Top Banner
VISÃO GERAL
47

SAP - Visão Geral V1

Dec 09, 2015

Download

Documents

Aline Booker

Visão Geral SAP
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: SAP - Visão Geral V1

VISÃO GERAL

Page 2: SAP - Visão Geral V1

SUMÁRIO

A HISTÓRIA DA SAP

EVOLUÇÃO DA FERRAMENTA

ANTIGO PAPEL DO ERP

O ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS ATUAL E O NOVO PAPEL

DO ERP

INTRODUÇÃO ÀS SOLUÇÕES & PRODUTOS SAP

SOLUÇÕES SAP - SAP BUSINESS ONE

SOLUÇÕES SAP - mySAP ALL IN ONE

SOLUÇÕES SAP - mySAP BUSINESS SUITE

Page 3: SAP - Visão Geral V1

SUMÁRIO

SAP ECC - ENTERPRISE CENTRAL COMPONENT

SAP ECC - ÁREA DE LOGÍSTICA

SAP ECC - ÁREA DE FINANÇAS

SAP ECC - ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

SAP ECC - CONCEITOS GERAIS

SAP NETWEAVER

SAP SOLUTION MANAGER

NAVEGABILIDADE DO SISTEMA

Page 4: SAP - Visão Geral V1

A HISTÓRIA DA SAP

Ao longo de mais de três décadas, a SAP evoluiu de uma empresa pequena e regional a uma organização de alcance mundial. Hoje, a SAP é a líder global de mercado em soluções de negócios colaborativas e multiempresas.

Os Anos 1970: Uma Visão em Tempo Real

Em 1972, cinco ex-empregados da IBM — Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus Tschira e Claus Wellenreuther, lançaram uma empresa chamada Systems Applications and Products in Data Processing (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados) em Mannheim, Alemanha. Sua visão: desenvolver um software aplicativo padrão para processos de negócios em tempo real.

Um ano depois, o primeiro aplicativo de contabilidade financeira estava pronto, formando a base para o contínuo desenvolvimento de outros componentes de software para aquilo que mais tarde veio a ser conhecido como sistema “R/1”. O “R” é a primeira letra de “real-time data processing” (processamento de dados em tempo real).Perto do fim da década, o exame exaustivo do banco de dados e do sistema de controle de diálogo da SAP levam ao nascimento do SAP R/2.

Page 5: SAP - Visão Geral V1

A HISTÓRIA DA SAP

Os Anos 1980: Crescimento Rápido

Cinquenta dentre as 100 maiores indústrias alemãs já são clientes da SAP.

Pensando nos seus clientes multinacionais, a SAP desenha o SAP R/2 para lidar com diferentes idiomas e moedas. Com essa funcionalidade e outras inovações no SAP R/2, a SAP cresce rapidamente.

No meio da década, a SAP inaugura na Áustria sua primeira organização de vendas fora da Alemanha. A empresa expõe pela primeira vez na CeBIT, feira de informática em Hanover, Alemanha. A receita alcança US$ 52 milhões, mais cedo do que se imaginava

Em agosto de 1988, a SAP GmbH se transforma em SAP AG. A partir de 4 de novembro, 1,2 milhões de ações passam a ser negociadas nas bolsas de Frankfurt e Stuttgart.

Com a abertura de subsidiárias na Dinamarca, Suécia, Itália e Estados Unidos, a expansão internacional da SAP toma um forte impulso.

Page 6: SAP - Visão Geral V1

A HISTÓRIA DA SAP

Os Anos 1990: Uma Nova Abordagem de Software e Soluções

O SAP R/3 é apresentado ao mercado.

O conceito cliente-servidor, a aparência uniforme de suas interfaces gráficas, o uso consistente de bancos de dados relacionais e a capacidade de ser executado em computadores de diferentes fornecedores resultam em aprovação geral.

Com o SAP R/3, a SAP mergulha numa nova geração de software empresarial – da computação em mainframes à arquitetura de três camadas de banco de dados, aplicativo e interface de usuário.

A subsidiária brasileira é aberta em 1995, compartilhando o sucesso do grupo.

Em 1996, a companhia ganhou 1.089 novos clientes do SAP R/3. No final do ano, o SAP R/3 estava instalado em mais de 9.000 sistemas no mundo todo.

Em 3 de agosto de 1998, as letras S-A-P aparecem pela primeira vez no pregão da bolsa de valores de Nova York (New York Stock Exchange - NYSE), a maior do mundo.

Page 7: SAP - Visão Geral V1

A HISTÓRIA DA SAP

Perto do final da década, Hasso Plattner, Co-Fundador, Co-Presidente e CEO, anuncia a estratégia mySAP.com, descortinando uma nova direção para a empresa. O mySAP.com une soluções de comércio eletrônico com aplicativos ERP já existentes, usando tecnologia Web.

