Top Banner
PROPEP 2016 ANÁLISE DE POLIMORFISMOS EM GENES RELACIONADOS A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E OBESIDADE EM FAMÍLIAS DA BAIXADA FLUMINENSE Aluno: CAROLINA AQUINO LIMA GOMES Colaboradores: PEDRO HERNÁN CABELLO; RAISA MARTINS; DANIELLE VOIGT Orientador: VIVIANNE GALANTE RAMOS Curso / Instituição de Ensino Superior: ESC/UNIGRANRIO Introdução / Objetivos / Material e Métodos / Conclusões / Resultados / Referências Bibliográficas O estilo de vida do ser humano contemporâneo na maior parte do globo inclui um alto nível de exposição ao estresse psicossocial, baixa prática de atividade física e lazer, e a ingestão excessiva de produtos contendo açúcares, sódio, gorduras, entre outros. Além disso, o surgimento de avanços na prevenção e tratamento de doenças infectocontagiosas fez com que a expectativa de vida aumentasse nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Todos os fatores citados contribuem para o surgimento de doenças crônico-degenerativas, tais como hipertensão e diabetes mellitus, bem como uma realidade de mais de 50% da população brasileira com sobrepeso e obesidade. Sabemos que a ciência reconhece a presença de fatores genéticos relacionados à gênese das patologias em questão, sobretudo quando em presença dos aspectos ambientais aqui descritos. É reconhecido que aqueles indivíduos socioeconomicamente desfavorecidos estão mais sujeitos a tais comorbidades. Tendo consciência dessa realidade, o estudo aqui apresentado visa o diagnóstico dessas enfermidades, bem como acompanhamento clínico e laboratorial (glicemia de jejum e lipidograma), além da análise de diversos polimorfismos relacionados à obesidade, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus em famílias da Baixada Fluminense, atendidas na Unidade Básica de Saúde de Cabuçu em Nova Iguaçu. Este estudo não se limita apenas à avaliação genética, seu importante compromisso social também reside no incremento significativo do acompanhamento clínico dos pacientes contemplados através dos dados obtidos laboratorialmente. A partir desses mecanismos possibilitamos uma maior orientação dos mesmos e de suas famílias frente as questões em saúde. Bolsa de Iniciação Científica (IC): CNPq FAPERJ UNIGRANRIO SANTANDER FUNADESP Outros IC sem Bolsa O resumo deverá conter obrigatoriamente apenas 1(uma) página.
1

ANÁLISE DE POLIMORFISMOS EM GENES RELACIONADOS A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E ... · 2017-05-19 · polimorfismos relacionados à obesidade, hipertensão arterial sistêmica

Jul 09, 2020

Download

Documents

dariahiddleston
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: ANÁLISE DE POLIMORFISMOS EM GENES RELACIONADOS A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E ... · 2017-05-19 · polimorfismos relacionados à obesidade, hipertensão arterial sistêmica

 

PROPEP 2016

ANÁLISE DE POLIMORFISMOS EM GENES RELACIONADOS A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E OBESIDADE EM FAMÍLIAS DA BAIXADA FLUMINENSE

Aluno: CAROLINA AQUINO LIMA GOMES Colaboradores: PEDRO HERNÁN CABELLO; RAISA MARTINS; DANIELLE VOIGT Orientador: VIVIANNE GALANTE RAMOS Curso / Instituição de Ensino Superior: ESC/UNIGRANRIO

Introdução / Objetivos / Material e Métodos / Conclusões / Resultados / Referências Bibliográficas

O estilo de vida do ser humano contemporâneo na maior parte do globo inclui um alto nível de exposição ao estresse psicossocial, baixa prática de atividade física e lazer, e a ingestão excessiva de produtos contendo açúcares, sódio, gorduras, entre outros. Além disso, o surgimento de avanços na prevenção e tratamento de doenças infectocontagiosas fez com que a expectativa de vida aumentasse nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

Todos os fatores citados contribuem para o surgimento de doenças crônico-degenerativas, tais como hipertensão e diabetes mellitus, bem como uma realidade de mais de 50% da população brasileira com sobrepeso e obesidade. Sabemos que a ciência reconhece a presença de fatores genéticos relacionados à gênese das patologias em questão, sobretudo quando em presença dos aspectos ambientais aqui descritos.

É reconhecido que aqueles indivíduos socioeconomicamente desfavorecidos estão mais sujeitos a tais comorbidades. Tendo consciência dessa realidade, o estudo aqui apresentado visa o diagnóstico dessas enfermidades, bem como acompanhamento clínico e laboratorial (glicemia de jejum e lipidograma), além da análise de diversos polimorfismos relacionados à obesidade, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus em famílias da Baixada Fluminense, atendidas na Unidade Básica de Saúde de Cabuçu em Nova Iguaçu.

Este estudo não se limita apenas à avaliação genética, seu importante compromisso social também reside no incremento significativo do acompanhamento clínico dos pacientes contemplados através dos dados obtidos laboratorialmente. A partir desses mecanismos possibilitamos uma maior orientação dos mesmos e de suas famílias frente as questões em saúde.

Bolsa de Iniciação Científica (IC): CNPq FAPERJ UNIGRANRIO SANTANDER FUNADESP Outros

IC sem Bolsa

O resumo deverá conter obrigatoriamente apenas 1(uma) página.