Top Banner
Tuberculose O que é? Sintomas Transmissão Tratamento
11

Babi, natalia

Jul 10, 2015

Download

Education

Catiaprof
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Babi, natalia

Tuberculose

O que é? Sintomas

Transmissão Tratamento

Page 2: Babi, natalia

O que e a Tuberculose

A tuberculose é uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a qual mais comumente afeta os pulmões (tuberculose pulmonar), mas também pode atingir o sistema nervoso central (meningite), sistema linfático, sistema circulatório (tuberculose miliar), sistema geniturinário, ossos e articulações.

Page 3: Babi, natalia

A tuberculose é uma das infecções mais comuns e mortais atualmente, principalmente nos países em desenvolvimento. Porém, os países em desenvolvimento não são os únicos lugares com tuberculose.

Page 4: Babi, natalia

A maioria das pessoas infectadas (90%) tem a infecção latente assintomática. Há 10% de probabilidade que durante a vida a tuberculose latente progrida para doença de tuberculose ativa a qual, se não for tratada, mata mais de 50% das vítimas.

Page 5: Babi, natalia

Sintomas da tuberculose

A tuberculose pulmonar é a manifestação mais comum da doença. A transmissão é feita pelo ar, através de aerossóis expelidos pela tosse, espirro ou pela própria fala. Estima-se que uma pessoas infectada, se não tratada, pode contaminar outras 15 no espaço de um ano. De acordo com as estatísticas, destas quinze, apenas uma ou duas desenvolverão sintomas. Atenção: apenas os casos sintomáticos são capazes de transmitir a doença.

Page 6: Babi, natalia

O quadro típico de tuberculose pulmonar é de febre com suores e calafrios noturnos, dor no peito, tosse com expectoração, por vezes com raias de sangue, perda de apetite, prostração e emagrecimento, que chegam a 10 ou 15 kg em algumas semanas.

Page 7: Babi, natalia

Como e a transmissão da tuberculose

A tuberculose é transmitida por gotículas aerossóis com a doença tuberculose ativa nos pulmões quando a pessoa tosse, fala, espirra ou cospe.

Page 8: Babi, natalia

Pessoas com contato próximo àquelas com tuberculose sofrem maior risco de contaminação. Um indivíduo com tuberculose ativa não-tratada pode infectar em torno de 20 pessoas por ano.

Page 9: Babi, natalia

Outros sob risco incluem pessoas de áreas onde a tuberculose é comum, pacientes com o sistema imunológico debilitado (por exemplo com Aids), profissionais da saúde que lidam com pacientes de risco, pessoas não servidas por sistema de saúde, populações de baixa renda, crianças expostas a adultos nas categorias de risco e usuários de drogas injetáveis ilícitas. As pessoas com tuberculose latente não transmitem a infecção.

Page 10: Babi, natalia

Tratamento da tuberculose

Para todos os propósitos práticos, somente pacientes com tuberculose ativa nos pulmões podem espalhá-la a outras pessoas. Embora pessoas com tuberculose latente não a transmitam a infecção, é importante que elas sejam tratadas para prevenir a progressão para doença tuberculose ativa. A distinção entre a tuberculose ativa e a latente é importante porque há opções de tratamento diferentes para os dois grupos.

Page 11: Babi, natalia

Colégio Estadual Albert SabinProfessora: Maria Silma Alunas: Natalia Davila Letícia Cardoso Serie: 1º ano ‘C’