria de Polí-ticas para as Mulheres do Governo Federal.

Saúde da mulherTambém em comemo-

ração ao Dia da Mulher, entre os 8 e 15 deste mês, as unidades de Saúde da Família de Cachoeiro vão intensificar ações com foco na saúde da mulher, oferecidas durante todo o ano, como a coleta de pre-ventivo do câncer de colo do útero, além de realizar palestras sobre a preven-ção de doenças como o câncer de mama.

Page 8: Edição 561

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL08 www.aquies.com.br

As frutas nacionais des-tacaram-se no mercado das Centrais de Abasteci-mento do Espírito Santo (Ceasa/ES). Foram vendi-dos, no mês de fevereiro, 11.264.962 quilos e entre os produtos mais comer-cializados está o abacate, que registrou variação positiva de 15,27%, em relação ao mesmo perí-odo de 2012. Em 2013, as vendas da fruta soma-ram 200.756 quilos e o preço médio está cotado a R$ 1,57. A estimativa é de crescimento na oferta para os próximos dias.

Em outubro do último ano, o abacate registrou 178.777 quilos circulados pelo entreposto, número considerado a maior ofer-ta do ano. No total, foram

Dicas da ceasa: abacate, fruta que ajuda a melhorar a imunidade

Em oUTUbRo do úLTimo Ano, o AbACATE REgiSTRoU 178.777 qUiLoS CiRCULAdoS »PELo EnTREPoSTo, númERo ConSidERAdo A mAioR ofERTA do Ano RECEiTA dE viTAminA dE AbACATE

•½ abacate;•1 colher de açúcar;•Gotas de limão;•375 ml de leite. Lave bem o abacate, parta-o ao meio e retire a polpa com

uma colher. Em seguida bata-a no liquidificar junto aos outros ingredientes e a vitamina está pronta para ser servida.

centro, sendo consumido principalmente na forma in natura, em saladas, vitami-nas ou conservas. Detentor de diversos benefícios que colaboram no bom fun-cionamento do organismo é considerado, ainda, um alimento funcional, como explica a nutricionista Thaís Tristão Souza.

“O abacate possui um tipo de gordura chamada monoinsaturada, respon-sável por elevar níveis de

HDL (colesterol bom) no sangue. Além de ser rica em vitamina E e sais minerais, exerce ação antiaterogênica (evita o entupimento das artérias), anticancerígeno e melhora a imunidade. Com a folha do abacateiro é feito o chá diurético, que é bom para eliminar cálculos renais e carminativo, combatendo os gases. O caroço, quan-do tostado e moído, forma uma farinha que auxilia nos casos de diarreia”, lembra.

comercializados 1.500.199 quilos em 2012. Com 89,79% da procedência, o estado de São Paulo foi res-ponsável por 98.402 quilos

e entre os municípios capi-xabas, quem lidera as ven-das é Santa Teresa, seguido de Itarana, Venda Nova do Imigrante e Viana.

O abacate possui forma arredondada, casca áspera, polpa macia, comestível e com caroço grande e liso ao

Valores nutricionais

ilustração

Page 9: Edição 561

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL 09www.aquies.com.br

Áries

Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem20/0320/04

23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

22/1221/01

21/0118/02

19/0219/03

21/0420/05

21/0520/06

21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Júpiter continua em tenso as-pecto com Vênus prometendo mais do que cumpre, especialmen-te no fechamento de contratos de trabalho que vem se arrastando há semanas. Tenha calma por mais poucas semanas.

A fase continua ótima para os projetos de trabalho, especial-mente os que envolvem sua criati-vidade. Caso esteja pensando em mudar de emprego, o momento é agora. Boa fase também para cui-dar da saúde. Momento de cura.

Sua criatividade está em uma ótima fase e você deve aprovei-tar para usá-la em novos proje-tos de trabalho. Momento óti-mo para se divertir com amigos ou com seu amor. Romance ou namoro à vista.

