Top Banner
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS DOCENTE: MOIRAH MENEZES ECOLOGIA DA AMAZÔNIA SEMINÁRIO HELOISA RODRIGUES NATÁLYA PIMENTEL SUZANE CARVALHO TAYNÁ RENATA
18

Slides mineração na amazônia

Nov 15, 2014

Download

Documents

Marlana Sousa

 
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Slides mineração na amazônia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁLICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS

DOCENTE: MOIRAH MENEZES

ECOLOGIA DA AMAZÔNIA

SEMINÁRIO

HELOISA RODRIGUES

NATÁLYA PIMENTEL

SUZANE CARVALHO

TAYNÁ RENATA

Page 2: Slides mineração na amazônia

MINERAÇÃO NA AMAZÔNIA

Serra dos Carajás

Page 3: Slides mineração na amazônia

Mineração é o termo utilizado para a extração e beneficiamento de minerais que se encontram em estado natural sólidos (carvão), líquidos (petróleo bruto) e gasosos (gás natural).

A Amazônia tem uma contribuição significativa na atividade de extração e transformação mineral realizada em território brasileiro, considerando a ocorrência na região de diversos minerais que influenciam na balança comercial do país, sendo o Pará o segundo maior Estado exportador de minérios.

O Brasil se destaca principalmente na produção de ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio.

Page 4: Slides mineração na amazônia

O ferro é o principal minério destinado à exportação no Brasil, sua extração ocorre especialmente em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; no Pará, na Serra dos Carajás; e no Mato Grosso do Sul, no Maciço do Urucu;

A bauxita é extraída na Serra do Oriximiná, no Pará;

As jazidas principais de extração de Manganês se encontram na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucu;

Os estados de Minas Gerais e Goiás respondem por grande parte da produção de nióbio;

Tapajós é a região de mineração de ouro mais importante do Brasil.

Page 5: Slides mineração na amazônia
Page 6: Slides mineração na amazônia

Vantagens da MineraçãoMineração direciona investimentos para a

Amazônia;

Sustentabilidade dá retorno;

Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), os empréstimos minerais seguem os preceitos de sustentabilidade consagrados mundialmente, ou seja, aliam retorno financeiro com responsabilidade social e atenção especial aos recursos minerais;

Na visão do IBRAM o investimento em sustentabilidade é plenamente amortizado ao longo dos anos e oferece retorno as empresas e à sociedade.

Page 7: Slides mineração na amazônia

“Esta iniciativa das mineradoras objetiva fortalecer o projeto com o máximo possível de mão de obra local e, com o passar do tempo, esta ação atrai até a instalação de redes de ensino superior para formar futuros profissionais. ” Fernando Coura

Page 8: Slides mineração na amazônia

Desvantagens A mineração a céu aberto causa diversos impactos

para o meio ambiente. Destrói completamente a área da jazida, as bacias de rejeito e as áreas usadas para depósito estéril;

Os danos também podem ser diretos e indiretos;

Page 9: Slides mineração na amazônia

Os impactos ambientais mais significativos causados pela atividade mineira na Amazônia são:

A extração de petróleo e gás natural no Estado do Amazonas:

apresentam como impactos diretos mais graves: o desmatamento resultante da abertura de clareiras aonde se perfuram os poços e o manejo dos fluidos de perfuração e dos resíduos sólidos retirados dos poços.

Mineração Industrial: Ferro, manganês, cassiterita, cobre, bauxita, etc.

Page 10: Slides mineração na amazônia

Impactos ambientais da garimpagem de ouro:

Grandes áreas da Amazônia ocidental têm sido exploradas por garimpeiros desde a década de 40;

Os impactos mais significativos estão relacionados aos recursos hídricos, o lançamento de mercúrio, óleos e graxas nos cursos d'água; a remoção das margens e encostas dos rios; a remoção de camadas dos leitos dos rios provocam poluição química da amálgama provoca a dispersão do mercúrio na atmosfera.

Page 11: Slides mineração na amazônia

Conflitos Em toda a região de extração e transformação mineral

os movimentos sociais têm se manifestado contrários a esta lógica perversa do capital dirigida pelas corporações.

Políticas do tipo "comando e controle", baseadas no princípio de que o produtor deve internalizar os custos ambientais à sua atividade.

Page 12: Slides mineração na amazônia

Principais conflitos:

Reclamações e conflitos em torno do valor percentual que as empresas transferem as comunidades e pela destinação dos royalties por parte dos políticos;

Denúncias pela usurpação das terras;

Por melhores condições de trabalho;

Preocupação com o desmatamento de florestas e vegetação existente na área do projeto;

Para que não se continue afetando ou pondo em risco a saúde da população;

Denúncias contra a contaminação do ar e d´água.

Page 13: Slides mineração na amazônia

Em 2008, na região de Carajás ocorreram várias manifestações com a ocupação dos trilhos da estrada de ferro de Carajás ao porto em São Luis-MA.

Mineração comercial das jazidas de manganês do Amapá, explorada desde 1950, desencadeou muitos conflitos socioambientais. A empresa Icomi, formada por empresas nacionais e estrangeiras, instalou-se na área em 1954.

Page 14: Slides mineração na amazônia

Para que a mineração na Amazônia possa gerar benefícios para as populações locais e diminuir as desigualdades e pobrezas e não aumentá-las, como tem sido até o momento, se faz necessário que seja planejada pelo Estado, e não pelas empresas, com participação da sociedade civil, com uma outra política de arrecadação e aplicação dos royalties.

O atual nível de consumo da sociedade global é insustentável. Se desejarmos diminuir as profundas consequências da mineração, precisamos controlar nossa síndrome consumista.

Page 15: Slides mineração na amazônia

Situação Atual- Avanços na Gestão ambiental;

- Das 100 maiores empresas, 25% possuem unidades certificadas pela ISO 14.001 - norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

- Sistemas de preservação;

Page 16: Slides mineração na amazônia

Projetos de mineração ameaçam 152 terras indígenas na Amazônia.

Baniwa garimpando no Rio Içana, Amazonas.|Celio Horst / Blog do ISA (Instituto Socioambiental)

Page 17: Slides mineração na amazônia

- Todos os processos minerários em terras indígenas estão suspensos, mas, se fossem liberados, cobririam 37,6% das áreas. O diagnóstico faz parte de um estudo do Instituto Socioambiental (ISA) e mostra a pressão que os índios sofreriam se suas terras fossem abertas à exploração.

- “Se fossem abertas à mineração, algumas terras indígenas teriam 96% de seu território coberto pela exploração”, diz o advogado Raul Silva Telles do Vale, do ISA.

“Na prática, a mineração em terras indígenas foi bloqueada”, explica Vale. É esse debate que o projeto de lei ameaça reabrir.

Page 18: Slides mineração na amazônia

- (Ecodebate, 22/04/2013) Publicado pela IHU online, parceira

estratégica do EcoDebate na socialização da informação.

- IHU On-line é publicada pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.