Top Banner
8

Caderno Veículos 22.05.2012

Mar 22, 2016

Download

Documents

Edição do caderno Veículos do JM
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Caderno Veículos 22.05.2012
Page 2: Caderno Veículos 22.05.2012

Ijuí, 22 de maio, 2012

As montadoras General Motors (GM) e PSA Peu-geot Citröen terão uma fábrica conjunta no Brasil. Segundo informações, áreas dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais estão sendo analisadas para receber a planta, e a decisão do local deve sair até 31 de maio. No RJ, a preferência é pelo sul do Esta-do, polo automobilístico onde a montadora francesa já possui fábrica. O investimento na fábrica deve ser de 1 bilhão de euros. A aliança entre as duas monta-doras teria como objetivo elevar a rentabilidade e dar impulso à competitividade das companhias. O acordo resultou em uma divisão de plataformas de veículos, componentes e módulos entre as montadoras, além da criação de uma joint venture de compras em escala mundial.

GM e Peugeot planejam fábrica conjunta no país

A Chevrolet corre contra o tempo para que o ha-tch do projeto Ônix, seu mais novo compacto, seja a grande estrela do Salão do Automóvel de São Paulo. O projeto segue escondido a sete chaves, mas tive-mos acesso a algumas informações sobre o hatch. A produção em larga escala começa a partir do dia 1º de outubro na fábrica de Gravataí (RS).

O primeiro modelo a chegar é o hatch, que pro-mete incomodar Volkswagen Gol e Fiat Uno. O lan-çamento do sedã ainda segue como incógnita para o final deste ano ou o começo de 2013. Ambos serão vendidos nas versões 1.0 e 1.4 Econo.Flex, com 78 cv e 102 cv, respectivamente. As nomenclaturas a serem utilizadas devem seguir o atual padrão da marca: LT e LTZ

Quem viu o carro ao vivo, exposto para poucos funcionários em uma sala repleta de câmeras de se-gurança em São Caetano do Sul (SP), garante que ele irá dar bastante dor de cabeça na concorrência. Os destaques ficam com a qualidade do acabamento, o espaço interno e a tecnologia embarcada. As versões topo de linha terão até tela sensível ao toque no cen-tro do painel, onde será possível monitorar sistema de som e mapas de navegação. O nome do modelo ainda é guardado como segredo máximo e não aparece em qualquer sistema interno das fábricas da GM, onde o carro ainda é tratado como projeto Ônix.

Antes deles, porém, chega ao mercado a minivan Spin, a ser apresentada para as revistas especializa-das no próximo dia 14 de junho e a toda imprensa nacional nos dias 27 e 28 de junho. A campanha na televisão começa no dia 1º de julho.

Novo compacto da GM começa a ser produzido em outubro

O carro surgiu de um im-pulso criativo e revo-lucionou a mobilidade.

Não só ele, mas todas as solu-ções inovadoras – de Leonar-do da Vinci a Steve Jobs – têm em comum a criatividade.

“Mesmo quem desenvolve trabalhos metódicos precisa estar preparado para enfrentar algo que sairá do normal”, diz Monica Martinez, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.O

Aproveite o trânsito para turbinar sua criatividadeEspecialista dá dicas para tornar o tempo no trânsito mais produt02ivo

desafio é ainda maior, lembra Martinez, autora de “Tive uma Ideia! O que é criatividade e como desenvolvê-la” (ed. Pau-linas), se pensarmos que na era digital os problemas não são apenas tecnológicos, mas de todas as áreas e que não existiam há duas décadas.

“Temos de resolvê-los em uma velocidade por ve-zes surpreendente para um ser humano cujo corpo e psi-que não mudaram muito nos

últimos dez mil anos”, diz. O tempo ‘perdido’ no trânsito pode ser um bom momento para isso.

A especialista dá 10 dicas para os motoristas tornarem o tempo de deslocamento mais interessante e produtivo. Como modelo das fotos, esco-lhemos o criativo Range Ro-ver Evoque, ganhador World Design Car of the Year e cem outras premiações. Inspire-se!

10 dicas para turbinar sua criatividade Antes de colocá-las em prática, lembre-se: sua segurança deve estar em primeiro lugar.

