Top Banner
présenté par télécharger · download spacewomen.org SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN L’ESPACE À TRAVERS LE REGARD DES FEMMES
10

SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN LÕESPACE Ë …

Oct 22, 2021

Download

Documents

dariahiddleston
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN LÕESPACE Ë …

présenté partélécharger · download

spacewomen.org

SPACE THROUGH THE EYES OF WOMENL’ESPACE À TRAVERS LE REGARD DES FEMMES

Page 2: SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN LÕESPACE Ë …

Space Girls Space Women O Espaço através do olhar das mulheres

SPACE GIRLS SPACE WOMENO Espaço atravé do olhar das mulheres

Créditos: Laurence Geai / Sipa Press

FOTÓGRAFASA Sipa Press criou uma equipa multicultural formada exclusivamente por mulheres fotógrafas para produzir a Space Girls Space Women.

Há cinquenta anos, Valentina Terechkova tornou-se na primeira mulher cosmonauta e continua a ser a única mulher a ter empreendido sozinha uma viagem ao espaço. O programa espacial europeu é uma realidade há mais de cinquenta anos mas, mesmo assim, e apesar da presença de muitas mulheres em posições-chave, o facto é que estão ainda sub-representadas em carreiras científicas, significando apenas 17% dos engenheiros em França. Hoje em dia, as tecnologias relacionadas com o espaço estão, mais do que nunca, presentes no nosso dia-a-dia. O espírito de “conquista” do espaço mudou e é agora uma fonte de cooperação internacional. Com tal em mente, a Sipa Press trabalhou com uma equipa de mulheres jornalistas para que conhecessem as jovens que têm a cabeça nas estrelas, estudantes apaixonadas pelo espaço, e mulheres que estão hoje no coração da aventura espacial. De Nairobi a Moscovo, de Bangalore a Munique, do deserto Atacama aos subúrbios de Izmir, estas jornalistas retratam a visão da mulher sobre o espaço, que irá culminar numa exposição itinerante e numa aplicação multimédia. O projeto foi possível graças ao empenho do parceiro fundador ESA – Agência Espacial Europeia. O CNE, a rede NEREUS, La Cité de l´espace e o ESA também participaram nesta coprodução. A Universcience coproduziu a aplicação multimédia com uma bolsa ESTIM.

UM PROJETO CONCEBIDO E PRODUZIDO PELA SIPA PRESSCriado em 1973 por Göskin Sipahioglu, a Sipa Press é hoje uma das principais agências de fotojornalismo no mundo. A Sipa Press cobre todos os eventos mundiais graças à sua equipa fotográfica,uma rede global de mais de 600 correspondentes, e um acordo de distribuição exclusiva com agências estrangeiras, incluindo a Associated Press (AP). A Sipa Press tem uma coleção de arquivoexcecional com 25 milhões de fotos.

A AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA (ESA), PARCEIRO FUNDADORA ESA, a porta de comunicação da Europa com o espaço, é uma organização intergovernamental, criada em 1975, com a missão de dar forma ao desenvolvimento da capacidade espacial da Europa, e assegurar que o investimento no espaço traz benefícios aos cidadãos da Europa e do mundo. Coordenando os recursos financeiros e intelectuais dos seus 22 estados-membros, a ESA leva a caboprogramas e atividades que vão muito além do âmbito de qualquer país europeu individual.

SPACE GIRLS SPACE WOMEN À VOLTA DO MUNDONoordwijk, Holanda | Darmstadt, Alemanha | Colónia, Alemanha Garching, Alemanha | Praga, República Checa | Paris, FrançaBiscarrosse, França | Horta, Portugal | Kourou, Guiana FrancesaChajnantor, Chile | Bari, Itália | Huntsville, Eua Toronto, Canadá | Erfoud, Marrocos | Izmir, Turquia Malindi, Quenia | Bangalore, Índia | Moscovo, Rússia

O espaço pode ter um papel fundamental na inspiração da sociedade e na motivação dos jovens para prosseguirem estudos técnicos e científicos. Tal é de indiscutível importância para o futuro da Europa, pelo que a ESA estáempenhada em fazer com que aconteça. As pessoas que surgem em Space Girls Space Women mostram, com os seus testemunhos e paixão, que o espaço é um domínio entusiasmante onde as mulheres podem realizar - e realizam - trabalho com elevados níveis de sucesso.As suas histórias são um convite para que jovens raparigas sigam as suas passadas. Com isto em mente, a ESA decidiu juntar forças com a Sipa Press e tornar-se no parceiro fundador do projeto Space Girls, Space Women.

