Top Banner
76

Revista Evidência Edição Outubro 2010

Mar 07, 2016

Download

Documents

Portal DrFotos

A Revista Evidência é um veículo de comunicação mensal, com tiragem de 10.000 exemplares, dirigidos a um público-alvo diferenciado, pois a distribuição é realizada de forma selecionada nos principais canais (clínicas, salas de espera, salões de cabeleireiros, restaurantes, cafés e ambientes de grande circulação) Tem a qualidade da Gráfica São Francisco, e mostra assuntos de real importância em nosso meio social, artístico, político, esportivo, variedades, saúde, turismo, terceiro setor, religião, moda e muito mais. É auditada bela BLB Auditores & Consultores
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 2: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 3: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 4: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 5: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 6: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Expediente

Editorial

Diretor: Rodrigo Simões

Jornalista Responsável e RevisãoMariana Nakane – MTB 42.692

DiagramaçãoFernanda M. Paschoalin

CapaRafael Cautella

FotógrafoRafael Cautella

Gerente ComercialPoliana S. Spadaro Profeta

Tiragem: 10.000 exemplares

CtP e ImpressãoSão Francisco Gráfica e Editora

Revista Evidência é uma publicação mensal da Editora R2S

Ribeirão Ltda, não tendo responsabilidade editorial pelos con-

ceitos emitidos nos artigos assinados e informes publicitários.

Auditada por: BLB Auditores Independentes

CNPJ - 06.096.033/0001-63Rua Professor João Fiúsa, 1901

salas 507/508 - Jd. CanadáRibeirão Preto – SP

10.0

00 e

xem

plar

es a

udit

ados

pel

a BL

B Au

dito

res

R: Professor Mariano Siqueira, 48/Jd. América/ Ribeirão Preto-SP CEP 14020-188 - Fone: (16) 2102-7900www.programaevidencia.com.br

Siga-nos no twitter: @rodrigosimoes_

A força do interior

Ao completar 77 anos, o Clube de Regatas alcança um nível de qua-lidade que enche seus associados de orgulho e prazer. Uma estrutura digna de todos os reconhecimentos. A sua diretoria, comandada por Waldo Da Col e Antonio Cese, trabalha com transparência, oferecendo as mais diferentes opções de lazer, entretenimento e esportes. Um clube onde praticamente não existe inadimplência. Tudo isto é fruto de trabalho e união.

Esta edição traz a cobertura completa do Grande Prêmio Ribeirão Preto de Solidariedade, que aconteceu no Theatro Pedro II, prestigiado por cerca de 900 convidados. Uma noite verdadeiramente memorável. José Carlos Carvalho, presidente da ACIRP, nos tem dado um apoio da mais alta importância. Este espaço ficaria pequeno para agradecermos o nosso presidente. O Fundo Social, através de Mara Pereira Alvim e o Theatro Pedro II, com o presidente Josué Peixoto colaboraram de for-ma direta para o sucesso do evento. Para 2011, ganhamos o reforço da Secretaria de Assistência Social, com a secretária Maria Sodré. Novas entidades e tradicionais benemerentes estarão conosco neste evento, que tem por objetivo reconhecer o árduo trabalho destes batalhado-res. O dia 12 de setembro de 2011 já está agendado.

Não faltaram motivos para brindarmos o mês de outubro. Mês da nossa Mãe, padroeira e rainha do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Mês das crianças, dos professores e das comemorações dos 80 anos do templo da cultura em nossa região: Theatro Pedro II.

Com o coração tomado pela alegria, na expectativa de ser pai mais uma vez, planejando e sonhando tudo o que temos direito, com a transparência de sempre, finalizamos esta edição. Que a legitimidade do voto faça com que nossos representantes tenham um mínimo de dignidade e postura, para discutir o que realmente interessa ao nosso País. Que Deus nos abençoe.

Uma ótima leitura a todos.

Rodrigo Simões

ErramosNa edição passada, mês setembro, na

matéria de capa, página 13, quem aparece na foto junto da esposa Maria Rita Faleiros e filhos é o Dr. Francisco Fernandes Moreira Neto, e não Francisco Ignácio da Silva Neto como foi publicado. Já na página 60, o endereço da Escola de Educação Infantil Maria de Nazaré está errado. A escola fica à rua Roberto de Souza Prado 215. O telefone é o 16.3638-0908.

Page 7: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Expediente

Auditada por: BLB Auditores Independentes

CNPJ - 06.096.033/0001-63Rua Professor João Fiúsa, 1901

salas 507/508 - Jd. CanadáRibeirão Preto – SP

08 CapaClube de Regatas:

Administração de sucesso coroa seus 77 anos

14 PerfilMarcio Pallandri:

À frente do Empório Brasília

32 CulturaTheatro Pedro II:

80 anos de muitas histórias

34 ModaFitness:

Cada malha para cada tipo de corpo

49 Dicas CulturaisIvete Sangalo:

A rainha do axé estará no Ribeirão Skol Folia

54 SolidariedadeGrande Prêmio Ribeirão Preto de Solidariedade:

O Theatro Pedro II foi palco da homenagem de mais de 50 entidades

34

54

1408

32

49

Page 8: Revista Evidência Edição Outubro 2010

RegatasO melhor Clube do interior paulista

Com 33 mil sócios, em uma estrutura invejável, que em-prega cerca de 420 profissio-nais aos finais de semana, o Clube de Regatas de Ribeirão Preto, cada vez mais, consoli-da-se como um dos melhores clubes de todo o Estado de São Paulo

O Clube de Regatas de Ribeirão Preto é a área de lazer e lugar para a prática de esportes de milhares de famílias. O leque de opções encontra-das no clube, dentro de uma estrutura que passa por constantes aprimora-mentos e que proporciona conforto e segurança aos frequentadores, cul-mina em sócios satisfeitos e nomeia o Regatas como um dos melhores clubes do estado.

Todo esse reconhecimento se deve à forma como o clube é administrado

Capa

pelo presidente Waldo da Col e vice Antônio Cese, empreendedores de sucesso, que com o apoio de uma di-retoria de peso, estão sempre promo-vendo ações inteligentes que visam a melhoria constante nos mais variados

aspectos como obras de manutenção, ampliação e reforma, além da infor-matização de sistemas. Com isso, aos 77 anos, o Clube de Regatas é um dos mais modernos clubes do Brasil.

Em sua estrutura impecavelmente

O Clube de Regatas localiza-se em uma área de cerca de 403.319,14 m²

Vice-presidente Antônio Cese e o presidente Waldo Da Col: Administração moderna , eficiente e transparente

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

8 | Revista Evidência

Page 9: Revista Evidência Edição Outubro 2010

organizada oferece aos associados ampla e moderna academia de ginásti-ca, yoga, sala de jogos, aulas de dança de salão, ambulatório médico devida-mente equipado, área para churrasco, berçário, biblioteca, sala de troféus, campos de futebol, bocha, basquete, tênis, vôlei de quadra e areia, parques infantis, boutique, capela, lago, lan-chonetes, restaurantes para todos os gostos, salão social, parque aquático, sauna e pista de atletismo.

Na área de esportes, o clube organiza vários torneios e competições ao longo do ano, nas diversas modalidades dis-poníveis. Tradicionais bailes e jantares também ocorrem durante todo o ano, assim como os eventos que focam a responsabilidade social. A Feijoada da Fraternidade é um exemplo. Além disso, a preocupação com o meio ambiente também se faz presente. O Regatas tem 60% de sua área arborizada.

ObrasAs obras dentro do Clube de Regatas

nunca param. Tudo, para dar cada vez mais qualidade ao que é oferecido ao sócio. Dessa forma, recentemente o berçário e o fraldário foram ampliados, inclusive com a aquisição de novos mobiliários, com o objetivo de propor-cionar todo o conforto necessário para mamães e bebês. Uma das lanchone-tes também foi reformada e um novo almoxarifado inaugurado.

InformatizaçãoDesde 2008, o clube é 100% infor-

matizado. Todos os terminais de caixas contam com fibra óptica para a emissão de cupom fiscal. Além disso, o sistema de cobrança é on-line, em tempo real móvel, o que significa mais agilidade para o associado, já que a quitação e a liberação da catraca na portaria do Regatas ocorrem on-line, no mesmo instante. Dessa forma, no ato do paga-mento, o associado já está liberado e o clube com o seu sistema atualizado, inclusive com o depósito já efetuado na conta do Regatas.

Essa tecnologia foi desenvolvida e patenteada pela equipe da SICACo-branças, dirigida pelo economista José Carlos Golfetto Sica Calixto. A Cobran-ça desempenhada é ativa, o que ga-rante o monitoramento e um alto grau de relacionamento com os associados. O arrecadador da SICA age como um representante do clube entregando in-formativos dos acontecimentos sociais e esportivos. Tudo isso permite ao Re-gatas maior liquidez no cumprimento de suas obrigações, com quase 0% de inadimplência, a menor do Brasil.

Reposição de Títulos “série D”Tamanho é o sucesso do Clube de

Regatas junto ao ribeirãopretano e à população da região, que hoje, mesmo desfrutando de um clube de campo fincado em 403.319,14 m², não existem mais títulos a serem comercializados. Para a diretoria do Regatas, mesmo com muitas famílias querendo se associar, não adianta congestionar o clube, o que diminuiria áreas e consequentemente o conforto dos sócios.

Contudo, aquelas pessoas que têm o desejo de proporcionar aos amigos e à família, momentos de lazer, com conforto e segurança nas dependên-cias do Regatas, não precisam desani-mar. O clube acaba de iniciar a repo-sição de títulos, da “série D”. Porém, quem quiser entrar para a família regateira precisa correr. São apenas 50 títulos, que farão 50 felizardos.

Diretoria do Clube de Regatas

“O sistema de cobrança é on-

line, em tempo real móvel, o que significa

mais agilidade para o associado”

Revista Evidência | 9

Page 10: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 11: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 12: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Pinghera & Associados

Uma vida

35 anos, desde aquele 1º de outubro de 1975, mesa, máquina de escrever, calcula-dora ainda manual, a pequena sala à rua General Osório, no edifício Vallada, muita vontade, com vigor dos 24 anos de idade, um único objetivo, criar uma empresa ven-cedora, transmitir ao cliente a tranquilidade e confiança nos serviços contábeis-fiscais. Os primeiros clientes, aumentando com o passar dos anos. Chegam os primeiros colaboradores, momento em que iniciamos a construir nosso principal, capital, o capital humano, composto pelos colaboradores diretos, indiretos e clientes.

Temos certeza de que sem esta valoriza-ção humana que damos a este relaciona-mento, este negócio não teria prosperado tanto quanto prosperou nestes 35 anos, portanto, só tenho a agradecer a Deus em primeiro lugar pela saúde, ao longo destes anos; ao sócio Mauricio Coró, com quem juntos alavancamos o escritório, hoje também com seu próprio negócio; minha mulher Virginia, sócia de hoje e sempre, e aqueles que agora representam os asso-ciados, Andréia, Ricardo, Daniel, Antônio Homero e Elaine. Muito obrigado a você cliente pela confiança depositada ao longo destes anos.

Francisco Pinghera

35 anos

Francisco e Virginia Pinghera

Andréia, Ricardo, Daniel, Antônio Homero e Elaine Pessoal: Cibele e Talita

Foto

s: R

afae

l Cau

tella

Page 13: Revista Evidência Edição Outubro 2010

A Pinghera & Associados é uma em-presa com compromisso, seriedade e idoneidade, tendo o diferencial de fazer com que seus colaboradores se sintam em casa, proporcionando a todos um ambiente familiar com bem-estar e ale-

gria. De forma que todos trabalhem em prol de um só objetivo, a prestação de serviços com qualidade e crescimento contínuo. Parabéns pelos 35 anos!

