Top Banner
ASSESSORIA EM COMUNICAÇÃO
14

Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Jul 12, 2015

Download

Documents

Talita Carvalho
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

ASSESSORIA EM COMUNICAÇÃO

Page 2: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

potencializa o desenvolvimento de negócios

Comunicação corporativa

A Ágatacom busca,

acima de tudo,

ser uma facilitadora de projetos

que realmente façam a diferença.

A criatividade e a ousadia são

condições essenciais para

desenvolvermos a comunicação de

maneira articulada, estratégica e,

principalmente, inovadora.

Page 3: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

Assessoria de imprensa Nosso trabalho é identificar e criar

oportunidades para que nossos clientes sejam notícia e fontes de informação, em mídias que

possam alavancar seus negócios.

Queremos contribuir para a construção de organizações capazes de transformar positivamente a sociedade.

O que fazemos

Os porta-vozes precisam estar capacitados para transmitir, com eficiência, as mensagens-

chave da empresa para seus públicos de interesse.

Treinamento de porta-vozes

Planos de contingência e gerenciamento de crises A Ágatacom conta com profissionais

experientes na construção de planos de contingência e gerenciamentos emergenciais,

que buscam preservar e construir uma imagem positiva de sua organização.

Vídeos institucionais, sites e mídias sociais são ferramentas muito eficientes na comunicação

corporativa, se alimentados de forma estratégica e com conteúdo relevante.

Conteúdo jornalístico multimídia Publicações institucionais

Transmitir as mensagens de sua empresa de maneira clara, objetiva e adequada para cada

público é a especialidade de nossa equipe.

Page 4: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

À frente da empresa

Andrea Vargas Jornalista, formada pela PUC Campinas e especialista em marketing organizacional pela UNICAMP, tem oito anos de experiência, seis deles em comunicação empresarial. Dentre os clientes atendidos, pode-se destacar: Anhanguera Educacional, AMCHAM/Campinas, INVISTA®, Intervet/Schering-Ploug Animal Health, FMC Agricultural Products, LYCRA®, Marisol, Pakalolo, Babysol, HidroAll e Rede Covabra.

Talita Carvalho Administradora de empresas, formada pela Faculdades Integradas Hoyler e pós-graduada em gestão estratégica de pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Com mais de quinze anos de experiência, atuou em instituições como: Universidade Estadual de Campinas, Elektro Distribuidora de Energia, a multinacional Convergys e a Alfapress Comunicações.

A equipe é formada por profissionais qualificados e experientes, mas acima de tudo está o talento de inovar e promover mudanças.

Page 5: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

Clientes

Jobs

Page 6: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

Case: Assessoria de Imprensa

Cliente: iES2 - Inovação, Educação e Soluções Tecnológicas. Empresa especializada em aplicativos educacionais para web e equipamentos de comunicação móvel, inaugurada em 2010.

Histórico: A Ágatacom foi contratada para lançamento de um aplicativo de ensino religioso e no mesmo momento propôs o desafio de cuidar de toda a comunicação institucional da empresa. Com uma mudança estratégica nos objetivos de negócio, o foco passou a ser o PALMA – Programa de Alfabetização na Língua Materna, direcionado a complementar a educação formal de jovens e adultos analfabetos, por meio de smartphones. Em fase piloto em escolas municipais do interior de São Paulo, o desafio de comunicação foi posicionar a iES2 como principal responsável pelo projeto e desenvolvedora do programa. Antes da assessoria, o foco das matérias eram as prefeituras e o papel da empresa não estava bem determinado. Apenas um mês depois do início do trabalho da Ágatacom, os resultados já começaram a aparecer e foram ascendentes.

Veja do que estamos falando...

Page 7: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

cyan magenta amarelo preto

Jornal do Commercio Sexta-feira e fim de semana, 25, 26 e 27 de novembro de 2011

JC&CIACARREIRAS EDITOR // MARCIO BECK

B-14

Smartphone paraalfabetizar adultos

Em abril de 2011, um projeto-piloto que utiliza osmartphone para a alfabetização de adultos começou aser implantado em escolas municipais de algumascidades do interior de São Paulo.