1

Page 3: SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN LÕESPACE Ë …

Space Girls Space Women O Espaço através do olhar das mulheres

A agência europeia GNSS (GSA)A GSA desempenha um papel relevante numa das mais importantes iniciativas alguma vez levadas a cabo pela União Europeia: os programas de navegação por satélite da UE. A GSA dedica-se a assegurar que estes programas, Galileoe EGNOS, tragam benefícios diretos à Europa e aos cidadãos europeus. O nosso pessoal forma o coração desta missão e a igualdade de género é um valor chave em que se baseia o trabalho da Agência. A GSA é, com orgulho, parceirada iniciativa Space Girls, Space Women.

Desde a sua criação, em 1962, a agência espacial francesa (CNES - Centre national d’études spatiales) tem feito da partilha do conhecimento uma das suas missões principais, e tem organizado muitas campanhas para chamar aatenção do público em geral, crianças em idade escolar e estudantes. Dentro de portas, a CNES foca-se particularmente no papel da mulher na sua força de trabalho. Mais de 30% dos seus engenheiros e equipa gestora são mulheres,enquanto a média nacional é de 25%. Em 1996 o primeiro voo para o espaço de Claude Haigneré deu uma posição de destaque às mulheres, promovendo e apoiando o seu papel no campo científico.

Quer seja jovem ou de idade mais avançada, uma simples curiosa ou uma verdadeira entusiasta, a Cité de l’espace levá-la-á até Gates of Infinity e as suas maravilhas interiores e infinitas! Descubra uma nave espacial genuína, treinecomo um astronauta, viaje até aos confins do Cosmo, admire os tesouros da Space, descubra os segredos do universo e muito mais para além disso. A Cité tem 2.500 m2 de espaço de exposição em constante evolução, 5 hectares dejardins, uma sala de cinema IMAX 3D com ecrã gigante, e um Planetário com simuladores: nunca foi tão fácil descobrir o espaço e as maravilhas do Universo! O objetivo da Universcience é o de tornar as ciências acessíveis a todos eprovidenciar um crescimento exponencial da cultura científica e técnica através de uma rede variada de exposições, ferramentas digitais e serviços inovadores.

Como parte do programa do estado francês “Investimentos Futuros”, o projeto ESTIM Numérique da Universcience propõe-se aumentar e partilhar o conteúdo digital através da coprodução de bolsas para a criação de trabalhosaudiovisuais e multimédia de língua francesa que promovam as ciências e a tecnologia.

A Rede de Regiões Europeias Utilizadoras de Tecnologias Espaciais (NEREUS) é uma iniciativa de 24 regiões e 40 membros associados com um objetivo comum: divulgar o uso e entendimento de tecnologias espaciais pela Europa, parabenefício das regiões e dos seus cidadãos. O NEREUS dá voz às regiões da Europa e serve como defensor das regiões em questões relacionadas com o uso de tecnologia espacial, bem como de canal direto para os utilizadores regionais de tecnologia espacial (como autoridades locais, SMEs, universidades, institutos de pesquisa e cidadãos). Promover a consciencialização pública acerca das questões espaciais, em especial entre os mais jovens, informando-os,simultaneamente, do largo espectro de estudos ligados à área espacial e das oportunidades de carreira disponíveis, é uma parte vital das atividades da rede.

2

Page 4: SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN LÕESPACE Ë …

Space Girls Space Women O Espaço através do olhar das mulheres

Ruta, de 14 anos, lê as instruções para uma missão espacial na cadeira do piloto no interior do satélite Discovery.

