Top Banner
A Revolução Cubana
76

A revolução cubana

Apr 13, 2017

Download

Education

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: A revolução cubana

A Revolução Cubana

Page 2: A revolução cubana
Page 3: A revolução cubana
Page 4: A revolução cubana

• Cuba foi colônia da Espanha até o ano de 1898. Foram grandes produtores de cana-de-açúcar e usavam mão de obra escrava africana.

Page 5: A revolução cubana
Page 6: A revolução cubana

• Os Estados Unidos da América, interessados em aumentar sua influência sobre e a América Latina, declararam guerra à Espanha. A guerra foi rápida e sangrenta, os norte-americanos venceram.

Page 7: A revolução cubana

• Em 1898, quando foi assinado um tratado de paz entre a Espanha e os EUA, os espanhóis renunciaram a posse de Cuba.

• Ao mesmo tempo, a Espanha cedeu um território de cento e dezessete quilômetros quadrados para que os EUA estabelecessem uma base naval em Guantánamo.

Page 8: A revolução cubana
Page 9: A revolução cubana

• Foi assim que, em 20 de maio de 1902, surgiu a República de Cuba, que teve que pagar um alto preço pelo apoio norte-americano.

• A Constituição cubana foi obrigada a incorporar a Emenda Platt, pela qual os EUA passavam a ter o direito de intervir militarmente em Cuba, a qualquer momento.

Page 10: A revolução cubana

• Na realidade, foi dada carta branca aos EUA para impor seus interesses aos cubanos, colocados acima das necessidades da ilha.

Page 11: A revolução cubana
Page 12: A revolução cubana

Causas da Revolução:

• Antes de 1959, Cuba era um país que vivia sob forte influência dos Estados Unidos. As indústrias de açúcar e muitos hotéis eram dominados por grandes empresários norte-americanos. Os Estados Unidos também influenciavam na política apoiando sempre os presidentes a seu favor.

Page 13: A revolução cubana

• Do ponto de vista econômico, Cuba seguia o capitalismo com grande dependência dos Estados Unidos.

Page 14: A revolução cubana
Page 15: A revolução cubana

• Havia grandes desigualdades sociais, pois boa parte da população vivia na pobreza. Tudo isso gerava muita insatisfação nas camadas mais pobres da sociedade cubana, que era a maioria.

Page 16: A revolução cubana
Page 17: A revolução cubana

• Fidel Castro era o grande opositor do governo de Fulgêncio Batista. De princípios socialistas, planejava derrubar o governo e acabar com a corrupção e com a influência norte-americana na ilha. Conseguiu organizar um grupo de guerrilheiros enquanto estava exilado no México.

Page 18: A revolução cubana

Fidel Castro:

Page 19: A revolução cubana

Fulgêncio Batista:

Page 20: A revolução cubana

• Mesmo exilado no México, Fidel Castro conseguiu organizar um grupo de guerrilheiros para lutar contra o governo de Fulgêncio Batista. Fidel Castro queria acabar com a corrupção da Ilha e afastar a influência norte-americana de seu território.

Page 21: A revolução cubana

• Em 1957, Fidel mais um grupo de oitenta combatentes se posicionaram nas floresta de Sierra Maestra.

Page 22: A revolução cubana
Page 23: A revolução cubana
Page 24: A revolução cubana
Page 25: A revolução cubana
Page 26: A revolução cubana

• Os combates foram intensos e muitos guerrilheiros acabaram mortos ou presos, mas, Fidel e Ernesto Che Guevara continuaram acreditando e lutando com o pequeno grupo de restara. Mas, sabiam que precisavam de apoio e para isso, com a utilização das transmissões de rádio, conseguiram o apoio da população cubana.

Page 27: A revolução cubana
Page 28: A revolução cubana

• Com as mensagens revolucionárias sendo cada vez mais divulgadas, não demorou muito tempo para a revolução receber novos guerreiros e simpatizantes já que os camponeses e operários estavam desiludidos com o governo.

Page 29: A revolução cubana
Page 30: A revolução cubana

• Muitos cubanos das cidades e do campo começaram a entrar na guerrilha, aumentando o número de combatentes e conquistando vitórias em várias cidades. O exército cubano estava registrando muitas baixas e o governo de Batista sentia o fortalecimento da guerrilha.

Page 31: A revolução cubana

• Entre 1956 e 1959, o grupo conseguiu vencer e conquistar várias cidades do território cubano. No último ano de luta, conseguiram finalmente acabar com o governo de Fulgêncio Batista e estabelecer um novo regime.

