Top Banner
´, Romanos Trabalho realizado por: Ana Beatriz 5.º B sala 3 1
14

Romanos

Jan 20, 2017

Download

Education

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Romanos

´,

Romanos

Trabalho realizado por:

Ana Beatriz 5.º B sala 3

Esc. E.B 2,3 Dr. José Neves Júnior

Prof. Virgínia Maria

1

Page 2: Romanos

´,

INDICE

A conquista romana e a resistência dos povos Ibéricos.

A Península Ibérica Romanizada.

O Cristianismo

O fim do Império Romano

2

Page 3: Romanos

´,

A conquista romana e a resistência dos povos

Ibéricos

O Romanos foi um povo muito desenvolvido, originário da Península Itálica. Tinham um exército poderoso numeroso e organizado, o que lhe permitiu fazer grandes conquistas, e, assim construir um grande império.

O Império Romano tinha como centro o Mar Mediterrâneo. Todas as regiões localizada á volta deste mar faziam parte do vasto império. Por isso, os Romanos chamavam ao Mar Mediterrâneo Mare Nostrum (significa o nosso mar).

O Império Romano era formado por territórios que se espalhavam pela Europa, Ásia e África, por isso vivia nele povos de etnias e características muito diferentes.

3

Page 4: Romanos

´,

A cidade de Roma era a capital do Império e quem governava era um imperador.

No ano 218 a.C., os Romanos entraram na Península Ibérica.

Os motivos que os trouxeram para a Península Ibérica foram:

Alargar o Império Romano até á Península Ibérica Aceder ás riquezas naturais da Península Ibérica,

como por exemplo os metais ( ouro, prata, cobre…) Angariar escravos para o trabalho das obras públicas

e outros serviços do Império.

O chefe do império Romano era o imperador, o 1.º chefe foi chamava-se Otaviano César Augusto. Os Romanos controlavam a navegação e comércio do Mar Mediterrâneo. Os Romanos chamam ao Mar Mediterrâneo “Mare Nostrum” (o nosso mar), porque nenhum outro povo podia ir lá navegar sem autorização dos Romanos.

No ano 19 a.C. os Romanos acabaram por vencer os Lusitanos

4

Page 5: Romanos

´,

Os Romanos dividiram a Península Ibérica em 3 províncias:

A Lusitânia A Bética A Tarraconense

2. Províncias romanas na Península Ibérica

A Lusitânia tinha capital de Eremita Augusta (esta cidade chama-se atualmente Mérida). A ocupação na Península Ibérica pelas tropas romanas não foi pacífica. Aliás, a conquista definitiva deste território só de em 29 a.C., cerca de 190 após os Romanos terem chegado á Península Ibérica.O povo que mais resistiu ao Romanos foi os Lusitanos, e em especial, a tribo liderada por Viriato. Viriato e a sua tribo conseguiram impedir a tribo Romana através de armadilhas e emboscadas, sempre em ataques surpresa.

5

Page 6: Romanos

´,

A Península Ibérica Romanizada

A Romanização são as transformações de paisagens e modos de vida influenciados pelos Romanos.

Estas transformações abrangiam diversos aspetos: Produção agrícola O comércio e o uso da moeda. O latim, língua oficial de Roma. Estradas e pontes.

As construções de aquedutos. Novas indústrias

4. Moeda Romana

3. Estrada romana

5.Ponte Romana

6

Page 7: Romanos

´,

Os Romanos construíram uma rede de estradas e ponte para unir as cidades mais importantes, permitir uma deslocação rápida a

Roma, fazer trocas comerciais e o envio para Roma com os impostos e riquezas peninsulares.

6. Casas de Romanos

Roma era uma cidade de contrastes. Os mais ricos viviam em luxuosas moradias e, muitas vezes possuíam casas de campo. Muitas destas casas tinham termas privadas. A plebe vivia em edifícios de apartamentos sem água corrente.

7

Page 8: Romanos

´,

O Cristianismo Situa no tempo e no espaço o nascimento de Cristo. Jesus Cristo nasceu em Belém, na Judeia, no século I. Os princípios do Cristianismo: A crença num Deus Único e a igualdade de todos os homens.

As perseguições movidas pelos Romanos aos Cristãos.O Cristianismo punha em causa o Estado e a sociedade Romana, uma vez que criticava o culto ao Imperador e dos Deuses pagãos e ainda as grandes desigualdades do Império. Por estas razões os Cristãos foram vítimas de perseguições por parte dos Romanos.

As consequências do triunfo do Cristianismo: O Imperador Teodósio reconheceu o Cristianismo

como religião oficial do Império. Construíram-se templos para servir as comunidades Estabeleceu-se a administração própria, com base

em dioceses, dirigidas por bispos. O Papa passou a residir em Roma, capital do

Império.

8

Page 9: Romanos

´,

O fim do Império RomanoEm volta do Império Romano viviam povos a quem os Romanos chamavam "Bárbaros" por não falarem latim nem terem os mesmos hábitos. A partir do século III começaram a deslocar-se para Oeste, invadindo o Império e derrotando as legiões romanas. Assim se deu aqueda do Império Romano a Ocidente.

No século V (ano de 409) passaram pela Península Ibérica Alanos e Vândalos, a caminho do Norte de África, e Suevos e Visigodos que aqui se estabeleceram.No entanto, após anos de guerra, os Visigodos venceram os Suevos, passando a dominar toda a Península. A capital do reino dos Visigodos era Toledo.

A pouco e pouco, os Visigodos foram adotando o modo de vida romanizado dos povos peninsulares, tendo-se até convertido ao Cristianismo.

9

Page 10: Romanos

´,

Hiperlinks de consulta

file:///D:/content/emanual.html

http://www.escolovar.org/historia_imperio.romano_big.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5d/Hispania_2a_division_provincial.PNG

http://comunidade.sol.pt/blogs/olindagil/archive/2008/04/08/O-FIM-DO-IMP_C900_RIO-ROMANO_2C00_-O-CRISTIANISMO_2C00_--AS-INVAS_D500_ES-B_C100_RBARAS.aspx

https://www.google.pt/search?q=moedas+romanas&espv=210&es_sm=93&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=VzLgUofCMaStywPEw4CQBA&sqi=2&ved=0CCoQsAQ&biw=1366&bih=643#q=estradas+e+pontes+romanas&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=dMTv1s2ykdvGeM%253A%3B01KbHhx1UcQE_M%3Bhttp%253A%252F%252Farqueo.org%252Fromano%252FPonte-chaves.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Farqueo.org%252Fromano%252Fpontes-romanas.html%3B500%3B375

10

Page 11: Romanos

´,

11