1 – Fique no controle: o estresse excessivo pode ser um obstáculo e tanto para a criatividade. Por isso, teste diferentes horários e rotas. Se chegar cedo demais no trabalho, aproveite para fa-zer algo para o qual você diria que não tem tempo, como uma atividade física ou ler um livro.

2 – Faça tarefas mentais, em vez de deixar os pensamentos divagarem. Veja seu dia como um filme. O que você precisa fazer? Passe uma ação por vez e registre-a, pois os pensamentos são voláteis. Dica: deixe caneta e papel no banco do passageiro, e anote as ações com palavras-chave.

3 – Atualize-se: há muitos livros gravados em áudio que você pode ouvir ao longo do trajeto. Uma forma interessante de estudar é gravar seu próprio material em arquivos digitais.

4 – Dialogue com pessoas de áreas do conhecimento diferentes da sua. Esta é uma das formas mais poderosas de exercitar a criatividade. Fazer rodízio de carona, por exemplo, além de susten-tável, permite que você entre em contato com visões, ideias e pontos de vista interessantes.

5 – Mude as estações: aos mais jovens, ouvir um radiojornal pode parecer tedioso. Para os mais velhos, ouvir música contemporânea pode soar como uma tarefa penosa. Pois é, criativi-dade demanda entrar em contato com mundos diferentes. Experimente estações diferentes para aguçar a percepção.

6 – Cuide de seu estado psicológico: irritação e mau humor são atalhos para uma vida não criativa. Antes de cair nessas armadilhas, respire fundo e tente a estratégia da narrativa. Imagine um bom (ou inusitado) motivo para aquele carro ter fechado o seu. É divertido e você poupa ener-gia.

7 – Estado criativo pede corpo relaxado: ouça uma música que o acalme (e, se para você, isso significa ouvir heavy metal, vá em frente). Outra dica para permitir que o fluxo criativo se ins-tale é se lembrar de uma brincadeira de infância, aquela que fazia você perder a noção de tempo.

8 – Aproveite os trajetos mais longos: você tem CDs que faz tempo que não ouve? Quer aprender mais sobre ópera? Separe previamente o material e divirta-se. Se a viagem for compartilhada, peça para um dos passageiros ler o material escrito que em geral acompanha os CDs.

9 – Exercite seu humor: criatividade e bom humor andam de braços dados. Acabou de presenciar uma barbeiragem? Puxe da memória aquela velha piada: por que o pai batizou o filho de Luke? Para poder, um dia, dizer: “Luke, eu sou seu pai!”. Veja Guerra nas Estrelas e entenda a piada...

10 – Desperte o escritor: use o tempo no carro para despertar esse seu lado esquecido. Um gatilho poderoso para se inspirar é prestar atenção na natureza ou nas pessoas ao longo do trajeto. Aproveite os semáforos fecha-dos para registrar os poemas no gravador de seu celular.

Page 3: Caderno Veículos 22.05.2012

Ijuí, 22 de maio de 2012

Ao lado Marcel Lenz Straglioto, sócio propri-etário. Abaixo, o sistema de geometria 3 D

Visando atender a frota de Ijuí e região, a GP Pneus oferece um serviço diferenciado

Page 4: Caderno Veículos 22.05.2012

Ijuí, 22 de maio de 2012

A bomba injetora é um dos componentes mais importan-tes do sistema de alimentação dos veículos diesel. Ela é res-ponsável por injetar o combus-tível no motor para que ocorra

JR Performance está com novidades em manutenção de bombas injetorasAlguns dos problemas que o tempo acarreta nos veí-culos e caminhões ocorrem nas bombas injetoras, uni-dades injetoras, nos módu-los e na injeção eletrônica. Estes problemas podem ser solucionados na JR Per-formance.

a combustão. Esse trabalho é realizado em conjunto com o regulador de rotação, que con-trola todas as faixas de rotação de acordo com a carga aplica-da ao motor e o seu funciona-mento, dosando a quantidade de diesel injetado e o início de injeção correto para a melhor combustão.

