Top Banner
TABERNÁCULO LUGAR DE ADORAÇÃO
80

TABERNÁCULO

Apr 05, 2017

Download

Spiritual

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: TABERNÁCULO

TABERNÁCULO

LUGAR DE ADORAÇÃO

Page 2: TABERNÁCULO

TABERNÁCULO

Lugar santo, Santuário,

Tabernáculo.

Page 3: TABERNÁCULO

TABERNÁCULO

Grande tenda na qual eram realizados os atos de adoração durante o tempo em que os israelitas andaram pelo deserto, depois da sua saída do Egito (Êxodo 25-27). O Tabernáculo continuou a ser usado até que o Templo foi construído, no tempo do rei Salomão.

Page 4: TABERNÁCULO

TABERNÁCULO

O Tabernáculo era o centro de adoração dos israelitas. Durante o tempo no deserto, eles montavam esta estrutura sempre que montassem acampamento. Aquele lugar se tornava santo, pois ali o Tabernáculo portátil era colocado e Deus se encontrava com seu povo.

Page 5: TABERNÁCULO

TABERNÁCULO

Depois do Êxodo, o povo israelita acabou vagando pelo deserto por quarenta anos. Juntamente com os Dez Mandamentos, Deus deu a Moisés instruções bem detalhadas em Êxodo (capítulos 25-40) de como o povo tinha que construir o Tabernáculo e adorar a Deus.

Page 6: TABERNÁCULO

TABERNÁCULO

O Tabernáculo era envolto por um átrio cercado (Êxodo 27:9-21). A moldura da cerca era feita de acácia coberta por prata e descansava numa base de bronze. Cortinas de linho cobriam essa moldura de fora. Elas eram penduradas em ganchos de prata de uma vara de prata. A entrada, na face leste do átrio, era coberta por cortinas bordadas com cores as cores azul, roxa e escarlate.

Page 7: TABERNÁCULO

TABERNÁCULO

O Tabernáculo, propriamente dito, era uma estrutura pequena, comparado com o seu pátio. As pessoas podiam ficar no pátio, mas somente os sacerdotes podiam entrar na área coberta, conhecida como Lugar Santo.

Page 8: TABERNÁCULO

TABERNÁCULO

Page 9: TABERNÁCULO

TABERNÁCULO

Page 10: TABERNÁCULO

O TABERNÁCULO E AS DOZE TRIBOS

Page 11: TABERNÁCULO

O TABERNÁCULO E AS DOZE TRIBOS

Por quarenta anos, os israelitas vaguearam através do deserto árido do Sinai. Onde quer que levantassem acampamento, o Tabernáculo se tornava o centro da comunidade, e as doze tribos de Israel levantavam suas barracas ao redor dele.

Page 12: TABERNÁCULO

TABERNÁCULO

Havia somente uma entrada para o tabernáculo que era colocado sempre de modo que os adoradores entrassem pelo leste. No simbolismo rico da planta do Tabernáculo, os cristãos podem estabelecer um paralelo com Jesus, que é o único acesso à presença do Pai.

Page 13: TABERNÁCULO

ENTRADA DO TABERNÁCULO

Page 14: TABERNÁCULO

ALTAR DO SACRIFÍCIO

O grande Altar de bronze do sacrifício é a primeira coisa que se via ao entrar no Tabernáculo. As rampas eram compridas, de modo que os sacerdotes pudessem subir com os animais para o sacrifício.

Page 15: TABERNÁCULO

ALTAR DO SACRIFÍCIO

Quando as pessoas vinham ao Tabernáculo, traziam os animais do sacrifício e, às vezes, também, ofereciam alimentos. Os sacerdotes apresentavam estes presentes no Altar.

Page 16: TABERNÁCULO

ALTAR DO SACRIFÍCIO

Page 17: TABERNÁCULO

ALTAR DO SACRIFÍCIO

Por que uma rampa e não escadas? Deus tinha proibido o uso de escadas até o seu Altar (Êxodo 20:26), por causa da possível indignidade que ocorreria se as pessoas olhassem a nudez dos sacerdotes enquanto eles subiam as escadas.