O Programa de Alfabetização na Língua Materna (Pal-ma) foi idealizado pelo matemático José Luis Poli e de-senvolvido com a cooperação de doutores em Educaçãoe Tecnologia, seus parceiros na iES2, uma empresa queusa a tecnologia para inovar métodos de educação.

O professor Poli é Mestre em Matemática e foi um dosfundadores da Anhanguera Educacional, instituição deensino superior da qual se desligou em 2009. Desde en-tão, ele vem se dedicando a combater o analfabetismoque, na faixa dos maiores de 15 anos, ainda assombramais de 14 milhões de brasileiros.

Atualmente, há mais de 230 milhões de celulares noBrasil e mesmo os adultos analfabetos sabem usar osaparelhos com facilidade. Foi a partir dessa constataçãoque o professor Poli concebeu o Palma.

PROJETO ÚNICO E INOVADOR

O Palma é o primeiro programa exclusivamente cria-do para todo o processo de alfabetização através docelular. A versão para smartphone foi desenvolvida em2010, devido à necessidade de memória e processamen-to adequados para suportar sons, imagens, símbolos einteratividade.

Para tanto, a iES2 entregou smartphones gratuita-mente aos jovens e adultos participantes do projeto-pi-loto. Hoje, são 160 alunos em diferentes estágios do Pal-ma que acessam o programa diariamente. Eles eramanalfabetos plenos quando iniciaram o programa, quetem duração de dois anos.

As lições sonorizadas contemplam o aprendizado dePortuguês (alfabeto, sílabas simples, sílabas complexas,ampliação do vocabulário, interpretação de texto egramática básica); Matemática (números e operações,grandezas e medidas, espaços e formas); e Ciências Nat-urais (meio ambiente, saúde e qualidade de vida), deacordo com o programa oficial de Educação de Jovens eAdultos (EJA) das séries iniciais.

O desempenho é medido individualmente ao final decada atividade, através de um sistema de monitoramen-to instantâneo, via mensagem SMS. Após o envio dasmensagens, o professor tem o mapa individualizado daaprendizagem do aluno. Os mesmos dados também sãoacessados pelo diretor da escola e pelo secretário da Ed-ucação do município participante do projeto.

O Palma complementa e dá continuidade ao apren-dizado fora do ambiente escolar. As lições podem seracessadas pelo smartphone a qualquer hora e em qual-quer lugar. Além da combinação de sons, números epalavras, o aluno ainda dispõe de uma série de exercí-cios, sob a forma de jogos, que ajudam na fixação daaprendizagem.

Aos professores, a iES2 dá suporte durante todo o pro-grama. Isso inclui treinamento presencial, fundamentaçãometodológica, utilização do software no celular e utiliza-ção do sistema de controle da aprendizagem via web.

RESULTADOS ANIMADORES

Ao final do primeiro semestre do projeto-piloto, a re-dução da taxa de evasão foi de cerca de 80%, em com-paração à média nacional de alfabetização de adultos. Amédia de aproveitamento das atividades diárias na faseem que os alunos aprenderam o alfabeto e as sílabassimples foi de 90,47%.

Na prova final do semestre, realizada em formato deditado para que os alunos digitassem as respostas nopróprio celular, o índice de acertos foi de 70%, compro-vando o aprendizado do nível 1 do programa.

Os alunos que tiverem bom desempenho na prova deconclusão do Palma ficarão com os smartphones. Alémde uma motivação para que eles continuem a estudar, aentrega dos aparelhos visa a retenção de conteúdo, poistodos terão créditos para praticar através de mensagensSMS.

A iES2 levou o Palma à Unesco que, agora, acompanhao desenvolvimento e as avaliações técnico-pedagógicasdo programa. No futuro, a inovação brasileira pode auxil-iar outros países em seus processos de alfabetização.

Antes disso, "o Palma tem condições de ampliar aoferta de alfabetização para todas as regiões do País",afirma o professor Poli.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor,criador desta coluna.

