Top Banner
Totalitarismo na Europa: Comunismo, Fascismo, Nazismo e a Eclosão da Segunda Guerra Mundial
38

Totalitarismo na europa

Feb 20, 2017

Download

Education

Daniel Sias
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Totalitarismo na europa

Totalitarismo na Europa:

Comunismo, Fascismo, Nazismo e a Eclosão da Segunda Guerra Mundial

Page 2: Totalitarismo na europa

“Totalitarismo faz referência a todo e qualquer tipo de governo onde um único indivíduo ou partido passa a controlar as diversas instâncias do Estado. Ao mesmo tempo, esse tipo de regime define um tipo de relação onde o governo tem grande poder de intervenção na vida de seus cidadãos.”

O que é Totalitarismo?

Page 3: Totalitarismo na europa
Page 4: Totalitarismo na europa
Page 5: Totalitarismo na europa
Page 6: Totalitarismo na europa

A Revolução Russa (1917)

Page 7: Totalitarismo na europa

O que você sabe sobre a Rússia?A Revolução Russa foi um movimento que colocou em oposição duas ideias de organização política, social e econômica de um país, o socialismo/Comunismo e o capitalismo.

O que é capitalismo?O que é socialismo?O que é Comunismo?

Page 8: Totalitarismo na europa

Diferenças entre Capitalismo, Socialismo e Comunismo segundo Karl Marx

O Socialismo é um Sistema de transição do Capitalismo para o ComunismoEtapas:Capitalismo Socialismo ComunismoCapitalismo: Modo de produção cujos meios estão nas mãos dos capitalistas, que constituem uma classe distinta do resto da sociedade. A propriedade privada, divisão social do trabalho e troca são características fundamentais da sociedade produtora de mercadorias (Capitalista). E à produção de mercadorias dedicam-se os proprietários dos meios de produção que possuem a sua força de trabalho (trabalhadores)e os produtos resultantes do seu trabalho (Mercadorias).Transição do Capitalismo para o Socialismo: Período revolucionário com a presença do Estado para defender os interesses dos trabalhadores contra os capitalistasSocialismo: Se caracteriza pelo início da desaparição do Estado, das classes sociais e da economia MercantilComunismo: Fim do Estado e das classes sociais.Enquanto alguns autores defendem que nunca houve um país comunista nos moldes de Marx, outros defendem que a implantação do comunismo na prática, ocorre através do poder total do Estado – Totalitarismo.

Page 9: Totalitarismo na europa
Page 10: Totalitarismo na europa
Page 11: Totalitarismo na europa

Para pensar e debater em aula:

Page 12: Totalitarismo na europa

?Afinal, analisando a teoria e a prática, quais destes sistemas é melhor/pior?

Page 13: Totalitarismo na europa

Revolução Russa: AntecedentesPor que a Rússia?

Regime Czarista: Opressão da população russa, manutenção da servidão e absolutismo monárquico arcaico.

1884 – Implantação da industrialização no país e exploração da mão de obra nos moldes da fase inicial da Revolução Industrial da Inglaterra

Formação de grupos de trabalhadores influenciados pelas ideias socialistas e revolucionárias com o fim de melhores condições de vida para a população mais pobre.

Page 14: Totalitarismo na europa

O que representa

esta imagem?

Page 15: Totalitarismo na europa

O que representa

esta imagem?

Page 16: Totalitarismo na europa

Após a organização dos operários, criou-se o Partido Operário Socialdemocrata Russo. Como o governo czarista russo não admitia qualquer forma de oposição ao seu governo, esse partido foi violentamente perseguido e desarticulado em 1898. No entanto, seus líderes se reorganizaram no exterior.

Em 1903. divergências quanto à forma de ação levou o partido a se dividir em dois grupos:Mencheviques: Pequeno grupo que defendia que o melhor caminho era

estabelecer alianças entre trabalhadores e a burguesia liberal para conquistar o poder.