São os votos de todos os seus cola-boradores.

Contábil: Sergio, Marcela, Bruna e Regiane

Fiscal: Alessandra, Noelle, Fernanda, Isabel e Cecília

Expedição: Leonardo, Ana, Cinira e Sidmar

Page 14: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Por trás do Empório Brasília

Conhecido como um dos bares mais tradicionais de Ribeirão Preto, é difícil encontrar alguém que nun-ca tenha se reunido com os amigos para tomar uma cervejinha gelada, acompanhado pelo melhor torresmo da cidade, no Empório Brasília. Fun-dado em 1977, o Empório que levou o nome de Bar Brasília até 1995, foi o primeiro bar no centro de Ribeirão, a colocar mesas e cadeiras nas calça-das, criando um ambiente descontra-ído para seus frequentadores. Assim, se hoje a cidade é recheada de bares com mesas na calçada, favoráveis ao clima mais do que quente, temos muito que agradecer ao Empório.

O grande responsável pela inova-ção, ocorrida na década de 90, foi o proprietário Marcio Pallandri, que na época comprou o estabelecimento do sogro e ali começou a promover pequenos investimentos. “Naquele tempo, o bar já era tradicional, mas frequentado por um público mais velho. Aos poucos, jovens também foram chegando e hoje, com um vas-to leque de opções, o empório atrai todas as idades”, revela orgulhoso Marcio, que passou por vários altos e baixos antes de dirigir o bar.

Nascido e cr iado em Ribeirão,

Perfil

Marcio cresceu em uma família hu-milde e quando criança já trabalhava, vendendo doces e salgados de porta em porta. Como todo bom brasileiro, na adolescência cultivou o sonho de ser jogador de futebol, chegando a jogar nos clubes da cidade, Comercial e Botafogo. Ainda jogador, conheceu Eliane com quem se casou e logo teve o primeiro filho.

Como a vida de jogador não punha comida na mesa, Marcio abandonou a carreira e foi trabalhar em duas empresas. Em uma delas, era vende-dor de eletrodomésticos, isso lá no começo dos anos 80. De vendedor, Marcio passou a gerente, um dos mo-mentos que mais o orgulha. “Eu tinha apenas 22 anos quando fui gerenciar uma loja na cidade de Lins. Ela esta-va com sérios problemas de gestão, dava mais despesa que lucro, e eu tive a missão de reerguê-la. E o fiz. Em sete meses ela passou do 108º lugar em vendas entre todas as lojas da rede, para o 2º.

Depois de sete anos, a procura de novos desafios, Marcio partiu para o mercado imobiliário e passou a traba-lhar como corretor de imóveis. Nesse período, ele conta ter tido momentos de alegria e tristeza. Um deles foi o

acidente grave de carro que a família sofreu. “Foi um período difícil e de recuperação física e mental”. Supera-do o trauma, Marcio se deu bem na carreira, comprou um apartamento e estava com a vida tranquila, até o mercado sofrer uma reviravolta e tudo ir por água abaixo. “O ápice foi quando o Plano Collor entrou em ação e quebrou o setor da construção”, re-vela ele, que perdeu o apartamento e passou por dificuldades.

Foi nesse meio tempo que o sogro, então dono do Bar Brasília, comen-tou que gostaria de vender o estabe-lecimento, mas para uma pessoa co-nhecida. “Sem um real no bolso, meu sogro me propôs que eu assumisse o bar e o pagasse aos poucos. E assim aceitei o desafio. Isso em 1993”.

Hoje, com toda a família reunida – Marcio e Eliane têm três filhos, Junior, Felipe e Mariana – em tor-no dos negócios, além do Empório Brasília ter triplicado o público fre-quentador, existe ainda o Empório Brasília II, comandado por Júnior; a B o u t i q u e E m p ó r i o q u e ve n d e produtos personalizados e bebidas artesanais, dirigida por Mariana; e o estacionamento Empório Brasília, administrado por Felipe.

Foto

s: R

afae

l Cau

tella

Page 15: Revista Evidência Edição Outubro 2010

grafica

Page 16: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Educação

Assédio Moral a distância

Fala-se tanto em assédios, hoje em dia, que resolvi também falar de um tipo que existe claramente, mas não sei se alguém já pensou a respeito.

Caracteriza o assédio moral, entre outras coisas, um chefe abusivo, com algum tipo de violência, pode ser psicoló-gica, que discrimina, humilha, constrange, pondo em risco até a saúde da vítima.

Chefes abusivos fazem ouvidos de mercador, há anos, aos professores e às escolas públicas; discriminam professores da ativa e aposentados que trabalharam a vida toda para que tivessem os cargos que têm e para ajudar o Estado a ser o melhor do país.

Humilhados, esquecidos, precisam recorrer à Justiça para conseguirem seus direitos, só que muitos morrem antes de receber o que lhes é devido.

Os da ativa também não escapam da humilhação, do descaso, do sofrimento; em péssimas condições de trabalho, sofrem agressões de alunos, de pais, da sociedade, coisas que, “quando a escola era risonha e franca “, há vinte, trinta anos, isso era inconcebível até em pen-samento.

Hoje, culpam os professores de tudo, sem analisar nada, as famílias, os am-bientes, as faculdades abertas a torto e a direito, algumas sem a mínima condição de formar quem quer que seja, mudanças que se operaram nas gerações, na política educacional, na vida toda, enfim.

Então, o que comemoramos neste 15 de outubro, que continua sendo o dia do professor? Nossa imensa coragem de ter-mos chegado até aqui, com tantas marés contra. E o orgulho de termos formado muita gente maravilhosa.

Gabriela Mistral, num lindo poema, pede perdão a Jesus, por levar o nome de mestre, que a Ele pertence, como Mestre dos mestres; exatamente por Ele, entretanto, é que nos orgulhamos desse nome e Lhe agradecemos por nos permi-tir tentar imitá-lo, ensinando, formando, encaminhando todos que nos procuram, sabendo que, de braços abertos

Ele nos abençoa e espera por nós,

Nilva Mariani*

*Patrono da Cadeira no. 34

enquanto os tais chefes que não gostam do nosso trabalho e até têm medo do que possamos ensinar, de nossa parte rece-bem a prece que emprestamos de Jesus: “Pai, perdoai, porque eles não sabem o que fazem”.

O abraço amigo da APAMPESP a todos os professores e que Deus lhes dê a ale-gria e a paz do dever cumprido.

16 | Revista Evidência

Page 17: Revista Evidência Edição Outubro 2010

grafica

Page 18: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Mãos que Ajudam doa 60 cadeiras de rodas

O Projeto Mãos que Ajudam, formado por membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, acaba de doar 60 cadeiras de rodas para 18 entidades assistenciais.

A convite do presidente da Estaca Ribei-rão Preto / Brasil Oeste / Sr. Norberto de Jesus Cano, o jornalista Rodrigo Simões foi quem indicou as instituições beneficiadas, todas devidamente cadastradas junto ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão.

A solenidade de entrega aconteceu em uma das sedes da Igreja em Ribeirão Preto, localizada à Rua Paraná, 1315 no último dia 23 de setembro de 2010.

O Projeto Mãos que Ajudam realiza um programa permanente de ajuda humanitá-ria e de serviço comunitário, mobilizando milhares de voluntários de todas as idades e prestando apoio a quem precisa.

Entre as inúmeras ações que desenvolve estão o plantio de árvores, a reforma de creches e escolas, campanha do agasalho, levando sempre esperança e dignidade aos menos favorecidos. Também participa ati-vamente de campanhas comunitárias e pro-jetos que visam conservar o bem coletivo.

As entidades beneficiadas nesta impor-tante ação do Projeto Mãos que Ajudam (www.maosqueajudam.org.br) foram: Co-rassol, Lar Vicentino, Casa do Vovô, Lar Pa-dre Euclides, Lar Santa Rita, Lar dos Velhos, Lar do Vovô Albano, Hosp. Retaguarda Francisco de Assis, CRECEI, GACC, Abraccia, Sanatório Espírita Vicente de Paulo, APAE, AMA, Ann Sullivan do Brasil, Assoc. Amigos Portadores de Distrofia Muscular, Canti-nho do Céu e Adevirp.

TerceiroSetor

Fábio Allegretti Cooper (Juiz Títular da 6ª. Vara Trabalhista) e Walney Quadros Costa (Juiz Títular da 2ª. Vara Trabalhista)

A Abraccia, através da presidente Amália Balbo di Sicco, foi uma das en-tidades beneficiadas com esta ação do Projeto Mãos que Ajudam

Prieto (Missão Brasil Ribeirão Preto), José Alber-to Borges e Norberto de Jesus Cano

Cano e Ricardo, da APAE

Foto

s: R

afae

l Cau

tella

Page 19: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Desde a época em que o café era o principalelemento da economia de Ribeirão Preto, a ACIRP faz questão de enaltecer a história e a qualidade técnica desse que é consideradoum dos melhores teatros do Brasil.Com 106 de existência, a Acirp entra em cena mais uma vez para parabenizar esse espetacular monumento à cultura.

ACI RP e Pedro II - 21,6x14.pdf 1 13/10/2010 11:35:48

Baleia destina R$ 35 mil para Sociedade Beneficente 25 de Dezembro

Por meio de Emenda Parlamentar, o deputado estadual Baleia Rossi desti-nou R$ 35 mil para mais uma entidade filantrópica de Ribeirão Preto. A verba desta vez foi para a Sociedade Bene-ficente 25 de Dezembro Lar Escola da Criança. Segundo Ademar Bodini, presidente da entidade, o recurso será utilizado para a compra de equipamen-tos de cozinha industrial e refeitório, como geladeira, freezer, fogão, coifa, armários de aço. “Em nome dessas crianças e de suas famílias, agradece-mos muito ao Baleia pela iniciativa”, destacou Bodini.

A entidade, que fica no bairro Ipiran-ga, atende 160 crianças, que ao lado de diretores e funcionários, receberam a visita de Baleia Rossi. O deputado esteve acompanhado da secretária municipal da Educação, Débora Vendramini.

Além do agradecimento da diretoria e de algumas mães e pais presentes, as crianças também apresentaram um número musical, como forma de home-nagear o deputado. “É muito bom ver o

sorriso dessa criançada e saber que de al-guma forma estamos ajudando”, afirmou Baleia. Em todo o Estado de São Paulo, as emendas de Baleia Rossi já beneficiaram mais de 300 entidades filantrópicas.

Page 20: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Crônica Oswaldo Montenegro: Um Menestrel no Pedro II

Por Antonio Carlos Tortoro#

Cantarolei e assoviei o dia todo: ingresso na mão e o coração esperan-do chegar as vinte e uma horas.

“Eu vou pensar que é festa, vou dançar, cantar, é minha garantia...”

O jogo entre São Paulo e Interna-cional, pela Copa Libertadores, e o primeiro debate entre os candidatos à presidência da República dividiam minhas expectativas no dia cinco de agosto, o dia mais especial do meu dois mil e dez.

“Se não fosse um tempo em que já fosse impróprio se dançar assim...”

No banho, lavei a alma cantando imerso no vapor: “Quando voa o condor com o céu por detrás, traz na asa um sonho com o céu por detrás. Voa, condor, que a gente voa atrás, voa atrás do sonho, com o céu por detrás...”

Voei o dia todo como o condor traçando a linha de uma paixão de muitos anos pela música de Oswaldo Montenegro.

Vinte horas e trinta minutos, e busco por um estacionamento nas redondezas do tradicional Quarteirão Paulista, já mentalmente rodopiando ao som de bandolins.

No saguão, ansioso, busco infor-mação sobre o local denominado bal-cão nobre número nove, e subo com minha esposa pelo luxuoso elevador até o primeiro andar.