Page 18: TABERNÁCULO

ALTAR DO SACRIFÍCIO

Um garfo ou gancho era usado para posicionar o sacrifício no Altar. Uma bacia coletaria o sangue do animal morto. As bandejas do fogo carregariam brasas ardentes (às vezes do Altar do Incenso, dentro do Lugar Santo).

Page 19: TABERNÁCULO

ALTAR DO SACRIFÍCIO

As cinzas das ofertas queimadas eram removidas com uma pá e colocadas em um tipo de balde e, então, removidas do Altar. Os utensílios eram feitos de bronze para esta finalidade específica.

Page 20: TABERNÁCULO

ALTAR DO SACRIFÍCIO

Nos cantos do altar havia dois chifres também cobertos por bronze. Esses chifres podem ter sido úteis para amarrar os animais que seriam sacrificados.

Page 21: TABERNÁCULO

ALTAR DO SACRIFÍCIO

O altar foi construído de madeira oca e coberto por bronze. Isso o tornava leve o suficiente, apesar de seu tamanho, para ser carregado em varas cobertas de bronze que passavam por argolas nas suas beiradas (Êxodo 27:1-8).

Uma grelha de bronze ficava no meio do altar para permitir que o ar fluísse para dentro do fogo.

Page 22: TABERNÁCULO

ALTAR DO SACRIFÍCIO

Page 23: TABERNÁCULO

ALTAR DO SACRIFÍCIO

Page 24: TABERNÁCULO

ALTAR DO SACRIFÍCIO

Page 25: TABERNÁCULO

PIA DE BRONZE • Entre o altar e a tenda da congregação do

tabernáculo havia um lavatório ou pia de bronze (Êxodo 30:17-21). A sua localização - na entrada da tenda da congregação - evitava que as partes interiores do tabernáculo se contaminassem com poeira. Deus é santo, e ele exigia que os sacerdotes se limpassem antes de começarem a ministrar na tenda do tabernáculo.

• O lavatório era feito de bronze e espelhos. As mulheres que serviam na entrada do átrio do tabernáculo doaram os espelhos.

Page 26: TABERNÁCULO

PIA DE BRONZE

Nessa pia, os sacerdotes lavavam suas mãos e seus pés antes de oferecerem sacrifícios ao Senhor.

Page 27: TABERNÁCULO

PIA DE BRONZE

Page 28: TABERNÁCULO

PIA DE BRONZE

Page 29: TABERNÁCULO

PIA DE BRONZE

Page 30: TABERNÁCULO

PIA DE BRONZE

Page 31: TABERNÁCULO

LEI DA PUREZA NO ANTIGO TESTAMENTO

O ritual de pureza é um tema normal na lei do Antigo Testamento. Sacerdotes e levitas frequentemente se lavavam na pia de bronze antes de oferecer sacrifícios ou de executar outros deveres sagrados (Êxodo 30:18).

Page 32: TABERNÁCULO

LEI DA PUREZA NO ANTIGO TESTAMENTO

A purificação não está somente ao lado da santificação, mas é um símbolo poderoso de honra requerido por Deus. Assim os sacerdotes lavavam com cuidado suas mãos e pés nesta bacia antes de entrar no lugar santo.

Page 33: TABERNÁCULO

LEI DA PUREZA NO ANTIGO TESTAMENTO

Page 34: TABERNÁCULO

PÁTIO/LUGAR SANTO Uma cortina cuidadosamente tecida,

separava o pátio do Lugar Santo, onde somente os sacerdotes podiam entrar. A entrada do Lugar Santo era marcada por cinco colunas de madeira de acácia cobertas com ouro e fixadas nas bases de bronze. A cortina era fixada nessas colunas pelos ganchos.

Page 35: TABERNÁCULO

PÁTIO/LUGAR SANTO

Page 36: TABERNÁCULO

LUGAR SANTO

O Lugar Santo era bem protegido das intempéries com quatro camadas: pele de cabra, pele de carneiro, pelo de cabra e linho. Naturalmente, tinha paredes de madeira nos seus três lados, mas não tinha nenhum telhado além das quatro camadas.