SSOOCCIIAALL ee ÉÉ[email protected] CANO

RESPONSABILIDADE

Lucila Cano é formada em Comunicação Social pela FundaçãoArmando Álvares Penteado - FAAP (SP). Trabalhou como redatorapublicitária em várias agências e também como assessora de imprensa.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Média salarial do Rio de Janeiro é 10% maior que amédia nacional, dizem consultores, em grande parte devido à indústria de óleo e gás

! AVANÇO

DA AGÊNCIA SEBRAE

O Rio Grande do Sul alcan-çou a marca de 100 mil em-preendedores individuais,nesta quinta-feira. A marcaexpressiva é resultado dos 45mil EI formalizados entre se-tembro de 2009 e dezembrode 2010 somados aos 55 milregistrados em 2011.

"Uma conquista importan-te e que nos enche de satisfa-ção, tendo em vista o papeldecisivo que o Sebrae realizaneste processo, formalizandoe atuando na capacitação des-ses empresários", avalia o pre-

sidente do Conselho Delibera-tivo do Sebrae no Rio Grandedo Sul, Vitor Augusto Koch.

Koch destaca o avanço daformalização dos profissio-nais autônomos em todo oPaís. "O Brasil reúne 1,8 mi-lhão de empreendedores in-dividuais, que produzemmais, empregam mais e usu-fruem dos seus direitos so-ciais que foram conquistadoscom a nova legislação".

Dentre os avanços na le-gislação do EI destacam-se aredução da alíquota de con-tribuição dos empreendedo-res individuais para o Institu-

to Nacional do Seguro Social(INSS), de 11% para 5% sobreo salário mínimo, e a amplia-ção do teto de enquadramen-to, que passará de R$ 36 milpara R$ 60 mil em 2012.

APOIO. Vitor Koch lembra queo Sebrae no Rio Grande do Sulbusca ajudar o empreendedorindividual a se transformarem uma microempresa e,quem sabe, numa pequenaempresa no futuro. "Para issoestamos trabalhando, inten-samente, no sentido de capa-citá-los para gerenciaremseus empreendimentos e al-

cançarem o sucesso". Ele des-taca ainda que o Sebrae noRio Grande do Sul “realizou 14edições da Semana da Forma-lização em 2011, somandomais de 4.500 atendimentos eformalizando mais de milprofissionais autônomos".

A meta para 2012 no estadoé formalizar mais 45 mil em-preendedores individuais. Até2015, o objetivo é totalizar 147mil novos profissionais autô-nomos formalizados, segundoa gestora do projeto do Em-preendedor Individual no Se-brae no Rio Grande do Sul,Márcia Ferran.

Sebrae registra 100 mil EIs gaúchos

BIANCA MELLO

Os salários iniciaisdos profissionaisde Tecnologia daInformação ( TI)no Rio de Janeiro

são 10% maiores do que a mé-dia nacional, mostrou o estudo"O mercado de profissionais deTI no Brasil". Enquanto a mé-dia nacional é de R$ 2.040, noRio de Janeiro é R$ 2.258. A re-muneração de um analista deredes e de comunicação de da-dos no estado, por exemplo, é amais alta do País, R$ 2.522,00. Apesquisa considerou os estadosde São Paulo, Rio de Janeiro,Distrito Federal, Paraná, MinasGerais, Bahia, Pernambuco eRio Grande do Sul e foi divulga-da em outubro pela AssociaçãoBrasileira das Empresas de Tec-nologia da Informação e Co-municação (Brasscom).

Para o diretor de Educação eRecursos Humanos da Brass-com, Sérgio Sgobbi, a média sa-larial no estado do Rio de Janei-ro supera os demais estadosporque a demanda é maior. “Pa-ra justificar a alta média dos sa-lários no estado, podemos citarduas prováveis razões: a con-centração da indústria de óleo egás no estado e a alta presençade órgãos governamentais. Am-bos estimulam a alta demandapor profissionais com qualifica-ção em TI”, afirmou Sgobbi.

“Observando a pesquisa,até este ano, verificamos quehavia oferta maior que a de-manda no estado. Segundo asnossas projeções, em 2014, oestado vai precisar contratar9.076 profissionais de TI e se-rão ofertados 5.026, então, vaihaver um déficit de quatro milprofissionais no Rio de Janeirosó em TI”, completou ele.