Page 32: A revolução cubana
Page 33: A revolução cubana
Page 34: A revolução cubana

A chegada ao poder:

• No primeiro dia de janeiro de 1959, Fidel Castro e os revolucionários tomaram o poder em Cuba. Fulgêncio Batista e muitos integrantes do governo fugiram da ilha. O governo de Fidel Castro tomou várias medidas em Cuba, como, por exemplo, nacionalização de bancos e empresas, reforma agrária, expropriação de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educação e saúde.

Page 35: A revolução cubana
Page 36: A revolução cubana

Che, Raul e Fidel:

Page 37: A revolução cubana

Che Manuel Urrutia e Cienfuegos:

Page 38: A revolução cubana
Page 39: A revolução cubana
Page 40: A revolução cubana
Page 41: A revolução cubana
Page 42: A revolução cubana

• O Partido Comunista dominou o país e não deu chance para outros partidos de oposição. Com apoio da União Soviética, Cuba se tornou um país socialista.

Page 43: A revolução cubana
Page 44: A revolução cubana

Fidel fala ao povo:

Page 45: A revolução cubana

Che Guevara:

Page 46: A revolução cubana
Page 47: A revolução cubana

A invasão da Baía dos Porcos:

Page 48: A revolução cubana
Page 49: A revolução cubana

• Fidel Castro vinha sendo uma preocupação para os Estados Unidos desde que assumiu o poder em Cuba à frente de uma revolução armada em 1º de janeiro de 1959. A nacionalização das companhias norte-americanas em Cuba, a oposição aos interesses dos Estados Unidos na região.

Page 50: A revolução cubana

• Conhecida em espanhol pelo nome de "La Batalla de Girón em Cuba", a Invasão da Baía dos Porcos ocorreu quando um contingente de exilados cubanos contrários a Fidel Castro, organizados pelos EUA, tentaram invadir a região sul de Cuba.

Page 51: A revolução cubana

• Os exilados de Cuba foram apoiados pelo exército norte-americano mais de 1000 foram treinados pelos agentes da CIA. O objetivo era depor o governo socialista que tinha se instalado após a Revolução Cubana e tirar Fidel Castro do poder.

Page 52: A revolução cubana
Page 53: A revolução cubana

• Menos de três meses após John Kennedy assumir a presidência dos EUA, o plano da Invasão da Baía dos Porcos foi colocado em ação, mas acabou sendo um fracasso. Essa invasão aconteceu em 17 de abril de 1961 .

Page 54: A revolução cubana
Page 55: A revolução cubana
Page 56: A revolução cubana
Page 57: A revolução cubana

Os prisioneiros:

Page 58: A revolução cubana

• A vitória de Cuba se deve ao equipamento e treinamento do exército cubano, financiado pelos países do Bloco do Leste, e acabaram vencendo os exilados em um período de 03 dias, sendo que grande parcela dos agressores foram presos pelas forças armadas de Cuba.

Page 59: A revolução cubana

• O presidente John Kennedy proibiu o apoio da Força Aérea dos EUA nesta operação por temer um envolvimento declarado na operação. Isso facilitou a defesa dos cubanos.

Page 60: A revolução cubana
Page 61: A revolução cubana

• O fracasso da operação da baía dos Porcos custou caro aos EUA. Fidel consolidou a unidade popular contra as investidas imperialistas, reforçou sua liderança e legitimou o pedido de reforço da ajuda militar soviética à Cuba.

Page 62: A revolução cubana

A Crise dos Mísseis

• Diante da ameaça de invasão, a ajuda passou a incluir mísseis. A construção de bases de lançamento de mísseis em Cuba levou à Crise dos Mísseis de outubro de 1962, quando os EUA e a União Soviética estiveram à beira de uma guerra nuclear.

Page 63: A revolução cubana

Locais das construções das bases

Page 64: A revolução cubana
Page 65: A revolução cubana
Page 66: A revolução cubana

Krushev e Kennedy:

Page 67: A revolução cubana
Page 68: A revolução cubana
Page 69: A revolução cubana
Page 70: A revolução cubana
Page 71: A revolução cubana

Raul e Fidel Castro:

Page 72: A revolução cubana

Fidel e Raul Castro:

Page 73: A revolução cubana
Page 74: A revolução cubana

Cuba 2016:

Page 75: A revolução cubana
Page 76: A revolução cubana

Obama e Raul Castro: