Top Banner
TÁBUA DE MARÉS 2011 www.grafjb.com.br Praia Fluvial do Jacaré - Foto HDR: Toddy Holland
32

Tabua de Marés 2011

Mar 13, 2016

Download

Documents

Toddy Holland

Tabua de Marés 2011 de Toddy Holland
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Tabua de Marés 2011

TÁBUA DE MARÉS2011

www.grafjb.com.br

Praia Fluvial do Jacaré - Foto HDR: Toddy Holland

Page 2: Tabua de Marés 2011
Page 3: Tabua de Marés 2011
Page 4: Tabua de Marés 2011
Page 5: Tabua de Marés 2011
Page 6: Tabua de Marés 2011
Page 7: Tabua de Marés 2011
Page 8: Tabua de Marés 2011
Page 9: Tabua de Marés 2011
Page 10: Tabua de Marés 2011
Page 11: Tabua de Marés 2011
Page 12: Tabua de Marés 2011
Page 13: Tabua de Marés 2011
Page 14: Tabua de Marés 2011
Page 15: Tabua de Marés 2011
Page 16: Tabua de Marés 2011
Page 17: Tabua de Marés 2011
Page 18: Tabua de Marés 2011

07 - Independência do Brasil27 - Dia de São Cosme e Damião

Page 19: Tabua de Marés 2011
Page 20: Tabua de Marés 2011

12 - Nossa Sra. Aparecida - Padroeira do Brasil - Dia das Crianças

Page 21: Tabua de Marés 2011
Page 22: Tabua de Marés 2011

01 - Dia de todos os Santos02 - Finados15 - Proclamação da República

Page 23: Tabua de Marés 2011
Page 24: Tabua de Marés 2011

08 - N. Sra. da Conceição25 - Natal

Page 25: Tabua de Marés 2011
Page 26: Tabua de Marés 2011
Page 27: Tabua de Marés 2011

Mapa das praias da Paraíba

Page 28: Tabua de Marés 2011

PITIMBUTem mar tranqüilo com algas mornas, ideal para banhos os trechos urbanos das praias de Acaú e Pintimbu são Movimentados.ACAÚ – Água escura, bancos de areia na maré baixa, foz do rio goiana.PONTA DOS COQUEIROS (SÍTIO NOVO) – Extensa, boa para caminhadas, semelhante a dos Mariscos.AZUL – Extensão da praia dos Mariscos, mar calmo.DOS MARISCOS (COSTA DO MARLIM) – Tranqüila, mar calmo, coqueiros e casas de veraneio.GUARITA – Trecho sul da praia de Pintimbu, com casas de veraneio, larga faixa de areia clara.PITIMBU – Urbana, mar calmo e azul, bares e barcos de pescadores pra passeios.

JACUMÃCom mar verde-azulado, pedras e piscinas naturais, a pequena Tambaba é a primeira praia oficial de naturismo no nordeste. Um pequeno trecho foi separado para quem prefere usar trajes de banho.BARRA DO GRAÚ E BELA – Com poucas construções tem grande trechos desertos com algumas falésias e uma lagoa boa para banhos.TAMBABA – Tornou-se a primeira praia do Nordeste onde o naturismo (nudismo)é praticado com apoio oficial. A prefeitura reservou 200m da orla para quem prefere usar trajes de banho. A partir daí – subindo uma escadinha aberta no meio da mata – chega-se a área onde a roupa é proibida. Há normas a seguir: homens desacompanhados não entram, é proibido filmar ou fotografar outras pessoas e ter conduta agressiva. Nos finais de semana a área é vigiada por guardas de segurança da prefeitura.COQUEIRINHO – Com muitos coqueiros e enormes falésias coloridas, é procurada por banhistas e mergulhadores. Tem ondas fracas, areia clara e batida, pequenos rios e fontes de água doce.TABATINGA – Possui recifes que formam piscinas naturais, ondas fracas areia fina e maceiós (lagoeiro formado pela água do mar nas grandes marés).

CARAPIBUS – Tem recifes, piscinas naturais e falésias.JACUMÃ – Praia popular com colônia de férias, condomínios e quiosques. Larga faixa de areia fina e batida, recifes e coqueiros. Conta com enormes barreiras de argila multicoloridas que brilham ai sol. A pedra furada é uma grande rocha vulcânica atravessada por um túnel com 2 metros de diâmetro. Tem duas fontes de água mineral e piscinas formadas por rochas.