As questões domésticas con-tinuam sendo seu principal foco neste momento. Nesta fase você está mais fechado e introspectivo, fugindo dos burburinhos sociais. Prepare-se, pois um novo amor está se aproximando de você.

Plutão continua em seu signo trazendo as mudanças necessá-rias que afetam sua vida prática e emocional. Um ótimo aspecto com Saturno estabiliza as con-quistas dos últimos dois anos. Viagens e estudos em alta.

As questões financeiras ainda estão bastante em sua vida e seu foco deve estar voltado para a sua organização. Ganhos e gastos devem estar equilibrados. O mo-mento é ótimo para aquisição de bens móveis e imóveis.

Sua vida continua muito movi-mentada e você pode se sentir um pouco confuso diante de tantas mu-danças. A comunicação pode estar também um pouco confusa e os mal-entendidos podem continuar. Em breve, movimento nas finanças.

Seu regente é tensionado por Júpiter e em ótimo aspecto com Netuno pode iludir em questões relacionadas às finanças e ao fe-chamento de contratos. Se puder, adie a assinatura de documentos importantes.

Alguns planetas movimen-tam positivamente sua vida profissional e carreira, mas tome cuidado com algumas ilusões e promessas que podem não ser cumpridas. O momento é de criação de novas estruturas.

Um grande número de plane-tas em Peixes, signo compatível ao seu, movimenta seus projetos de viagens e planos de negócios. No entanto, tome cuidado com o excesso de otimismo e promessas não cumpridas.

Energia emocional à flor da pele e muitas mudanças aconte-cendo em sua vida. As finanças passam por uma fase de recons-trução e reorganização depois de algumas perdas. Uma nova socie-dade promete sucesso.

Seus relacionamentos conti-nuam sendo mobilizados e du-rante alguns dias certas coisas podem mudar. Novas amizades e uma boa parceria comercial podem alavancar uma fase de mudanças que se avizinha.

Sabrina Sato resolveu dar um presentão da-queles para os marmanjos cariocas. Aproveitan-do o aniversário da cidade do Rio de Janeiro neste 1º de março, a apresentadora postou uma foto só de camiseta, com a frase “Rio: eu amo, eu cuido”, em seu perfil do “Instagram”.

G l ó r i a Maria, Cissa Guimarães, José Wilker e Quitéria Chagas, den-tre outros fa-mosos, com-pareceram à cerimônia de inauguração do Museu de Arte do Rio (MAR), na

Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, que aconteceu na noite desta sexta, 1. A presidente Dilma Roussef foi a primeira a conhecer o acervo e aproveitou para cantar parabéns para a cidade do Rio de Janeiro, que completa 448 anos nesta sexta.

Jane Lynch interpreta a treinadora linha dura Sue Sylvester na série “Glee”, mas na vida real parece ter um coração mole. A atriz contou à revista “People” sobre o bom relaciona-mento que tem com sua enteada, Haden, de 8 anos: “Ela é o meu maior prazer. Fico surpresa com o tanto de amor que senti-mos e como faria qualquer coisa por ela”, disse ela, que é casada com a psi-cóloga Lara Embry desde

2010. Ela contou ainda que só é durona na televisão: “Sei o quanto amor e aceitação são importantes.Eu sou apaixona-da pela Haden. Eu gosto de ver ela andar pelo mundo sem medo. Ela é uma pessoa incrível e uma das pessoas mais justas que conheço, seja adulto ou criança.”

Zezé Polessa re-agiu com humor à presença do papara-zzo em um shopping da Zona Sul do Rio nesta sexta-feira, 1º de março. Ao ser cli-cada enquanto batia perna entre as lojas, a atriz mostrou a lín-ga para o fotógrafo. Ela está no ar como a turca Berna da no-vela ‘’Salve Jorge’’.

Mariana Belém está sete quilos mais magra, mas a prioridade da cantora continua sendo a filha Lau-ra, de um ano de idade. Na noite desta sexta, 1, a mamãe coruja, que se dedica a um blog sobre maternidade des-de que engravi-

dou, publicou uma foto com Laurinha: “Amor. Da. Mi-nha. Vida”, escreveu ela na legenda. Como não amar?