Campo Espacial; Izmir, Turquia

Fotografia: Holly Pickett / Sipa Press

Kristiana, de 11 anos, sentada na cadeira “Cinco Degraus de Liberdade”, que simula um ambiente livre de fricção.

Campo Espacial; Izmir, Turquia

Fotografia: Holly Pickett / Sipa Press

Mihaela, de 13 anos, usa a máquina de treinos de mobilidade da Estação Espacial (onde os astronautas se exercitam antes de passar longos períodos de tempo na Estação Espacial) durante umprograma internacional de verão no Campo Espacial em Izmir.

Campo Espacial; Izmir, Turquia

Fotografia : Holly Pickett / Sipa Press

Zainab (à direita) tem um bilhete para voar para o espaço com a Virgin Galactic.

Branksome Hall School; Toronto, Canadá

Fotografia : Anya Chibisova / Sipa Press

Marie-Bertille, de 16 anos, no evento da C´Space em Biscarosse, França, prepara-se para o lançamento do seu próprio foguetão.

C´SPACE Biscarrosse, França

Fotografia: Laurence Geai / Sipa Press

Géraldine Magnan, engenheira, trabalha a parte elétrica no plano superior da nave Ariane: as ligações elétricas dentro do nariz e entre o nariz e a estrutura de carregamento bem como a eletrónicade ligação do satélite à nave.

Porto Espacial da Europa; Kourou, Guiana Francesa

Fotografia: Laurence Geai / Sipa Press

3

Page 5: SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN LÕESPACE Ë …

Space Girls Space Women O Espaço através do olhar das mulheres

A cientista italiana Francesca Esposito recolhe dados da estação meteorológica no dia a seguir a uma tempestade de areia. A instrumentação para o projeto ExoMars é preparada na área desérticade Merzuga, em Marrocos, de modo a que se possam estudar determinados parâmetros relacionados com a superfície de Marte.

Merzuga – Deserto do Saara; Erfoud, Marrocos

Fotografia: Eva Parey / Sipa Press

Tamara Tezzele, cresceu “à luz da vela” numa pequena aldeia rodeada de árvores na Guiana Francesa. Como Engenheira Computacional, organiza agora operações de satélite desde a sua chegadaao porto espacial até ao seu lançamento.

Porto Espacial da Europa; Kourou, Guiana Francesa

Fotografia: Laurence Geai / Sipa Press

Maryline Loscos, Engenheira de Comunicações em Kourou, no Porto Espacial da Europa. O seu papel é o de implementar todas as ferramentas de comunicação usadas durante o lançamento daAriane.

Porto Espacial da Europa; Kourou, Guiana Francesa

Fotografia: Laurence Geai / Sipa Press

Armelle Hubault, Engenheira de Operações de Naves Espaciais na ESA. Trabalha na Rosetta, uma missão que estuda o cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko.

Centro de Operações ESA – ESOC; Darmstadt, Alemanha

Fotografia: Nichole Sobecki / Sipa Press

Anita Vuya formou-se recentemente em Física na Universidade de Pwani, em Kilifi, no Quénia, e pretende prosseguir para uma pós-graduação em ciência espacial. A sua pesquisa de bacharelatocentrou-se em tempestades magnéticas utilizando dados colhidos do único centro espacial na África Oriental, o Centro Espacial L. Broglio, com base no Malindi, Quénia.

Estação ESA - Centro Espacial Luigi Broglio; Malindi, Kenya

Fotografia: Nichole Sobecki / Sipa Press

Estação meteorológica espacial usada para a recolha de dados para a missão ExoMars.

Merzuga – Deserto do Saara; Erfoud, Marrocos

Fotografia: Eva Parey / Sipa Press

4

Page 6: SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN LÕESPACE Ë …

Space Girls Space Women O Espaço através do olhar das mulheres

Anna Heffernan, bolseira de investigação em Física Básica na ESA: “o meu trabalho, de momento, é o de olhar para quaisquer novas tecnologias ou qualquer coisa que seja nova, e perceber se temalguma relevância para o espaço”.

