Top Banner
DISCIPLINA Professor Tema conforme Planejamento Nº de Aulas para desenvolver o Tema História ADRIANA GOMES MESSIAS Doutrinas Sociais 02 AULAS
12

Doutrinas sociais

Jan 19, 2017

Download

Education

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Doutrinas sociais

DISCIPLINA

Professor

Tema conforme Planejamento

Nº de Aulas para desenvolver o Tema

História

ADRIANA GOMES MESSIAS

Doutrinas Sociais

02 AULAS

Page 2: Doutrinas sociais

Novas Doutrinas Sociais Século XIX• O espaço urbano = alterado, com parques

fabris, bairros operários

Ruas de Londres, finais do século XIX

Casa de trabalhadores irlandeses

Page 3: Doutrinas sociais

• Homens eram retirados do campo e se dirigiam à cidade com suas famílias;

• Exploração: mão de obra barata, porém enriquecimento dos empresários;

Page 4: Doutrinas sociais

Socialismo UtópicoPensadores

Socialismo utópico foi uma corrente de pensamento estabelecida por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier. O socialismo utópico tinha como objetivo a criação de uma sociedade ideal, que seria alcançada de forma pacífica graças à boa vontade da burguesia.

Page 5: Doutrinas sociais

A teoria do francês Saint-Simon (1760-1825)

Defendia:• a transformação social se daria mediante um acordo

entre a burguesia e o proletariado, que aceitaria voluntariamente dividir uma parte de suas propriedades para a diminuição das desigualdades sociais.

• não concordava com a pobreza e com as desigualdades sociais. Sua principal reivindicação era a livre empresa, continuando com o lucro dos capitalistas, porém estes deveriam assumir responsabilidades sociais e ofertar melhores condições de vida e de trabalho aos operários.

Page 6: Doutrinas sociais

 Charles Fourier(1772 -1837)Defendia• acreditava que a melhoria nas condições de vida e trabalho

dos operários aconteceria com a criação de associações e pelo cooperativismo entre o proletariado (produção partilhada por todos).

• defendia a tese de que se devia criar uma cooperativa agrícola financiada com dinheiro público ou particular, onde os trabalhadores realizariam suas atividades conforme os seus interesses = falanstérios (os indivíduos não teriam a preocupação em produzir excedentes para comercialização, mas sim o suficiente para atender às suas necessidades)

Page 7: Doutrinas sociais

Robert Owen (1771- 1858)

Defendeu:• que o mundo ideal deveria ser aquele onde a

educação dos homens estivesse em primeiro plano. • A harmonia nas relações sociais na busca de

alternativas para suprimir as contradições do sistema capitalista.

• Uma de suas teses esteve na defesa da redução da jornada de trabalho dos operários,

Page 8: Doutrinas sociais

Socialismo Cientifico

O socialismo científico, também conhecido por socialismo marxista ou simplesmente marxismo

Page 9: Doutrinas sociais

• De acordo com os ideólogos do marxismo, a revolução socialista seria o meio pelo qual os trabalhadores tomariam o poder, eliminando a propriedade privada e socializando os meios de produção (terras e fábricas). Com a implantação do comunismo, logo após a ditadura do proletariado, seriam eliminadas as desigualdades econômicas e sociais.

Page 10: Doutrinas sociais

Anarquismo

O que é Anarquismo?Anarquia é uma palavra grega que significa literalmente "sem governo", isto é, o estado de um povo sem uma autoridade constituída. • Defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável. • Significa (literalmente "sem poder")

Page 11: Doutrinas sociais
Page 12: Doutrinas sociais

Ideais anarquistas O anarquismo é contrário a existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado. Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.