Top Banner
Aspectos de coesão textual no ENEM Manoel Neves
49

Aspectos da coesão textual no ENEM

Apr 06, 2017

Download

Documents

Manoel Neves
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Aspectos da coesão textual no ENEM

Aspectos de coesão textual no ENEM Manoel Neves

Page 2: Aspectos da coesão textual no ENEM

TEXTO tópicos de compreensão textual no ENEM

COLASANTI,M.Eusei,masnãodevia.RiodeJaneiro:Rocco,1996.

Acolocaçãopronominaléaposiçãoqueospronomespessoaisoblíquosátonosocupamnafraseemrelaçãoaoverboaquesereferem.Sãopronomesoblíquosátonos?me,te,se,o,a,os,as,lhe, lhes, nos e vos. Esses pronomes podem assumir três posições na oração em relação aoverbo. Próclise, quando o pronome é colocado antes do verbo, devido a parQculas atraRvas,como o pronome relaRvo. Ênclise, quando o pronome é colocado depois do verbo, o queacontece quando este esRver no imperaRvo afirmaRvo ou no infiniRvo impessoal regido dapreposição“a”ouquandooverboesRvernogerúndio.Mesóclise,usadaquandooverboesRverflexionadonofuturodopresenteounofuturodopretérito.

Page 3: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 01 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2012)AmesócliseéumRpodecolocaçãopronominal raronousocoloquialda línguaportuguesa.Noentanto,aindaéencontradaemcontextosformais,comoseobservaem:

Nãolhenegouqueeraumimproviso.Fazmuitotempoquelhefaleiessascoisas.Nuncaumhomemseachouemmaisapertadolance.Referia-seàDonaEvaristaoutê-la-iaencontradoemalgumoutroautor?Acaboudechegardizendo-lhequeprecisavaretornaraoserviçoimediatamente.

Page 4: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

AformamesoclíRcaestápresenteapenasnaalternaRva“d”:tê-la-ia.

Page 5: Aspectos da coesão textual no ENEM

TEXTO tópicos de compreensão textual no ENEM

Quando Rubem Braga não Rnha assunto, ele abria a janela e encontrava um. Quando nãoencontrava,davanomesmo,eleabriaa janela,olhavaomundoecomunicavaquenãohaviaassunto. Fazia isso com tantoengenhoe arteque tambémdavanomesmo: a crônicaestavafeita.Não tenhonemoengenhonemaartedeRubem,mas tenhoavarandaaberta sobreaLagoa – posso não ver melhor, mas vejo mais. [...] Nelson Rodrigues não Rnha problemas.Quandonãohaviaassunto,eleinventava.Umatarde,estacioneiilegalmenteoSinca-Chambordna calçada do jornal. Ele estava com o papel na máquina e provisoriamente sem assunto.InventouqueeudesciadeumreluzenteRollsRoycecomumalourasuspeita,masequivalenteàsuntuosidadedocarro.Umguardanosdeteve,eutenteisubornaraautoridadecomdinheiro,oguardanãoaceitouodinheiro,preferiualoura.Eufiqueisemamultaesemamulher.Nelsonnãoficousemassunto.

CONY,C.H.FolhadeS.Paulo.2jan.1998.(adaptado)

Page 6: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 02 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2011) O autor lançoumão de recursos linguísRcos que o auxiliaram na retomada deinformaçõesdadassemrepeRrtextualmenteumareferência.Essesrecursospertencemaousoda língua e ganham senRdo nas práRcas da linguagem. É o que acontece com os usos dopronome“ele”destacadosnotexto.Comessaestratégia,oautorconseguiu

confundiroleitor,queficasemsaberquandootextoserefereaumouaoutrocronista.

compararRubemBragacomNelsonRodrigues,dandopreferênciaaoprimeiro.

referir-seaRubemBragaeaNelsonRodriguesusandoigualrecursodearRculaçãotextual.

sugerirqueosdoisautoresescrevemcrônicassobreassuntossemelhantes.

produzirumtextoobscuro,cujasambiguidadesimpedemacompreensãodoleitor.