O espaço é exíguo, com poltronas para quatro pessoas: sinto-me um verdadeiro coronel do café observan-do os demais espectadores na plateia do segundo maior teatro de ópera do país.

Vinte e uma horas, e britanicamen-te pontual, tem início o espetáculo.

Apesar dos pedidos para que não sejam utilizadas máquinas fotográ-ficas, a entrada de Montenegro e da encantadora musicista Madalena Sales é saudada efusivamente por aplausos e fleches.

Os versos e a música se fizeram carne — no mesmo palco em que, um dia, se apresentaram interpretes mundialmente reconhecidos —, e teve início a apresentação ao público de “Canções de Amor”, num clima absolutamente intimista.

A partir desse momento, debru-cei-me sobre o beiral do balcão e me deixei levar pela magia inigualável de mais de uma dezena de canções que compõem o repertório de um artista que vai muito além dos bandolins, envolvido pela arquitetura de linhas marcantes do Pedro II — linhas eclé-ticas como o menestrel dessa noite —, rica em elementos art noveau, art dèco, além de traços neoclássicos.

Extasiado sob o teto criado pela ar-tista plástica Tomie Ohtake, eu, um ado-lescente sexagenário, do signo de Leão, recebia um presente de aniversário.

Enquanto isso, no mundo real, nas telas da Globo, meu São Paulo Futebol Clube era eliminado da Li-bertadores, e a dupla Dilma e Serra ofereciam, ao povo brasileiro, na Band, um pseudo debate.

E n f i m , n a d a é p e r fe i to , m a s , mesmo assim, terminei minha noite como uma criança que entra na roda, valsando só na madrugada, julgando-se amada ao som dos bandolins...

*[email protected] www.tortoro.com.br

“ A música é minha mãe, mas sempre me dediquei ao teatro”Oswaldo Montenegro

Page 21: Revista Evidência Edição Outubro 2010

ReligiãoSer professor: vocação, arte e desafio!

Por Pe. Gilberto Kasper

Quem não se lembra de sua primeira ou de seu primeiro professor? Sobretudo os menos jovens do que eu guardam as marcas positivas de seus primeiros mes-tres, que em suas vidas desempenharam não por obrigação e nem por dinheiro, mas por vocação e amor imensuráveis, as figuras de mãe, pai, amigo, irmão mais velho, alguém a ser, um dia, imitado. Como é nobre a missão de ensinar, e mais sublime ainda a missão de educar! Quem ensina, forma pessoas capacita-das e cheias de condições de êxito em suas vidas. Quem educa forma pessoas sábias que são o tesouro para enriquecer uma sociedade desafiadora de valores essenciais à felicidade plena.

A Padroeira dos Professores, Santa Teresa de Ávila, Virgem e Doutora da Igreja, celebrada no dia 15 de Outu-bro, inclina-nos a celebrar no coração desse mês, O Dia do Professor! Mestra

de místicos e diretora espiritual, man-teve influência sobre os mais ilustres personagens de sua época. Como, no entanto, era mulher prática, ocupava-se das mínimas coisas do convento e não descuidava da parte econômica, pois di-zia sabiamente: ‘Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher, com a graça de Deus, uma força; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência’. Desde a meninice manifestou um tem-peramento exuberante e tendências antagônicas à vida mística e à atividade prática, organizadora. Morreu em Alba de Tormes na noite de 15 de outubro de 1582, aos 67 anos de idade, e em 1622 foi proclamada santa.

Pela primeira vez, como Assistente Eclesiástico do Professorado Católico da Arquidiocese de Ribeirão Preto, tive o pri-vilégio de celebrar com os amados Profes-sores e Professoras, o dia que se nos é de-

dicado. O Professorado Católico, fundado em 11 de abril de 1948, dia do aniversário natalício de seu Assistente Eclesiástico ao longo das últimas décadas, Côn. Arnaldo Álvaro Padovani, a quem sucedo com hu-mildade e alegria por confiança de nosso querido Arcebispo Metropolitano, Dom Joviano de Lima Júnior.

Nossa ação de graças foi na meiga e carinhosa Igreja Santo Antoninho, que acolhe com alegria incalculável todos os Professores de nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto, no seu Espaço Cultural de Espiritualidade. Nossa celebração de Ação de Graças, além de partilhar a sim-plicidade e pobreza do Espaço da Santo Antoninho, foi agraciada com o Coral do Professorado Católico da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Com ternura, gratidão e sensibilizado pela amável acolhida por parte de to-dos, meu abraço e minha benção!

Rua Canesin, 181 - Jardim Irajá - (16) 3623.1855 - 7813.5566

A prática de pilates traz muitos benefícios, principalmente quando realizada em um ambiente amplo, iluminado e

relaxante, ou seja, super agradável. Ela estimula a circulação, flexibilidade, amplitude muscular e o alinhamento

postural, melhora a coordenação motora e o condicionamento físico, previne e reduz os riscos de lesões, além, é

claro, de aliviar o stress do dia a dia e dar mais disposição à você.

Pilates: Saúde e Bem Estar

Page 22: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Capitalismo de estado e Capitalismo de Mercado

Por Vicente Golfeto

A história do Brasil mostra que buscamos construir o regime capita-lista, alternando o processo na dire-ção ora do capitalismo de estado, ora rumo ao capitalismo de mercado.

Na verdade, o ponto de partida se deu logo após o término da Guerra do Paraguai. Ganhando força inclu-sive junto à nação, o exército passou a peitar o próprio imperador. Após testar o leão, cutucando-o com vara curta, os militares derrubaram a mo-narquia e instauraram a república, muito mais contra os verdadeiros republicanos e muito menos contra os monarquistas.

De lá para cá, na sequência do movimento que o general Golbery do Couto e Silva denominou de sístole e de diástole – de abertura e de fecha-

Economia

mento – buscamos construir o capi-talismo de estado. O outro extremo do pêndulo – um extremo era o que se fixava no capitalismo de mercado e tinha base física no estado de São Paulo – era o representado pelo espí-rito das entradas.

Em outros termos: a história do Brasil oscila entre dois polos. Em um polo, situam-se as ideias do capitalis-mo de mercado, representadas pelas bandeiras e pelo espírito dos bandei-rantes, idealizadores e executores da grandeza econômica do Estado de São Paulo. Em outro, as ideias do capitalismo de estado, representadas pelas entradas e pelo espírito buro-crático do exército e do setor estatal inteiro.

Vamos a alguns exemplos: os bre-

ves governos de Jânio Quadros e de Fernando Collor – juntos com o do presidente Juscelino Kubitschek – puseram o país rumo ao capitalismo de mercado. Os demais, sobretudo o de Ernesto Geisel – mas começando com o de Floriano Peixoto – tiveram o sinete do capitalismo de estado.

Page 23: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Tiro no pé...Por Jarbas Cunha

Ribeirão Preto poderia estar comemorando, hoje, uma expressiva bancada na Câmara Fede-ral se 56,5% dos 280.522 votos válidos no último pleito tivessem sido atribuídos a candidatos locais: 158.425 desses eleitores votaram em candidatos como o Tiririca (20432 votos). Gabriel Chalita (7644), Newton Lima Neto (3427), Missionário José Olímpio (3427); Valdemar Costa Neto (3146); José Onério (3133) Marco Feliciano (3052); Jorge Tadeu (3044); Otoniel Lima (3003); Vaz de Lima (2900); William Woo (2241); Delegado Protogenes (2049); Vicente Cândido (2012); Ivan Valente (1984), Carlos Henrique (1949) e outros menos votados. Tiririca, por exemplo, deixou para trás nomes da expressão de Gilberto Abreu (11797); Corauci (10573) e Mar-celo Palinkas (explicitamente apoiado pela prefeita Dárcy Vera) com 8405 votos que poderiam, perfei-tamente, constituir uma sólida bancada ribeirão-pretana em Brasília.

O resultado dessa dispersão de votos é a elei-ção de apenas um federal (Duarte Nogueira, que teve 43851 votos em Ribeirão Preto) e deixando na primeira suplência (apesar dos seus 28847 votos locais) o atual vereador Leo Oliveira.

Para deputado estadual, pelo menos a disper-são de votos foi menor, em torno de 35% contra 56,5% para deputado federal, consolidando-se as lideranças de Baleia Rossi (50777) – congregando em seu favor todo o PMDB municipal – e de Welson Gasparini (43194), ainda assim abandonado pela maioria dos vereadores do PSDB, exceto Bertinho Scandiuzzi, cada qual apoiando um candidato de fora. Também foi bem votado, com quase 20 mil votos, o atual deputado estadual Rafael Silva.

Votar em candidato de fora é valorizar e dar pres-tígio a quem não possui o menor compromisso com nossa cidade e nem com as reivindicações da nossa gente; é um verdadeiro tiro no pé...

Há, verdadeiramente, uma falta de consciência no eleitor que desperdiça a oportunidade de dar força à “prata” da casa, ao candidato com o qual poderia contar em qualquer eventualidade para defender interesses do município.

Page 24: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Deus não criou o mal!Por Regis Vianna

-Senhor, o mal existe?O professor respondeu:- Claro que sim!

Lógico que existe. Deus criou tudo, logo, Deus fez o mal. O mal existe então Deus é mau.

Com um sorriso no rosto o estudante Albert Einstein, no início do século XX res-pondeu:

-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simples-mente a ausência do bem, o mal é uma definição que o homem criou para descre-ver a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seu coração. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuri-dão quando não há luz.

Aprendi com Einstein. Deus não joga dados com o universo. Procurei ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa

de sucesso. Em meus momentos de crise, vi que só a imaginação é mais importante que o conhecimento e que a pessoa esclarecida resolve um problema e o sábio o evita.

Sempre podemos lutar pelo que ama-mos e sempre há tempo para recomeçar, renovando. Iniciei um novo projeto de viver. Onde queria chegar? Olhei para o alto, so-nhei, desejei o melhor! Pensando pequeno, o pequeno virá. Se pensamos o melhor, o melhor virá!

Sofri muito neste período? Foi aprendi-zagem. Chorei muito? Foi limpeza da alma. Se, amaldiçoei? Foi para saber perdoar. Ódio é a ausência total do amor!

Senti solidão em alguns momentos porque fechei a porta. Pensei que tudo estava perdido. Foi simplesmente o início da melhora.

Cheguei ao dia da grande limpeza men-tal. Tirei tudo que me prendia ao passado e que me machucava. A impureza se foi, lim-

pei o coração, preparei-me para a nova vida, para o novo amor. Determinei caminhos que não prevêem volta.

Gosto muito do provérbio bíblico: “O mal não é o que entra, mas o que sai da boca do homem”. Na sua doutrina, a Física Quântica, confere às palavras o poder de ratificar ou transformar a realidade como partículas de energia construindo o comportamento humano.

O amor é lei da vida. Sem amor, a inte-ligência nos faz perversos; a justiça, insen-síveis e vingativos; a diplomacia, hipócritas e o êxito, arrogantes. A riqueza sem amor nos faz avaros, a beleza nos faz ridículos e a autoridade, tiranos. Trabalho sem amor nos faz escravos, a oração nos faz calculistas e a simplicidade nos deprecia. A lei sem amor nos escraviza, a política nos faz egoístas. A fé sem amor nos torna fanáticos.

A vida sem amor... bem, sem amor a vida não tem sentido...

Artigo

Page 25: Revista Evidência Edição Outubro 2010

www.leaoengenharia.com

CONCRETO | PEDRA BRITADA | MICROCONCRETO | GALERIA CELULAR | TERRAPLENAGEM | PAVIMENTAÇÃO OBRAS DE ARTE EM CONCRETO | CONSERVA DE ROTINA | TUBOS DE CONCRETO | ASFALTO USINADO

Concreto

Stock CarPCH

Obras de ArteAv. Castelo Branco

0800 703 3013

LEÃO ENGENHARIA.Modernizando para continuar oferecendo qualidade, agilidade e pleno atendimento.

