Top Banner
SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE: Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes e equipamentos A atuação deve ser mais próxima possível do defeito para manter o mais restrito possível a área de desligamento.
25

SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE: Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

Apr 07, 2016

Download

Documents

Levi Coronel
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE

PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE: Os dispositivos de proteção devem

desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes e equipamentos 

A atuação deve ser mais próxima possível do defeito para manter o mais restrito possível a área de desligamento. 

Page 2: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE

COMO EM UMA REDE EXISTEM DIVERSOS

DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE É CONVENIENTE QUE HAJA UMA

ATUAÇÃO SELETIVA

Page 3: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

CIRCUITOS DE BAIXA TENSÃO

PODEMOS TER AS SEGUINTES COMBINAÇÕESo FUSÍVEL EM SÉRIE COM FUSÍVEL

o RELÉS DE DISJUNTOR EM SÉRIE ENTRE SI

o RELÉ DE DISJUNTOR EM SÉRIE COM FUSÍVEL

o FUSÍVEL EM SÉRIE COM RELÉ DO DISJUNTOR

Page 4: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

FUSÍVEL X FUSÍVEL

FUSÍVEIS SÃO DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO P/ ALIMENTADORES E EQUIPAMENTOS;

OS ALIMENTADOR GERAL E ALIMENTADORES POSSUEM CORRENTES DIFERENTES;

SECÇÃO TRANSVERSAL DIFERENTES;

FUSÍVEIS EM SÉRIE, ADEQUADAMENTE ESCOLHIDOS, TEM COMPORTAMENTO SELETIVO NATURAL

Page 5: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: FUSÍVEL X FUSÍVEL

AL GERAL

NH 200 A

AL1 AL2 AL3

NH 50 A NH 50 A NH 100 A

Ik=1300AA

Page 6: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

FUSÍVEL X FUSÍVEL

t

A10 100 1300

(S)

1,40

0,03

200A

200A

1,37 S

Page 7: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

FUSÍVEL X FUSÍVEL

Page 8: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

FUSÍVEL X FUSÍVEL

Page 9: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.
Page 10: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: DISJUNTOR X DISJUNTOR

ESCALONAMENTO DAS CORRENTES DE ATUAÇÃO

o Somente é possível quando as correntes de curto circuito no local de instalação de cada disjuntor é suficientemente diferente.

o A corrente de desligamento do disjuntor ST deve ser ligeiramente superior ao valor máximo admissível pelo disjuntor SM

Page 11: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

M

500 KVA - 380 V

SM

ST a=600 An=6000 A

a=60 An=1000 A

40 CV

Ik10KA

5,9 KA

I

II

4 KA

AL1

AL2

Page 12: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: DISJUNTOR X DISJUNTOR

SELETIVIDADE ENTRE OS RELÉS DE CURTO CIRCUITO

o Se a diferença da corrente de curto circuito entre o local do defeito e alimentação geral é pequena, a seletividade é somente obtida através do retardo nos tempos de atuação dos relés eletromagnéticos de ação rápida do disjuntor principal.

o O tempo de escalonamento entre os dispositivos deve ser no mínimo 150 ms.

Page 13: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

•Proteção contra sobrecarga ("a”) com curva de tempo inverso. •Proteção contra curto circuitos com curto-retardo no tempo "z” (seletivo). •Proteção contra curto circuitos "n” (instantânea)

 

Page 14: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: DISJUNTOR X DISJUNTOR

Page 15: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: DISJUNTOR X DISJUNTOR

Page 16: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: DISJUNTOR X DISJUNTOR

TEMPODISJUNTOR

1

2

3

4

ms

450

300

150

0

Page 17: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: DISJUNTOR X FUSÍVEL

SOBRECARGA: É GARANTIDA, QUANDO A CURVA DE DESLIGAMENTO DO RELÉ TÉRMICO NÃO CORTA A CURVA DO FUSÍVEL.

CURTO-CIRCUITO: É GARANTIDA, SE O TEMPO DE RETARDO DO RELÉ MAGNÉTICO OU DE ATUAÇÃO FOR AO MENOS 100 ms ACIMA DA CURVA DE DESLIGAMENTO DO FUSÍVEL.

Page 18: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: DISJUNTOR X FUSÍVEL

Page 19: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: DISJUNTOR X FUSÍVEL

Page 20: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: FUSÍVEL X DISJUNTOR

SOBRECARGA: É GARANTIDA, QUANDO A CURVA DE DESLIGAMENTO DO FUSÍVEL NÃO CORTA A CURVA DO RELÉ TÉRMICO DO DISJUNTOR.

CURTO-CIRCUITO: É GARANTIDA, SE AS CARACTERÍSTICAS DO FUSÍVEL SE MANTER 50 ms ACIMA DA CURVA DE DESLIGAMENTO DO RELÉ ELETROMAGNÉTICO DE CURTO-CIRCUITO DO DISJUNTOR.

Page 21: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: FUSÍVEL X DISJUNTOR

Page 22: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: FUSÍVEL X DISJUNTOR

Page 23: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: ENTRE ALIMENTADORES EM PARALELO

A CORRENTE DE CURTO CIRCUITO NÃO SE ELEVA PERANTE A UM MAIOR NÚMERO DE ALIMENTADORES, E SIM SUBDIVIDE-SE.

COM CORRENTES DE CURTO CIRCUITO MENORES, AS CONDIÇÕES DE SELETIVIDADE SE TORNAM MAIS FAVORÁVEIS.

PARA MANTER SELETIVIDADE AS CURVAS DOS RELÉS DE CURTO CIRCUITO DEVERÃO SE MULTIPLICADAS POR 2 NA ESCALA DE CORRENTES.

Page 24: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: ENTRE ALIMENTADORES EM PARALELO

Page 25: SELETIVIDADE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTE:  Os dispositivos de proteção devem desligar o sistema em um intervalo de tempo real, evitando dados aos componentes.

SELETIVIDADE: ENTRE ALIMENTADORES EM PARALELO