Page 7: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Por intermédiodousodopronomeanafóricoele,o cronistaevitaa repeRçãodosnomesdoscronistas referidosno seu textoemantémo senRdoecorreçãogramaRcal.AalternaRvaqueavaliacorretamenteousodoelementocoesivoéaletra“c”.

Page 8: Aspectos da coesão textual no ENEM

VERISSIMO,L.F.Ascobras.In.:SeDeusexis7ssequeeusejaa7ngidoporumraio.PortoAlegre:L&PM,1997.

Page 9: Aspectos da coesão textual no ENEM

(ENEM-2011) O humor da Rra decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso depronomepessoalreto,emvezdepronomepessoaloblíquo.Deacordocomanormapadrãodalíngua,esseusoéinadequado,pois

contrariaousoprevistoparaoregistrooraldalíngua.

contrariaamarcaçãodasfunçõessintáRcasdesujeitoeobjeto.

gerainadequaçãonaconcordânciacomoverbo.

geraambiguidadenaleituradotexto.

apresentaduplamarcaçãodesujeito.

QUESTÃO 03 tópicos de compreensão textual no ENEM

Page 10: Aspectos da coesão textual no ENEM

Opronomepessoaldocasoreto,nopadrãocultodalínguaportuguesa,funcionacomosujeito.Nosegundoquadrinho,elefoiempregadoinadequadamente,porqueosujeitodaformaverbal“vamos”énósenão“eles”.Respeitadoopadrãoformal,culto, teríamos:“Vamosarrasá-los”.Marque-se,pois,aletra“b”.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Page 11: Aspectos da coesão textual no ENEM

OAMERICANIDOLISLÂMICO

QuemnãogostadoBigBrotherdizqueosrealityshowssãoprogramasvazios,semcultura.Nomundoárabe,esseproblema já foi resolvido:emTheMillions’Poet (“OPoetadosMilhões”),líder de audiência no golfo pérsico, o prêmio vai para o melhor poeta. O programa, que étransmiRdopelaAbuDhabiTVetem70milhõesdeespectadores,éumacompeRçãoentre48poetasde12paísesárabes—emqueovencedorlevaumprêmiodeUS$1,3milhão.

Maslá,comoaqui,orealitygeracontrovérsia.OBBBteveapolêmicados“coloridos”(grupoemquetodososparRcipanteseramhomossexuais).EMillions’Poetdetonouumadiscussãosobreosdireitosdamulhernomundoárabe.

GARATTONI,B.OAmericanIdolislâmico.SuperInteressante.Edição278,maio2010(fragmento).

TEXTO tópicos de compreensão textual no ENEM

Page 12: Aspectos da coesão textual no ENEM

(ENEM-2010)Notrecho“Maslá,comoaqui,orealitygeracontrovérsia”,otermodestacadofoiuRlizado para estabelecer uma ligação com outro termo presente no texto, isto é, fazerreferênciaaovencedor,queéumpoetaárabe.

poeta,quemoranaregiãodaArábia.

mundoárabe,localemqueháoprograma.

Brasil,lugarondeháoprogramaBBB.

programa,quehánoBrasilenaArábia.

QUESTÃO 04 tópicos de compreensão textual no ENEM

Page 13: Aspectos da coesão textual no ENEM

Jánaprimeirafrasedotexto,estabelece-seumconfrontoentreoBigBrothereoThemillions'poet, realityshowlíderdeaudiêncianogolfopérsico.Oadvérbio lá,analisadonestaquestão,refere-seaomundoárabe,localondeétransmiRdoorealityshowquepremiaomelhorpoeta.Marque-se,pois,aalternaRva“c”.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Page 14: Aspectos da coesão textual no ENEM

TEXTO tópicos de compreensão textual no ENEM

DUARTE,Marcelo.Oguiadoscuriosos.SãoPaulo:CompanhiadasLetras,1995.