Bolcheviques: A maioria. Defendia a conquista imediata do poder, mediante a uma revolução. Defendia um governo onde a classe operária dominasse. O principal líder era Lenin.

Page 17: Totalitarismo na europa
Page 18: Totalitarismo na europa

O que é uma revolução? Por que se inicia uma Revolução?Entrada na Primeira Guerra Colapso da economia russa, derrotas, produção agrícola arrasada e fome no país

Fases do processo revolucionário na RússiaRevolução Branca (fevereiro) – Ideias “capitalistas” O governo foi controlado pelos “brancos”, nome dado aos não bolcheviques. O czar foi deposto e um governo provisório foi formado por políticos liberais.

Nesse governo podemos destacar as seguintes medidas adotadas:redução da jornada de trabalho para oito horas diáriasanistia aos exiladosgarantia do direito de expressão

Processo Revolucionário

Page 19: Totalitarismo na europa
Page 20: Totalitarismo na europa

Segunda fase da Revolução Russa:

Revolução Vermelha (outubro) – Ideias socialistas Com o apoio das forças armadas, os bolcheviques tomaram o poder.

Nesse governo podemos destacar as seguintes medidas adotadas:Pedido de paz imediata: retirada da Rússia guerraConfisco de propriedade privada: divisão das terras por igualEstatização da economia: nacionalização de empresas (bancos, fábricas)

Page 21: Totalitarismo na europa

Guerra civil: Consolidação do partido comunista no poder que passa a combater todos que se opõem à implantação do comunismo no país.

Boicote da Rússia feito pelos países capitalistas (Inglaterra, França, Alemanha, EUA, entre outros) que temiam revoluções nestes moldes em seus países.

Partido Único: Durante esse período novo da história russa o governo não admitia qualquer tipo de oposição e tornou-se o único partido existente em todo o país.

Criação da URSS: Em 1922 foi fundada a União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS), popularmente conhecida como União Soviética.

Page 22: Totalitarismo na europa

A partir da criação da União Soviética como primeiro país socialista, outros países adotaram estas ideias durante o século XX, gerando um grande conflito entre as ideias capitalistas e socialistas.

Este conflito mantem-se, em parte, até hoje. Você já percebeu algumas ideias defendidas em relação a uma destas ideologias, ou alguma discussão motivada por ideias socialistas ou capitalistas?

Page 23: Totalitarismo na europa

Nazifascismo na Europa

Page 24: Totalitarismo na europa

A Crise de 1929Relembre: Após a Primeira Guerra Mundial a Europa manteve-se em uma crise que

durou praticamente toda a década de 1920.

Os Estados Unidos surgiram como potência neste período graças ao seu desenvolvimento econômico proporcionado pela venda de produtos industrializados e alimentos para os países Europeus.

Com a reorganização da economia europeia os Estados Unidos entraram em uma crise de superprodução que acabou gerando a “Queda da Bolsa de Nova York” que levou ao aumento da crise afetando países em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Page 25: Totalitarismo na europa
Page 26: Totalitarismo na europa
Page 27: Totalitarismo na europa

A crise ficou marcada pela miséria de milhões em todo mundo. Nos Estados Unidos o Desemprego alcançou incriveis 27% da população economicamente ativa.

Nacionalismo extremo

Crise econômica Europeia após a Primeira Guerra Mundial

Revanchismo – referente, sobretudo, à população da Alemanha, derrotada na Primeira Guerra e proibida pelo Tratado de Versalhes de reconstruir suas forças armadas.

Page 28: Totalitarismo na europa

Marcha contra o Desemprego (Reino Unido)

Page 29: Totalitarismo na europa

Origens de regimes fascistas na Europa: o cenário social e político dos países derrotados na Primeira guerra que

possibilitaram o fortalecimento dos movimentos fascistas

Nacionalismo extremo

Crise econômica Europeia após a Primeira Guerra Mundial

Revanchismo – referente, sobretudo, à população da Alemanha, derrotada na Primeira Guerra e proibida pelo Tratado de Versalhes de reconstruir suas forças armadas.

