Top Banner
10

Trecho do livro "Entendendo Nietzsche"

Mar 10, 2016

Download

Documents

Leya Brasil

Décimo quinto volume da Coleção Entendendo
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Trecho do livro "Entendendo Nietzsche"
Page 2: Trecho do livro "Entendendo Nietzsche"

nietzsche

Laurence Gane &Piero

tradução: Carlos duarte & anna duarte

Entendendo é uma premiada coleção de livros ilustrados sobre os pensadores e os temas mais importantes da história. Aborda teorias fundamentais de diversos campos de estudo, tais como filosofia, psicologia, ciências, política, religião, es-tudos culturais e linguística. Cada livro é escrito por um reconhecido especialista do assunto e ilustrado por um artista gráfico. De forma agradável, a coleção ofe-rece informações úteis e objetivas para leitores que tanto buscam um primeiro contato, como desejam adquirir um conhecimento conciso sobre o assunto.

entendendo:

nietzsche.indd 1 07/12/13 19:02

Page 3: Trecho do livro "Entendendo Nietzsche"

Text copyright © 2005 Laurence Gane

Illustrations copyright © 2005 Piero

Todos os direitos reservados.

Tradução para a língua portuguesa: copyright © 2014, Texto Editores Ltda.

Título original: Introducing Nietzsche

Diretor editorial: Pascoal Soto

Editora executiva: Tainã Bispo

Produção editorial: Pamela Juliana de Oliveira, Renata Alves e Maitê Zickuhr

Diretor de produção gráfica: Marcos Rocha

Gerente de produção gráfica: Fábio Menezes

Preparação: Alexander Barutti Azevedo Siqueira

Revisão: Juliana Caldas

Capa e diagramação: Vivian Oliveira

2014

TExTO EDITORES LTDA. [Uma editora do Grupo Leya]Rua Desembargador Paulo Passaláqua, 8601248-010 – São Paulo – SP – Brasilwww.leya.com.brTwitter: @EditoraLeya

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Angélica Ilacqua CRB-8/7057

Gane, Laurence Entendendo Nietzsche / Laurence Gane, Piero; tradução de Carlos Duarte, Anna Duarte. – São Paulo : LeYa, 2014. 176 p. : il. (Entendendo)

ISBN 978-85-8044-844-3Título original: Introducing Nietzsche

1. Filosofia 2. Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 3. Niilismo (Filosofia) 4. Morte de Deus I. Título II. Piero, 1967 III. Duarte, Carlos IV. Duarte, Anna

13-1038 CDD 100

Índices para catálogo sistemático:1. Filosofia

nietzsche.indd 2 07/12/13 19:02

Page 4: Trecho do livro "Entendendo Nietzsche"

3

Na frente do panteão dos intelectuais do século xIx estão as figuras de Karl Marx (1818-1883), Sigmund Freud (1856-1939) e Friedrich Nietzsche (1844-1900). A crítica ao sistema social e econômico de Marx e a análise da vida psicossexual de Freud estavam bem assimiladas no fim do século xx e início do século xxI. Contudo, as ideias de Nietzsche permaneciam no horizonte da consciência moderna: um desafio perturbador, e até mesmo assustador, que ele sabia que não seria aceito durante o período de sua existência. “Imaginem um livro que não fala de outra coisa senão de acontecimentos situados fora da possibilidade das experiências comuns, ou até mesmo raras – a primeira forma de expressão para um novo campo de experiências. Nesse caso, nada será ouvido!”

Hoje, passados mais de cem anos, estamos começando lentamente a nos dar conta das profundas mudanças prenunciadas por Nietzsche em nossa relação com a verdade, a ciência e a moralidade.

Meu teMpo ainda não chegou; alguns hoMens já nasceM

póstuMos.

nietzsche.indd 3 07/12/13 19:02

Page 5: Trecho do livro "Entendendo Nietzsche"

4

Os primeirOs anOs

No dia 15 de outubro de 1844, em Röcken, na Saxônia, um pastor luterano foi abençoado com o nascimento de seu primogênito, Friedrich Wilhelm Nietzsche. A família vinha de uma descendência aristocrática polonesa e concebera várias gerações de religiosos.