Nos motores eletrônicos, esse processo é gerenciado pelas unidades eletrônicas de comando. Mas, nos mo-delos mecânicos, a bomba é regulada manualmente por profissionais especializados

(bombistas) e com o auxílio de ferramentas específicas, além de diversos testes realizados em um equipamento apropria-do. Quando a bomba está re-gulada e o motor em bom esta-do, o funcionamento é perfeito e respeita as leis de emissão de poluentes, proporcionando desempenho e consumo esta-belecidos pela montadora.

Nos dias de hoje, em que o cerco contra as emissões de poluentes na atmosfera

está cada vez mais fechado e os veículos a diesel são obri-gados a passar por inspeção para garantir a rodagem sem poluição, o sistema de injeção eletrônica se tornou essencial para o equilíbrio do conjunto, garantindo bom desempenho do motor, economia de com-bustível e baixo nível de gases tóxicos. A manutenção dos componentes do sistema é pri-mordial para que tudo funcione em perfeita ordem e ela pode

ser feita na JR Perfomance. Além desses serviços, a

empresa trabalha com aces-sórios automotivos, insufilme, som, alarme, rodas, higieniza-ção de ar condicionado, rema-peamento da injeção eletrôni-ca, com aumento de potência e conversão de combustível, e conserto de módulos de in-jeção. A JR Perfomance está localizada na Avenida Coronel Dico, 850, Ijuí. Telefone para contato (55) 3333-8789.

No Posto Fox você encon-tra qualidade para o seu carro e economia para o seu bolso. Aqui você tem sempre preços extremamente competitivos e combustíveis com qualidade. O combustível comercializado pelo Posto Fox é oriundo de uma distribuidora autorizada pela ANP e tem sua qualida-de previamente verificada e aprovada pelos órgãos com-petentes. Esta é uma parceria pautada na transparência que reforça o compromisso ético e

Posto Fox:

Visa, Master, Banricompras; Refeisul;Hipercard; Maxi car-tão: Quero-Quero; American Express e Sicredi. O Posto Fox fica localizado na Rua Tre-ze de Maio esquina com a Rua Álvaro Chaves. Contato pelos telefones: (55) 3333-5772 e 3333-5444. Posto Fox: exce-lência em servir.

a preocupação com os clien-tes, oferecendo sempre os melhores produtos das melho-res empresas do mercado. No posto você encontra gasolina comum, gasolina aditivada e álcool, além uma loja de con-veniência com ambiente clima-tizado. O Posto Fox funciona todos os dias, com atendimen-to das 6h30 às 21 horas de segunda a sábado, e domingo e feriados o atendimento é de 7h30 às 20 horas. O pagamen-to pode ser feito nos cartões

excelência em servir

-Troca de óleo especializada; para carros e caminhontes -Combustível de qualidade -Loja de conveniência, am-biente climatizado -Aceita cartões: Visa, Master, Banricompras; Refeisul;Hipercard; Maxi car-tão: Quero Quero; American Express; Sicredi -Atendimento por profissio-nais atendimento das 06:30 as 21 hs de segunda a sábado/ dom e feriados das 7:30 as 20 hs “Posto Fox: exclência em bem servir” 3333 5772 - 3333 5444

Na JR Performance, o cliente pode solucionar os problemas nas bombas injetoras

No Posto Fox você encontra economia e qualidade

Page 5: Caderno Veículos 22.05.2012

Ijuí, 22 de maio de 2012

A Peugeot já é conhe-cida por fazer carros completos. Do exterior

ao interior do carro, todos os detalhes são pensados e pro-jetados para que ao pilotar e viajar em um Peugeot 308 a experiência seja única, e muitos desses detalhes são produzidos para aumentar o conforto de condutor e passa-geiro. Conheça alguns deles.

Apoios de braço A ergonomia do Peugeot

308 foi particularmente es-tudada para que condutor e passageiros contem com ele-mentos que contribuam com seu conforto e prazer em di-rigir, um desses elementos são os apoios de braço, item essencial para transformar a experiência em um Peugeot

Peugeot

um carro completo para você

308 em algo muito mais agra-dável.

Ar condicionado Bi-zone O ar condicionado auto-

mático digital bi-zone regula independentemente a tempe-ratura do lado do condutor e do acompanhante. Reforçan-do o conforto para todos os ocupantes, duas saídas de ar traseiras fazem com que a circulação térmica seja mais eficiente para os passageiros do banco de trás.