JOÃO PESSOAFundada em 1585, preserva importante conjunto de construções barrocas, como a Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio. As praias urbanas tem águas calmas, muitos recifes e passeios de barco até as piscinas naturais. Para uma bela vista da praia da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental da América do Sul, vá ao farol do Cabo Branco. Em Cabedelo, no local conhecido como Praia do Jacaré, à beira do rio Paraíba, o “Bolero” de Ravel é tocado nos bares e barcos durante o por do sol.BARRA DO GRAMAME – Calmas com recifes e areia clara e fofa. Há um trecho bom para banhos na barra do rio. Possui algumas casas de pescadores e um numero crescente de residências de veraneio. Acesso por Conde.DO SOL – Fica numa região de falésia e desembocadura de riachos, com mangues e coqueirais. Tem recifes, ondas fracas e areia fina e batida.CAMURUPIM – Tem ondas fracas recifes e falésias.JACARAPÉ – Tem ondas fracas, falésias e quiosques.DO ARRAIAL – Ondas fracas, recifes e falésias. Acesso a pé a partir da praia de Penha ou da praia de Jacarapé.PENHA – Tem águas calmas, recifes, coqueiros, areia fina e batida e uma vila de pescadores. Uma atração é a Igreja da Penha (1854), com uma longa escadaria onde devotos pagam promessas. Ocasionalmente poluída na desembocadura do rio Cabedelo.PONTA DO SEIXAS – Aqui fica a ponta do seixas, o ponto oriental extremo das Américas. Águas calmas e azuis, vegetação rasteira e areia fina e batida. Possui casas de veraneio.CABO BRANCO – Extensa com barracas e calçadão. Praia urbana, calma, com recifes e coqueiros.

01

03

05

06

07

08

09

10

1112

13

14

151617

18

19

20

02

04

7º28'38"S34º58'53"W

7º16'53"S34º48'14"W

7º06'52"S34º52'45"W

Praia Fluvial do JacaréFoto HDR: Toddy Holland

Page 29: Tabua de Marés 2011

A areia é fina e batida e há falésias de até 40m de altura.TAMBAÚ – Urbanizada e badalada, concentra casas noturnas, bares quiosques e feira de artesanato. Tem águas calmas e mornas, com areia fina e batida, coqueiros e gameleiras centenárias. O Calçadão é muito procurado para caminhadas.MANAÍRA – Praia urbana, rasa, com recifes, ondas fracas, areia fina e batida. Tem coqueiros quiosques e quadras de esportes.DO BESSA – A praia tem cerca de 6km com areia escura e batida, águas calmas e coqueiros. Aqui fica o Iate Clube da Paraíba.INTERMARES (MAR DOS MACACOS) – Procurada por surfistas, tem areia clara e fofa e alguns coqueiros.DA PONTA DE CAMPINA – Tem areia fina e avermelhada, com coqueiros.DO POÇO – Mar calmo, protegido por uma barreira de recifes. Saída de embarcações para a ilha de areia vermelha.(15')CAMBOINHA – Quase sem ondas, boa para esportes náuticos. Mar de água clara e faixa larga de areia fina e batida. A ilha de areia vermelha fica a 5' de barco, mas só aparece quando a maré está baixa.AREIA DOURADA – Tem águas calmas, areia vermelhada e coqueiros.FORMOSA – Boa para windsurfe e caiaque. Sem ondas e protegida por recifes.MIRAMAR (DO DIQUE) – poluída no trecho que vai até 500m à direita do dique (farol) de Cabedelo.COSTINHA – De canal, sem ondas e com areia grossa e escura.FAGUNDES – Tem ondas fracas, faixa larga de areia clara e fofa, e águas escuras.GAMELEIRA – Praia de ondas calmas, com faixa larga de areia clara e fofa.PONTA DE LUCENA – Currais de peixes, areia escura e batida, águas esverdeadas.LUCENA – Tem 7,5km com ondas fortes coqueiros, areia escura e batida, águas claras.BONSUCESSO – Tem pedras e água escura. Pode-se atravessar um trecho raso do rio Miriri e caminhar mais 300m para conhecer as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso (séc. XVI).

MIRIRI – Na foz do rio Miriri, falésias.DO OITEIRO – Não tem estrutura, mas sua beleza, composta por coqueiros e morros de areias, compensa a vista. Boa para Surfe.CAMPINA – Reta e com ondas fortes, boa para surfe.Tem faixa larga de areia fina e batida, coqueiros e uma vila de pescadores.BARRA DE MANMANGUAPE - Também tem ondas fracas por causa dos recifes. Centro de preservação do peixe-boi.BAÍA DA TRAIÇÃORemota e selvagem, a regiam é marcada por praias desertas, falésias, rios, mangues e pequenos povoados. A orla urbana restringe-se a Baía da Traição, cidade de pescadores com casas de veraneio, pousadas simples e aldeias indígenas. Dali, partem estradas de areia para as praias de Coqueirinho (acesso de bugue) e Tambá, as mais bonitas do Litoral Norte. No vilarejo de Barra de Camaratuba, a 13km de areia mais uma balsa (6h/16h), ficam as ultimas opções de hospedagem antes da divisa com Rio Grande do Norte.TRAMATAIA – Aldeia potiguara com as mesmas características da vizinha Camurupim.CAMURUPIM – Praia fluvial na beira de um braço do rio Manmanguape e de frente para um grande manguezal. A vila indígena tem casas, bares e restaurantes simples. No local a travessia de canoa para p Projeto Peixe-boi.COQUEIRINHO – Extensão da praia das Trincheiras. Na segunda enseada, ao sul, há uma rústica vila de pescadores com coqueiros, areia fofa e mar calmo. Na maré baixa observa-se moradores pegando mariscos. D. Maria, figura-simbolo do lugar, serve informalmente peixes na brasa, mas recomenda-se levar água e lanche ao passeio. No lado direito barqueiros fazem a travessia para o Projeto Peixe-boi, em Barra de Mamanguape.DAS TRINCHEIRAS (PRAINHA) - Continuação da Bahia da Traição, tem areia batida, piscinas naturais, casas de veraneio e bares. NO canto esquerdo recebe o nome de Prainha. Em janeiro, sedia uma festa na ilha da Coroa.BAÍA DA TRAIÇÃO – Localidade mais estruturada da região