SAbrinA SATo PoSA Só dE CAmiSETA

Em homEnAGEm Ao rio dE JAnEiro

Cissa Guimarães e Glória maria vão à inauGuração de teatro no rio

mariana Belém posa Com a filha, laura: ‘amor da minha vida’

Jane lynCh, de ‘Glee’, fala da enteada: ‘faria qualquer Coisa por ela’

ao passear em shoppinG, ZeZé polessa mostra línGua para paparaZZo

horósCopo

Page 10: Edição 561

www.AQUIES.com.brdomIngo, 03/03/2013 CACHoEIRo dE ITAPEmIRIm E REgIÃo SUL10

Ramon BaRRos @ramonbarros

www.facebook.com/ramonbarros.tv

[email protected](28) 9882 8981

HÉLIO DÓREACom sua simpatia e acima de tudo talento, é um dos

principais ícones do Jornalismo Social Capixaba. A ele nosso bom dia especial com votos de sucesso e muita saúde.

Empreendedores nota 10: No registro: Marcelo Gotardi, Valdir, Romário Vargas, Luis Bandeira e Jacob em concorrido evento

no Centro de Convenções do Shopping Sul.

Vice Prefeito de Cachoeiro Abel Santana, Coordenadora e aluna Joelma Cellin, Prefeito Carlos Casteglione e Secretária

de Educação Cristiane Paris entregando o certificado a Coordenadora que também foi aluna do Curso de GPM.

Grupo de alunos que são servidores da PMCI e que finalizaram a Pós-Graduação do IFES, em Gestão Pública Municipal, ofertada

no Polo UAB de Cachoeiro.

Quem está se despendido da Briefing é a nossa amiga Cleide Prado, para trilhar novos horizontes, a ela toda felicidade

nesse novo projeto de sua vida. Em breve você fica sabendo de tudo AQUI...

Cônsul da Italia do Brasil, Mario

Panari em encontro com o

Deputado Federal e Empresário Camilo Cola.

FOTO: STudiO HG2

FOTO BRuNO MENEZES/ HELiO dÓREA

REPERCUSSÃo »Imediata sobre a Colu-

na de ontem, (3) sobre as reclamações sobre pla-nos de saúde em 2013. Saúde Paga que dá dor de cabeça.

PÓS gRAdUAÇÃo »Em gESTÃo PÚBLICA

O curso de pós-gradu-ação em Gestão Pública Municipal foi oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo no Polo UAB de Cachoeiro.

ConTRATAÇÕES »Dos 27 especialistas

formados, 19 são servi-dores da Prefeitura de Cachoeiro. Eles puderam aprofundar seu conheci-mentos em temas como gestão democrática e participativa, políticas pú-blicas, gestão tributária, planejamento estratégico governamental, plano di-retor e gestão urbana.

Page 11: Edição 561

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL 11www.AQUiES.com.br

Page 12: Edição 561

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL

www.AQUiES.com.br12

Page 13: Edição 561

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL 13www.AQUiES.com.br

Page 14: Edição 561

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL

www.AQUiES.com.br14

Page 15: Edição 561

domingo, 03/03/2013 CACHoEiRo dE iTAPEmiRim E REgiÃo SUL 15ESPECiALwww.AQUiES.com.br

filipe [email protected]

Nos quatro últimos anos, foram criadas 5.334 novas empresas em Cachoeiro. Impulsionados por medidas de estímulo, os pequenos negócios são maioria.

“Os micro e pequenos empresários da cidade têm tratamento diferenciado garantido por lei municipal, linhas de crédito, entre outros mecanismos e vantagens que incentivam o surgimento de novos negócios”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

De acordo com o secretário, “o governo municipal entende, e já está provado, que a pequena empresa tem maior

Cachoeiro de Itapemirim registrou crescimento de 18% na criação de novas empresas em 2012. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, foram feitas no ano 1.779 inscrições de pessoas jurídicas, 281 a mais do que em 2011.