Páris,filhodoreideTroia,raptouHelena,mulherdeumreigrego.Issoprovocouumsangrentoconflitodedezanos,entreosséculosXIIIeXIIa.C.Foioprimeirochoqueentreoocidenteeooriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus murosforRficadosumimensocavalodemadeira.Ostroianos,felizescomopresente,puseram-noparadentro. À noite, os soldados gregos, que estavamescondidos no cavalo, saírame abriram asportasdafortalezaparaainvasão.Daísurgiuaexpressão“presentedegrego”.

Page 15: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 05 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2009)Em“puseram-no”,aformapronominal“no”refere-se.

aotermo“reigrego”.aoantecedente“gregos”.aoantecedentedistante“choque”.àexpressão“murosforRficados”.aostermos“presente”e“cavalodemadeira”.

Page 16: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

O referente do pronome em destaque é o sintagma “cavalo de madeira” [referido,posteriormente,pelosubstanRvo“presente”].Assinale-se,pois,aalternaRva“e”.

Page 17: Aspectos da coesão textual no ENEM

TEXTO tópicos de compreensão textual no ENEM

Revista Língua Portuguesa, n.40, fev. 2009.

Filhodeengenheiro,ManuelBandeirafoiobrigadoaabandonarosestudosdearquiteturaporcausa da tuberculose. Mas a iminência da morte não marcou de forma lúgubre sua obra,emboraemseuhumorlíricohajasempreumtoquedefundamelancolia,enasuapoesiahajasempreumcertotoquedemorbidez,aténoeroRsmo.TradutordeautorescomoMarcelProusteWilliamShakespeare,essenossoManueltraduziumesmofoianostalgiadoparaísocoRdianomal idealizado por nós, brasileiros, órfãos de um país imaginário, nossa Cocanha perdida,Pasárgada.Descreverseuretratoempalavraséumatarefaimpossível,depoisqueelemesmojáofeztãobememversos.

Page 18: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 06 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2009)AcoesãodotextoéconstruídaprincipalmenteaparRrdo(a)

repeRçãodepalavraseexpressõesqueentrelaçamasinformaçõesapresentadasnotexto.subsRtuição de palavras por sinônimos como “lúgubre” e “morbidez”, “melancolia” e“nostalgia”.

empregodepronomespessoais, possessivos e demonstraRvos: “sua”, “seu”, “esse”, “nosso”,“ele”.emprego de diversas conjunções subordinaRvas que arRculam as orações e períodos quecompõemotexto.empregodeexpressõesqueindicamsequência,progressividade,como“iminência”,“sempre”,“depois”.

Page 19: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Ospronomes“sua”, “seu”, “esse”, “nosso”e“ele”estão todosusadosemfunção referencial.Eles retomam“ManuelBandeira”,evitandorepeRçõesqueempobrecemacoesão textual.Deacordo com a nomenclatura linguísRca, eles são chamados de anafóricos.Marque-se, pois, aalternaRva“c”.

Page 20: Aspectos da coesão textual no ENEM

TEXTO tópicos de compreensão textual no ENEM

Gripado,pensoentreespirrosemcomoapalavragripenoschegouapósumasériedecontágiosentrelínguas.ParRudaItáliaem1743aepidemiadegripequedisseminoupelaEuropa,alémdovíruspropriamentedito,doisvocábulosvirais:oitalianoinfluenzaeofrancêsgrippe.OprimeiroeraumtermoderivadodolaRmmedievalinfluen@a,quesignificava“influênciadosastrossobreoshomens”.Osegundoeraapenasaformanominaldoverbogripper,istoé“agarrar”.Supõe-sequefizessereferênciaaomodoviolentocomoovírusseapossadoorganismoinfectado.

RODRIGUES,S.Sobrepalavras.Veja.SãoPaulo,30nov.2011.

