Top Banner
52

Revista Deguste

Mar 17, 2016

Download

Documents

Revista Deguste

Confira a edição de setembro.
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Revista Deguste
Page 2: Revista Deguste
Page 3: Revista Deguste

DE GUS TE • dezembro • 2011 3

Page 4: Revista Deguste

4 DE GUS TE • setembro • 2012

DegusteGAS TRO NO MIA PO TI GUAR

C a rd á p i o

Setembro de 2012 - ano 8 - edi ção 86

Mazzano lançapratos novos no

cardápio

22Erick Jacquin es-tará em Natal emsetembro

16

20

Casa dos Vinhosfaz degustação noSanta Maria

08 Água Santa Maria lança garrafinha de vidro de 300 mil12 A Dutti Café abre belíssima loja em Lagoa Nova14 Cantu investe pesado no mercado de Natal20 Dolce Vita lança o saboroso Stinco de Cordeiro22 Delivery do Pittsburg alcança a marca de 20 anos no mercado26 Grand Cru realizou um dos maiores eventos de vinho em Natal28 Sobradinho completa 5 anos em Petrópolis34 Chef com 3 estrelas no Guia Michelin faz jantar em Natal

S e ç õ e s05 Pelos Restaurantes18 Gastronomia & Letras24 Aromas de Café

32 Saberes do Vinho 50 Folhas de Cuba

Caponata italiana com pães caseirosFoto: Rogério Vital Produção: Benício Siqueira

N o s s a C a p a

Espaço do Leitor

Às vezes eu fico me perguntando se Natal tem tantos restau-rantes e novidades mesmo, como estas que lemos aqui ou se tu-do isso é imaginação da revista?...kkkkk. Brincadeiras à parte, pa-rabéns pelo excelente trabalho. Sou fã da Deguste!!!!!

Lorena Araújo – Funcionária Públicapor e-mail

A Deguste é um produto made in RN, que levanta a auto esti-ma do nosso povo. É uma revista de boa qualidade, com belas fo-tos e, o melhor de tudo, mostrando os bons restaurantes do nos-so Estado. Parabéns pelo sucesso deste projeto!

Valério Gurgel de Sá – EconomistaMorro Branco - Natal/RN

Faz tempo que escolho os restaurantes que frequento emNatal através da leitura das matérias da Revista DEGUSTE. Todasas indicações são muito boas.

Geraldo Carlos - Micro empresário Cidade Satélite - Natal/RN

Almoço delicioso no restaurante Santa Maria. Tudo perfeito!Comida, local, atendimento... Dica da @RevistaDeguste

Suzana Schott - @suzanaschott - JornalistaPelo Twitter

Parabéns,@RevistaDeguste é muito bem elaborada e ilus-trativa.

Rosi Souza - Funcionária Pública @RosiSouza15Pelo Twitter

Aprendi a gostar de vinhos lendo as dicas e observando as ma-térias da Revista Deguste. Esse mundo da gastronomia é muito in-teressante. Depois de virar leitor assíduo da Deguste, passei a ob-servar sabores e aromas nas comidas, que antes passavam des-percebidos.

Carlos Silva - ContadorBarro Vermelho - Natal/RN

Page 5: Revista Deguste

DE GUS TE • março • 2011 55

Pelos Restaurantes...Luís Benício Tavares Siqueira - tbe ni [email protected]

Restaurante Santa MariaRua Rodolfo Garcia, 2147 CLagoa Nova – Natal/RNFone: (84) 3234-0710

Santa Maria lança pratosexecutivos para o almoço

O restaurante Santa Maria, especializado em culinária portuguesa, lançou um cardápio depratos executivos durante três dias da semana. A ideia é atrair o público que trabalha na região deLagoa Nova e busca uma refeição saudável, em um ambiente agradável e com preço competiti-vo. A cada dia a casa coloca dois pratos como opções. Todos os pratos custam apenas R$ 19,90.