De acordo com consultores,sobram vagas no mercado. Ogerente de projetos da desenvol-vedora de software para gestãode negócios WeDo Technolo-gies, Wellington Alves, está naárea há mais de 20 anos e achaque hoje em dia existe uma ga-ma muito maior de profissio-nais no mercado, mas apesardisto falta mão-de-obra espe-cializada. “Quando se tem umademanda que chega muito rapi-damente, então o mercado aca-ba ficando com pessoas que es-tão com muito pouco tempo deformação”, concluiu Alves.

FATORES. Segundo o diretor deRH da Brasscom, isso vem acon-tecendo por vários fatores. O pri-meiro é a quantidade insuficientede pessoas que se formam paraabastecer a demanda do merca-do. O outro fenômeno é que cadavez mais as empresas vão preci-sar de profissionais, por dois mo-tivos: o setor cresce a taxas robus-tas e as empresas cada vez maisutilizam TI em seus processos.

“Acredito que a principal mu-dança que ocorreu durante es-ses 23 anos em que estou naárea, foi a diminuição de pes-soas interessadas em trabalharcom TI, mais especificamentena área de programação e análi-se de sistemas, pois requeremmaior investimento por partedo profissional”, opinou NelsonMoreira, desenvolvedor de TI daempresa de comunicação digi-tal integrada Veus Technology.

A tecnologia avança mais rá-pido do que os currículos edu-cacionais são capazes deacompanhar, então o profissio-nal deve buscar informações ese atualizar em relação ao que

não está sendo ensinado emsala de aula. “As instituiçõessão suficientes, porém o con-teúdo ainda não atende às ne-cessidades de mercado, poisobservo que jovens terminamo curso superior com teoriasque não são aplicadas nas or-ganizações. Profissionais for-mados dentro da organização ecursos técnicos internos ou ex-ternos têm dado maior resulta-do”, completou Moreira.

As áreas de formação quetêm identificação com o setorde TI são ciências da computa-ção, sistemas de informação,analista de negócios, analista deinfraestrutura e administração

de empresas. “As áreas de enge-nharia e de ciências exatas nor-malmente fornecem muito pro-fissional para a área de TI. Mui-tos profissionais vêm da área defísica e matemática porque exis-te muita ligação dessas discipli-nas com linguagem de progra-mação e o salário também cos-tuma ser mais atrativo do que ode professor”, ressaltou Alves.

Segundo Sgobbi, existemquatro tendências de mercadoque necessitarão de formaçãoespecífica, são elas: cloud com-puting (computação nas nu-vens), redes sociais, mobilidadee segurança. Para as pessoas detecnologia, que desejam ter umemprego e gostam de estar atua-lizados com as necessidades domercado, estas áreas são asprincipais tendências e deman-darão muitos profissionais es-pecializados. Já as principaisverticais de negócios seriam fi-nanças e óleo e gás.

QUALIDADES. Um bom profis-sional de TI precisa ter atençãoconcentrada, capacidade analí-tica, raciocínio lógico, meticulo-sidade e habilidade para traba-lhar em equipe. É importanteque a pessoa identifique o seg-mento em que deseja trabalharpara que assim possa investir nacarreira. “Os cursos são caros emuitas áreas requerem certifica-ções. Uma vez que ele identifi-cou sua área, deve buscar absor-ver o máximo de conhecimentoe, sobretudo, ter uma certifica-ção”, afirmou Wellington Alves.

Para algumas empresas, acertificação é fundamental, poisé a garantia de que o profissio-nal teve contato com as melho-res práticas de mercado e que éuma pessoa atualizada. “É mui-to comum em propostas de em-prego a empresa pedir algumacertificação como um requisitoobrigatório. Às vezes, a pessoatrabalha há 10, 15 anos na área enão se preocupa com isto, maspor não ter a certificação podeperder boas oportunidades.Uma coisa é você ter experiên-cia e outra é você ter contatocom as melhores práticas”, res-saltou o gerente de projetos daWeDo Technologies.

