Top Banner
Romualdo Caetano Catequista CRISMA 2012
15

Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

Apr 17, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

Romualdo CaetanoCatequista

CRISMA 2012

Page 2: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

Em nome do Pai......

SANTÍSSIMA TRINDADE

Page 3: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

Pai Nosso que estais no céu, Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossa ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mais livrai-nos do mal, Amém.

PAI NOSSO

Page 4: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

Salmo 51

Leitor: Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor! Por tua grande compaixão,

apaga a minha culpa.

Todos: Lava-me da minha injustiça e purificai-me do meu pecado!

PALAVRA DE DEUS

Aclamação à Palavra de Deus“Escuta Israel, javé teu Deus vai falar(bis)

Fala Senhor Javé, Israel quer te escutar(bis)

Page 5: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

Na Bíblia:

Romualdo CaetanoCatequista

Page 6: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......
Page 7: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

ENCONTRO DE CRISMA

Page 8: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

Romualdo CaetanoCatequista

UM TEMPO PARA A ORAÇÃO! O tempo é um presente de Deus! Quem nos chamou à vida, também nos deu o tempo como «espaço» para realizá-la. O tempo, para cada um de nós, é a nossa própria existência, pois é nele que temos consciência do nosso ser, estar, pensar e agir. O tempo é muito importante! Sem ele não existimos!

Page 9: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

DOMINGO DE RAMOSNeste dia fazemos memória da entrada de Jesus em Jerusalém montado num jumento e acolhido pelo povo com ramos (cf. Mc 11, 1-11). Esta é a recordação da última semana da vida histórica de Jesus. A comunidade cristã celebra a decisão de Jesus morrer pela Salvação. Ele sabia que ir a Jerusalém representava abraçar uma conseqüência fatal: ser condenado à morte.

Page 10: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

TRÍDUO PASCAL

Page 11: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

Jesus Celebra a Páscoa com seus discípulos. É a sua última ceia: não há cordeiro, lava os pés dos discípulos e institui o sacerdócio e a Eucaristia (cf. Jo 13, 1-11; Mc 14, 22-25; Lc, 21, 14-20). Hoje nas catedrais (sede das dioceses) se celebra a “missa do Crisma” (ou missa dos santos óleos) presidida pelo bispo. É a comemoração da instituição do Sacerdócio. Nessa missa os sacerdotes renovam as promessas sacerdotais. À noite acontece a Missa da Ceia do Senhor nas paróquias. A Igreja com o rito do “lava-pés” renova o compromisso de ser servidora da humanidade. Jesus, instituindo a Eucaristia concretiza seu desejo de estar sempre presente entre nós em forma de pão. Quem ama, alimenta.

Page 12: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

SEXTA-FEIRA SANTA:

Jesus é apressadamente julgado e condenado a ser crucificado (cf. Mc 14, 53-65. 15,1-15; Mt 27, 11-57). Celebramos hoje a Paixão e morte do Senhor. Paixão quer dizer um profundo Amor que o motiva a encarar a morte com alegria pela nossa Salvação. Jesus é vítima: do fanatismo religioso, da arrogância e indiferença política (César = Deus), da Ignorância popular... (é trocado por Barrabás!). À tarde há a adoração do Cristo na Cruz: adora-se o Crucificado, mas considera-se pedagogicamente a cruz como instrumento (caminho) de passagem para a glória. Deus é sempre Deus merecedor do nosso louvor, confiança, adoração... a Cruz é símbolo daquilo que deve ser enfrentado com sabedoria, firmeza e ser superado para podermos chegar à glória (alegria, conquista, mérito...).

Page 13: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

SÁBADO SANTO:

Jesus, sepultado, repousa fica no túmulo (cf. Mt 27, 57-66; Mc 15, 42-47). É um dia se silêncio, meditação e oração. Hoje é um dia de expectativa, por isso durante o dia não há missa. À noite há a celebração da Vigília Pascal que é a mais importante celebração do Ano Litúrgico. Nela se concentra a reflexão dos principais eventos da história da nossa fé: a criação, Abraão, Êxodo, os Profetas.... tudo aponta para o Messias, Jesus Cristo. A experiência da Páscoa (quer dizer passagem) é a nossa grande expectativa (da terra para o Céu).

Page 14: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......

DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR: O

Sepulcro é encontrado vazio: Jesus Ressuscitou... espalhou-se, então um movimento de grande dinamismo (todos correm!), ressurgiu a esperança, voltam a sonhar com alegria (cf. Jo 20, 1-18; Lc 24,1-12). A nossa fé cristã se fundamenta na experiência da Ressurreição de Jesus Cristo. Se Cristo não ressuscitou, então a pregação sobre a Esperança da nossa Ressurreição é vazia e nossa fé é ilusória, diz Paulo (1 Cor 15,14-17). Celebrar a páscoa é renovar o compromisso de viver com alegria, com entusiasmo, promovendo a vida e combatendo tudo aquilo que gera a morte.

Page 15: Romualdo Caetano Catequista. Em nome do Pai......