Centro de Pesquisa e Tecnologia da ESA – ESTEC; Noordwjck, Holanda

Fotografia: Magda Rakita / Sipa Press

Marina Rantanen é uma jovem estagiária da ESA (ESTEC). Trabalha com o Eurobot, um novo assistente robótico desenhado para se mover na superfície de um planeta e trabalhar tantoautonomamente como em cooperação com astronautas.

Centro de Pesquisa e Tecnologia da ESA – ESTEC; Noordwjck, Holanda

Fotografia: Magda Rakita / Sipa Press

Daniela Drimaco, engenheira de comunicações, dirige o Plano de Negócios da Unidade de Sistemas Espaciais Planetek. Trabalha nos dados de avaliação de desempenho do satélite GNSS daembarcação à vela Luduan Reloaded durante corridas de veleiros.

Planetek Itália, Agrupamento Aeroespacial Puglia; Bari, Itália

Fotografia: Martina Cristofani / Sipa Press

Ana Martins, Professora de Oceanografia na Universidade dos Açores, tem uma dupla paixão: o mar e o espaço. Estuda propriedades oceânicas utilizando imagens de satélite. Tais imagensfornecem dados essenciais sobre mudanças climáticas ou evolução de correntes marítimas, e otimizam o planeamento de atividades marítimas.

Universidade dos Açores; Horta, Portugal

Fotografia: Anne-Laure Cahen / Sipa Press

Fiammetta Diani, vice-presidente do departamento de Desenvolvimento de Mercado da GSA, a Agência GNSS Europeia: “a minha função na agência é a de desenvolver produtos e aplicações queutilizem a navegação por satélite. A minha maior paixão é ver estas tecnologias espaciais que parecem a anos-luz de distância, serem usadas na realidade.”

Agência GNSS Europeia – GSA; Praga, República Checa

Fotografia: Magda Rakita / Sipa Press

Emmanuela Ciattaglia, engenheira mecânica no Observatório Europeu do Sul (ESO), constrói telescópios como o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT).

Observatório Europeu do Sul – ESO; Garching, Alemanha

Fotografia: Martina Cristofani / Sipa Press

5

Page 7: SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN LÕESPACE Ë …

Space Girls Space Women O Espaço através do olhar das mulheres

Astrónoma da ESA, Koraljka Music, frente a um dos quatro telescópios auxiliares do Telescópio Muito Grande (VLT).

Observatório Paranal – ESO; Deserto de Atacama, Chile

Fotografia: Mariana Eliano / Sipa Press

T.K. Anuradha é uma cientista de topo nos programas de comunicação por satélite na Organização Indiana de Investigação Espacial (ISRO): “estou muito feliz porque estou a fazer uma espécie deserviço social, já que todas as nossas atividades cumprem os requerimentos da sociedade”.

Organização Indiana de Investigação Espacial - ISRO; Bangalore, Índia

Fotografia: Jyothy Karat / Sipa Press

Gaitee Hussain, astrónoma no Observatório Europeu do Sul (ESO): “penso que já toda a gente olhou para o céu e se perguntou: será que estamos sós? Pois um dos grandes focos da astronomia nomomento é a procura de outros planetas à volta de estrelas que sejam, ou como as nossas ou semelhantes, onde a água possa ser encontrada na forma líquida”.

Centro de Pesquisa e Tecnologia da ESA – ESTEC; Noordwjck, Holanda

Fotografia: Martina Cristofani / Sipa Press

Fatoumata Kebe está a trabalhar numa dissertação em astronomia no Observatório de Paris, com especialização em resíduos espaciais, remanescentes da presença humana no espaço.

Observatório de Paris; Paris, França

Fotografia: Laurence Geai / Sipa Press

A astrónoma do ALMA Catherine Vlahakis, em frente ao complexo Atacama (ACA). O ACA faz parte do Rádio Observatório Milímetro/submilímetro de Atacama (ALMA).

Observatório ALMA – ESO; Deserto Atacama, Chile

Fotografia: Mariana Eliano / Sipa Press

O ALMA é composto por 66 antenas posicionadas no planalto de Chajnantor a 5.000 metros acima do nível do mar no deserto Atacama.