Page 37: TABERNÁCULO

COBERTURA DA TENDA

Page 38: TABERNÁCULO

COBERTURA DA TENDA

Page 39: TABERNÁCULO

LUGAR SANTO

Page 40: TABERNÁCULO

CANDELABRO

A base para as lâmpadas tinha sete hastes para segurar as lâmpadas (Êxodo 25:31-39). Elas queimavam só o mais puro azeite de oliva e tudo era feito do mais puro ouro. As hastes tinham o formato da flor de amêndoa com botões e pétalas. É provável que as lâmpadas eram feitas para queimar continuamente.

Page 41: TABERNÁCULO

CANDELABRO

Page 42: TABERNÁCULO

CANDELABRO

Page 43: TABERNÁCULO

CANDELABRO

O candelabro com sete ramificações iluminava o Santo Lugar do Tabernáculo, aceso de noite e de dia (Êxodo 27:20).

Page 44: TABERNÁCULO

CANDELABRO

Page 45: TABERNÁCULO

CANDELABRO

Page 46: TABERNÁCULO

CANDELABRO

Page 47: TABERNÁCULO

ALTAR DO INCENSO O incenso era algo que soltava um aroma

agradável a Deus (Êxodo 30:1-10). O incenso também simbolizava a oração. Diferentemente do altar de sacrifício no átrio, esse altar era feito madeira de acácia coberta de ouro, não bronze, e não era usada para sacrifícios. No entanto, como no altar de bronze, havia chifres em cada canto e argolas e varas para carregá-lo. Neste altar o sacerdote queimava o incenso toda manhã e toda noite e todo ano no dia da expiação o altar era purificado pondo-se o sangue do animal sacrificado para tirar os pecados do povo nas quatro pontas ou chifres.

Page 48: TABERNÁCULO

ALTAR DO INCENSO

Page 49: TABERNÁCULO

ALTAR DO INCENSO

Page 50: TABERNÁCULO

ALTAR DO INCENSO

Page 51: TABERNÁCULO

ALTAR DO INCENSO

Page 52: TABERNÁCULO

MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO

Essa mesa era feita de madeira de acácia coberta de ouro (Êxodo 25:23-30). Quando o tabernáculo era transportado, a mesa podia ser levada em varas que passavam dentro de argolas de ouro nas pontas da mesa. Pratos,louças, jarras e tigelas de ouro eram colocadas em cima da mesa. Provavelmente isso era relacionado com ofertas de bebida.

Page 53: TABERNÁCULO

MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO

Cada sábado, doze bisnagas de pão eram colocadas nessa mesa, simbolizando a provisão de Deus para as doze tribos de Israel. Os pães eram trocados semanalmente, e apenas os sacerdotes podiam comer os pães velhos.

Page 54: TABERNÁCULO

MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO

Page 55: TABERNÁCULO

MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO

Page 56: TABERNÁCULO

LUGAR SANTO/SANTO DOS SANTOS

Quatro colunas, cobertas com ouro, em bases de prata, prendiam a cortina que separava o Lugar Santo dos Santos dos Santos.

Page 57: TABERNÁCULO

O VÉU DO TEMPLO

Page 58: TABERNÁCULO

O VÉU DO TEMPLO

O véu do Templo simbolizava a separação entre o homem e Deus, que ocorreu com a queda do homem.

Page 59: TABERNÁCULO

SANTO DOS SANTOS

O Santo dos Santos era o lugar especial onde a Arca da Aliança residia. Somente o Sumo sacerdote podia entrar nesse lugar e somente no Dia Anual do Perdão. Este era o lugar onde Deus vivia.

Page 60: TABERNÁCULO

ARCA DA ALIANÇA

Page 61: TABERNÁCULO

ARCA DA ALIANÇA

A Arca da Aliança era o objeto mais sagrado que os israelitas já conheceram. Ela não continha somente as Leis de Deus, mas ela era considerada Trono de Deus. Quem a tocasse morreria (2 Samuel 6:6-7).