Page 21: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 07 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2013)ParaseentenderotrechocomoumaunidadedesenRdo,éprecisoqueo leitorreconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construídapredominantementepelaretomadadeumtermoporoutroepelousodaelipse.Ofragmentodotextoemquehácoesãoporelipsedosujeitoé:

a)“[…]apalavragripenoschegouapósumasériedecontágiosentrelínguas.”b)“ParRudaItáliaem1743aepidemiadegripe[…]”.c)OprimeiroeraumtermoderivadodolaRmmedievalinfluen@aquesignificava“influênciadosastrossobreoshomens”.d)“Osegundoeraapenasaformanominaldoverbogripper[…]”.e) “Supõe-se que fizesse referência aomodo violento como o vírus se apossa do organismoinfectado.”

Page 22: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Assinale-se a alternaRva “e”, pois o sujeito de “fizesse” é “a forma nominal do verbogripper”[sintagmaquefoielididonafraseafimdeseevitararepeRçãovocabular].Emtempo:osujeitode“supõe-se”é“quefizessereferênciaaomodoviolentocomoovírusseapossadoorganismoinfectado”eode“seapossa”é“ovírus”.

Osujeitodaformaverbal“chegou”[alternaRva“a"]é“apalavragripe”.Já“parRu”[alternaRva“b"]temporsujeito“aepidemiadegripe”.“Oprimeiro”éosujeitode“era”[alternaRva“c”].Por suavez, “que” [pronome relaRvoque retoma“umtermoderivadodo laRm influen@a”]ésujeitode“significava”.“Osegundo”ésujeitode“era”[alternaRva“d”].

Page 23: Aspectos da coesão textual no ENEM

TEXTO tópicos de compreensão textual no ENEM

Argumentarnãoéganharumadiscussãoaqualquerpreço.Convenceralguémdequealgoé,antesdetudo,umaalternaRvaàpráRcadeganharumaquestãonogritoounaviolência�sica–ou não �sica. Não �sica, dois pontos. Um políRco que mente descaradamente pode caRvareleitores.UmapublicidadequejogabaixopodeconstrangermulRdõesaconsumirumprodutodanoso ao ambiente. Há manipulações psicológicas não só na religião. E é comum pessoasagirememocionalmente,porquevíRmasdeardilosa–ecangoteira–sedução.Emboraaeficáciaa todo preço não seja argumentar, tampouco se trata de admiRr só verdades cienQficas –formar opinião apenas depois de ver a demonstração e as evidências, como a ciência faz.ArgumentarématériadavidacoRdiana,umaformaderetórica,maséumraciocínioquetentaconvencersemsetomarmerocálculomanipulaRvo,epodeserrigorososemsercienQfico.

Línguaportuguesa,SãoPaulo,ano5,n.66,abr.2011.Adaptado.

JOGARLIMPO

Page 24: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 08 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2013) No fragmento, opta-se por uma construção linguísRca bastante diferente emrelação aos padrões normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase “Não �sica, doispontos”.Nesse contexto, a escolhapor se representarpor extensoo sinal depontuaçãoquedeveriaseruRlizado

a)enfaRzaametáforadequeoautorsevaleparadesenvolverseupontodevistasobreaartedeargumentar.b) diz respeito a um recurso de metalinguagem, evidenciando as relações e as estruturaspresentesnoenunciado.c) é um recurso esRlísRco que promove saRsfatoriamente a sequenciação de ideias,introduzindoapostosexplicaRvos.d)ilustraaflexibilidadenaestruturaçãodogênerotextual,aqualseconcreRzanoempregodalinguagemconotaRva.e) prejudica a sequência do texto, provocando estranheza no leitor ao não desenvolverexplicitamenteoraciocínioaparRrdeargumentos.

Page 25: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

O recurso usadopelo locutor possui claramente naturezametalinguísRca, entretanto as duasoraçõesqueaparecemaseguirtrazemdoisexemplosdeviolêncianão�sica.Porissomesmo,épossível depreender que os dois pontos [representados por extenso e não pormeio do sinaldiacríRco]indicamqueaseguiraparecerãotermosdenaturezaexplicaRva.Sendoassim,deve-seassinalaraalternaRva“c”.

Page 26: Aspectos da coesão textual no ENEM

TEXTO tópicos de compreensão textual no ENEM

PorqueospronomesoblíquostêmessenomeequaisasregrasparauRlizá-los?