As certificações são muitas.Para gestão de projetos, a maisreconhecida é a certificaçãoProject Management Professio-nal (PMP), ou seja, Profissionalde Gerenciamento de Projetos,concedida pelo Project Manage-ment Institute (PMI). Para go-vernança de TI, existem o Certi-ficado em Governança de TI daempresa (CGEIT, na sigla em in-glês) e Controle para Informa-ções e Tecnologia (Cobit, na si-gla em inglês). Na parte de de-senvolvimento existem as certi-ficações em Java. Na parte debase de dados, a certificaçãoOracle é bem vista e valorizadapelo mercado.

Sérgio Sgobbi: oferta no Rio é maior do que a demanda

TI: ritmo do mercado é maisrápido que o das instituições

DIVULGAÇÃO/VEUS TECHNOLOGY

Nélson Moreira: programação e análise têm custos elevados

DIVULGAÇÃO/BRASSCOM

Page 8: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

Nome (empresa ou fonte) + de 94%

Aspas / entrevista + de 88%

Foto + de 39%

Capa + de 20%

Traduzindo em números!

R$2.076.511,72 Valor equivalente

a compra do mesmo espaço em publicidade

Mais de 80 vezes o

valor investido

Além  das  caracterís>cas  das  citações,  a  Ágatacom  define  métricas  qualita>vas,  como  veículos  almejados,  >po  de  reportagem,  mensagem  

transmi>da  etc.  Conforme  a  necessidade  de  cada  cliente,  o  relatório  de  clipping  é  uma  ferramenta  para  o  plano  

estratégico  e  não  apenas  uma  mensuração  de  resultados  

quan>ta>vos.  54 matérias em 9 meses Publicações

Qualidade das citações

Qualidade das citações

Page 9: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

Case: Conteúdo para site

Cliente: Consult-Info – Gestão e Tecnologia. Oferece serviços de consultoria e sistemas de gestão.

Histórico: A Ágatacom foi contratada para reescrever os textos e propor melhorias de linguagem que tornassem o site mais atrativo aos usuários. Site: Antes

Page 10: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

Site: Depois

Traduzindo em números!

Aumento de 40% de palavras-chave

Redução de 60% de caracteres

Melhoria na objetividade do site

Page 11: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

Case: Publicações Institucionais

Cliente: Grupo Dpaschoal

Histórico: Formado pelas empresas DPaschoal, DPK, AutoZ, DaTerra, Ateliê do Café e pela Fundação Educar, o grupo DPaschoal passa a contar com uma publicação desenvolvida especialmente para seu público interno. Com objetivo de aumentar o sentimento de pertencimento ao Grupo, a revista é composta de informações importantes das empresas não só para os funcionários, mas também para as suas famílias. Idealizada pelo departamento de Desenvolvimento Humano e Organizacional do grupo, e realizada pela Ágatacom em parceria com a agência Base3, a revista Renovação teve sua primeira edição publicada em dezembro de 2012 e tiragem de quatro mil exemplares.

Page 12: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

Traduzindo em números!

Índice de satisfação – 1ª Edição 55%  

1%   1%   1%   1%   1%  

5%  

4%  7%  

10%  

34%  

10,  35%  

Percentual  de  notas  dadas  

0   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10  

Não  27%  

Sim  73%  

Levou  a  revista  para  casa  e    compar5lhou  com  a  família?  

Utilizado o método NPS de pesquisa de satisfação que excluí da base de dados todas as respostas com notas 7 e 8. A régua de avaliação é de -100 a 100, fazendo com que os resultados acima de 50% apontem para alto nível de eficiência*.

*Fonte: www.netpromotersystem.com

Page 13: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

Todos  os  direitos  reservados.  É  proibida  a  reprodução  do  conteúdo  desta  apresentação  sem  autorização  escrita  da  Ágatacom.  

PODEMOS FAZER O MESMO PELO SEU NEGÓCIO.

Ag e n d e u m a v i s i t a ! ( 1 9 ) 3 2 9 1 . 0 0 3 8 [email protected]

Page 14: Apresentação ágatacomcompleta jun.13

ANDREA VARGAS DIRETORA DE ATENDIMENTO

(19) 9605.4065 [email protected]

TALITA CARVALHO DIRETORA EXECUTIVA

(19) 9624.5472 [email protected]

WWW.AGATACOM.COM