Deserto de Atacama, Chile

Fotografia: Mariana Eliano / Sipa Press

6

Page 8: SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN LÕESPACE Ë …

Space Girls Space Women O Espaço através do olhar das mulheres

Laura, de 16 anos, prepara-se para uma caminhada lunar simulada num campo espacial em Hunstville, nos EUA.

Campo Espacial – Huntsville, EUA

Fotografia: Audra Melton / Sipa Press

No cimo do Cerro Paranal, no Chile, o complexo do Telescópio Muito Grande (VLT) é a instalação ex-libris para a astronomia no terreno da Europa. É o instrumento ótico mais avançado do mundo,consistindo de quatro unidades telescópicas com espelhos principais de 8, 2 m de diâmetro e quatro telescópios auxiliares amovíveis de 1, 8 m de diâmetro.

Observatório Paranal – ESO; Deserto de Atacama, Chile

Fotografia: Mariana Eliano / Sipa Press

Vista panorâmica da plataforma do Telescópio Muito Grande (VLT) da ESO no Cerro Paranal no Chile. Em primeiro plano, um dos quatro telescópios auxiliares do VLT. Ao fundo, à esquerda, ficaCerro Armazones, onde o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT) está a ser construído.

Observatório Paranal – ESO; Deserto de Atacama, Chile

Fotografia: Mariana Eliano / Sipa Press

Abigail Harrison, a “astronauta Abby”, de 17 anos, e Kim Spummels, dão o aval antes de uma simulação de voo do vaivém espacial. A Abby quer ser o primeiro astronauta a aterrar em Marte. Criouuma presença online para partilhar a sua paixão: a sua conta Twitter tem quase 9000 seguidores.

Campo Espacial – Huntsville, EUA

Fotografia: Audra Melton / Sipa Press

Xueyi Wu, de 16 anos, e Haohua, de 15, ambos da China, conduzem uma descolagem a partir da torre de controlo.

Campo Espacial – Huntsville, EUA

Fotografia: Audra Melton / Sipa Press

Natural de Nova Orleães, Los Angeles, Brianna, de 13 anos, segue o seu guião durante uma missão lunar como parte do treino para o cargo de Comandante de Base.

Campo Espacial – Huntsville, EUA

Fotografia: Audra Melton / Sipa Press

7

Page 9: SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN LÕESPACE Ë …

Space Girls Space Women O Espaço através do olhar das mulheres

Alexandra Tyurina treina cosmonautas e também espera, um dia, voar para o espaço. O seu pai é também cosmonauta e já foi 3 vezes ao espaço.

Centro de Treinos Cosmonauta Yuri Gagarin; Moscovo, Rússia

Fotografia: Magda Rakita / Sipa Press

Cosmonautas russos durante um treino de ausência de gravidade em piscina.

Centro de Treinos Cosmonauta Yuri Gagarin; Moscovo, Rússia

Fotografia: Magda Rakita / Sipa Press

Veículo de Soyuz durante o treino de preparação para o seu voo no espaço.

Centro de Treinos Cosmonauta Yuri Gagarin; Moscovo, Rússia

Fotografia: Magda Rakita / Sipa Press

Astronauta da ESA Samantha Cristoforetti (à esquerda), com o cosmonauta Anton Shkaplerov, e o astronauta da NASA Terry Virts (à direita), durante os treinos preparativos para o voo até à Estação Espacial Internacional.

Centro de Treinos Cosmonauta Yuri Gagarin; Moscovo, Rússia

Fotografia: Magda Rakita / Sipa Press

A astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), Samantha Cristoforetti, de nacionalidade italiana, Engenheira de Voo na Expedição 42 e 43 entre Dezembro de 2014 e Junho de 2015. Samanthatem o posto de Capitão na Força Aérea Italiana.

Centro Astronauta ESA – EAC; Colónia, Alemanha

Fotografia: Martina Cristofani / Sipa Press

8

Page 10: SPACE THROUGH THE EYES OF WOMEN LÕESPACE Ë …

télécharger · download

spacewomen.org

partenaires associés

présenté par

SPACE THROUGH THE EYES OF WOMENL’ESPACE À TRAVERS LE REGARD DES FEMMES