Top Banner
ANIMAIS: SISTEMAS DE TRANSPORTE EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE Sem sistema Troca directa de substâncias com o meio envolvente Com sistema Aberto Fluidos circulam no espaço intersticial Fechado Sangue só circula nos vasos transportadores Sistema Fechado Simples só o sangue venoso passa no coração Dupla ambos os tipos de sangue vão ao coração
11

Trocas Gasosas Animais

Jun 25, 2015

Download

Documents

Vanda Carmo
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Trocas Gasosas Animais

ANIMAIS: SISTEMAS DE TRANSPORTE

EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE

Sem sistema → Troca directa de substâncias com o meio envolvente

Com sistema → Aberto → Fluidos circulam no espaço intersticial

Fechado → Sangue só circula nos vasos transportadores

Sistema Fechado → Simples → só o sangue venoso passa no coração

Dupla → ambos os tipos de sangue vão ao coração

Circulação Dupla → Incompleta → há mistura de sangue venoso e arterial

Completa → não há mistura de tipos de sangue

Page 2: Trocas Gasosas Animais

TROCAS GASOSAS NOS ANIMAISAs trocas gasosas (HEMATOSE) são realizadas por difusão simples através das superfícies respiratórias, de paredes finas e húmidas.

MINHOCA: a superfície respiratória é o próprio tegumento (HEMATOSE CORPORAL) de paredes finas, húmidas e vastamente irrigadas por vasos sanguíneos. Ex: planárias, hidras, anfíbios, etc.

Page 3: Trocas Gasosas Animais

INSECTOS:possuem traqueias (tubos ramificados) que se subdividem em traquíolas. Estas transportam ar directamente para as células (DIFUSÃO DIRECTA).

TROCAS GASOSAS NOS ANIMAIS

Page 4: Trocas Gasosas Animais

PEIXES: realizam a hematose através de brânquias (extensões da superfície corporal, protegidas pelo opérculo nos peixes ósseos. A cavidade branquial comunica com o exterior através da fenda opercular.

TROCAS GASOSAS NOS ANIMAIS

Page 5: Trocas Gasosas Animais

TROCAS GASOSAS NOS ANIMAIS

No interior de cada lamela, onde existe uma rede de capilares sanguíneos, ocorre a HEMATOSE BRANQUIAL, por DIFUSÃO INDIRECTA.

PEIXES: cada brânquia é constituída por duas fiadas de filamentos, que se subdividem em lamelas branquiais.

Page 6: Trocas Gasosas Animais

TROCAS GASOSAS NOS ANIMAISPORQUE SÃO EFICAZES AS BRÂNQUIAS?

A água só possui cerca de 3 a 5% de O2 disponível, mas as brânquias são eficazes por terem uma grande superfície, serem finas e muito irrigadas, e porque o sentido de circulação da água é contrário ao sentido de circulação sanguínea (MECANISMO DE CONTRACORRENTE).

MECANISMO DE CONTRACORRENTE:

permite que, em qualquer ponto de contacto entre o sangue e a água, esta possua sempre maior concentração de O2 do que o sangue.

Page 7: Trocas Gasosas Animais

MAMÍFEROS:

as trocas gasosas ocorrem em pulmões, ao nível dos milhões de alvéolos em que se subdividem. Os alveólos enchem e esvaziam-se de ar, permitindo a HEMATOSE PULMONAR.

TROCAS GASOSAS NOS ANIMAISAo longo da evolução dos vertebrados terrestres a superfície respiratória aumentou muito, levando a maior eficácia na respiração em meio aéreo.

Page 8: Trocas Gasosas Animais

TROCAS GASOSAS NOS ANIMAISMAMÍFEROS:

As contracções dos músculos intercostais e do diafragma provocam o aumento da caixa toráxica, a expansão dos pulmões e a entrada de ar nos alveólos (INSPIRAÇÃO).

O relaxamento desses músculos leva à diminuição do volume da caixa torácica e saída de ar dos pulmões (EXPIRAÇÃO).

Page 9: Trocas Gasosas Animais

TROCAS GASOSAS NOS ANIMAIS

Os movimentos do DIAFRAGMA também são importantes para: tosse, espirro, parto e processo de defecação. Os movimentos do diafragma são involuntários e controlados pelo bolbo. O soluço é provocado por espasmos involuntários do diafragma.

Page 10: Trocas Gasosas Animais

TROCAS GASOSAS NOS ANIMAISAVES: Associado aos pulmões, as aves possuem um conjunto de SACOS AÉREOS que actuam como um reservatório de ar (torna as aves mais leves, facilita o vôo e aumenta a eficácia respiratória).

Page 11: Trocas Gasosas Animais

AVES:

SACOS AÉREOS: o ar entra para os sacos posteriores, segue para os pulmões, depois para os sacos anteriores e é expulso.

Ao contrário dos mamíferos, o ar é completamente renovado em cada ciclo respiratório.

TROCAS GASOSAS NOS ANIMAIS