Page 62: TABERNÁCULO

ARCA DA ALIANÇA

A tampa da Arca da Aliança era adornada com a figura de dois anjos, com suas asas abertas se encontrando no centro. Este era o lugar onde, uma vez por ano, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote oferecia o sangue do sacrifício pelos pecados da nação.

Page 63: TABERNÁCULO

ARCA DA ALIANÇA

A arca era portátil como tudo no tabernáculo. Varas compridas de madeira cobertas de ouro passavam por argolas de ouro em cada canto. Essas varas não podiam ser removidas nunca conforme Deus assim havia instruído (Êxodo 25:15).

Page 64: TABERNÁCULO

ARCA DA ALIANÇA

Page 65: TABERNÁCULO

ARCA DA ALIANÇA

A Bíblia fala de três coisas que sempre eram mantidas guardadas com a Arca: o maná, a vara de Arão, que floresceu, e as duas tábuas da Lei, dadas a Moisés.

Page 66: TABERNÁCULO

ARCA DA ALIANÇA

Uma arca era uma mobília religiosa comum naquela época no Oriente Médio, mas essa arca era diferente. Na maioria das religiões pagãs, o baú continha uma estátua da divindade sendo adorada. Neste caso, a arca continha três itens que mostravam como Deus se relacionava com o seu povo: as tábuas com os dez mandamentos (a orientação de Deus), a vara de Arão (a autoridade de Deus) e uma jarra de maná (a provisão de Deus para necessidades diárias do Seu povo).

Page 67: TABERNÁCULO

ARCA DA ALIANÇA

O lugar da expiação dos pecados era no tampo da arca. Era o lugar onde eles achavam que Deus estava assentado. Esse assento era um bloco de ouro puro que ficava em cima da arca (Êxodo 25:17-22). Desta maneira, Deus e sua misericórdia estavam acima da lei que ficava dentro da arca.

Page 68: TABERNÁCULO

ARCA DA ALIANÇA

Havia dois querubins que ficavam um de cada lado do bloco, olhando para o lado de dentro. Todo ano no dia da expiação (Levítico 23:26-31), sangue era espirrado no lugar da expiação no tampo da arca mostrando assim como o sangue do sacrifício se relacionava com a misericórdia de Deus.

Page 69: TABERNÁCULO

ARCA DA ALIANÇA

Page 70: TABERNÁCULO

ARCA DA ALIANÇA

Page 71: TABERNÁCULO

A PRESENÇA DE DEUS

Page 72: TABERNÁCULO

A PRESENÇA DE DEUS

Shekinah é uma palavra hebraica usada pelos judeus para recordarem a glória de Deus que descia no Tabernáculo e mais tarde no Templo quando este foi dedicado.

Page 73: TABERNÁCULO

TEMPLO - LAYOUT DO TABERNÁCULO

Por ser portátil, o Tabernáculo também servia como um símbolo de que Deus andava com o povo de Israel. Moisés ia ao Tabernáculo para determinar a vontade de Deus para o povo. Mais tarde, um templo (que não era portátil) foi construído pelo rei Salomão com o mesmo layout do Tabernáculo.

Page 74: TABERNÁCULO

TEMPLO - LAYOUT DO TABERNÁCULO

Page 75: TABERNÁCULO

TEMPLO - LAYOUT DO TABERNÁCULO

Page 76: TABERNÁCULO

VÉU DO TEMPLO

O Lugar Santo era separado dos Santos dos Santos por uma cortina grossa, com a espessura da palma de uma mão. Tinha 18,28 m de altura e 9,14 m de largura, carregando imagens de querubins (criaturas celestiais com asas).

Page 77: TABERNÁCULO

VÉU DO TEMPLO RASGADO

Quando o Senhor Jesus gritou na Cruz do Calvário e morreu, a cortina (véu) do Templo se rasgou em dois pedaços, de cima até embaixo. Isto significa que não foi um ser humano que rasgou a cortina. Por causa da morte de Jesus temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo e ter comunhão com o Pai.

Page 78: TABERNÁCULO

VÉU DO TEMPLO RASGADO

Page 79: TABERNÁCULO

VÉU DO TEMPLO RASGADO

Page 80: TABERNÁCULO

VÉU DO TEMPLO RASGADO