Os Anos 2000: Inovação para o Novo Milênio

Com a Internet, o usuário passou a ser o foco dos aplicativos. A SAP desenvolve o SAP Workplace e pavimenta o caminho para a idéia de um portal corporativo e acesso à informação de acordo com o perfil do usuário.

Hoje em dia, com base na arquitetura orientada a serviços (SOA) e na plataforma de integração e de aplicativos, o SAP NetWeaver, a SAP abastece os clientes com soluções para processos de negócios.

Com o SAP NetWeaver, a empresa pode integrar pessoas, informação e processos dentro e fora da companhia.

Page 8: SAP - Visão Geral V1

EVOLUÇÃO DA FERRAMENTA

Ao longo dos anos, a SAP têm inovado continuamente suas soluções de software de gestão empresarial, acompanhando e atendendo as mudanças nos cenários de negócios.

Page 9: SAP - Visão Geral V1

EVOLUÇÃO DA FERRAMENTA

Esta inovação tecnológica pode ser verificada ao longo dos produtos e soluções desenvolvidos pela SAP. A integração na “nova” economia requer integração de negócios, processos, pessoas e informações entre empresas.

Page 10: SAP - Visão Geral V1

ANTIGO PAPEL DO ERP

Inicialmente os softwares ERP – gestão de negócios empresariais atendiam às necessidades de integração de processos e negócios internos nas empresas.

Page 11: SAP - Visão Geral V1

O ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS ATUAL E O NOVO PAPEL DO ERP

Atualmente as soluções de gestão devem atender a complexos ambientes de relacionamentos entre companhias, sendo ao mesmo tempo altamente eficazes, com baixo custo total de propriedade, transparência e alto grau de adaptabilidade.

Page 12: SAP - Visão Geral V1

INTRODUÇÃO ÀS SOLUÇÕES & PRODUTOS SAP

As soluções SAP atendem uma vasta gama de necessidades empresariais para a gestão estratégica, tática ou operacional para empresas de diferentes tamanhos e em diferentes segmentos.

Page 13: SAP - Visão Geral V1

SOLUÇÕES SAP – SAP BUSINESS ONE

O SAP Business One é uma solução para gerenciamento de negócios e gerenciamento operacional para pequenas e médias empresas (10 a algumas centenas de funcionários).

Totalmente integrado com as demais soluções SAAP, o B1 pode ser implementado de forma rápida e eficaz com um baixo custo de implementação e suporte.

A medida que as empresas expandem suas operações, B1 pode ser facilmente substituído, conforme necessidade ou facilitar a transição para outras soluções tais como mySAP Business Suite.

Page 14: SAP - Visão Geral V1

O mySAP All In One é uma solução para gerenciamento de negócios e gerenciamento operacional para médias empresas.

Possui as mesmas funcionalidade da versão mySAP Business Suite, porém possui o conceito de building blocks, onde as parametrizações já são predefinidas e precisam apenas serem ativadas.

SOLUÇÕES SAP – mySAP ALL IN ONE

Page 15: SAP - Visão Geral V1

SOLUÇÕES SAP – mySAP BUSINESS SUITE

O mySAP Business Suite é um pacote completo de soluções inter-empresariais que integra pessoas, informações e processos, aumentando desta forma, a eficiência nas relações de negócio. Consiste numa larga gama de produtos flexíveis para grandes organizações, habilitando a gestão e processos inter-empresariais. Seu alto grau de flexibilização e adaptabilidade garante o suporte necessário às atuais mudanças dinâmicas do mercado.

Page 16: SAP - Visão Geral V1

SOLUÇÕES SAP – mySAP BUSINESS SUITE

Cada solução englobo funções para a gestão empresaria de uma área de processo especifica mapeando as necessidades desta área de forma flexível e compreensível.

A solução mySAP Business Suite é baseada no componente SAP NetWeaver e formada pelas soluções mySAP ERP + mySAP CRM + mySAP SCM + mySAP PLM + mySAP SRM

Page 17: SAP - Visão Geral V1

SAP ECC - ENTERPRISE CENTRAL COMPONET

Desde o inicio a SAP tem sido líder das soluções de ERP. O componente ECC responde por esta finalidade.

Possui uma funcionalidade administrativa abrangente, fornecendo soluções comerciais totalmente integradas para todas as áreas da empresa, possibilitando o gerenciamento da informação em tempo real.

Page 18: SAP - Visão Geral V1

SAP ECC - ENTERPRISE CENTRAL COMPONENT

O componente SAP ECC é subdividido em componentes próprios: Vendas & Distribuição (SD), Planejamento de Produção (PP), Gerenciamento de Materiais (MM), Contabilidade Financeira (FI), Contabilidade de Custos (CO), entre vários outros.