Pedra

13765_Leao_Institucional_Anuncio_21,6x28,6cm.indd 1 8/10/2010 18:21:14

Page 26: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Associação das Mulheres Amigas de Ribeirão Preto é lançada pela ACIRP

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto realizou no último dia 15 de Outubro, no Salão Nobre, a solenidade de lançamento da Amarp – Associação das Mulheres Amigas de Ribeirão Preto, entidade sem fins lucrativos, idealizada e composta por esposas dos diretores da ACIRP.

A AMARP terá como presidente Cidinha Carvalho e como presidente do Conselho Mara Pereira Alvim. Durante o lançamento foi anunciada a primeira campanha: arre-cadação de fraldas geriátricas.

Evento

Cidinha Carvalho e Vera Naves Cidinha Carvalho e Mara Pereira Alvim

Zilda Mansano Clélia Veloni Edinéya Maçonetto

Zélia Golfetto Calixto Mariana Jábali Maria Sodré

Foto

s: R

afae

l Cau

tella

Page 27: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 28: Revista Evidência Edição Outubro 2010

AJURP comemora a Semana Nacional da JuventudeA Semana Nacional da Juventude é co-

memorada em todo Brasil sempre no final de Setembro. Em Ribeirão Preto, a AJURP (Associação Educacional da Juventude), que tem como presidente Paulo de Tarso Carvalho, reuniu cerca de 150 jovens no último dia 25 de Setembro, e proporcio-nou a eles momentos de lazer e diversão. “Hoje, estamos realizando ações culturais, gincanas e teremos muitas premiações”,

Evento

explicou Dr. Paulo de Tarso, que há duas décadas vem se dedicando com determi-nação aos trabalhos da entidade.

A quadra de esportes da AJURP foi o palco das comemorações. “Nosso com-promisso de colocar os jovens no merca-do de trabalho, oferecendo as melhores condições, contribui para a inclusão so-cial. Estamos formando os profissionais do futuro”, finalizou o presidente.

Rodrigo Simões, dr. Paulo de Tarso, Flávia de Andrade Carvalho, Fernanda Cristina Betinardi e Gabriela Meier Aguilar

Dr. Paulo de Tarso Carvalho, presidente da AJURP

Professora Daniela Junqueira Spegiorin com os participantes da gincana

Rodrigo Simões, dr. Paulo de Tarso, Flávia de Andrade Carvalho, Jeyferson Renato Galves e Gabriela Meier Aguilar

28 | Revista Evidência

Page 29: Revista Evidência Edição Outubro 2010

AJURP entrega bicicleta sorteada

Rafael Campos Vitalino foi o feli-zardo ganhador da bicicleta sorteada no evento em comemoração à Se-mana Nacional da Juventude. Rafael recebeu do presidente Paulo de Tarso Carvalho uma linda bicicleta.

Dr. Paulo de Tarso Carvalho e Rafael Vitalino

Foto

s: R

afae

l Cau

tella

Page 30: Revista Evidência Edição Outubro 2010

VALEU!Não posso deixar de tratar nesta

edição sobre minha saída da Secreta-ria Municipal de Esportes. Foram 21 meses de bastante trabalho, a quem dedico em primeiro lugar a Deus, que me livrou de muitas armadilhas, em segundo a Maristela, Matheus e Bia, que conviveram todos esses dias com minhas frustrações, e em terceiro aos colegas de trabalho, que me aturaram e tanto se esforçaram pelo sucesso do Esporte em nossa Cidade!

PRA QUEM GOSTA DE NÚMERO...Fui exonerado no dia 21, depois

de 21 meses de trabalho. Às 21 horas daquele dia cheguei a conclusão de que com R$ 21 milhões no orçamento para o esporte poderíamos ter atendi-do as centenas de solicitações de nos-sos munícipes. Em 2010, o Esporte foi agraciado com 0.73% do orçamento da Cidade, 1/3 do sonhado.

AINDA OS NÚMEROS...Desses R$ 7 mi, se considerarmos

as despesas fixas, o “investimento no esporte” ficou inferior a 1/3 do total. O que conseguimos foi “dinamizar” o

atendimento, recuperar o espaço es-portivo já existente, elaborar projetos e atrair as parcerias.

PARCERIAS...Sem recurso, a saída foi buscar no

Ministério dos Esportes, o Programa 2º tempo (início imediato) e novos cadastros no SICONV, solicitando a “Praça da Juventude” e o prometido “Centro de Ginástica”. Através de emenda parlamentar toda a reforma da Cava do Bosque, inclusive piso do ginásio (imediato). Trazer a Conexão Esportiva através do Governo do Es-tado – SELT, com a construção de uma área de lazer (Academia ao Ar Livre) doada a Ribeirão Preto.

CONVÊNIOS e APOIOS...Com a assinatura dos convênios e

os apoios do Carrefour, Pazzoti, Chur-rascaria Ribeirão, Olé Brasil FC, Trisul, Barão de Mauá, Unaerp, Unip, COC, SESI, Gold Meat e São Francisco Saú-de entre outros, conseguimos abrir novas frentes nas periferias de nossa cidade. Na verdade, o abandono é tão grande que tudo isso ainda é pouco! Fomos Bi-Campeões dos Jogos Regio-

nais, ótimo, mas a periferia clama por atenção, e sem orçamento o esporte agoniza junto!

CERTEZA...Tenho convicção de que fiz o meu

melhor, tenho convicção também que muitos que militaram comigo nesta causa também o fizeram. Aprendi, odiei, amei! O esporte faz tudo isso! Atender uma criança que busca no esporte o aprendizado é uma benção! Se relacionar com as diferenças nos ensina muito! Assistir um ser com saúde encostado na mesmice, relaxa-do na preguiça que aprisiona todo ser sem sonhos é deprimente! Pior ainda é ver o poder exercer sua função sem a menor autoridade!

O QUE FICOU...Além do já citado, o gostinho de

quero mais. Quero mais trabalho, quero mais desafios e quero mais poder contribuir com o esporte da cidade que escolhi para viver. Mas ficou também o gostinho do nunca mais, nunca mais o preguiçoso, nunca mais o falso amigo, nunca mais o fogo amigo, e nunca mais o nunca mais! Valeu - [email protected]

Page 31: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 32: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Os 80 anos do Theatro Pedro IIDesde sua criação, no apogeu da produção do café, passando por tempos de crise que abriram as portas do fogo e fecharam as suas, na década de 80, até a reabertura majestosa, em 1996, o Theatro Pedro II comemora 80 anos. Oito décadas de efervecência cultural, através da dança, do teatro, da música, enfim, de tudo o que preenche e ilumina a alma de quem sabe apreciar a arte.

Cultura

O Theatro Pedro II ilumina o centro de Ribeirão Preto, encanta quem por ele pas-sa e ainda é palco dos melhores eventos culturais que acontecem na cidade. Sua arquitetura majestosa aliada ao conteúdo que disponibiliza para o público, faz com que ele seja o protagonista das mais va-riadas expressõess artísticas. Companhias de teatro, dança e ópera, músicos, enfim,

artistas do mundo todo já passaram pelos seus camarins, cruzaram seus corredores e deliciaram a plateia com ótimos e belos espetáculos.

É assim, de forma explendida que o Theatro comemora 80 anos de existência, ancorados em uma história que poderia ser projetada nos cinemas. Afinal de contas, desde sua fundação em 1930, já protagonizou muitos acontecimentos. Em uma de suas fases se transformou em cine-ma, em outra seu subsolo foi sala de jogos, depois seu fim esteve próximo no incendio que quase o destruiu. Por fim, veio a res-tauração e então sua reabertura.

Da inauguração ao incendioFoi em outubro de 1930, com a apre-

sentação do filme “Alvorada do Amor”, que o majestoso Theatro Pedro II, de ar-quitetura inspirada nas grandes casas de show europeias, abriu suas portas à elite cafeeira ribeirãopretana, mostrando sua

força e poder econômico. A partir de então, o Pedro II, cujo proje-

to foi idealizado pelo engenheiro Meira Jú-nior, tornou-se o centro de acontecimentos políticos e sociais de Ribeirão Preto, sendo palco de espetáculos de grandes compa-nhias teatrais e operísticas internacionais e corpos de baile de todo o país. Até viver tempos decadentes na década de 60.

Nessa época, a Companhia Cervejaria Antartica adquiriu a Companhia Cervejaria Paulista que era proprietária do teatro, que sob nova direção foi reformado e transfor-mado em cinema. O que o descaracterizou por completo, pois elementos decorativos foram destruídos, a plateia foi reduzida e placas de madeira encobriram camarotes, frisas e galerias laterais.

Além disso, entre as décadas de 50 e 70, o subsolo do teatro transformou-se em salão de bailes carnavalescos e sala de jo-gos, o que lhe rendeu o nome de “Caverna do Diabo”. Denominação esta condizente

Foto

: Raf

ael C

aute

lla

32 | Revista Evidência

Page 33: Revista Evidência Edição Outubro 2010

ao incendio que tomou conta do Pedro II em 1980, transformado-o literalmente sob suas chamas, na ‘casa do diabo’.

Do tombamento à reaberturaO incendido, ocorrido durante a exi-

bição do filme “Os Três Mosqueteiros Trapalhões”, destruiu a cobertura, o forro do palco e grande parte do interior do te-atro, comprometendo toda sua estrutura. Naquele momento, a referência cultural e social da cidade estava sob escombros.

Dois anos se passaram até que diversas pessoas da sociedade ribeirãopretana, entre artistas, intelectuais, cidadãos e políticos organizaram uma campanha para resgatar o Theatro Pedro II. Com isso, em maio de 1982, o prédio foi tombado. Porém, só em 1991 as obras de resgate e restauração, que duraram cinco anos, fo-ram iniciadas. Assim, sob a administração municipal, depois de um trabalho primo-roso de inúmeros profissionais, o Pedro II reabriu as portas para artistas e seu públi-co, em 1996.

A reinauguração foi marcada pelo con-certo da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e o coral do Teatro Colón, de Buenos Aires. As obras de reforma, restauro e modernização transformaram o Pedro II no cenário ideal para concertos sinfônicos, shows de música, peças teatrais, perfor-mances, óperas e apresentações de dança. Por sua excelência acústica, o Pedro II é considerado um dos melhores teatros da América Latina.

Além disso, as cúpulas de autoria da artista plástica Tomie Ohtake no teto do teatro, não passam despercebidas aos olhos de quem senta-se na plateia, frisas, balcões e galeria. São duas cúpulas de ges-so estrutural, uma delas recortada e entre elas, lâmpadas especiais, que fazem varar luz por entre os recortes, criando um efeito escultural. Um lustre de cristal de 1.400

quilos, com 2,70 metros de altura por 2,2 metros de largura completa a obra.

Além da sala principal, o Pedro II abriga no subsolo a sala Meira Junior, um Teatro de Câmara com capacidade para 200 pes-soas, utilizada para espetáculos de porte menor e palestras. Conta também com sala de balé, diversos camarins e a Sala de Espelhos. Um espaço belíssimo, composto por três lustres de cristal em estilo art déco, que abriga apresentações de música de câmara, solos instrumentais e recitais de canto lírico.

O Pedro II de hojeHoje, o Theatro Pedro II é administrado

pela Fundação Dom Pedro II, que tem com presidente Josué de Lima Peixoto. Apre-senta uma vasta programação cultural que abrange movimentos artísticos regionais, brasileiros e internacionais, preenchendo a agenda de todos os meses do ano.