Na terça-feira, o cardápio inclui Filé à Portuguesa e o Mariscado - que é preparado comcamarão, mexilhões, anéis de lula, kani, purê e arroz. Na quarta-feira, são servidos Bifanasde porco com cogumelos e também um prato de Bacalhau. Na quinta-feira, os pratos sãoFrango com molho cremoso e o Salmão à Zé do Pipo. O Santa Maria dispõe da máquina in-dustrial Nespresso, capaz de produzir cinco tipos diferentes de cafés espressos.

Carminda e Andrea Sanches são as proprietárias e chefs de cozinha do Restaurante Português Santa Maria

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Page 6: Revista Deguste

6 DE GUS TE • setembro • 2012

Av. Jaguarari, 4990, Lj 28 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP 59054-500Fones (84) 3234.5566 - www.re vis ta de gus te.com

Os tex tos as si na dos não re fle tem ne ces sa ria men te a opi nião da re vis ta, sen do de in tei ra res pon sa bi li da de de seus au to res.

Deguste

Exp

edie

nte

Washington RodriguesDiretor de Redação

Luís Benicio T. SiqueiraDiretor Executivo

FO TO CA NIN DÉ SOA RES

Da Redação

Vita, La Brasserie de La Mer e Mazzano. Cada um maissensacional do que o outro.

Em Lagoa Nova, a Dutti Café abriu uma das mais bo-nitas cafeterias de Natal. Em Tibau do Sul, tem belas fo-tos do restaurante do Hotel Tibau Lagoa.

Outro destaque é a presença da importadora de vi-nhos Cantu, que realizou quatro eventos na cidade nosúltimos dois meses. Temos que mencionar também anova loja da Saladona, na Avenida Afonso Pena, a refor-ma do restaurante Farofa D’agua, em Ponta Negra, os20 anos do delivery do Pittsburg, a inauguração doFrangasso em Capim Macio, e as degustações promovi-das pela Grand Cru e Casa dos Vinhos.

Quer mais? Então fique sabendo que a Unicred estárealizando sensacionais oficinas gastronômicas para seusassociados, e que o Sobradinho Creperia está comple-tando cinco anos, em Petrópolis.

Você ainda vai resistir e ficar de fora? Participe domundo da gastronomia. Basta seguir as dicas da RevistaDEGUSTE.

Bom apetite e até o próximo mês!

O mundo da gastronomia em Natal está em ebu-lição. São oficinas gastronômicas, jantares harmo-nizados, ampliações e reformas de restaurantes,lançamentos de serviços e empresas, novos profis-sionais no mercado, mudanças de cardápios, cursostécnicos e universitários de formação culinária, euma outra gama de possibilidades de prazeres e ne-gócios acontecendo ao mesmo tempo. É tanta coi-sa, que fica muito difícil você arranjar uma desculpa

para não participar deste univer-so tão saboroso.

Esta edição da RevistaDEGUSTE dá a você uma radio-

grafia do mundo de possibilidadespara participar da gastronomia de Natal, seja

como empreendedor - abrindo seu próprio negó-cio; seja como prestador de serviço - fazendo al-gum curso especializado na área; ou como privile-giado expectador - apreciando bons vinhos, experi-mentando novos pratos, descobrindo que a vida émuito maior do que o feijão com arroz do dia a dia.

Muitas são as notícias interessantes quevocê vai ver aqui. Uma delas, por exemplo, é o lan-çamento da água mineral Santa Maria em garrafinhade vidro especial, que harmoniza melhor com o ser-viço do vinho nos restaurantes. Outras dicas são osnovos pratos dos restaurantes Santa Maria, Dolce

Revista de Gastronomia

Revista Deguste Gastronomia Potiguar é uma publicação mensalda Deguste Comunicação, Assessoria e Marketing Ltda.Tiragem6 mil exem pla res

Diretor ExecutivoLuís Benício Tavares Siqueira(84) 9172-6375be ni [email protected] de RedaçãoWashington Rodrigues(84) 9904-9683wrro dri gues com@ya hoo.com.br

