Top Banner
O que é a Rede de Atenção Psicossocial A Políca Nacional de Saúde Mental busca conso- lidar um modelo de atenção aberto e de base co- munitária. A proposta é garanr a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pes- soas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede é composta por serviços e equipamen- tos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS); os Serviços Residenciais Tera- pêucos (SRT); os Centros de Convivência e Cultu- ra, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). Faz parte dessa políca o programa de Volta para Casa, que oferece bolsas para pacientes egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos. As informações completas para adesão à Rede es- tão na Portaria do GM Nº 3.088. RAPS: é no município que ela acontece! conheça a RAPS Rede de Atenção Psicossocial MINISTÉRIO DA SAÚDE Brasília – DF 2013 SAS – Brasília/DF – Jan./2013 – 5.000 ex. – 21x29,7cm – Editora MS/CGDI/SAA – OS 2013/0166
2

Conheca Raps Rede Atencao Psicossocial

Dec 12, 2015

Download

Documents

magno

Conheca Raps Rede Atencao Psicossocial
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Conheca Raps Rede Atencao Psicossocial

O que é aRede de Atenção Psicossocial

A Políti ca Nacional de Saúde Mental busca conso-lidar um modelo de atenção aberto e de base co-munitária. A proposta é garanti r a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pes-soas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede é composta por serviços e equipamen-tos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS); os Serviços Residenciais Tera-pêuti cos (SRT); os Centros de Convivência e Cultu-ra, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).

Faz parte dessa políti ca o programa de Volta para Casa, que oferece bolsas para pacientes egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos.

As informações completas para adesão à Rede es-tão na Portaria do GM Nº 3.088.

RAPS: é no município que ela acontece!

conheça a

RAPSRede de Atenção Psicossocial

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Brasília – DF 2013S

AS

– B

rasí

lia/D

F –

Jan./2013 –

5.0

00 e

x. –

21x2

9,7

cm –

Edito

ra M

S/C

GD

I/S

AA

– O

S 2

013/0

166

Page 2: Conheca Raps Rede Atencao Psicossocial

Na Atenção Básica• Unidade Básica de Saúde;• Núcleo de Apoio a Saúde da Família;• Consultório de Rua;• Apoio aos Serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório;• Centros de Convivência e Cultura.

Atenção Psicossocial Estratégica• Centros de Atenção Psicossocial nas suas diferentes modalidades.

Atenção de Urgência e Emergência• SAMU 192; • Sala de Estabilização;• UPA 24 horas e portas hospitalares de atenção à urgência /pronto socorro, Unidades Básicas de Saúde.

A RAPS está presente

Para formalizar

Atenção Residencial de Caráter Transitório• Unidade de Acolhimento;• Serviço de Atenção em Regime Residencial.

Atenção Hospitalar• Enfermaria especializada em hospital geral;• Serviço Hospitalar de Referência (SHR) para Atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com mecessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Estratégia de Desintitucionalização• Serviços Residenciais Terapêuti cos (SRT);• Programa de Volta para Casa (PVC).

Estratégias de Reabilitação Psicossocial• Iniciati vas de Geração de Trabalho e Renda;• Empreendimentos Solidários e Cooperati vas Socias.

Para que cada ponto de atenção/serviço seja habilitado e receba fi nanciamento junto ao Ministério da Saúde basta seguir os passos insti tuídos nas portarias correspondentes a cada um deles.

Quem faz o fi nanciamento?Ministério da Saúde / Fundo Nacional de Saúde

Quem pode receber? Estados, Municípios e Distrito Federal

--------------------------Acesse todas as portarias referentes à RAPS em: <www.saude.gov.br/saudemental>

Para mais informações<www.saude.gov.br/saudemental>Telefone: (61) 3315 9144E-mail: [email protected]

Foto

: Fáb

io R

odri

gues

Poz

zebo

m/A

Br

/saudemental