S.O.S.Português

As expressões “pronomeoblíquo” e “pronome reto” são oriundas do laRm (casus obliquus ecasus rectus). Elas eramusadaspara classificar aspalavrasde acordo coma função sintáRca.Quandoestavamcomosujeito,pertenciamaocasoreto.Seexerciamoutrafunção(excetoadevocaRvo),eramrelacionadasaocasooblíquo,poisumdossenRdosdapalavraoblíquoé“nãoédireitooureto”.Ospronomespessoaisdalínguaportuguesaseguemomesmopadrão:osquedesempenhamafunçãodesujeito(eu,tu,ele,nós,vóseeles)sãoospessoaisdocasoreto;eosquenormalmentetêmafunçãodecomplementosverbais(me,mim,comigo,te,R,conRgo,o,os,a,as,lhe,lhes,se,si,consigo,nos,conosco,voseconvosco)sãoosdocasooblíquo.

NOVA ESCOLA. Coluna “Na dúvida”, dez. 2008, p. 20.

Page 27: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 09 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2009)Nadescriçãodospronomes,estãoimplícitasregrasdeuRlizaçãoadequadasparasituaçõesqueexigemlinguagemformal.Aestruturarqueestádeacordocomasregrasapresentadasnotextoé:

a)Euobserveiela.b)Euavinoquarto.c)TragaaRntaparaeu.d)trataaRntaparamimpintar.e)Esseacordoéentreeuevocê.

Page 28: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Considerando-se que o texto em análise trata do emprego dos pronomes pessoais retos eoblíquossegundopadrãoformal,cultodalínguaportuguesa,deve-seassinalaraletra“b”.

Page 29: Aspectos da coesão textual no ENEM

Veja, 20 de maio, 2009 (adaptado).

Page 30: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 10 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2009)Na interpretaçãodas informaçõesdográfico,apresentadasabaixo, respeitam-seasregrasgramaRcaisdanormapadrãodalínguaportuguesaem:

a)Correm-se9,5grausderiscossedigitardadospessoaisouusarsenhasemcomputadoresdelanhouses.b)Emumaescalade1a10,ocomparRlhamentodearquivosem“pendrives”apresentaumriscodegrau7.c)Oriscomáximoéquandoanexosou“links”desconhecidoséaberto:chegamaograu10naescaladoriscodigital.d)Abaixarmúsicas,emredesdearquivoscomparRlhadosrepresenta2grausderiscosmenorqueusarsenhasemlocaispúblicos.e)Abriranexos,comoPDFs,fotoseplanilhasdeconhecidostêmgraudeperigoequivalenteametadedoperigodeabriranexosdedesconhecidos.

Page 31: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Osdistratoresdestaquestãoreferem-seaaspectosdaconcordânciaverbaledaortografia.NãoháerronoenunciadodaalternaRva“b”.

Page 32: Aspectos da coesão textual no ENEM

TEXTO tópicos de compreensão textual no ENEM

ASMÃOSDEEDIENE

Edienetem16anos,rostoredondo,trigueiro,índioebonitodasmeninasdosertãonordesRno.Vaidosa, põe anéis nos dedos e pinta os lábios com batom.Mas Ediene é diferente. Jamaisabraçará,nãonamorarádemãosdadase, seRverfilhos,nãoosaconchegaráemseusbraçosparadar-lhesocaloreoalimentodosseiosdamãe.Arazãoésimples:Edienenãotembraços.Ela os perdeu numamaromba,máquina do século passado, comdois cilindros demetal queamassambarroparafazertelhaseRjolosnumaolaria.Osdedosqueenchedeanéissãoosdospés, com os quais escreve, desenha e passa batom nos lábios. Ela é uma das centenas decrianças muRladas todos os anos, trabalhando como gente grande em troca de minguadoscobres.

UTZERI,F.AsmãosdeEdiene.JornaldoBrasil,CadernoB,2dez.1999(adaptado).