Como forma de incentivar, não apenas grandes companhias e artistas já reno-mados, o Theatro está à frente do projeto “Amigos da Casa”, abrindo seu espaço para grupos de música, teatro e dança de Ribeirão Preto. “Toda a renda obtida com a venda de ingressos fica para o grupo que se apresentou. É uma forma de ajudarmos os novos bons talentos que surgem em nossa cidade”, diz o presidente da Funda-ção, Josué Peixoto.

O selo dos 80 anosNo dia 17 de setembro, foi lançado um

carimbo e um selo postal personalizados em comemoração aos 80 anos do Theatro Pedro II. A prefeita Dárcy Vera agradeceu a homenagem feita pelos Correios e disse ser este um momento muito especial por-que, além da oportunidade de homenage-ar o Pedro II, a homenagem se estendeu ao grupo de fotógrafos de Ribeirão Preto, os Amigos da Casa, porque é deles a foto que ilustra o postal.

Josué de Lima PeixotoSelos comemorativos aos 80 anos

Foto

: Raf

ael C

aute

lla

Page 34: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Moda FitnessÉ primavera! Em breve chega o verão

e com ele, clube, praia, sol e curtição.O verão é a estação dos biquínis, saias

e vestidos curtinhos, blusas decotadas, mas para usar tudo isso é preciso estar com tudo em cima.

Uma alimentação saudável, cuidados estéticos e principalmente exercícios físicos garantem um corpo bonito.

Toda mulher gosta de estar bem vestida, inclusive na hora de fazer atividades físicas. Então, nada melhor que unir praticidade, funcionalidade, bem-estar e beleza.

Estar com a roupa ideal é fundamental, pois a roupa inadequada pode prejudicar muito seu desempenho.

A roupa adequada para a malhação é aquela que é confortável e que pode ajudá-la a melhorar sua performance.

As fibras sintéticas são conhecidas como tecidos inteligentes, pois absorvem o suor e secam rapidamente, perfeitos para quem faz exercícios físicos.

O suplex é com certeza o tecido eleito pela maioria das mulheres na hora de malhar, pois absorve o suor e é bem flexível.

Existem dois tipos de suplex:- Denso, que adere ao corpo. É

utilizado na fabricação de tops e sutiãs;- Liso, também chamado de suplex

“light”. É utilizado na confecção de calças.M u l h e r e s f i q u e m a t e n t a s a o s

quilinhos a mais, pois os tecidos usados na moda fitness são elásticos, ficando coladinhos no corpo, valorizando as curvas e acentuando as imperfeições.

Se você está fora de forma, com a barriguinha saliente, nem pense em usar

Macacão: Peça chave na hora da malhação.

Foto

s: R

afae

l Cau

tella

Peç

as: T

imbo

ré -

Nov

o S

hopp

ing

Page 35: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Inês JunqueiraPersonal Stylist

[email protected]/inesjunqueira

calça colada e top. Neste caso é indicado colocar o top com uma camiseta cavada nas laterais.

Quem tem os seios grandes deve usar tops com alças bem largas para poder sustentá-los.

Se você tem o quadril largo escolha calças ou bermudas escuras como o preto, marrom e azul.

Já você que está com tudo em cima, pode fugir de cores neutras. Aproveitando que estamos na estação das flores e prestes a entrar no verão, abuse das peças coloridas.

Uma peça chave na hora da malhação é o macacão. Ele é uma peça única, flexível e sendo de suplex, por exemplo, tem uma funcionalidade espetacular.

Quanto ao tênis, cuidado na hora de escolher, pois ele deve ser escolhido de acordo com a atividade física que você pratica. Outra coisa muito importante é escolher sempre um número maior que o seu, já que durante a atividade física os pés incham um pouco.

Se você está acima do peso ainda dá tempo de ficar em forma para o verão. O que está esperando?

Calças escu-ras disfarçam os quadris largos!

Tops com alças largas para quem tem seios grandes.

B e r m u d a s c o m e s t a m p a s de flores e cores neutras são pe-ças fundamentais para a malhação.

Cuidado na hora de escolher o tênis para não machucar seus pés.

Page 36: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 37: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 38: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Social

No dia 14 de Setembro, o empre-sário Gustavo Murilo abriu as portas do Casarão Boulevard através da 1ª Mostra Casarão Boulevard Italínea. O espaço reune em um mesmo local, mais de 40 ambientes e mais de 130 lojas de arquitetura, construção, aca-bamento, decoração, entre outros.

Fachada Vinicius Simones e Tatiane San Martino

Josimara Lopes e Elineia Pelissari

Mariana Costantin e Livia Oliveira Lorena Zampar e Tatiane San Martino

Joana Mortari e Lorrane HamidJuliana CamparaMaria Julia e Leticia Riul

Mariana Mendonça e Fernando Bonfim

Foto

s: R

afae

l Cau

tella

Page 39: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Naiara Singaretti e Thais Baratella Mary Prado e Nathalia Gil Erika Martins e Roberta Avelar

Fara Cury, Queila Rodriguez e Mariana Oliveira

Rebeca Ribeiro e Flavia Camargo

Cristiano Castro, César Rodrigues, Ivanor Ferro e Gustavo Murilo

Mariana Mendonça e Fernando Bonfim

Page 40: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Personalidades

Para o 19º Congresso da Febracos, até o inverno de zero graus deu trégua para uma semana de clima magnífico onde os colunistas sociais da Febracos - Federação Brasileira dos Colunistas Sociais reinaram absolutos na magné-tica e misteriosa Foz do Iguaçu. Com a moldura mundialmente reconhecida e sempre impactante das cataratas, o Iguassu Convention & Visitors Bureau local (leia-se Camilo Rorato) mostrou sua hotelaria mais competente (Bour-

bon, Cataratas, Mabú , Bella Itália, Rafain e outros treze se esmeraram) para receber de coração aberto os participantes).

A Colcci reinaugurou sua loja no RibeirãoShopping, com coquetel pilotado pelo Restaurante Mirai.

Anna Dennz (Taubaté) e Cléo Furquim ( Jaú)

Lilian Grellmann, Foz do Igua-çu, e Moacir Benvenutti,

presidente da Febracos Diretoria eleita

Foto

s: S

alan

i

Jackeline BalieiroHugo Maia Arruda Pereira com Eduardo e

Roberta de Almeida Prado Schuraccio Barbara Cavalari

Foi uma festa repleta de detalhes e inesquecível. Renata Foresti comemorou seus bem vividos 50 anos com uma festa ani-madíssima no Buffet Renato Aguiar.

As irmãs Rosa, Regina e Rosangela ForestiSemíramis e Nélinha Paterno com

a aniversariante Renata Foresti A matriarca Zilda com os fi-

lhos Camilo e Caio Cesar

Page 41: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Amir [email protected]

Cardápio variado com diversos tipos de entradas, mais de 40 sabores de pizzas, massas, vinhos e sobremesas, a Bella Capri se consolida como uma das melhores pizzarias de Ribeirão.

Em coquetel chiquetéssimo decorado pela Bom Tom, VVR Valet e Buffet Palatto, a Virazom Viagens inaugurou sua nova sede no Edifício Metropolitan.

Luiza Helena e José Marcos Cardassi Aldo e Sueli Biagini com Aguinaldo Castaldelli Erick Machado e Andrea Berzotti

Foto

s: P

C F

alse

ti

Francine Campos e Ludmila Puntel Lelis Caldeira Paula e Silvio Mari

Page 42: Revista Evidência Edição Outubro 2010

O primeiro aniversário de Murilo ProfetaSocial

No mês de Setembro, Muri-lo Profeta comemorou seu pri-meiro aninho, com uma linda festa de Safari no Buffet Happy Birthday ao lado de toda sua família e amigos.

Vandré, Valdeci, Vera, Murilo, Jaqueline Profeta, Liacir e Eduardo

Murilo com seus pais Jaqueline e Vandré Profeta

Diretores da Só Química: Vandré Profeta, Gilmar Galão, Carlos Henrique Braga e Vinícius ProfetaMurilo e sua família comemoram seu primeiro aninho

Page 43: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Chá da tarde de Eliná MazzettoEliná Mazzetto comemorou aniver-

sário com suas amigas e familiares na Sociedade Recreativa.

Simone, Monica, Eliná e Gleire Carol, Eliná e M. Eduarda Mazzetto João Sarti e Eliná Mazzetto

Vera, Tereza Corbo e ElináHélia, Eliná e MarileneRegina, Mercedes Bazan, Eliná e Ana Maria

Maria Rita, Paula, Eliná, M. Paula e Iolete Eliná com a neta Beatriz Eliná com Sueli e Sila Calil Dib

Revista Evidência | 43

Page 44: Revista Evidência Edição Outubro 2010

ROTARY INTERNATIONAL

por Rodrigo Simões

DISTRITO 4540 - BRASIL

Dr. Octávio Verri Filho recebe Título de Cidadão Ribeirãopretano

Em sessão solene no último dia 21 de Setembro, a Câmara de Ribeirão Preto homenageou o ex-promotor público da Cidadania e do Meio Ambiente e professor universitário Octávio Verri Filho. Ele rece-beu o Título de Cidadão Ribeirãopretano. A homenagem foi de autoria da ex-vereado-ra e hoje prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, que apresentou o projeto em 2000, sendo votado e aprovado por unanimida-de em 2010.

Familiares, membros do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Sociedade Civil, do Rotary Club de Ribeirão Preto, bem como a direção e colegas da Unaerp e do grupo de caminhantes “peregrinosrp”, prestigiaram o companheiro Verri. O ple-nário da Câmara recebeu lotação máxima, sinal do prestígio do homenageado.

Dr. Octávio Verri Filho

“No seu aniversário a cidade lhe presen-

teia com sua certidão de nascimento. Pa-rabéns Dr. Octávio, orgulho de Ribeirão

Preto”, Dárcy VeraPrefeita Dárcy Vera entrega

flores a Teresinha Verri

Dr. Verri, sua esposa e os filhos Marina, Alexandre e Octávio

Page 45: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 46: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Gastronomia

Receita Fácil e RápidaAbacaxi ao Creme

Ingredientes

1 abacaxi batido no liquidificador2 xícaras (chá) de açúcar2 xícaras (chá) de coco ralado8 a 10 cravinhos18 g de gelatina em pó sem sabor½ xícara (chá) de água

Modo de Preparo

Coloque em uma panela o abacaxi, o açúcar, o coco e os Cravinhos. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando, até cozinhar. Desligue o fogo, retire os cravinhos e acrescente a gelatina hidratada na água. Mexa e sirva frio.Rendimento:

4 porçõesTempo de preparo: 20 minutos

Font

e: h

ttp://

pita

cosc

ulin

ario

s.bl

ogsp

ot.c

om /

foto

: gui

adac

ulin

aria

.com

.br

Tábua de Frios decoradas para festas e reuniões com pessoas especiais, encomende a sua!!!

Av. Portugal, 1760 - Jd. São LuisTel.: 3623-9403/3916-4131

www.emporiobellacitta.com.br

Trio Brasília: Carne Seca, Torresmo e Mandioca frita ou cozida!Um prato especial a cada dia da semana

Rua Florêncio de Abreu, 1059 - Centro - Ribeirão Preto-SPTelefone: (16) 3636-7412

Sistema a La Carte, pratos diferenciados com carnes nobres: CARNEIRO, PEIXE, PICANHA, TIBONE, FEITOS NA BRASA.

Delivery 3618-5269 - R: Ermelinda Conrado, 11Ref: Av. 13 de Maio, esquina com a rua Batatais

Page 47: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 48: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Cultura

Livros

Dicas Culturais

Um jovem brasileiro chega a Nova York para estudar. Conhece então Fernanda: linda, inteligente, complexa. Davi cai de paixão por ela. Fernanda diz que é modelo. Mas atrás de suas histórias, esconde-se um segredo. A história dessa relação tumultuada e de final imprevisível é narrada com talento inacreditável. Como afirma Caio Túlio Costa, “não abra este livro se não tiver tempo. Porque, seja lá onde você estiver, não vai largá-lo até Victoria Blue se desnudar.”