Metade dos novos negócios corresponde a formalizações de empreendedores individuais. São trabalhadores informais, como cabeleireiras e vendedores, que optaram pela legalização de suas atividades para contar com benefícios trabalhistas e previdenciários.

númERo dE novAS EmPRESAS CRESCE 18% Em CACHoEiRo

Cachoeiro de Itape-mirim cada vez mais se consolida como polo da região sul capixaba. E, aos poucos, vai diversificando o setor de serviços e ofer-tas no comércio. O que tem chamado a atenção, entretanto, são os jovens que empreendem com ideias novas e apostam no inusitado para ver o pró-prio negócio dar certo.

Duas situações exem-plificam bem esse novo momento de Cachoeiro.

Lucas e Paulo Vitor deci-diram abrir uma Tabaca-ria e uma Creperia, res-pectivamente.

A tabacaria funciona na avenida Jones dos Santos Neves, ao lado do posto Universal (antiga Real). Segundo Lucas, o fato de ter conhecido outros municípios e ter percebi-do essa oferta o motivou para iniciar o projeto em Cachoeiro.

Para ele, o resultado, até agora, tem sido positivo. “Nosso público é de todas as faixas etárias, mas ma-joritariamente jovem”, re-

sumiu. No local, todos os artigos de tabacaria: nar-guilé, cachimbo, charuto cubano e de outros países, cigarro eletrônico, fluido para isqueiros, pure hemp, debulhador, entre outros.

A procura, ainda segun-do Lucas, tem crescido gradativamente. “Não temos feito muita publi-cidade e, ainda assim, as pessoas têm procurado. Acredito que era uma demanda reprimida e a tendência é crescer ainda mais”, destacou.

Para fazer com que o negócio desse certo, Lucas

Juventude aliada ao empreendedorismomEnTES novAS, Com novAS PRoPoSTAS, fomEnTAm o ComéRCio dE CACHoEiRo »

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

buscou treinamento. Além de consultar os amigos e a família, ele passou por cursos do Sebrae, que são ofertados gratuitamente em parceria com a prefei-tura de Cachoeiro.

Já a creperia funciona na rua Bernardo Horta. A proposta, totalmen-te nova para Cachoeiro, é de Paulo Vitor. Até o estabelecimento ganhou característica diferencia-da: mesas e cadeiras rús-ticas, quadros com figu-ras como Jimi Hendrix e um som ambiente pouco convencional, mas bas-

tante atraente.Paulo Vitor, além do

atendimento de qualidade e estrutura de primeira, aposta mesmo é no car-dápio. Os crepes franceses são diferentes dos suíços e vêm no prato para serem consumidos com garfo e faca. Tem doce e salgado, e uma gama de oferta: desde camarão e filé mignon até chocolate com morango. A massa é bastante diferente

e saborosa. E os preços também são atrativos.

Para movimentar o lo-cal, que promete virar ma-nia e point entre os jovens cachoeirenses, ele estuda até colocar música ao vivo, mas esse é um projeto ain-da para o futuro.

A creperia foi inaugu-rada na última sexta-feira e vai funcionar de terça-feira a domingo, a partir das 18h00.

capilaridade e gera mais empregos”. “Isso reflete na melhoria da economia local e até na arrecadação de tributos para o município. Este ano, vamos avançar ainda mais, inclusive com mais licitações exclusivas para empresas desse porte”, declara.

Formalização é necessidadeComo polo regional de

prestação de serviços que é, o município de Cachoeiro precisa ter fornecedores com condições de atender as demandas de grandes projetos industriais do entorno. Isso representa oportunidades para os pequenos negócios, que precisam estar formalizados para aproveitá-las.