Nietzsche tinha apenas cinco anos quando seu pai morreu de um traumatismo craniano resultante de uma queda. No ano seguinte a família mudou-se para Naumberg. Ele era um menino introspectivo que gostava de poesia e música. Na escola era chamado de “pequeno pastor” e em casa morava com sua mãe, sua irmã, uma das avós e duas tias. Uma formação determinante, como veremos!

essa provará ser a Mais

irônica das hipóteses.

assiM, espera-se que o joveM Friedrich continue a tradição

da FaMília.

nietzsche.indd 4 07/12/13 19:02

Page 6: Trecho do livro "Entendendo Nietzsche"

5

Em 1858, aos 14 anos, Nietzsche ganhou uma bolsa de estudos para a famosa escola Pforta, perto de Naumberg, um internato luterano severo de alto padrão acadêmico, onde ele adquiriu seu amor pelos estudos clássicos. Destacou-se em grego e latim e dedicou-se a Platão e Ésquilo.

Quando, em 1864, Nietzsche deixou Pforta, nenhum sinal de mudança surgira em seu pensamento: ele agradeceu aos seus mestres e declarou sua dívida de gratidão “para com Deus e o Rei”.

escrevi poesia e Música, e junto coM Meus

colegas Fundei a sociedade literária “gerMania”.

nietzsche.indd 5 07/12/13 19:02

Page 7: Trecho do livro "Entendendo Nietzsche"

6

Em outubro de 1864, aos 20 anos, Nietzsche entrou para a Universidade de Bonn para estudar teologia e filologia (análise literária de textos clássicos). Logo renunciou à teologia. Explicou isso em uma carta escrita à Elizabeth, sua irmã mais nova.

No ano seguinte, mudou-se para Leipzig com a intenção de acompanhar Ritschl, seu professor predileto, que havia aceitado um cargo na universidade.

se você deseja ter paz de espírito e

Felicidade, então acredite; se deseja ser uM discípulo

da verdade, então investigue.

nietzsche.indd 6 07/12/13 19:02

Page 8: Trecho do livro "Entendendo Nietzsche"

7

schOpenhauer: a negaçãO da vida

Em Leipzig, numa livraria de livros de segunda mão, Nietzsche descobriu O mundo como vontade e representação, do filósofo idealista alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860), cujo ateísmo ecoaria ao longo de seus próprios textos.

eM todas as linhas, ouvi o grito de denúncia, de

negação e resignação; vi no livro o espelho no qual o Mundo, a própria vida e

Minha alMa estavaM todos reFletidos coM uMa Fideli-

dade horripilante.

nietzsche.indd 7 07/12/13 19:02

Page 9: Trecho do livro "Entendendo Nietzsche"

8

Para Schopenhauer, assim como para seu grande predecessor Immanuel Kant, há uma distinção fundamental entre o mundo como parece (phenomena) e o mundo como realmente é (noúmena).

Todas as aparências são meras manifestações físicas de uma realidade fundamental, que Schopenhauer chama de vontade.

A força cósmica não física e atemporal não conduziu Schopenhauer à ideia de Deus. Ao contrário disso, a Vontade é vista como a fonte de todo o sofrimento, uma vez que a vontade nunca traz satisfação, mas apenas aprofunda o desejo! (Um eco dos ensinamentos de Gautama Buda.) Dessa forma, estamos condenados à eterna busca dos desejos impossíveis. “Sopramos uma bolha de sabão durante o maior tempo possível, embora saibamos que irá estourar.”

assiM, por detrás da aparência de Meus MoviMentos corporais repousa a realidade de Minha vontade ou desejo. essa vontade

não existe à seMelhança de Meu corpo no teMpo e no espaço - não é sequer uMa entidade Física, Mas FundaMenta o todo da natureza

aniMada e inaniMada através do cosMo.

nietzsche.indd 8 07/12/13 19:02

Page 10: Trecho do livro "Entendendo Nietzsche"

9

Isso sugere uma resignação pessimista para suportar a vida da melhor maneira que pudermos. Embora mais tarde Nietzsche tenha rejeitado esse pessimismo profundo, a imagem ateísta melancólica de Schopenhauer de um universo movido pela Vontade cega sem sentido último ou consolo permaneceu com ele.

schopenhauer prega o ascetisMo e a negação da vida. eu irei ensinar a

afirmação jubilosa da vida.

...os desejos nunca satisFeitos, os esForços Frustrados, as esperanças iMpiedosaMente esMagadas pelo destino, os

erros inFelizes durante a vida inteira, coM o soFriMento

crescente e a Morte ao Final, são seMpre uMa tragédia.

nietzsche.indd 9 07/12/13 19:02