Page 33: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 11 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2009) Os recursos esRlísRcos de um texto servem para torná-lo esteRcamente maiseficaz. Em As mãos de Ediene, o autor alcança esse objeRvo ao coordenar adjeRvos no 1.°período.Talprocedimentobusca

a)despertarnoleitor,desdeoinício,simpaRapelamenina.b)chamaraatençãoparaproblemasdosertãonordesRno.c)despertarointeressedoleitorpelamaromba.d)valorizarasituaçãovividaporEdiene.e)revelarproblemasdeordemsocial.

Page 34: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

AseleçãodosadjeRvos,noiníciodotexto,atendeàintencionalidadeargumentaRvadeangariarasimpaRadoleitorpelapersonagemEdiene.Marque-se,pois,aletra“a”.

Page 35: Aspectos da coesão textual no ENEM

TEXTO tópicos de compreensão textual no ENEM

DIGANÃOAONÃO

Quemdissequealgumacoisaéimpossível?

Olhe ao redor. O mundo está cheio de coisas que, segundo os pessimistas, nunca teriamacontecido.

“Impossível.”“ImpraRcável.”

“Não”.

Eaindaassim,sim

Sim,SantosDumontfoioprimeirohomemadecolarabordodeumavião,impulsionadoporummotoraeronáuRco.

Sim, Visconde de Mauá, um dos maiores empreendedores do Brasil, inaugurou a primeirarodoviapavimentadadopaís.

Sim,aSXYBrasiltambéminovounopaís.Abasteceuoprimeirovoocomercialbrasileiro.

FoiaprimeiraempresaprivadaaproduzirpetróleonaBaciadeCampos.

DesenvolveuumóleocombusQvelmaislimpo,oOCPlus.Oqueénecessárioparatransformaronãoemsim?Curiosidade.Menteaberta.Vontadedearriscar.

Equandooproblemapareceinsolúvel,quandoodesafioémuitoduro,dizer:vamoslá.

Soluçõesdeenergiaparaummundoreal.

Page 36: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 12 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2009)OautordotextouRliza,comorecursoevidenteparaaprogressãotemáRca,

a)asrelaçõesdetempoestabelecidasentreasinformaçõesapresentadas.b)aapresentaçãodediversosefeitosdosfatoselencados.c)arepeRçãodoadvérbiodeafirmação“sim”arRculandoasinformações.d)asrelaçõesdecausaestabelecidasentreasinformaçõesapresentadas.e)oestabelecimentoderelaçõesdecondiçãoentreasinformaçõesdotexto.

Page 37: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

OsprincipaisrecursosuRlizadosparagaranRraprogressãotextualsãoacontradição[nãoxsim]earepeRção[anáfora,paralelismosintáRco]doadvérbiodeafirmaçãoreferidonaalternaRva“c”.

Page 38: Aspectos da coesão textual no ENEM
Page 39: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 13 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2009)Ospronomespodemtera funçãoderetomarumaexpressãoouo referentedeuma expressão anteriormente citada no texto, ou que esteja proeminente no contexto. Notexto,issoéfeitoadequadamentepelo(a)

a) pronome “que” conRdoem“quepodem ser colocadosna tela inicial (...)” (l. 1)— retoma“ícones”(l.1).b)expressão“esseselementos”conRdaem“emvezdeprocuraresseselementosemdiretóriosepastas”(l.3-4)—retoma“ícones”(l.1).c)pronome“los”conRdoem“(...)paraabri-los.”(l.5)—retoma“atalhos”(l.1).d)pronome“ele”conRdoem“pode-sedaraelequalquerapelido(...)”(l.7)—retoma“arquivocorrespondente”(l.6-7).e) pronome “lo” conRdo em “(...) e associá-lo ao arquivo em questão.” (l. 8) — retoma “omesmonomedoarquivocorrespondente”(l.6-7).

Page 40: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Apalavraque,nofragmentotranscritonaalternaRva“a”éumpronomerelaRvoqueretomaovocábuloatalhoeoinserenaoraçãoaseguir.