“Só vende para grandes empresas quem estiver formalizado. A formalização passou a ser necessidade, por isso a incentivamos. Implantamos, por exemplo, a Sala do Empreendedor, que tem sido importante para facilitar e acelerar o processo de legalização”, explica Ricardo Coelho.

Consulta de viabilidade para abertura de negócios e orientações sobre o programa Empreendedor Individual são outros serviços gratuitos oferecidos pela Sala do Empreendedor, que funciona no Mercado Municipal São João, no bairro Amarelo, das 7h00 às 13h00.

Paulo Vitor inaugurou uma creperia em Cachoeiro na última

sexta-feira. Novas ideias que surgem como novas ofertas no

comércio de Cachoeiro

Lucas inaugurou uma tabacaria que funciona no posto Universal,

na avenida Jones dos Santos Neves

fotos: marrom foto e vídeo

Page 16: Edição 561

geral domingo, 03/03/2013 CaCHoeiro de iTaPemirim e regiÃo SUl

www.aQUieS.com.br16

divulgação

divulgação

A prefeitura de Cachoei-ro de Itapemirim vai abrir inscrições para estagiários, a partir de amanhã. Os in-teressados devem procurar a sede da Secretaria Muni-cipal de Administração e Serviços Internos (Sema-si), na avenida Brahim An-tônio Seder, 34, 3º Andar, Edifício Centro Adminis-trativo Hélio Carlos Ma-nhães (conhecido como antigo Sesc), das 8h00 às

16h00.As inscrições são para

formar um cadastro, que será usado ao longo do ano pela prefeitura para atender às necessidades do município. Podem concor-rer a uma das vagas alunos matriculados em escolas públicas conveniadas de ensino médio e superior, com mais de 16 anos. Caso estude em unidade de en-sino particular, deverá ser,

obrigatoriamente, bolsista de escola conveniada.

É importante levar fo-tocópia da Carteira de Identidade ou da Car-teira de Trabalho, CPF, comprovante de endere-ço, uma fotografia 3x4, currículo resumido (uma folha), certificado de re-servista e uma declaração escolar original, atestan-do que o estudante está matriculado no ano leti-

Prefeitura abre inscrições para estagiários aS inSCriçõeS SerÃo feiTaS »

no anTigo Prédio do SeSC

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

vo de 2013 e frequentan-do a escola.

Em contrapartida, a prefeitura oferece oportu-nidade de adquirir expe-riência profissional para quem deseja entrar no mercado de trabalho, bol-sa para ajuda de custos no valor de R$ 310,25 para estudantes do ensino mé-dio e de R$ 434,35 para os do superior, além de vale-transporte.

Vinte manicures serão formadasDesde o dia 18 de fevereiro,

20 mulheres de Itapemirim participam do curso de mani-cure, oferecido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Senac. As aulas têm caráter te-

órico e prático e são realizadas no CRAS – Centro de Refe-rência de Assistência Social.

De acordo com a organi-zação, além das técnicas de pintura e decoração de unhas,

as manicures aprendem sobre higienização, postura, termos técnicos e noções de micoses e doenças de unhas.

O curso tem duração de dois meses e é ministrado pela pro-fessora Geociane Ferreira.

CAsA DO CIDADãONa próxima terça-feira,

reabre a casa do Cidadão no município de Itapemirim. A Secretaria Municipal de Assistência e Defesa Social reorganizou os serviços dispo-nibilizados e reestruturou os procedimentos adotados.

A Casa do Cidadão funcio-nará no 2º andar da Secretaria de Assistência e Defesa Social (antigo PET), de segunda a sexta-feira, de 09h00 às 11h30 e de 13h00 às 16h00.

Alistamento MilitarO Alistamento Militar é um ato obrigatório a todo

brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se.

Carteira de trabalho e Previdência SocialEmissão de primeira via, segunda via, continuação e retificação.

PROCONProteção e Defesa do Consumidor – O órgão esclarece,

conscientiza, educa e informa os cidadãos sobre seus direitos e deveres enquanto consumidores

Confira abaixo oS ServiçoS diSPoníveiS