Retrovisores rebatíveis Não é somente no interior

do Peugeot 308 que são en-contrados detalhes que ofere-cem maior conforto e seguran-ça. Ao desligar o automóvel e acionar o alarme, os retroviso-res com rebatimento elétrico são automaticamente aciona-

dos, facilitando assim ao con-dutor estacionar em ambien-tes mais estreitos, e tornando mais segura a presença do automóvel em áreas abertas, tornando menor a possível área de impacto de outro au-tomóvel com o Peugeot 308.

Bancos de couro

Bancos envolventes man-têm firmes os ocupantes, com o espaço necessário para desfrutar a vida a bordo. Além disso, para manter a identi-dade de luxo, esportividade , os bancos são revestidos em couro.

Luz indicadora de dire-

ção Para maior segurança do

condutor e passageiros, ao acionar a seta, as luzes indi-cadoras de direção localiza-das abaixo dos retrovisores sinalizam também aos outros motoristas a direção escolhi-da pelo condutor.

308

Todos os detalhes são pensados e projetados para quem vai pilotar e viajar em um Peugeot 308

Page 6: Caderno Veículos 22.05.2012

Ijuí, 22 de maio de 2012

O problema deve estar entre o banco do motorista e o volante. A piada é velha, mas quando se trata de consumo de combustível, o condutor do veículo é o grande respon-sável pelo gasto excessivo. Para Ingo Hoffmann, piloto de testes da BMW, dois motoristas com características distin-tas de condução podem apresentar diferença de consumo de até 20%. “Aquele que acelerar com mais suavidade, terá um consumo menor”, ensina.

Para o consultor Antonio Alexandre Ferreira Correia, pequenas atitudes diárias podem influenciar na redução

A Chapesmil Centro de Reparação Automotiva está há 22 anos no mercado, trabalhando com todas as marcas de veículos, tanto nacionais como importados, e atendimento

de todas as seguradoras. Com investimento contínuo em trei-namento e a aquisição de equipamentos com novas tecnolo-gias, permite a Chapesmil oferecer serviços de alta qualidade trazendo satisfação e confiança para todos os clientes. Todos os clientes da Chapesmil desfrutam da experiência e versatilidade dos profissionais que atuam na empresa, e que garantem que o seu automóvel ficará sob cuidados de uma equipe treinada e capacitada para realizar com perfeição todas as tarefas envol-vidas na manutenção e restauração do seu veículo acidentado, que pode ser recuperado na Chapesmil. A Chapesmil Centro de Reparação Automotiva oferece os serviços de pintura, funilaria, polimento e martelinho de ouro. A oficina está localizada na Rua Carlos Franke, 66, bairro Hammarstron, Ijuí. Contato pelo tele-fone (55) 3333-8309.

Chapesmil, experiência e versatilidade para oferecer serviços de alta qualidade

Veja dicas para economizar combustível

PneusO professor Ricardo Bock diz que é importante manter os pneus sempre calibrados. Quando eles estão murchos, causam aumento do consumo, além do desgaste desigual. Ele acrescenta que as rodas também devem estar balanceadas e alinhadas. A ideia é facilitar o deslocamento do veí-culo.

CargaIngo Hoffmann ensina a carregar o mínimo possível de peso no veículo. Quanto mais peso carregar, mais energia o carro gasta e o consumo au-menta. “Se este carro estiver circulando em uma cidade de muito trânsito, este consumo será maior ainda, pois todo o momento que o carro tiver que sair da inércia, o motorista terá que usar mais o acelerador, aumentando assim o consumo. Na estrada, onde o carro fica em uma velocidade constante, no entanto, este aumento de consumo não é tão perceptível”, explica.

Velocidade constanteAntonio Alexandre Ferreira Correia orienta que a aceleração do veículo deve ser feita sempre de forma gradual, nunca com arrancadas bruscas. Além de consumir mais combustível, isso aumenta o desgaste dos pneus. Quanto mais suave for a pressão no acelerador, maior será a economia de combustível; Ingo Hoffmann completa dizendo da importância de se manter uma velocidade constante. A prática de acelerar e reduzir constan-temente consome mais combustível.