Depois que se conhece Sira Quiroga, a encantadora costureira que pro-tagoniza esta aventura, é impossível esquecê-la. O cuidado da autora María Dueñas com as palavras faz o leitor ou-vir a respiração daquela frágil e pobre trabalhadora que um dia se apaixona loucamente, parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936- 1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida.

Música: Quarternaglia Guitar QuartetO Movimento Violão apresenta mais

um concerto de sua série, no próximo dia 26 de Outubro, e traz ao Teatro Minaz o Quaternaglia Guitar Quartet. Com dezoito anos de atuação, o grupo é aclamado como um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico quanto por sua importante contribuição para a ampliação do repertório. Formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Rama-zzina, Paola Picherzky e Sidney Molina - vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores brasileiros de diversas gerações, tais como Egberto Gismonti, Almeida Prado, Paulo Bellinati, Sérgio Molina, e Paulo Tiné. A apresentação será às 20h30. Os ingressos para a apresentação são gratuitos e podem ser retirados na Cia Minaz, que fica na rua Carlos Chagas, 259 – Jardim Paulista.

Exposição: Arte e políticaNo MARP, até o dia 11 de novembro,

o público pode conferir a exposição “Arte e política: outros olhares”. Com curadoria

de Regina Teixeira de Barros, da equipe de curadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo, a mostra é composta por obras provenientes de três coleções de Ribeirão Preto – duas coleções particulares e o acer-vo do MARP, estabelecendo um diálogo com a 29ª edição da Bienal Internacional de São Paulo. Informações no MARP (16) 3635 2421.

Dança: MomixA Companhia de Teatro e Dança Mo-

mix apresenta no Theatro Pedro II, nos dias 30 e 31 de outubro, o espetáculo “Botanica”. O MOMIX se mantém no caminho constante da inovação criativa com suas técnicas ilusionistas, celebrando formas, imagens, emoções e informações em todos os seus espetáculos. Composta por bailarinos, acrobatas e ilusionistas, apresenta no palco um mundo de imagens surrealistas através do corpo humano e de uma grande e encantadora composição de luzes, sombras, cenários, projeções, adere-ços e humor.

Teatro: Mulher-PeixeTodas as sextas-feiras de outubro, o Gru-

po Engasga Gato apresenta o solo Mulher-Peixe no Telhado Cultural Engasga Gato. O solo Mulher-Peixe trata de uma mulher a beira de um ataque de nervos por causa de uma enchente iminente, uma goteira inter-mitente. Ela, enquanto decide entre ligar para um encanador ou se deixar levar pela enxurrada, mantem-se obediente embaixo

da goteira. Mulher-Peixe é um monólogo a flor da pele com a interpretação impecável de Monalisa Machado e direção de Fausto Ribeiro. O Telhado Cultural fica na rua Alva-res Cabral, 469, 6º andar (último andar do Edifício Diederichsen).

Shows: Ribeirão Skol FoliaNos dias 19, 20 e 21 de novembro,

acontece o Ribeirão Skol Folia, no Estádio Palma Travassos. No dia 19 o show será da dupla do momento Fernando & Sorocaba - no trio. No dia 20, o show no palco será da banda Eva, uma das mais requisitadas dos carnavais fora de época do Brasil. Já a banda Jammil “puxa” a galera do alto do trio elétrico. O encerramento fica por conta da dupla sertaneja João Lucas & Matheus, também no trio elétrico. No domingo, dia 21, a folia tem Ivete Sangalo, que pela primeira vez apre-senta em Ribeirão seu show de palco – nas outras ocasiões na cidade a musa do axé music se apresentou em trios elétricos -, Peixe, uma das maiores revelações do carnaval de Salvador e Michel Teló com a balada sertaneja que vem embalando todo país. Os convites para o Ribeirão Skol Folia já estão sendo vendidos no Armazém da Cerveja em Ribeirão Preto (Rotatória da Av. João Fiúsa com Av. Independência), na Botique do Leão (no estádio do Comercial) e pelo site do Comercial FC.

Mulher-Peixe

Quarternaglia

Page 49: Revista Evidência Edição Outubro 2010

CinemaNascimento enfrenta um novo inimigo:

as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que ima-ginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo. Tropa de Elite 2, o inimigo agora é outro.

http://www.tropa2.com.br

Behmen é um cavaleiro que, depois de lutar nas Cruzadas, perdeu algumas bata-lhas, muitos amigos e até a fé. De volta à sua terra natal, ele encontra uma Europa devastada pela fome e a peste negra. Neste cenário de destruição ele se une a um grupo de guerreiros encarregados de levar uma garota, suspeita de ser bruxa, para um monastério distante. Não leva muito tempo até o grupo perceber que a jovem possui forças sobrenaturais. Com: Nicolas Cage, Ron Pearlman, Stephen Campbell Moore, Robert Sheeha.

Mulher-Peixe

Momix

IveteQuarternaglia

Page 50: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Implantes dentários ao alcance de todos

No dia 25 de outubro comemora-se no Brasil, o Dia do Dentista. Para homenagear este profissional que nos ajuda a manter o sorriso no rosto, ou então, a resgatá-lo, a Revista Evidência mostra que, num país de mais de 30 milhões de desdentados, há profissionais que se preocupam com a população carente, facilitando seu acesso aos procedimentos odontológicos

Dificuldade para falar e comer. Iso-lamento social devido à mutilação. Tudo, causado por um câncer facial. Foi assim que viveu Fernando, um se-nhor de 80 anos de idade, por longos oito anos. Sua vida mudou, depois que gratuitamente uma equipe de dentistas especializados fez a insta-lação de implantes na região da face afim de suportar e sustentar próteses faciais e dentárias, reabilitando a fi-sionomia e as funções afetadas pela perda de parte de seu rosto.

“Assim que terminamos a inter-venção, o senhor Fernando nos disse que havia nascido de novo. Um rela-to desses vindo de um homem de 80 anos de vida, é a maior recompensa que podemos ter da profissão que escolhemos”, revela Dr. Paulo Saad, coordenador de cursos da AORP - Associação Odontológica de Ribeirão Preto, que comandou o trabalho.

O Brasil é um país com mais de 30 milhões de desdentados. Dessa

Saúde

maneira, como Fernando, existem muitas outras pessoas carentes, sem condições para pagar tratamentos dentár ios . A fa l ta de dente não interfere apenas na estética, mas também em problemas funcionais e sociais, que influenciam na quali-dade de vida. Pensando nesse pro-blema social, algumas instituições,

associações e profissionais ofere-cem tratamentos gratuitos ou com preços acessíveis.

É o caso da AORP que possui um programa de atendimento gratuito a pacientes na área de pediatria e ain-da atende com valores subsidiados nos materiais e taxas simbólicas de tratamentos nas áreas de Ortodon-

50 | Revista Evidência

Page 51: Revista Evidência Edição Outubro 2010

tia, Periodontia, Prótese, Implan-todontia, Dentística, Reabilitação Oral, Endodontia e Cirurgia Oral. “Atendemos cerca de 300 pacientes por mês, os quais passam por uma triagem realizada por dentistas e assistentes sociais”, explica Walter Martins Junior, odontólogo e presi-dente da AORP.

De acordo com ele, cáries e doen-ças periodontais estão entre os pro-blemas mais recorrentes na popula-ção. “A procura por implantes nos

“A falta de dente não interfere apenas na es-tética, mas também em problemas funcionais e sociais, que influenciam na qualidade de vida”

diversos casos de perdas dos dentes por doenças ou acidentes também é grande”, afirma o odontólogo. “Po-rém, com o aumento de campanhas enfatizando a necessidade de uma boa saúde oral, esperamos conse-guir reverter esse quadro”, salienta.

Além da Associação, há também profissionais que abrem as portas de seus consultórios particulares para ações no campo da responsabi-lidade social. O dentista especialista em prótese dentária e Reabilitação Oral, Ronaldo Silva é um exemplo. Ciente de que nem todas as pessoas conseguem custear um tratamento com implantes orais, ele criou o pro-grama “Implante seu sorriso”.

“Através desse programa, ofere-cemos a oportunidade de um sorriso saudável a pacientes que podem realizar o implante oral com valores subsidiados, no qual precisam ape-

nas se preocupar com o pagamento de alguns materiais, já que a mão-de-obra é inteiramente gratuita”, explica Ronaldo.

Page 52: Revista Evidência Edição Outubro 2010

grafica

Page 53: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 54: Revista Evidência Edição Outubro 2010

A noite da solidariedadeEvento

Graças às mais de 150 entidades assistenciais existentes em nossa cidade, é que centenas de pessoas que vivem às margens da sociedade conseguem ser inseridas no meio social como verdadeiros cidadãos. Dessa forma, a importância que es-sas entidades têm na sustentação e desenvolvimento de Ribeirão Preto é incomensurável. É por isso que pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo Evidência, com apoio do Fundo Social de Solidariedade, Fundação Dom Pe-dro II e ACIRP, realizou o Grande Prê-mio Ribeirão Preto de Solidariedade.

O evento que aconteceu no dia 13 de Setembro, no Theatro Pedro II, premiou mais de 50 entidades e homenageou pessoas engajadas em trabalhos sociais como Adir do Car-mo Leonel, Josmara Bianco Molina, Maria Magdalena Bardon dos Santos e José Carlos Sica Calixto. Também reconheceu o esforço de empresas e instituições em suas ações sociais. Entre elas: UNAERP, Rodonaves, In-

dústria de Bebidas Dom, Grupo SL, Ipanema Clube, Associação dos Ad-vogados e Casa do Contabilista.

A prefeita Dárcy Vera abriu ofi-cialmente a cerimônia ao lado do diretor do Grupo Evidência, Rodrigo Simões. Em seu discurso, Dárcy falou da importância do terceiro setor no atendimento de muitas das necessi-dades da população. “Especialmente entidades como aquelas ora home-nageadas, formadas por pessoas que se doam, que têm os olhos voltados para aqueles que mais necessitam de amparo”, destacou a prefeita.

A Cerimônia ainda contou com a presença do vice-prefeito Marinho Sampaio e do Juiz de Direito João Donizetti Gandini, coordenador do programa “Moradia Legal”, que des-tacaram a oportunidade do encontro de entidades que fazem um trabalho tão importante quanto necessário. Ambos foram homenageados pela atuação social.

A entrega dos certificados ocorreu

3º Grande Prêmio Ribeirão Preto de Solidariedade premiou mais de 50 entidades que prestam assistência a crianças, idosos, adolescentes, portadores de deficiências e pessoas

em situação de vulnerabilidade social. Também homenageou pessoas dedicadas ao trabalho voluntário e empresas preocupadas com a responsabilidade social

Foto

s: R

afae

l Cau

tella

54 | Revista Evidência

Page 55: Revista Evidência Edição Outubro 2010

em blocos. No primeiro, 20 homena-geados receberam a láurea das mãos da prefeita Dárcy Vera e do Juiz Gan-dini. Entre eles: Neide Risso, Guarda Civil Municipal, Lions Clube do Cen-tro, Rotary Club Norte, Lar Espírita e Centro de Caridade Padre Cícero, Loja Maçônica Hervê Cordovil, Julieta Taranto, Cefic (Centro de Formação Integral da Criança), Creche Espírita Benedito Rosa de Jesus, Corassol, SOS (Serviços de Obras Sociais) , Ajurp, OCA, Associação São Francisco de Assis, Paróquia Santo Antonio Ma-ria Claret e Frei Galvão, ONG Grande Cidadão e Lar Santana.

