Top Banner
Enf. Cristiane Lucena Borges Brito
18

DO Historia doenças ocupacionais

Jun 12, 2015

Download

Documents

crislborges
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: DO Historia doenças ocupacionais

Enf. Cristiane Lucena Borges Brito

Page 2: DO Historia doenças ocupacionais

INTRODUÇÃOO que são doenças ocupacionais?

Qual a importância do conhecimento?

Page 3: DO Historia doenças ocupacionais

Histórico das Doenças Ocupacionais• Registro em papiros egípcios• Idade média: riscos dos ourives, a asma dos

mineiros• Em 1700, a ciência da medicina ocupacional

surge na Itália com o trabalho de Bernardino Ramazzini que publicou um livro intitulado: De Morbis Artificum Diatriba (Doenças dos Trabalhadores), a primeira obra sobre doenças ocupacionais

Page 4: DO Historia doenças ocupacionais

Histórico das Doenças Ocupacionais• Pai da Medicina Ocupacional o Dr. Robert

Baker• Na primeira metade do século XIX, com a

Revolução Industrial e conseqüentemente com o aumento da necessidade de consumo da força de trabalho, há um aumento das doenças do trabalho, resultante da submissão dos trabalhadores a um processo acelerado e desumano de produção.

• Em 1830, o primeiro serviço de medicina do trabalho

Page 5: DO Historia doenças ocupacionais

Histórico das Doenças Ocupacionais1842, na Escócia, Inicia-se a prevenção com

um serviço de medicina ocupacionalApós a Segunda Guerra Mundial a França foi

o primeiro país a criar a obrigação de haver serviços médicos em empresas que empregassem a partir de dez trabalhadores.

Page 6: DO Historia doenças ocupacionais

Doenças ocupacionais no Brasil1891 surge no Brasil a primeira legislação

sobre condições de trabalho, através da promulgação do Decreto nº 1.313 – inspeção

1918, através do Decreto nº 3.550, foi criado o

Departamento Nacional do Trabalho no âmbito do Ministério da Agricultura,Indústria e Comércio.

Page 7: DO Historia doenças ocupacionais

• Em 1931 surgiu no Brasil um sistema nacional de inspeção do trabalho, com a criação do Departamento Nacional do Trabalho no âmbito do também recém-criado Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

• Posteriormente, em 1932, foram criadas as Inspetorias Regionais do Ministério do Trabalho com o objetivo de fiscalizar a aplicação das leis e regulamentos.

• Em 1934, é criada a Inspetoria de Higiene e Segurança no Trabalho.

Page 8: DO Historia doenças ocupacionais

Em 1957 foi aprovado o Regimento das Delegacias Regionais do Trabalho (DRT).

1975 o Serviço de Segurança e Medicinado Trabalho (SSMT), a atual Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST). Esta Secretaria é o órgão de âmbito nacional responsável

por coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares, em todo o território nacional.

Page 9: DO Historia doenças ocupacionais

Os direitos dos trabalhadores quanto ao risco no trabalho estão estabelecidos no Artigo 7º da Constituição Federal de 1988, enquanto que a legislação ordinária sobre a questão faz parte da legislação trabalhista e está contida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e em legislação complementar.

Page 10: DO Historia doenças ocupacionais

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; XXIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei (CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 1988).

Page 11: DO Historia doenças ocupacionais

Em 1978, o Ministério do Trabalho, através da Portaria nº 3.214, aprovou as Normas Regulamentadoras (NRs) relativas à segurança e medicina do trabalho. Em 1988, através da Portaria nº 3.067, foram aprovadas as NormasRegulamentadoras Rurais (NRRs).

Page 12: DO Historia doenças ocupacionais

Entretanto, a partir do final de 1994, com a entrada em vigor da nova NR-7, o enfoque da inspeção do trabalho passou a considerar as questões coletivas de trabalhadores, privilegiando a clínica e a epidemiologia na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.

Page 13: DO Historia doenças ocupacionais

DOENÇAS OCUPACIONAISDefinição: São doenças que acometem o

trabalhador como consequência da profissão que exercem ou exerceram, ou pelas condições adversas em que seu trabalho é ou foi realizado

Page 14: DO Historia doenças ocupacionais

NR-7 introduziu um “olhar coletivo” nos procedimentos da inspeção do trabalho na área de segurança e saúde com a exigência de elaboração e implementação de um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Page 15: DO Historia doenças ocupacionais

CAUSAS DE ADOECIMENTOdoenças comuns, aparentemente sem

qualquer relação com o trabalho;

Page 16: DO Historia doenças ocupacionais

doenças comuns (crônico-degenerativas, infecciosas, neoplásicas, traumáticas, etc.) Eventualmente modificadas no aumento da freqüência de sua ocorrência ou na precocidade de seu surgimento em trabalhadores, sob determinadas condições de trabalho. A hipertensão arterial em motoristas de ônibus urbanos, nas grandes cidades,exemplifica esta possibilidade;

Page 17: DO Historia doenças ocupacionais

doenças comuns que têm o espectro de sua etiologia ampliado ou tornado mais complexo pelo trabalho. A asma brônquica, a dermatite de contato alérgica, a perda auditiva induzida pelo ruído (ocupacional),doenças músculo-esqueléticas e alguns transtornos mentais exemplificam esta possibilidade, na qual, em decorrência do trabalho, somam-se ou multiplicam-se as condições provocadoras ou desencadeadoras destes quadros nosológicos;

Page 18: DO Historia doenças ocupacionais

Agravos à saúde específicos, tipificados pelos acidentes do trabalho e pelas doenças profissionais. A silicose e a asbestose exemplificam este grupo de agravos específicos.