Top Banner
Tradições da ilha da Madeira João Tomás 4ºA
10

Tradiçoes Madeirenses João Tomás 4ºA

Apr 11, 2017

Download

Education

MarileneCunha1
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Tradiçoes Madeirenses João Tomás 4ºA

Tradições da ilha da Madeira

João Tomás 4ºA

Page 2: Tradiçoes Madeirenses João Tomás 4ºA

Bonecas de Massa

• A boneca de massa é tradicionalmente encontrada nos arraiais, e esteve em vias de desaparecimento por durante muito tempo a atividade não ter sido continuada pelos mais novos. Esta tradição foi recentemente retomada pela Casa do Povo do Curral das Freiras que convidou alguns habitantes da freguesia para aprenderem a moldar estas figuras.

Page 3: Tradiçoes Madeirenses João Tomás 4ºA

Missa do Galo• A Missa do Galo é uma missa

que se realiza à meia-noite de 24 para 25 de Dezembro e é celebrada depois do jantar da Véspera de Natal. 

•  • É chamada Missa do Galo,

devido à lenda de um galo, que se acredita ter sido o primeiro animal a presenciar o nascimento do menino Jesus, o que fez com que este galo passasse a anunciar todos os natais, o nascimento de Cristo através do seu canto.

Page 4: Tradiçoes Madeirenses João Tomás 4ºA

Colar de Rebuçados

• Os tradicionais colares de rebuçados típicos de qualquer arraial na Madeira. 

Antigamente, quando o dinheiro não dava para grandes despesas, o colar de rebuçados era a alegria dos mais novos. 

Hoje, os tempos são outros e o número de vendedores e as variedades de guloseimas aumentaram.

Page 5: Tradiçoes Madeirenses João Tomás 4ºA

Os Santos populares

• O mês de Junho é sinónimo de Festa em louvor aos três Santos Populares, por toda a ilha da Madeira. Todas as paróquias vivem esta quadra de modo mais ou menos intenso. 

•  • Os Festejos em honra de Santo António estão

centrados na freguesia com o mesmo nome, no Concelho do Funchal. A noite de 12 para 13 de junho fica marcada pelo desfile das marchas populares.

• No dia 24 de junho realiza-se a Festa de São João. No passado, a Capela de São João da Ribeira, no Funchal, era um dos locais mais concorridos arraiais de toda a região. Hoje em dia a animação está centrada na Praça do Carmo, também no Funchal, com os conhecidos "Altares de São João".

•As Festas de São Pedro, o Santo protetor dos pescadores, realizam-se de 28 para 29 de Junho, e as atenções ficam viradas para a vila da Ribeira Brava. Todos os caminhos vão dar a esta festa conhecida também pela forte animação musical, marchas populares e ainda pelos passeios de barco que algumas empresas de transporte marítimo realizam entre o Funchal e a Ribeira Brava.

Page 6: Tradiçoes Madeirenses João Tomás 4ºA

Arraias• Na Madeira os meses de Verão são

marcados pelas tradicionais Festas e Romarias, tradicionalmente apelidadas de “arraiais”. A maior parte destas festas são de cariz religioso, no entanto existem outras que não o são.

• No Arquipélago da Madeira, celebram-se em todas as paróquias festas religiosas ou romarias a maior parte das quais organizadas pelo "festeiro" - pessoa que custeia as despesas do arraial e das celebrações religiosas.

• Nestes arraiais não pode faltar a animação, a cargo das bandas filarmónicas e de bandas de ritmos modernos.

• As ruas circundantes à Igreja ou mesmo o sítio são enfeitadas com bandeiras coloridas que se colocam em mastros de madeira ornamentados na base com louro ou buxo

Page 7: Tradiçoes Madeirenses João Tomás 4ºA

Arraial do Monte

• No dia 15 de agosto, celebra-se a padroeira do Funchal e de toda a Diocese. Mais do que uma tradição, que se arrasta há largos anos, é acima de tudo uma manifestação de fé que atrai milhares de pessoas ao centro da freguesia. A festa estende-se do Largo da Fonte às Babosas, conhecida pela Capela destruída durante o temporal de fevereiro de 2010 - um novo projeto será erguido no mesmo local.

•O ponto alto desta festa acontece na véspera, a 14 de agosto. Antigamente os romeiros vinham a pé, em romagem. Hoje em dia chegam de todos os lados pessoas com viatura particular, de autocarro e mais recentemente há quem opte por se deslocar ao arraial através do Teleférico que liga o Funchal ao Monte. 

Page 8: Tradiçoes Madeirenses João Tomás 4ºA

Folclore• O folclore é entendido, em cada região ou

país, como uma manifestação genuína das tradições culturais dos povos.

•Na ilha da Madeira, o folclore é praticado durante todo o ano sendo vivido mais intensamente durante as comemorações de determinadas fainas agrícolas, como as vindimas, ceifas e cavas, e durante festas religiosas, arraiais ou romarias.

•Nos dias de hoje, a tradição folclórica persiste pelos grupos folclóricos através de danças e bailados. O grande marco do folclore madeirense é traduzido pelo “bailinho”, com o acompanhamento de vozes e música, e pelo conhecido “despique”, onde dois cantores improvisam alternadamente quadras com índole de sátira social. As danças típicas variam entre chamaria, charamba, mourisca e bailinho das camacheiros.

Page 9: Tradiçoes Madeirenses João Tomás 4ºA

Música

• Os habitantes da Madeira gostam apaixonadamente de música.

•As crónicas antigas dão conta de grandes romarias religiosas e festas pagãs em que os "muitos instrumentos de violas, guitarras, frautas, rabis e gaitas de fole" se juntavam a uma trovoaria de tambores e bombos, que resultaram na música tradicional madeirense, um género musical que se toca em casa, nas festas e nos arraiais, que se carateriza por despiques e ritmos animados. Pode ser destacado ainda o charamba e a mourisca, cantados, e o Bailinho, que tanto pode ser cantado como dançado. Existem também os jogos cantados. 

•As canções do trabalho agrícola também eram muito frequentes, mas, estão em vias de extinção. A música religiosa é também frequente: cantigas de reis, do espírito santo e de natal. 

• Do riquíssimo instrumentário usado na música popular madeirense destacam-se sobretudo os cordofones de mão.

Page 10: Tradiçoes Madeirenses João Tomás 4ºA

As tradições mais comuns