No segundo bloco a entrega das homenagens foi feita pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Regina Canheo Pereira e pela secretária da Assistência Social Maria Sodré. Já a última parte das entre-gas ficou por conta do vice-prefeito Marinho Sampaio. Nos intervalos que ocorreram entre os blocos, os convidados tiveram momentos de muita descontração com o show do humorista Roberto Edson. No final do evento, foi sorteada uma joia entre os presentes, da Brunelli Design.

A prefeita Darcy Vera abriu oficialmente o 3º Grande Prêmio Ribeirão Preto de Solidariedade

O vice-prefeito Marinho Sampaio foi um dos homenageados

O Juiz João Gandini responsável pelo programa ‘Moradia Legal’ falou da importância do evento

Page 56: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Evento

Confira quais foram as entidades, empresas e pessoas homenageadas no 3º Grande Prêmio Ribeirão Preto de Solidariedade.

Sra. Neide Risso André Luiz Tavares, da Guarda Civil Municipal

Comandante Renato Catita, da Policia Militar Antonio Paulo Caliento e Deisy Andreoli

Caliento, do Lions Club Ribeirão Preto – Centro

Sandra e Sander Uzuelle, do Rotary Club de Ribeirão Preto – Norte Sra. Maria Magdalena Bardon dos Santos

Page 57: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Luiz Venâncio Monteneri, da Loja Maçônica Hervê Cordovil Amir Calil, representou a Sra. Julieta Taranto

Patricia Rachel Pisani Manzoli, Nanci Pereira da Silva dos Santos e Doralice Ramos Campos, do CEFIC

Teresa Cristina Coimbra Biazzo, presidente da Creche Espírita Benedito Rosa de Jesus

Marta Irides de Oliveira, do Corassol Claudete Lioti, do SOS – Serviços de Obras Sociais

Page 58: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Evento

Paulo de Tarso Carvalho, da AJURP

Frei Mauro e Frei José Ricardo Terêncio Paróquia Santo Antonio Maria Claret e Frei Galvão

Antonio Carlos Tórtoro, representou a OCA

Irmã Neusa Aparecida Bernardo, da Associação São Francisco de Assis Gewo-Haus

Carlos Henrique de Araújo Garcia e Samuel Zanferdini, da ONG Grande Cidadão Amir Cali, representou o Lar Sant´Ana

Page 59: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Padre Claudio, da FRASOL O vice-prefeito Marinho Sampaio

Dr. Ernesto Antonio Quintela, do Cantinho do Céu

O presidente do Instituto Plural de Educação e Cidadania, José Marcos Francisco

O diretor Daniel Venâncio Martins, do Lar da Criança e Creche “Vinde Meninos”

Silvia Helena Araujo Portugal, representante do IBDC

Page 60: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Evento

Luiz Fernando Azevedo Beloni, da Nave da Saudade

Cleonice de Fátima Silva Ravagnoli, da Escola de Educação Infantil Maria de Nazaré

Silvia Pelegrino, do Lar dos Velhos Rui Francoi, da Casa de Emmanuel

Marília Lucia de Mello e Castelo Branco, da Associação Síndrome do Amor

Inez Sonia Garcia Bestetti e Amália Teresinha Balbo Di Sicco, da ABRACCIA

Page 61: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Leandro de Abreu, do Banco de AlimentosAntonio Domingos Andrione,

do Lar Irmão Izolina

Tatiana Fuhrmann, representou Josmara Bianco Molina

Maria Aparecida Rezende Figueira e Nei Castro, do CAEERP

Eliana Aparecida Camolese Borges da Cooperativa Mãos Dadas

Ademar Bodini, da Sociedade Beneficente 25 de Dezembro

Page 62: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Evento

Luiz Antonio Caiche, do Sanatório Espírita Vicente de Paulo Antonio Cese

Paulo Sérgio Walter de Assis, do Centro Ann Sullivan Roberto Santos Nascimento, da Escola Sathya Sai

Leila Brito Ursulino, do GAPANorberto de Jesus Cano e José Alberto

Borges, do Projeto Mãos que Ajudam

Page 63: Revista Evidência Edição Outubro 2010

João Batista de Campos, representando a Creche Bom Jesus

Padre Clésio, presidente do Fraterno Auxílio Cristão

Sr. Adir do Carmo Leonel Wilson Lins Junior, do CIAF

Carmen Lúcia, presidente da Associação de Apoio ao Psicótico.

José Carlos Sica Calixto, recebe homenagem de Marinho e Pedro Leão

Page 64: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Evento

Silvio Gonçalves, do projeto Criança FelizPlauto Garcia Leal Filho, Paulo Zerbinatti,

Geralda Rodrigues, Amir Calil Dib, da ACM

Nato Campos, do Alerta Ribeirão Priscila Santos , do Lar do Jovem Idoso Tio João

Pastor DiegoSander Uzuelle recebe o certificado

pela Gráfica São Francisco

Page 65: Revista Evidência Edição Outubro 2010

José Augusto Picão e José Pires Roberto recebem o certificado pela Casa do Contabilista

Ademozar de Carvalho e Carlos Alberto Fonseca recebem a láurea pelo Ipanema Clube

Reily Okada receber a láurea em nome da Indústria de Bebidas Don

Dr. Paulo Cavalcanti recebe o certificado em nome da Associação dos Advogados

As professoras Neide Lefeldi e Sonia Maria Camargo dos Santos recebem o certificado pela UNAERP

Vera Naves e João Naves recebem a láurea pela RTE Rodonaves

Page 66: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Programas da UNAERP modificam a paisagem social

A Rede Unaerp de Serviços realiza cerca de 500 mil atendi-mentos anuais à população

Solidariedade

Dia de Fazer a Diferença: atendimentos realizados em parques e praças

Foto

s: A

ndre

Pat

erlin

i

A Unaerp realiza investimentos per-manentes para viabilizar sua política so-cial e manter um sólido relacionamento com a comunidade, tanto no Campus Ribeirão quanto no Campus Guarujá. As ações de responsabilidade social da Uni-versidade estão organizadas em 22 gran-des eixos que incluem desde programas voltados à saúde e à qualidade de vida até projetos de preservação ambiental e disponibilização de bolsas de estudo para alunos. Todos esses projetos são nortea-dos pelo objetivo de contribuir para o desenvolvimento regional e promover a qualidade de vida da comunidade. A concretização desse ideário é executada através de múltiplos programas, entre eles a Rede Unaerp de Serviços à Comu-nidade no Campus Ribeirão e o Núcleo de Projetos Sociais no Campus Guarujá, que realizam aproximadamente 500 mil atendimentos anuais à população da região de Ribeirão Preto e da região da Baixada Santista.

Universidade aberta aos cidadãos

A Unaerp entende a educação não apenas circunscrita aos bancos escola-res, mas comprometida com a comuni-dade e integrada ao desenvolvimento social. Para isso, a Universidade investe de forma especial em sua Rede de Ser-viços nas áreas de saúde, assistência ju-rídica, educação, assistência social, além de projetos em ciências exatas, meio ambiente, comunicação, cultura e espor-te. Uma das áreas que mais presta ser-viços à comunidade é a de saúde, cujos atendimentos são realizados em cidades da região e nas Clínicas, Laboratórios e no Hospital Electro Bonini, instalados no

campus da Universidade. No Campus Guarujá, esse vínculo com

a comunidade não é diferente. Desde que se instalou no município, a Unaerp mantém o Núcleo de Projetos Sociais com programas de assistência nas áreas de Cidadania, Saúde e Ação Educativa, Arte, Expressão e Comunicação, Letra-mento e Inclusão Digital. O Núcleo vem beneficiando a população de Guarujá promovendo o contato dos estudantes com as ações de responsabilidade social, consolidando a Universidade como um centro de referência em programas so-ciais no Município.

Santa Casa de Serrana: medicina humanizada em toda a região66 | Revista Evidência

Page 67: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Hospital Electro Bonini realiza mais de 45 mil consultas em 2009

Instalado no campus Ribeirão desde 2003, o Hospital Electro Bonini é uma das maiores e mais importantes realizações da Universidade de Ribeirão Preto no setor de saúde e um centro de referência no atendimento da população regional. Como campo de estágio para alunos de gradua-ção e pós-graduação, o hospital também cumpre a função de estender o aprendiza-do para a área prática.

Os serviços são disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de pacientes particulares e de convênios. Com sete anos de atuação, já realizou mais de 120 mil consultas e 2.500 cirurgias em diversas especialidades. Só no ano passado foram 45.514 consultas e 1.150 cirurgias. Na Enfermaria de Pe-diatria, mais de 2.300 internações foram realizadas entre os anos de 2003 e 2009. O trabalho desenvolvido neste setor motivou a criação do Grupo de Humanização do Hospital que promove atividades lúdicas e de integração com os pacientes e acom-panhantes.

Outro resultado alcançado é a classifi-cação na avaliação de qualidade realizada pela Secretaria de Estado de Saúde. Na pesquisa, que revela o ranking dos melho-res hospitais e maternidades públicos do Estado de São Paulo, o Electro Bonini ficou classificado em 2º lugar entre os hospitais de Ribeirão Preto e 12º lugar entre todos os hospitais conveniados ao SUS no Esta-do. O levantamento ouviu 60,2 mil pacien-tes que passaram por internações e exa-mes em mais de 500 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista.

Assistência Jurídica: orientações e apoio gratuitos

O Balanço Social de 2009, publicado no primeiro semestre deste ano, traz dados e informações completas sobre as ações sócio-ambientais e a política de sustentabilidade da Unaerp. Foram 22 programas de ação social e ambiental que incluem projetos permanen-tes e sazonais. Somados, esses programas realizam aproximadamente 500 mil aten-dimentos anuais à população. Veja alguns exemplos de programas sociais mantidos pela Universidade.

Saúde para a Comunidade•Projeto de Interação em Saúde na

Comunidade (PISC): atendimentos à comu-nidade do Distrito Leste de Ribeirão Preto (Castelo Branco)

•Programa de Medicina Comunitária•Projeto Bem Estar no Shopping•Projeto Saúde na Estrada•Clínica de Odontologia •Clínica de Nutrição (Centro Interdiscipli-

nar de Apoio Nutricional – CIAN)•Laboratório de Análises Clínicas•Clínica de Fisioterapia

•Clínica de Psicologia •Farmácia Universitária

Esporte, Arte, Cultura e Patrimônio Histórico

•TV Unaerp•Jornal do Ônibus•Série Documentários e Série Profissões

(vídeodocumentários históricos e educati-vos distribuídos a escolas e bibliotecas).

•Coral Unaerp•Escola de Ginástica Rítmica e Ginástica

Olímpica•Programas de Apoio a Atletas e Equipe

de Natação

Direitos Humanos, Capacitação, Orien-tação e Apoio

•Escritório de Assistência Jurídica•Setor de Conciliação e Mediação•RG Propaganda•Grupo Renascer (para Terceira Idade)•Programa de Informação Profissional a

estudantes de ensino médio

Programas sociais para a comunidade

Campus Ribeirão0800.771.8388 ou (16) 3603-6900

Campus Guarujá0800.773.7760 ou (13) 3398-1000

Revista Evidência | 67

Page 68: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Country

A moda sertaneja universitária está com tudo. Cintos importados de strass e pedras, fivelas grandes com cristais swarovisk e em couro com detalhes que fazem a diferença, po-dem ser usados em qualquer evento com uma calça jeans ou junto com uma blusa. As polos de cores alegres e feitas em algodão macio deixam qualquer um bem a vontade. Apro-veite a dica e monte seu look!