Troca de marchasBock diz que vale ainda trocar as marchas na rotação ideal. “Nem em giro tão elevado e nem tão reduzido. Dessa forma, o consumo será mais baixo”, diz ele. “Alguns carros já têm uma indicação de troca de marchas na rotação ideal”, completa Hoffmann. Para Correia, o ideal é usar sem-pre a marcha mais alta que puder. Ele reforça que o uso de marchas mais baixas obriga o motor a trabalhar em rotações mais altas, o que aumen-ta o consumo.

“Banguela”“Descer com o carro no ponto para economizar combustível está fora de cogitação”, alerta Bock. Ele explica que nas descidas, o indicado é usar sempre o freio motor, com o carro engrenado, sem acelerar. “Descer na banguela vai fazer o condutor gastar mais, quando a reaceleração foi fei-ta. O uso do freio controla a velocidade do carro e ainda reduz o desgaste dos freios”, completa.

Janelas abertasBock orienta a andar com as janelas do carro fechadas. “Janelas abertas obrigam um consumo maior de combustível, pois aumentam a resistên-cia do ar”, afirma.

Qualidade do combustível A dica de Correia é utilizar combustível de qualidade, adquirindo-o em postos confiáveis. “Desconfie de preços muito abaixo da média praticada pelo mercado. O uso de combustível fora de especificação, além de causar aumento de consumo, pode acarretar diversos problemas, entre eles a formação de borra no motor, entupimento de bicos injetores, formação de depósitos em válvulas”, ensina.

ManutençãoA manutenção preventiva é algo relevante na busca da economia de combustível, na opinião de Bock. Ele orienta a manter os filtros de ar e com-bustível do veículo em bom estado de limpeza, já que filtros sujos podem aumentar consideravelmente o consumo.

do gasto do combustível. “A aceleração do veículo deve ser feita sempre de forma gradual. A prática de acelerar e reduzir constantemente também consome mais com-bustível”, pontua o especialista.

“A manutenção preventiva em dia é outro item im-portantíssimo, faz coro o professor Ricardo Bock, do departamento de Engenharia Mecânica do Centro Uni-versitário da FEI, Fundação Educacional Inaciana. Co-nheça as dicas dos especialistas para reduzir o consu-mo de combustível do seu carro:

A Chapesmil oferece os serviços de pintura, funilaria, polimento e martelinho de ouro

Page 7: Caderno Veículos 22.05.2012

Ijuí, 22 de maio de 2012

A Volkswagen do Brasil apresenta o seu modelo de estreia no segmento

de pick-ups médias. Amarok é um carrão, uma pick-up feita para ser usada tanto para o dia a dia, como para as viagens mais radicais (off-road). Dentre muitas novidades, o novo car-ro da Volkswagen traz o rádio RNS 315 e o sensor traseiro de estacionamento que se desta-cam. A altura de sua caçamba em relação às demais picapes impressiona.

A nova Amarok 2012 mos-tra que está pronta para ‘lutar’ de igual para igual com cami-nhonetes de grande porte, e pronta para carregar cargas pesadas sem nenhum tipo de dificuldade.

O novo design da Volks, com suas linhas horizontais e sua precisão na montagem, chama a atenção, como é pos-sível conferir em todas as fotos da Amarok.

A tecnologia da nova Ama-rok nos proporciona coisas im-pressionantes. Uma delas é o 4 Motion, que permite escolher 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida.

Além das outras vantagens de ter um carro desses, a nova Amarok 2012 possui Airbag duplo para motorista e passa-geiro, volante de direção com sistema de som, sistema de navegação, suspensão trasei-ra com feixe de mola de dois estágios e eixo rígido, entrada para SD-Card, tela sensível ao toque e Bluetooth. Além de tudo isso, o carro possui alguns sistemas especiais e muito úteis, tudo atrelado ao bom preço da Amarok.

O sistema eletrônico de estabilidade permite que nas curvas, o carro se mantenha estável, mesmo com cargas pesadas em sua caçamba.

Já o Controle Automático de Descida, faz com que o carro mantenha-se em uma velocidade baixa, mesmo em situações criticas, sem a inter-venção do motorista.

