Top Banner
cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.
16

Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Apr 07, 2016

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

ciberculturaIMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Page 2: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

CyberpunkSteampunk

Adriana Amaral (2006) – Cyberpunk como valor da cibercultura Vigilância, controle - resistência

Santaella (2007)

Nesse gênero de literatura, que une a ficção científica com outros códigos genéricos populares, o estilo e as figuras do movimento punks e amalgamam com outras subculturas urbanas contestadoras. Segundo Kellner (2001, p. 383), o punk denota “a rispidez e a atitude dura da vida urbana em aspectos como o sexo, as drogas, a violência e a rebeldia contra o autoritarismo no modo de viver, na cultura pop e na moda”. Os dois termos juntos, ciber e punk, “referem-se ao casamento da subcultura high-tech com as culturas marginalizadas das ruas, ou à tecnoconsciência e à cultura que fundem tecnologia de ponta com a alteração dos sentidos, da mente e da vida presente nas subculturas boêmias”. O movimento ciberpunk abraça as tecnologias, mas de maneira rebelde, à margem da lei, contra o Estado centralizador e as grandes estruturas econômico-financeiras, sendo favorável, portanto, “a um uso subcultural mais descentralizado da ciência e da tecnologia a serviço dos indivíduos”. (SANTAELLA, 2007, p.12)

Page 3: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.
Page 4: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Matrix

Page 5: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Videos Matrix

Page 6: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Blade Runner

Page 7: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Ghost in the shell

Page 8: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Oblivion

Page 9: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Elysium

Page 10: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Neuromancer

Page 11: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

The private eye

Page 12: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Isaac Asimov

Três leis da robótica Camiseta – imaginário que se expressa nas vestimentas

Page 13: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Brilho eterno de uma mente sem lembranças

Page 14: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Strange days

Page 15: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Relações <3 S2

Page 16: Cibercultura IMAGINÁRIO – “IMAGENS MIDIÁTICAS” QUE COMPÕEM UM MODO DE ENTENDIMENTO DO MUNDO, REFERÊNCIAS CULTURAIS.

Revisão do conteúdo

Video Andre lemos e pontos para debate Virtualizar- atualizar Leitura – escrita