Top Banner
Vilmar Porto Ferreira Ciep Brizolão 468 Olga Mendoça Truller Fonseca 5ª série 6º ano de escolariedade
13

Vilmar 601

Jul 09, 2015

Download

Education

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Vilmar 601

Vilmar Porto Ferreira

Ciep Brizolão 468 Olga Mendoça Truller Fonseca

5ª série 6º ano de

escolariedade

Page 2: Vilmar 601

Solo e vidaSolo e vida

Page 3: Vilmar 601
Page 4: Vilmar 601

Solo e vidaSolo e vida

Page 5: Vilmar 601
Page 6: Vilmar 601
Page 7: Vilmar 601

Basicamente a MOS serve para dar vida ao solo. Não havendo nenhuma MOS quer seja a viva ou a morta, o solo não tem como sustentar uma floresta ou uma lavoura agrícola.

MOS, através das substâncias húmicas (principalmente ácidos fúlvicos), aumenta a capacidade de troca de cátions do solo, propiciando maior capacidade de retenção de nutrientes (ex. cálcio, magnésio e potássio) evitando serem lixiviados e, ao mesmo tempo, podendo abastecer a planta através da água do solo

Page 8: Vilmar 601
Page 9: Vilmar 601
Page 10: Vilmar 601

Normalmente a adubação orgânica melhora a eficiência dos adubos minerais em solos ácido e com baixo teor de matéria orgânica.Como critérios para a adoção de adubação unicamente Normalmente a adubação orgânica melhora a eficiência dos adubos minerais em solos ácido e com baixo teor de matéria orgânica.

Page 11: Vilmar 601
Page 12: Vilmar 601

Além das raízes, uma verdadeira imensidão de seres vivos habita o solo, seja de uma floresta, seja de um vasinho com apenas uma suculenta.

Este tema será tratado com mais especificidade posteriormente, mas, basicamente, divide-se a fauna do solo em três classes distintas

Macrofauna do solo: São os animais maiores, que vemos facilmente a olho nu. Exemplos: minhocas, lesmas de terra, caracois menores, centopéias, embuás, opiliões, paquinhas, tatuzinhos, espécies maiores de nematóides, larvas de insetos, mosquitinhos do estrume, formigas ou cupins.

Page 13: Vilmar 601

Ciências, natureza e cotidiano Autores: José Trivelato, Silvia Trivelato,

Marcelo, Motokane, júlio Foschini e carlos kantor

6º Ano de Escolaridade E sites da Internet