O Assistente para partida em subida já é uma tradição

Amarok, uma pick-up para todos os tipos de estradas

nos carros da Volkswagen. Mantém o freio acionado, mesmo após o motorista tirar o pé do freio, por 3 segundos. Tempo suficiente para acelerar e partir.

O controle de tração permi-te que nas arrancadas o carro saia sem patinar. Se por acaso uma roda ficar sem tração, o EDL aciona o freio dessa roda

e o carro continua sem patinar. O Bloqueio Mecânico do

Diferencial Traseiro faz com que uma roda que perde a aderência transmita o torque para a roda com maior tração.

O Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem distri-bui a força de frenagem entre os eixos em função de carga transportada. Uma novidade da Volkswagen.

Não perca a conta, na nova Amarok 2012 são vários aces-sórios e sistemas a mais. O BAS – Sistema de Assistência à Frenagem ajuda você a frear com toda a força possível. Em situações de emergência onde

você precisa frear com tudo, ele aumenta a força do pedal para garantir sua segurança.

O espaço do Volkswagen Amarok é perfeitamente con-fortável. Uma cabine dupla que transporta cinco pessoas tranquilamente. Para dirigir, você escolhe a posição que preferir, já que o volante vem com regulagem de altura e profundidade.

Além de dirigir sem suar, pois o Ar condicionado Clima-tronic Dual Zone vem com a função rest, que mantém o ar ligado 30 minutos após o carro ser desligado. Varias como-didades que estão de acordo

com o preço da Amarok.São muitas funções e muita

comodidade para um carro só. A Amarok se destaca pelo fato de conseguir manter a segu-rança do motorista e dos de-mais. Pronta para enfrentar tri-lhas complicadas e transportar cargas de qualquer tamanho. O conceito e o estilo da Ama-rok são marcados pelo novo DNA da Volkswagen, marcante como sempre com suas linhas horizontais e precisão na mon-tagem.

Faça um test-drive da Ama-rok na Mecautor. A concessio-nária em Ijuí está localizada na BR- 285 KM-445. Atendimento de segunda a sexta das 8h às 12h e à tarde das 14h às 18h. Aos sábados das 8h às 12h. Contato pelo telefone (55) 3333-1010. Faça revisão do seu veículo regularmente.

A nova Amarok 2012 mostra que está pronta para ‘lutar’ de igual para igual com cami-nhonetes de grande porte

Tração 4 Motions, 4x4 com reduzida e ABS off-road

Rádio Touchscreen com CD e SR -card

Maior espaço da categoria

Maior diesel biturbo com 163 cv

Page 8: Caderno Veículos 22.05.2012

Ijuí, 22 de maio de 2012

Freios - Verifique a cada cinco mil km. Discos, pasti-lhas, fluídos e tambores pre-cisam ser verificados a cada cinco mil km – mas o momen-to da troca depende da forma como o veículo é dirigido ou pelas condições de piso que trafega. Ao substituir as pasti-lhas é preciso verificar o esta-do dos discos. Isto porque se uma pastilha chega ao fim, o atrito com o disco aconte-

Dicas Elias Car para manutenção do seu carroNesta edição do especial Veículos, a Elias Car traz sugestões para a manutenção do seu carro

Você acaba de comprar seu carro zero, nem saiu com o veículo da concessionária, e o vendedor já entrega uma planilha com as revisões pro-gramadas, com preços “fixos”. As montadoras têm argumen-tos (e muitos) que justificam a garantia de fábrica atrelada à revisão obrigatória nas autor-izadas, mas seguir o planeja-mento pode ser vantajoso para uns, nem tanto para outros.

De acordo com o Procon, exigir as revisões na conces-sionária para fazer valer a ga-rantia deve estar no contrato de compra do veículo, e neste caso está de acordo com o Código de Defesa do Consum-idor. Então, o jeito é se pro-gramar e reservar um dinheiro para não perder a garantia.

“Queremos prevenir que o cliente tenha qualquer surpre-

ce metal/metal.