JornalistasClaudia Andradeclau dia@re vis ta de gus te.com

Thyago [email protected]

Diretor de ArteEdílson Martins de Araújo

Comercial ([email protected])Carlos Brumatti - (84) [email protected]

Nicolas Rombotis - (84) [email protected]

Contato MossoróKaliane Monteiro (84) 8832-1559

RevisãoRejane Souza

FotografiaCanindé Soares Rogério Vital

ColaboradoresArthur Coelho Gilvan PassosDéborah Massud

Tota BarbosaPaulo Guillén

Participe do mundo da gastronomia

Page 7: Revista Deguste

DE GUS TE • junho • 2012 7

Page 8: Revista Deguste

8 DE GUS TE • setembro • 2012

Água Mineral Santa MariaRua Dr. Luiz AntônioZona Rural – Parnamirim/RNFone: (84) 3222-8832

A Água Mineral Santa Maria, uma das marcasmais fortes do segmento no Rio Grande do Norte,lançou uma novidade que vai agradar ao mercadogourmet, a garrafa de água mineral de vidro, emum layout mais bonito, em 300ml, que harmonizamelhor com as requintadas mesas dos melhoresrestaurantes de Natal.

Segundo o dono da empresa, Roberto Sequiz,o layout da nova garrafa agrada ao público de ummodo em geral e, principalmente, aquele que fre-quenta bons restaurantes. Há, também, outro di-ferencial que torna o produto muito bem aceito nomercado, o fato de ele estar sintonizado com asboas práticas pela conservação do meio ambiente.O uso da garrafa de vidro diminui o o descarte dastradicionais garrafas plásticas no ambiente.

Por trás da nova garrafa de vidro, que chegouao mercado no começo do mês passado em váriosrestaurantes, entre eles Temaki Lounge, Guinza,Reis Magos e Sal e Brasa, está toda uma estruturade logística para o recolhimento dos vidros nosrestaurantes. Após o uso pelo cliente, a garrafavolta para as caixas especiais nas quais são entre-gues à Santa Maria, que faz o recolhimento dosvasilhames na próxima entrega.

Entre as grandes marcas do mercado de águamineral no RN, a Santa Maria é a mais antiga, com45 anos de existência. Foi criada pelo empresárionatalense Pedro Alberto Serquiz Elias, que morreucom 89 anos, dois anos atrás. Há 30 anos, porém,a marca é gerenciada pelo filho dele, Roberto Serquiz.

Roberto Serquiz comanda a Água Santa Maria há 30 anos

Nova garrafinha de vidro de 300ml é excelente opção para os restaurantes

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Água Mineral Santa Marialança garrafa de vidro de 300ml para restaurantes

Page 9: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 9

Page 10: Revista Deguste

10 DE GUS TE • setembro • 2012

Dez novas opções para você comer bem no La Brasserie

Dez novos pratos foram incluídos no menu do requintado res-taurante francês La Brasserie de La Mer, assinado pelo chef francêsErick Jacquin, no Hotel Best Western Premier Majestic, em PontaNegra.

Para você que gosta de alta gastronomia, veja a lista dos novospratos para ajudá-lo a preparar a sua agenda de visitas ao restau-rante: Creme de bisque e frutos do mar; Lula chapada à provençal,com tomate confit, berinjela, abobrinha e cebola; Vieira grelhadacom pequeno risoto de açafrão e emulsão de Chardonnay; Farfallecom frutos do mar e alcachofra; Risoto de frutos do mar com er-vas frescas; Lagosta rôti com risoto aromatizado com limão; Filéde pargo ao forno, gâteau de legumes à provençal; Salmão unila-teral, no molho de frutas exóticas, batata ao murro e arroz branco;Peito de frango ao creme de parmesão e tagilatelli na manteiga;Carré de cordeiro com arroz e feijão branco.

Beleza do restaurante agrega valor ao mercado gastronômico de Natal Salmãoo unilateral, moolho de frutas exóticas, batata ao murro e arroz

Lagosta Rôti com risoto aromatizado com limão

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Page 11: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 11

La Brasserie de La MerHotel Best Western MajesticAv. Eng. Roberto Freire, 8860Ponta Negra - Natal/RN

Para o lançamento oficial dessareformulação no cardápio, o própriochef francês estará em Natal nestaprimeira semana de setembro. ErickJacquin é um dos mais conceituadoschefs em atividade no Brasil, donodo La Brasserie, em São Paulo, pre-miado internacionalmente e referên-cia na alta sociedade paulista.

Erick comprou a ideia de assinaro cardápio do restaurante La Brasseriede La Mer, como parte do projeto doHotel Majestic, pertencente à famí-lia Gosson, em Natal. Karim Gosson,administrador e também chef no res-taurante, conta que Erick Jacquin temcomo marca registrada mudar seuscardápios a cada seis meses, acom-panhando o movimento das estações.“Completamos seis meses de fun-cionamento do La Brasserie de LaMer e, por isso, ele virá apresentaras novidades em Natal”, conta.

O chef francês Erick Jacquin, no alto, estará emNatal em setembro para lançar os novos pratos dorestaurante La Brasserie de La Mer, em Ponta Negra

Page 12: Revista Deguste

12 DE GUS TE • setembro • 2012

Dutti CaféNascimento de Castro, 1907Lagoa Nova - Natal/RNFone: (84) 2226-8445

Dutti Café abreprimeira loja emLagoa Nova

Uma das cafeterias mais requintadas do Tirol, a DuttiCafé, Flores e Chocolates, inaugurou sua primeira filial nobairro de Lagoa Nova, na Rua Nascimento de Castro, emfrente à nova Padaria Mercatto, que está em vias de ser inau-gurada. A nova casa segue o mesmo padrão de conforto ebom gosto da loja do Tirol, porém com um espaço maior.

Na inauguração formal, no dia 21 do mês passado, osdonos da marca, Robson Medeiros e Raphaela Rosas, rece-beram a Revista DEGUSTE para apresentar o novo cardápio.Raphaela conta que a casa oferecerá um cardápio extenso,com mais variedades para o horário do almoço, por exemplo.“Estamos com novas opções de saladas com grelhados eTortillas, que são pratos leves e saborosos”, explica.

Outros destaques são a Prímula - involtine de presunto ti-po Parma, recheado com tomate seco, parmesão e rúcula,regados com molho pesto; e os Lisianthus - brusquetas commusseline de ricota e cream cheese cobertos com tapenadede azeitosnas e confit de tomate cereja.

A nova cafeteria funciona de terça a sábado, das 11h às21h. Vale muito a pena uma visita.

Cuscuz Marroquino com camarão

Rafaela e o marido, Robson: bom gosto na decoração da loja

Uma das cafeterias mais elegantes de Natal agora tem filial em L. Nova

Salada Flor do Mandacaru Taça Dutti, com creme de chocolate branco com suspiro

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Page 13: Revista Deguste
Page 14: Revista Deguste

14 DE GUS TE • setembro • 2012

Cantu investe pesado nomercado do vinho em Natal

A importadora Cantu decidiu investirpesado no mercado do vinho em Natal.Somente nos últimos dois meses, ela reali-zou quatro grandes degustações na cidadeem restaurantes de ponta: Fogo & Chama,Agaricus, La Brasserie de La Mer e Dos Mares.

Foram degustações dirigidas e jantaresharmonizados com o objetivo de apresentarseus rótulos ao público natalense. Públicoesse que frequenta o mundo do vinho emNatal: donos de restaurantes, donos de lojasde bebidas, supermercados, imprensa espe-cializada e alguns enófilos especiais, cuja pre-sença constante nas lojas os consagra comoformadores de opinião nesse segmento.

No jantar na Fogo & Chama Steak House,ainda, no final de junho, foram degustadosos rótulos Quinta dos Bons Ventos Branco2010, Quinta dos Bons Ventos Tinto 2010,Quinta dos Bons Ventos Reserva 2007 eEspumante rosé francês Veuve Devienne.