Page 19: SAP - Visão Geral V1

O termo “Logística”, é usado para descrever funções que vão desde o apoio nas áreas de transporte, de movimentação, de armazenagem de materiais até o gerenciamento estratégico das informações, não só entre as várias áreas da empresa, mas entre fornecedores, clientes e agentes envolvidos.

SAP ECC – ÁREA DE LOGÍSTICA

Page 20: SAP - Visão Geral V1

SuprimentosO componente Administração de Materiais (MM), controla todas as fases envolvidas na administração de suprimentos e estoques no sistema, como Planejamento e Controle de Materiais, Compras, Administração de Estoque, Administração de Serviços e Revisão de Faturas

SAP ECC – ÁREA DE LOGÍSTICA

Page 21: SAP - Visão Geral V1

Planejamento de Produção

O componente Planejamento de Produção (PP) aplica-se ao controle das atividades de produção de uma empresa. Por exemplo, centros de trabalhos, planejamentos de vendas e operações, programas de produção (MPS), planejamento de material (MRP), administração de dados mestres (materiais, listas técnicas, centros de trabalhos, roteiros) e administração de ordens de produção.

SAP ECC – ÁREA DE LOGÍSTICA

Page 22: SAP - Visão Geral V1

Vendas e Distribuição

A função do componente Vendas e Distribuição (SD) é administrar as relações comerciais de fornecimento de produtos ou prestação de serviços realizadas entre a empresa e o cliente, desde a fase de pré-vendas até a entrega do pagamento.

SAP ECC – ÁREA DE LOGÍSTICA

Page 23: SAP - Visão Geral V1

Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto

O Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (PLM), suporta todas as etapas de desenvolvimento de produtos desde a sua concepção, manutenção, melhoria continua e descontinuidade dos mesmos.

SAP ECC – ÁREA DE LOGÍSTICA

Page 24: SAP - Visão Geral V1

Manutenção

Este componente de aplicação apóia o planejamento, processamento, a inspeção e a execução de tarefas de Manutenção (PM). As tarefas de manutenção incluem: reformas ou construções, limpeza, revisões e múltilpos consertos.

SAP ECC – ÁREA DE LOGÍSTICA

Page 25: SAP - Visão Geral V1

Gerenciamento de Projetos

O componente Sistema de Projetos (PS) torna disponíveis dados, estruturas padronizadas e modelos que suportam a concepção e o planejamento técnico, operacional e financeiro para diferentes projetos, complexos ou simplificados.

SAP ECC – ÁREA DE LOGÍSTICA

Page 26: SAP - Visão Geral V1

Gerenciamento de Qualidade

O componente aplicação Gerenciamento de Qualidade (QM) é integrado aos processos logísticos da cadeia de suprimentos. Destina-se ao planejamento, controle e inspeção de qualidade.

SAP ECC – ÁREA DE LOGÍSTICA

Page 27: SAP - Visão Geral V1

Contabilidade Financeira

O componente Contabilidade Financeira (FI), enfoca a contabilidade do Razão Geral, processamento de contas a pagar, contas e receber e contabilidade do imobilizado. Sua principal tarefa é suportar as demonstrações financeiras relativas ao balanço patrimonial e a demonstração de resultados.

SAP ECC – ÁREA DE FINANÇAS

Page 28: SAP - Visão Geral V1

Contabilidade de Custos (Controlling)

A Contabilidade de Custos (CO), efetua e gerencia o cálculo de custos dos produtos, além de fornecer informações sobre rentabilidade para a administração do processos decisório, facilita a coordenação, o acompanhamento e a otimização de todos os processos relacionados ao fluxo de custos em uma organização.

SAP ECC – ÁREA DE FINANÇAS

Page 29: SAP - Visão Geral V1

Recursos HumanosO componente Recursos Humanos (HR), contém todos os dados relevantes dos colaboradores. É responsável pela administração da estrutura organizacional, recrutamento e seleção, administração de pessoal, benefícios, administração salarial, administração de eventos, treinamentos, freqüência, folha de pagamento, desenvolvimento pessoal e apontamento de horas trabalhadas.

SAP ECC – ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Page 30: SAP - Visão Geral V1

SAP ECC – CONCEITOS GERAIS

Estrutura Organizacional

Temos aqui a estrutura organizacional definida no sistema durante uma implementação.

Page 31: SAP - Visão Geral V1

SAP ECC – CONCEITOS GERAIS

Estrutura Organizacional

Estrutura organizacional existentes nos módulos de FI e CO.

Page 32: SAP - Visão Geral V1

Estrutura Organizacional

Estrutura organizacional existentes nos módulos de MM e PP.