fica no início da enseada que se prolonga até as falésias ao norte. Tem águas calmas e areia escura e batida. Em um recife próximo, localiza-se o Farol da Traição. Movimentada apenas na alta temporada.DO FORTE – Início da falésia que vai até a praia das Cardosas. No alto da escarpa, com vista panorâmica para Baía da Traição, há um povoado indígena e canhões do antigo forte.DE TAMBÁ – Deserta e selvagem, tem boas ondas para o surfe. É contornada por uma longa falésia que abriga a aldeia Galego, dos índios potiguaras, onde há venda de artesanato e doces de frutas nativas (procure por Dona Maria Flor). Na parte sul, sofre com o lixo trazido pelas marés e pelos turistas da Baía da Traição.DE JERIMUM – Pequeno trecho deserto, cercado de pedras com falésia avermelhada.DAS CARDOSAS – Final da enseada que forma a Baía da Traição e da Falésia que começa na praia do Forte. A cerca de 500m da balsa para Barra de Camaratuba (mais 1km de caminhada) fica a lagoa encantada, boa para banhos.BARRA DE CAMARATUBA – Vila de Pescadores. Procurada por surfistas, tem opções de hospedagem e alimentação. O acesso as praias do norte é feito a pé, em 4x4 ou bugue. Na foz do rio Camaratuba a travessia de balsa para aldeias potiguares e Baía da Traição.DA BALEIA – Extensão da Barra de Camaratuba, com areia fina, águas esverdeadas.PAVUNA – De tombo, é a extensão da praia de Baleia. Tem lagoa boa para banhos.GUAJU – Trecho final - e deserto – dos 11 km de praia entre as barras dos rios Camaratuba e Guaju, no extremo norte do litoral paraibano. Travessia de balsa para o RN.

35

34

33

32

31

30

29

28

27

26

25

24

23

22

21

36

3738

39

40

41

42

43

44

52

51

50

49

48

47

46

45

53

6º41'31"S34º56'30"W

Page 30: Tabua de Marés 2011

Durante as Luas cheia e nova, as marés atingem seus picos máximos e mínimos de altura. Enquanto nas fases intermediárias da Lua, crescente e minguante, as marés têm baixa alteração em seu nível de altura e são popularmente conhecidas como “maré morta".

ONDE O VENTO FAZ A CURVA

Os ventos mudamsua direção no decorrer do ano.

No mês de dezembro, os ventos sopram na posição nordeste; em janeiro e novembro, posição leste-nordeste; nos meses de fevereiro e outubro, posição leste; março e setembro, posição leste-sudeste; em abril e agosto, posição sudeste; em julho e maio, posição sul-sudeste e, no mês de junho, os ventos sopram na posição sul.

A FORÇA DA LUA SOBRE O MAR

AGO

DEZ

NOV

OUT

MAR

ABR

MAI

JAN

FEV

SET

JULJU

N

L

S

O

N

PORTO DE CABEDELO (PB)

Latitude: 06º58',2SLongitude: 034º50',4WFuso: +03.0Ano: 2011Instituição: DNPVNNível Médio: 1.34Carta: 830

AREIA VERMELHA - Parque Estadual MarinhoDecreto 21.263 de 28 de Agosto de 2000

Fotos: Toddy Holland | | 83 8790-0199 | Tiragem: 20.000

Todo o conteúdo deste material é de propriedade da Ultra Produções, não podendo ser reproduzido, assim como as fotos.

www.toddyholland.com.br

Projeto Gráfico:

P r o d u ç õ e s83 3246-4748

MAPA DOS VENTOS DE JOÃO PESSOA

Page 31: Tabua de Marés 2011

JUN

MAI/JUL

ABR/AGO

MAR/SET

FEV/OUT

JAN/NOV

DEZ

Durante todo o ano, o Sol nasce a leste e se põe a oeste.O que pouca gente percebe é que o Astro também apresenta uma movimentação nos sentidos norte e sul. Isso ocorre devido ao movimento de translação da Terra.

Nos meses de janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro, o Sol nasce a sudeste e se põe a sudoeste, enquanto nos meses de abril, maio, junho, julho e agosto, o nascente ocorre mais a nordeste e o poente a noroeste. Apenas nos meses de março e setembro o Sol nasce e se põe exatamente nas posições leste e oeste, respectivamente.

MAPA DO SOL DE JOÃO PESSOA

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DA TERRA

Page 32: Tabua de Marés 2011