Page 41: Aspectos da coesão textual no ENEM

Háqualquercoisadeespecialnissodebotaracaranajanelaemcrônicadejornal– eu não fazia isso hámuitos anos, enquantome escondia em poesia e ficção.Crônicaalgumasvezestambéméfeita,intencionalmente,paraprovocar.Alémdomais, em certos diasmesmo o escritormais escolado não está lá grande coisa.Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais,anRquada demais.Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso comparRlharideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem ummontão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “isso éexatamente o que falo commeus pacientes”, É isso que digo parameus pais”,“Comentei com minha namorada”. Os esQmulos são valiosos pra quem nessestemposandavameioassim:écomomebotaremnocolo–tambémeupreciso.Naverdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. Demodo que está sendo óRma, essa brincadeira séria, com alguns textos que iamacabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério...mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas deescrever. Como escrevi há muitos anos e conRnua sendo a minha verdade:palavrassãomeujeitosecretodecalar.

LUFT,L.Pensarétransgredir.RiodeJaneiro:Record,2004.

Page 42: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 14 tópicos de compreensão textual no ENEM

(ENEM-2014) Os textos fazem uso constante de recursos que permitem aarRculaçãoentresuaspartes.Quantoàconstruçãodofragmento,oelementoa)“nisso”introduzofragmento“botaracaranajanelaemcrônicanojornal”.b)“assim”éumaparáfrasede“écomomebotaremnocolo”.c)“isso”remetea“escondiaempoesiaeficção”.d)“alguns”antecipaainformação“Éissoquedigoparameuspais”.e)“essa”recuperaainformaçãoanteriora“janeladojornal”.

Page 43: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

AúnicaanálisecorretaacercadoselementoscoesivosdestacadosestápresentenaalternaRva“a”,poisacontração“nisso”refere-sea“botaracaranajanelaemcrônicanojornal”.

Page 44: Aspectos da coesão textual no ENEM

Quemprocuraaessênciadeumcontonoespaçoqueficaentreaobraeseuautorcometeumerro:émuitomelhorprocurarnãonoterrenoqueficaentreoescritoresuaobra,masjustamentenoterrenoqueficaentreotextoeseuleitor.

OZ,A.Deamoretrevas.SãoPaulo:Cia.dasLetras.2005.Fragmento.

Page 45: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 15 primeira aplicação do ENEM-2016

A progressão temáRca de um texto pode ser estrutura por meio de diferentesrecursoscoesivos,entreosquaissedestacaapontuação.Nessetexto,oempregodosdoispontoscaracterizaumaoperaçãotextualrealizadacomafinalidadede

a)compararelementosopostos.b)relacionarinformaçõesgradaRvas.c)intensificarumargumentoesclarecedor.d)introduzirumargumentoesclarecedor.e)assinalarumaconsequênciahipotéRca.

Page 46: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2016

Afunçãodosdoispontos,noqueserefereàprogressãodeideiasdeumtexto,éintroduzir uma explicação, um esclarecimento. Por isso, deve-se assinalar aalternaRva“d”.

Page 47: Aspectos da coesão textual no ENEM

L.J.C.—5Rros?—É.—Brincandodepegador?—É.OPMpensouque…—Hoje?—Cedinho.

COELHO,M.In.FREIRE,M.(Org.).Oscemmenorescontosbrasileirosdoséculo.SãoPaulo:AteliêEditorial,2004.

Page 48: Aspectos da coesão textual no ENEM

QUESTÃO 16 primeira aplicação do ENEM-2016

OssinaisdepontuaçãosãoelementoscomimportantesfunçõesparaaprogressãotemáRca.Nesseminiconto,asreRcênciasforamuRlizadasparaindicara)umafalahesitante.b)umainformaçãoimplícita.c)umasituaçãoincoerente.d)aeliminaçãodeumaideia.e)ainterrupçãodeumaação.

Page 49: Aspectos da coesão textual no ENEM

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2016

No miniconto em análise, as reRcências indicam que existe uma informaçãocomparRlhadaentreosinterlocutores.Marque-se,pois,aletra“b”.