Suspensão - Na altura da manutenção/reparação da sus-pensão, devem-se substituir todos os seus componentes, incluindo os que se encontram na parte superior do amortece-dor. Deste modo, aproveita-se a imobilização do veículo e a desmontagem da suspensão, para realizar uma operação que se revela fulcral para o

bom desempenho do veículo. Troca de óleo - O óleo tem aditivos que permanecem inertes enquanto o lubrificante não é colocado no motor. De-pois de colocado no propulsor, esses aditivos (que são rea-gentes químicos) entram em ação, atuando mesmo quando o motor não está funcionando. O motorista que roda pouco, e em condições severas deve

trocar por tempo (no máximo, a cada seis meses). Já aquele que roda a maior parte do tem-po em rodovias, a troca pode ser feita por quilometragem (no máximo, a cada cinco mil quilômetros).

Injeção eletrônica - Con-serve sempre a bateria em bom estado. A bomba elétrica deve funcionar perfeitamente e nunca deixe baixar comple-

tamente o nível do combustí-vel. O tanque cheio é garantia de mais tempo de vida para a bomba elétrica. A manutenção no Filtro de combustível deve ser feito a cada 20 mil quilôme-tros e a vela de ignição a cada sete mil quilômetros. Evite dar carga rápida na bateria e que o carro pegue no tranco.

A Elias Car oferece atendi-mento 24 horas pelo telefone: (55) 9146-6327

Revisão programada em carro novo vale a pena? sa, por isso a manutenção pre-ventiva é feita. A ideia é manter o veiculo zero de novo. E se o seu veículo tem todas as re-visões feitas, eu vou comprá-lo e andar tranquilo. As revisões feitas na concessionária agre-gam mais valor de revenda”, defende Reinaldo Nascimbeni, supervisor de serviços técnic-os da Ford, acrescentando que vincular a garantia às revisões é uma forma de fazer o cliente entender que a manutenção deve ser feita por toda a vida útil do veículo, e não somente enquanto este estiver na ga-rantia. Na opinião do consul-tor automotivo Paulo Roberto Garbossa, a revisão program-ada não chega a “prender” o cliente. “Revisões em garantia servem para preservar o bem, verificar possíveis desgastes e serve como estudo para a

garantia de novos produtos”, garante. Outro fator favorável à revisão programada é a co-modidade, já que são agenda-das e evitam esperas longas.

Mas essa facilidade tam-bém tem um preço. Segundo as montadoras, até uma sim-ples troca de óleo deve ser feita na autorizada durante o período da garantia. Situação que ainda gera desconfiança por parte dos consumidores. Em muitos casos, apesar de a tabela de preço ser fixa, pode sair mais barato levar o carro a um mecânico de confiança.

“O problema é que sempre houve uma crença de que o trabalho realizado nas conces-sionárias era muito mais caro. Depois do preço fixo, a procura pela rede de concessionárias aumentou muito. Acho que estamos conseguindo tirar a

desconfiança que o consumidor tinha para levar o carro pra re-visão. Isso é uma coisa cultural,

mas que vem sendo mudada”, diz Daniel Andrade, supervisor de marketing de pós-vendas.

Como funciona?Cada montadora estabelece o período de revisão de cada

veículo, que vai depender da quilometragem ou tempo de uso. Na maioria das montadoras, a visita às concessionárias acontece a cada 10 mil km rodados. Nas primeiras revisões, o mecânico autorizado realiza, geralmente, a troca de óleo e filtro. Ele ainda verifica o nível dos fluidos de direção, da trans-missão, entre outros. A partir dos 40 mil km, o check-up au-tomotivo é mais completo, já que são verificadas pastilhas de freio, filtros de combustível, de ar, realizada a troca de fluídos de freio, direção, e de óleo da caixa, e velas, caso necessário. Aos 60 mil km, o aconselhado pelos manuais é a troca das cor-reias, entre outros.

Esqueceu?As fabricantes explicam que o proprietário do carro tem

sempre uma margem de quilometragem quando se trata do prazo da revisão. Se a revisão deve ser feita aos 5 mil km, o carro pode ser levado à concessionária a partir dos 4 mil km ou até o 6 mil km. Caso ultrapasse as margens, o cliente corre o risco de perder a garantia.

Na Elias Car, você pode fazer a manutenção dos freios, da suspensão, a troca de óleo e da injeção eletrônica