Em outras três ocasiões, a Cantu massifi-cou os bons vinhos da vinícola chilenaVentisquero. Na Confraria dos Maîtres eGarçons, foi realizada uma degustação diri-gida no restaurante Agaricus, apresentandoa qualidade de três vinhos da linha Grey: GreyChardonnay, Grey Merlot e Grey CabernetSauvignon.

Degustação da Cantu apresentou os vinhos tops da Ventisquero

FOTO

S R

OG

ÉR

IO V

ITA

L

Page 15: Revista Deguste

Já em outro evento especial, no restaurante Dos Mares, em PontaNegra, foram degustados os excelentes Grey Chardonnay 2010,Grey Carménère 2010, Grey Merlot 2009 e o Vertice 2007.

Para finalizar, o jantar mais recente ocorreu no luxuoso La Brasseriede La Mer, no Hotel Majestic, da família Gosson, em Ponta Negra,novamente com vinhos de alto padrão da Ventisquero: Grey Chardonnay2009, Heru Pinot Noir 2010 e o top da vinícola, Pangea SyrahCabernet 2007.

Em Natal, o representante da Cantu é o executivo Marcelo Age,que vem firmando várias parcerias para abrir espaços para os vinhosda importadora. Nos quatro eventos realizados, nos últimos dois

meses, estiveram, em Natal, o enólogo da vinícola Ventisquero, HugoSalvestrini, e a gerente comercialda Cantu no Nordeste, BeatrizMaggioni.

DE GUS TE • setembro • 2012 15

Importadora CantuRepresentantes em NatalFabiana OliveiraFone: (84) 8136-2888 / 9660-3286Ana Paula OliveiraFone: (84) 9644-6012Representante no NordesteBeatriz MaggioniFone: (81) 9429-3166 / 3205-3200

Page 16: Revista Deguste

16 DE GUS TE • setembro • 2012

Mazzano lança novo cardápioO restaurante Mazzano, um dos

mais bonitos de Natal, lançou, des-de o mês de julho, pratos novos nocardápio, que estão encantando osclientes. Quatro deles servem mui-to bem duas pessoas e estão cha-mando a atenção dos gourmets quefrequentam o restaurante: oCaneloni de Camarão, feito comrolinhos de massa fresca artesanalrecheados com camarão e catupi-ry gratinado com molho de toma-te e parmesão (R$59 para 2 pes-soas); Camarão Alho-Poró, comcamarões, alho-poró, vinho bran-co, molho branco e salsinha, ser-vido com arroz cremoso do pró-prio molho e batata palha (R$64para 2 pessoas); Risoto de CamarãoTabasco, camarões, tomate con-cassé, manjericão, tabasco, par-mesão e manteiga de ervas (R$68para 2 pessoas) e Juliene de Filé aoFunghi, espaguete, tiras de mig-non e molho cremoso de funghisecchi (R$52 para 2 pessoas).

Pizza de Camarão com pesto Filé com Risoto de Funghi

Camarão à Carbonara

Caneloni de Camarão é uma das boas opções do cardápio do Mazzano

Filé aos Quatro Queijos

Page 17: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 17

Restaurante e Pizzaria MazzanoAvenida Eng. Roberto Freire, 9934Ponta Negra - Natal/RNFone: (84) 3219-5151

De acordo com os proprietários dacasa, os irmãos Renato e Marcelo Guerra,além dos pratos novos, o restaurante ain-da está trabalhando com um menu de su-gestão, que são criações diárias do chef,que podem ou não entrar no cardápio fi-xo, dependendo da aceitação do público.

