Top Banner
31 | 3586 2511 www.teiadetextos.com.br www.ufmg.br/ciencianoar [email protected] Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site. 5 | 7ª etapa teia de textos SEXO NA BIOLOGIA Os rouxinóis nos saraus fazem Picantes pica-paus fazem Façamos, vamos amar Cole Porter Versão de Carlos Rennó A música Façamos, interpretada de maneira muito diverda por Elza Soares e Chico Buarque, fala de uma chamada da natureza para se fazer amor. Realmente, o sexo é um grito muito forte na natureza. São poucos os grupos de organismos que não pracam o sexo. A bactéria é um dos poucos exemplos. Mas vale lembrar que, em Biologia, o que chamamos de “sexo” é muito menos excitante do que aquilo que você deve estar pensando. Biologicamente, ter uma vida sexual significa fazer meiose, ou seja, produzir gametas, que são as células sexuais. É a parr da meiose que se torna possível juntar informações genécas vindas de indi - víduos diferentes e criar um indivíduo completamente novo. É realmente um processo mágico (se é que se pode falar de magia em ciência)! Muitos cienstas tentam entender como o sexo vem evoluindo nos seres vivos. Para tanto, estudam a reprodução sexual nos mais diversos animais e plantas e até mesmo nos micro-organismos! E percebem que, mesmo alguns pequeninos seres vivos, como algas e fungos, fazem sexo! E olhe que eles também atraem os parceiros com feromônios, assim como o bicho homem e outros animais mais complexos. Esses feromônios são substâncias químicas produzidas e secretadas por um indivíduo, que permitem sua comunicação com outros seres da mesma espécie e determinam, dentre outros com- portamentos, o acasalamento visando à sexualidade e à reprodução. Texto originalmente escrito por Adlane Vilas-Boas para o programa Ritmos da ciência, da Rádio UFMG Educava FM 104,5, e adaptado por Lucas Oliveira Gonçalves. Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2011 - MEC/SESu.
1

SEXO NA BIOLOGIA · 31 | 3586 2511 [email protected] Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência.

Jan 22, 2020

Download

Documents

dariahiddleston
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: SEXO NA BIOLOGIA · 31 | 3586 2511   teiadetextos@gmail.com Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência.

31 | 3586 2511www.teiadetextos.com.brwww.ufmg.br/[email protected]

Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site.

5 | 7ª etapa

teia de textos

SEXO NA BIOLOGIAOs rouxinóis nos saraus fazem

Picantes pica-paus fazem Façamos, vamos amar

Cole PorterVersão de Carlos Rennó

A música Façamos, interpretada de maneira muito divertida por Elza Soares e Chico Buarque, fala de uma chamada da natureza para se fazer amor. Realmente, o sexo é um grito muito forte na natureza. São poucos os grupos de organismos que não praticam o sexo. A bactéria é um dos poucos exemplos.

Mas vale lembrar que, em Biologia, o que chamamos de “sexo” é muito menos excitante do que aquilo que você deve estar pensando. Biologicamente, ter uma vida sexual significa fazer meiose, ou seja, produzir gametas, que são as células sexuais. É a partir da meiose que se torna possível juntar informações genéticas vindas de indi-víduos diferentes e criar um indivíduo completamente novo. É realmente um processo mágico (se é que se pode falar de magia em ciência)!

Muitos cientistas tentam entender como o sexo vem evoluindo nos seres vivos. Para tanto, estudam a reprodução sexual nos mais diversos animais e plantas e até mesmo nos micro-organismos! E percebem que, mesmo alguns pequeninos seres vivos, como algas e fungos, fazem sexo! E olhe que eles também atraem os parceiros com feromônios, assim como o bicho homem e outros animais mais complexos. Esses feromônios são substâncias químicas produzidas e secretadas por um indivíduo, que permitem sua comunicação com outros seres da mesma espécie e determinam, dentre outros com-portamentos, o acasalamento visando à sexualidade e à reprodução.

Texto originalmente escrito por Adlane Vilas-Boas para o programa Ritmos da ciência, da Rádio UFMG Educativa FM 104,5, e adaptado por Lucas Oliveira Gonçalves.

Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2011 - MEC/SESu.