Page 30: Totalitarismo na europa

Características relevantes dos movimentos nazifascistas

Enfraquecimento do poder legislativo – o poder de criar ou modificar leis passava as mãos do líder do governo, criava-se, portanto uma ditadura. Ditadura

Culto da personalidade – veneração ao líder do partido e do país. A propaganda nos meios de comunicação de massa e nas escolas era direcionada ao enaltecimento do governante, do partido no poder eidentificação dos inimigos (estrangeiros, judeus, comunistas, homossexuais, etc).

Expansionismo e militarismo – Imposição a força do país frente a outros países motivada por um forte nacionalismo e sentimento de superioridade.

Antissocialismo – Aversão ao socialismo, considerado um movimento internacionalista que não defendia os interesses nacionais.

Page 31: Totalitarismo na europa

Culto ao Líder (Benito Mussolini – Itália)

Page 32: Totalitarismo na europa

Culto ao Líder (Adolf Hitler– Alemanha)

Page 33: Totalitarismo na europa

Propaganda da Alemanha Nazista: Enaltecimento do líder, do partido, da nação/raça e identificação de

“inimigos”

Criança, o que você conhece sobre o Führer

Capa do documentário financiado pelo governo nazista “O Eterno Judeu”

Page 34: Totalitarismo na europa

Fascismo na Itália

Origem do Fascismo na Itália

A crise após a Primeira Guerra Mundial gerava a insatisfação da população italiana contra o seu governo de orientação socialdemocrata. Em 1919 se deu a fundação do partido fascista, que defendia a reorganização da Itália através de um regime ditatorial e nacionalista. Entre 1922 e 1925, Mussolini, líder do partido fascista italiano, conquista o poder e passa a controlar o país.

Algumas das principais mudanças feitas pelo partido fascista na Itália:Criação de um Estado pertencente a Igreja católica (principal religião da Itália) dentro da

cidade de Roma, o VaticanoCriação de leis trabalhistas que defendiam os direitos do empregado, como a carta del

lavoro que iria influenciar a carteira de trabalho criada por Getúlio Vargas no Brasil.Expansionismo italiano, que se deu no norte da África, invadindo a região da Abissínia

(atuais Etiópia e Eritréia)

Page 35: Totalitarismo na europa

Nazismo Alemão

O crescimento do partido nazista alemão foi impulsionado pela crise econômica que se deu no pós-guerra. O partido apresentava culpados pela crise e defendia uma solução extrema que de certa forma foi aceita pela população: a guerra contra os países que humilharam a Alemanha no Tratado de Versalhes, Inglaterra e França principalmente, além da luta nas ruas contra socialistas alemães e a expulsão dos judeus da Alemanha, considerados parasitas da economia e sociedade alemã pelos líderes nazistas.1933 Adolf Hitler, o líder do partido nazista, chega ao poder na Alemanha.

Page 36: Totalitarismo na europa
Page 37: Totalitarismo na europa

Nazismo Alemão

Inicia-se uma série de violações aos termos do Tratado de Versalhes como:Investimento na Força aérea alemã.Aumento das TropasInvestimentos na indústria militar e na tecnologia para novos armamentos.

O Partido nazista no poder praticamente terminou com o desemprego que assolava a Alemanha através das seguintes medidas:

Estimulou o desenvolvimento de uma indústria militarCriou um programa de construção de obras públicas.Estimulou o desenvolvimento de indústrias especializadas ( produtos

químicos, têxteis, maquinário, etc.)

Page 38: Totalitarismo na europa

O desemprego na Alemanha nazista diminui devido ao investimento em industrias especializadas sobretudo relacionadas a áreas que

poderiam trazer algum benefício ao poder militar do país.