Moda Sertaneja Universitária

Page 69: Revista Evidência Edição Outubro 2010

A vida a cavalo é bela e passa mais devagar

Nos dias de hoje, o ser humano valori-za, cada vez mais, a frenética busca pelo instantâneo, pelo rápido e pelo imediato, buscando abreviar os dias para se fazer em horas o que daqui a pouco fará em minu-tos. Tudo impulsionado pela velocidade dos acontecimentos, atrelados à internet, celulares e todas as parafernálias tecnoló-gicas atuais que daqui a um minuto já não serão tão atuais assim.

Nós, simples mortais, nos vemos absor-vidos por este frenesi e vivemos a ponto de explodir a qualquer momento sem ter chegado a nada ou a lugar algum. A ponto de ter passado pela vida tão rápido que nem tivemos tempo de observar o que realmente importava.

Há quanto tempo você não observa uma flor e contempla a beleza dos seus detalhes? Ou vê uma formiga trabalhando e repara quão grande é seu esforço para transportar aquela folhinha que, para nós,

parece tão insignificante?Andando a cavalo e passeando pela

natureza tudo isso nos será possível de ver e reparar, pois como diria o grande criador de cavalos e amigo, Beto Meirelles: “Só o cavalo nos dá a liberdade necessária, a altu-ra exata e a contemplação justa e perfeita da natureza...” e conclui “... o horizonte do

homem que caminha a pé é pequeno diante da paisagem vista de cima de um cavalo...”

Cavalgar é um esporte sadio, um lazer que pode ser de toda a família, integrando e confraternizando amigos e familiares, fazendo os momentos da vida mais lindos, agradáveis e melhores de serem vividos.

por Tarcísio Corrêa de Melo

Page 70: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Panorama

Ação solidária

O Home Care Cene Hospitalar realizará

no dia cinco de Novembro, na explanada

do Theatro Pedro II, a aferição de pressão

arterial e testes glicêmicos gratuitos. Além

disso, dará orientações à população sobre

Hipertensão Arterial e Diabetes. A ação

acontece das 9 às 17 horas.

Gabriel Locher

O barítono Gabriel Locher, aluno da es-

cola de canto da Cia Minaz, foi selecionado

para o Prelúdio, programa da TV Cultura,

que une a música clássica ao tradicional

formato de show de calouros. No progra-

ma, jovens músicos de até 25 anos, prati-

cantes de qualquer instrumento, cantores

e regentes de até 30 anos, têm a oportu-

nidade de se apresentar como solista. O

programa teve início em três de Outubro.

Exposição

Até o dia 31 de Outubro, no Espaço Cul-

tural Jorge Luiz, no Cartório de Registro Ci-

vil, Rua Paraíba, 513, Lu Degobbi, do Grupo

Amigos da Fotografia, apresenta fotos de

bebês regateiros. A exposição “BBBs REGA-

TEIROS” é composta por 10 fotografias em

homenagem ao Dia da Criança.

Lançamento

Os néctares Del Valle Mais agora po-

dem atender famílias ainda maiores com

a embalagem de 1,5 L, que está disponível

nos sabores manga, pêssego e uva. Os

néctares Del Valle Mais trazem uma quan-

tidade significativa de suco das frutas. Em

cada caixa de 1,5 L de um destes sabores

estão presentes os sucos de frutas de cerca

de cinco mangas, nove pêssegos e sete

cachos de uva, respectivamente.

Reconhecimento

Julieta Taranto foi uma das home-

nageadas do Grande Prêmio Ribeirão

Preto de Solidariedade, ocorrido no dia

13 de Setembro, no Theatro Pedro II.

Na ocasião, o colunista social Amir Calil

recebeu a láurea em nome de Julieta

que não pôde estar presente. Dias de-

pois, em encontro com a idealizadora

da Creche Modelo de Vila Virgínia, Amir

lhe entregou o certificado.

Expansão

Ampliando sua atuação no mercado

sucroenergético, a Hyundai abriu uma uni-

dade em Ribeirão, por meio da KGC Má-

quinas e Equipamentos Pesados. Além de

representação comercial, a unidade conta

com consultores técnicos locados disponí-

veis para atendimento de manutenções.

Conheça também as novidades:Ofurô – Cromoterapia

AromaterapiaTalassoterapia

LaserterapiaArgiloterapia

ObesidadeGorduras LocalizadasCelulites EstriasFlacidezRugas – AcneImpotência SexualInfertilidadeDor em geral

Hanna – Espaço de Terapias Alternativas - [email protected] Rua: Roque Pippa, 416 – Bonfim Paulista - Fones: (16) 3234-3862 / 9196-5217

Tratamentos Especializados

Page 71: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Luvitel, há 20

anos apresentando

soluções em

telecomunicações

Revenda Autorizada

3 Intelbras

3 Siemens

3 Panasonic

3 Embratel

3 Telefônica

3 Sumus

3 MCM

Rua Padre Euclides, 286

& 3931 1800 / 9223 0999

w w w. l u v i t e l . c o m . b r

Venda, instalação e manutenção de

equipamentos para telefonia e informática

Irene Coimbra

A escritora Irene Coimbra realizou

manhã de autógrafos de seus livros

Entre Poemas, Denúncias Poéticas e

Meu Diário na Biblioteca do Clube de

Regatas, no dia 12 de Setembro. Irene

Coimbra de Oliveira Cláudio nasceu em

Patrocínio Paulista/SP. Passou a infância

e a adolescência na tranquila cidade de

Itirapuã. Aos dezoito anos mudou-se

para Franca e aos vinte para Ribeirão

Preto, onde reside até hoje. Atualmente

é professora de Idiomas. Em suas horas

vagas dedica-se à Literatura e ao estudo

de Línguas.

Pólo AD

No dia 28 de outubro, o Pólo AD

realizará um jantar beneficente, no

Country Club, com o objetivo de

arrecadar fundos para terminar a

reforma e ampliação da Frasol - Fra-

ternidade Solidária São Francisco de

Assis. O Pólo AD está mobilizando

profissionais da área de construção,

arquitetura, decoração e também

a população em geral, por meio do

projeto Ação Concreta, para ajudar a

terminar a reforma e ampliação da

Frasol. Mais informações pelo telefo-

ne (16)36355658.

Tendências

Fábio Guimarães, franqueado da

MR.Closet em Ribeirão Preto, traz as úl-

timas novidades da CasaCor Rio. A linha

“Ilumina”, com sistemas de iluminação

para armários, gavetas, prateleiras e

afins, apontada como principal tendên-

cia no segmento utiliza uma fita de LED

de alta densidade, sendo ideal para ro-

dapés e fundo de closets, estantes e até

armários do banheiro, criando um am-

biente aconchegante e diferenciado.

Rodonaves

A RTE Rodonaves doou 900 quilos de

farinha de trigo, 655 de açúcar e 360

quilos de farinha de milho (fubá) ao

Fundo Social de Solidariedade de Ribei-

rão Preto. Ao todo, foram 1915 quilos

de alimentos que serão enviados a

instituições carentes da cidade. A inicia-

tiva faz parte da Gincana Semeando o

Bem, da RTE Rodonaves, que tem como

objetivo mobilizar os colaboradores e a

comunidade em prol da solidariedade.

A assistente social da RTE Rodonaves, Roselaine da Silva e as assistentes do

Fundo Social de Solidariedade, Fabiana Carvalho e a Rose Martins Imor

Page 72: Revista Evidência Edição Outubro 2010

Grafica

Page 73: Revista Evidência Edição Outubro 2010

por Monalisa LimaRede Social

No dia 15 de Outubro Jaira

Delbon completou mais um

ano de vida. Parabéns!

Em 1º de Ou tub ro, Karen Borto lot i comemorou seu a n i v e r s á r i o a o l a d o d o namorado Hendrigo Bianchi. Parabéns Karen!

Dia 15 de Setembro Maria

Fernanda da Silva Pauletti

apagou as ve l inhas e

comemorou 2 aninhos de

vida. Parabéns!

A transportadora RTE Rodonaves

está pelo segundo ano consecutivo

entre as 150 melhores empresas

para se trabalhar, segundo o guia

Você S/A – Exame da editora Abril.

Na foto, as colaboradoras Rosa

e Dilma emocionadas. Parabéns

Rodonaves!

Os alunos do Colégio Terra Cirandinha, na Vila Virgínia, foram surpreendidos com uma apresentação do grupo Palavra Cantada. O show foi um dos prêmios que o estudante Eduardo Selani Guimarães (7 anos), recebeu por ser um dos cinco finalistas no Concurso “Descobrindo o mundo através da água” de Natura Naturé.

Já no dia 8 de Outubro foi a

vez que Franklin Machado

Sant´Anna Filho, publicitário

e proprietário da MultVideo

Produtora, comemorar seu

aniversário.

L u c i a n a E v a n g e l i s t a com Markus Herrmann, cabeleireiro da Wella e que ministrou curso de aperfeiçoamento de tintura em Berlim, na Alemanha, do qual ela participou

Page 74: Revista Evidência Edição Outubro 2010

ÁRIES(De 21/03 a 20/04)

TOURO(De 21/04 a 20/05)

GÊMEOS(De 21/05 a 20/06)

CÂNCER(De 21/06 a 21/07)

LEÃO (De 22/07 a 22/08)

VIRGEM (De 23/08 a 22/09)

LIBRA(De 23/09 a 22/10)

ESCORPIÃO(De 23/10 a 21/11)

SAGITÁRIO(De 22/11 a 21/12)

CAPRICÓRNIO(De 22/12 a 20/01)

AQUÁRIO(De 21/01 a 19/02)

PEIXES (De 20/02 a 20/03)

* Betho Junior é Terapeuta Holístico a mais de 20 anos [email protected] - www.bethojunio.com

Tel: 3637-6250 e 3911-9052

Toque de Mago

Momento de trabalhar para construir sua vida material. Um novo e importante passo pode estar sendo dado no trabalho. Na relação com os amigos, é preciso que você seja mais cooperativo.

A sensação de crise e finalização ainda não passou completamente. Momento também para refletir me-lhor para, adiante, avançar de outra maneira.

Maior tendência ao recolhimen-to e à busca, em seu interior mais profundo do que lhe dá segurança. Momento de refletir sobre ques-tões da carreira e das responsabili-dades sociais.

Os novos valores, afinidades e paixões estão por surgir com relação aos amigos e ao ambiente social. Você se sentirá motivada pelo convívio com pessoas com quem nutra afinidades pessoais ou de estilo de vida.

O impulso para conquistas na profissão continua presente e vi-goroso. Mas de pouco adiantam, de agora em diante, os impulsos isolados. Eles precisam compor uma rede abrangente de ações bem planejadas.

Momento oportuno para dar início a estudos superiores e a ativi-dades que venham a satisfazer suas aspirações mais nobres. Aproveite a fase, planeje e corra atrás!

É preciso se equilibrar entre impor seus interesses e aceitar passivamen-te o que lhe apresentam. Você co-meça a ser mais amoroso e desejoso de troca de carinho e afeição com a pessoa amada.

Momento de criar mais ritmo em suas atividades, apesar da tendência a oscilar e reagir capri-chosamente às rotinas. Mesmo que o dia o chame para assuntos mais excitantes, talvez seja melhor cuidar de si mesmo.

Você se mostra especialmente amoroso e desejoso de satisfação íntima. Momento para se dedicar às artes e a tudo aquilo que lhe agrada de modo pessoal.

Apesar de ter a plena sensação de que não vai conseguir controlar tudo que está por fazer é preciso estabelecer uma ordem na reali-zação das tarefas. Siga em frente e terá sucesso.

As obrigações precisam de sua presença de modo a cumprir as mesmas com sucesso até o final. Um período muito positivo para cuidar da casa e do conforto material.

Sua disposição é devotar-se ao trabalho, mas outras obrigações forçam você a se desviar de suas atividades. Os conflitos diminuem até o final do período.

Page 75: Revista Evidência Edição Outubro 2010
Page 76: Revista Evidência Edição Outubro 2010