SAP ECC – CONCEITOS GERAIS

Page 33: SAP - Visão Geral V1

Estrutura Organizacional

Estrutura organizacional existentes no módulo de SD.

SAP ECC – CONCEITOS GERAIS

Page 34: SAP - Visão Geral V1

Dados Mestres

Os dados mestres são usados e processados em uma base de dados comum para vários componentes.

Esta fonte de dados permite que valores sejam propostos automaticamente durante o processamento de um documento, reduzindo o número de erros e tempo gasto com a manutenção de dados.

Alguns exemplos de dados mestres são: cadastros de clientes, fornecedores, materiais, imobilizados, bancos, contas contábeis, centro de custos, funcionários, condições de preços entre vários outros.

SAP ECC – CONCEITOS GERAIS

Page 35: SAP - Visão Geral V1

Dados Mestres

Por exemplo, o cadastro mestre de cliente conterá dados específicos como nome, endereço; dados do cliente pertinentes a área financeira como forma de cobrança, limite de crédito, meios de pagamento; ou dados de clientes relativos à área de vendas tais como lista de preço, condições de pagamentos e entregas, relacionamentos de parceiros, etc.

SAP ECC – CONCEITOS GERAIS

Page 36: SAP - Visão Geral V1

Dados Mestres

Um outro exemplo significativo é o cadastro de materiais, que contém dados relevantes a diversas áreas como vendas, compras contabilidade financeira e de custos e que está classificado no SAP como visões.

SAP ECC – CONCEITOS GERAIS

Page 37: SAP - Visão Geral V1

Dados Mestres

A correta manutenção dos cadastros mestres e sua utilização em combinação com as unidades organizacionais são de fundamental importância, pois deles depende todo o encadeamento e a qualidade das etapas posteriores em qualquer processos empresarial.

SAP ECC – CONCEITOS GERAIS

Page 38: SAP - Visão Geral V1

SAP NETWEAVER

SAP NetWeaver

O SAP NetWeaver contempla funções para a infra-estrutura das soluções de negócios através de quatro sub-componentes. O principal objetivo deste componente é transcender o limite existente nas versões anteriores, integrando os processos internos da companhia com os processos e agentes externos.

Page 39: SAP - Visão Geral V1

SAP SOLUTION MANAGER

Solution Manager

O SAP Solution Manager é a plataforma central de suporte e serviços utilizados para a implementação e operações de soluções SAP.

Page 40: SAP - Visão Geral V1

SAP GUI – Graphical User Interface

Quando você deseja efetuar um logon no sistema ECC utilizando um ambiente Windows, a primeira janela apresentada é uma tela do programa SAP GUI.

NAVEGABILIDADE DO SISTEMA

Page 41: SAP - Visão Geral V1

Tela Inicial de Logon

Na tela de logon propriamente você deve preencher os seguintes campos:

NAVEGABILIDADE DO SISTEMA

Mandante: Um mandante é, em termos organizacionais uma unidade independente no sistema. Os mandantes possuem seus próprios ambientes de dados, e por isso, possuem seus próprios dados mestres, dados transacionais e customizing especifico.

Senha: Sua senha.

Linguagem: Um código de linguagem que serão apresentados as telas, campos e informações durante o acesso no sistema.

*Observe que, através desta tela você consegue também modificar a qualquer momento sua senha de logon no sistema.

Page 42: SAP - Visão Geral V1

SAP Easy Access – Menu de Fácil Acesso

Dentro do sistema SAP ECC, a primeira tela que é apresentada é o SAP Easy Access, ou seja, o menu de fácil acesso.Este menu varia em cada organização de acordo com suas necessidades também em função do perfil de usuário de acordo com as normas e diretrizes de sua empresa.

NAVEGABILIDADE DO SISTEMA

Page 43: SAP - Visão Geral V1

Várias Opções de Navegação

No campo de comando, alguns códigos são especiais por representarem atalhos para efetuar uma ação de maneira mais rápida.

EX : /oXD02 – abre uma nova tela (sessão) com a transação desejada. /nVA02 – fecha a sessão atual e abre uma nova com a transação desejada.

NAVEGABILIDADE DO SISTEMA

Page 44: SAP - Visão Geral V1

Ajudas de Campo (F1 e F4)

Utilize a tecla F1 para exibir a explicação sobre um campo, menus, funções ou mensagens:

NAVEGABILIDADE DO SISTEMA

Page 45: SAP - Visão Geral V1

Ajudas de Campo (F1 e F4)

Utilize a tecla F4 para exibir as entradas possíveis para um determinado campo

NAVEGABILIDADE DO SISTEMA

Page 46: SAP - Visão Geral V1

Mensagens do Sistema

NAVEGABILIDADE DO SISTEMA

Page 47: SAP - Visão Geral V1

Dúvidas?

Obrigado!