Ao todo, o cardápio oferece 23 op-ções de pratos principais, sendo 10 delesà base de camarão. A pizza também é umcomponente importante do Mazzano, são26 sabores no total – dois deles, doces.Segundo os irmãos Marcelo e RenatoGuerra, a “pizza tem a massa fininha combordas crocantes, os ingredientes são namedida certa para garantir o melhor sa-bor, somos umas das únicas pizzarias dacidade que utiliza o verdadeiro catupiry,obtendo um resultado sem igual”.

O Mazzano está entre um dos melho-res restaurantes de Natal por reunir umconjunto de itens que fazem a diferençano concorrido mercado gastronômico dacidade: é um dos mais bonitos, com vistapara a praia de Ponta Negra, cativou umpúblico de excelente padrão na cidade,pratica uma ótima gastronomia e tem in-fraestrutura confortável de acesso, comestacionamento fácil e localização privi-legiada na Av. Engenheiro Roberto Freire.

Pizza Granulosa é novidade na casa

Um dos ambientes do Mazzano, de frente para a Praia de Ponta Negra

Renato e Marcelo Guerra são os donos do Mazzano

Page 18: Revista Deguste

18 DE GUS TE • fevereiro • 2012

A coleção Prático e Saboroso foi de-senvolvida pelos melhores especialistasem gastronomia da atualidade. Todas asreceitas foram testadas com sucesso. Estaedição em especial Chocolate, de autoriado chef Pía Fendrik, é sem dúvida umachado de receitas de chocolate: sobre-mesas, tortas, docinhos e outras delícias,selecionadas e explicadas para os apre-ciadores desse mágico ingrediente.

O chocolate é uma mistura de pasta de cacau em pó, manteigade cacau em pó e açúcar. De acordo com as proporções utilizadas,obtêm-se diferentes qualidades, texturas e aromas. Nenhuma dasreceitas expostas no livro requer técnicas complicadas. Se em algumcaso se pede um ingrediente incomum, sempre é oferecida uma al-ternativa mais simples. O repertório de receitas inclui as mais tradi-cionais, como o suflê de chocolate, sem faltar os prediletos do mo-mento, como o petit gâteau.

Se estiver pensando em comer algo gostoso com chocolate oudecidir agradar a quem se gosta, ou quem sabe preparar para umaocasião especial, neste livro, você encontrará a melhor opção parauma dessas datas. Preparando-a, você se sentirá tão feliz quando aoferecendo aos outros.

CCHOCOLATE – PRÁTICO E SABOROSO Editora: Vergara & RibaAutor: Pía Fendrik63 páginas, R$ 29,90

Há qualquer coisa de atrativo eindulgente nos aperitivos, ousadosou hendonísticos, eles podem desli-zar ao redor da sala, normalmentecom uma bebida na mão e uma pe-quena iguaria, que se come numa úni-ca dentada na outra. Os aperitivossão a quinta-essência da cozinha mo-derna casual. Uma verdadeira tenta-ção para ser partilhada com amigos,maravilhosamente apresentada, to-davia simples e saborosa.

Esta publicação apresenta re-ceitas famosas e outras mais origi-nais, classificadas por regiões e cul-

turas. E a obra oferece uma enorme variedade de aperitivos dacozinha moderna. Fáceis de confeccionar, os aperitivos devemparecer bons, coloridos e frescos, colocados em pilhas para quetodos possam servir-se da mesma travessa, em um lugar de en-contro onde a comida alegra e cria uma atmosfera de confrater-nização.

Mas, não se esqueça da regra de ouro: quer seja uma sofisti-cada miniatura de Pato de Pequim ou um pequeno potato rosti, háuma coisa que todo o aperitivo deve ser – absolutamente irresis-tível.

O LIVRO ESSENCIAL DOS APERITIVOSEditora: Paisagem Autora: Paisagem 04 páginas, R$ 64,90

Gastronomia & LetrasDéborah Massud - [email protected]

Midway Mall - (84) 3222-4722Natal Shopping - (84) 3235-8188

www.si ci lia no.com.br

Page 19: Revista Deguste

DE GUS TE • fevereiro • 2012 19

Page 20: Revista Deguste

20 DE GUS TE • junho • 2012

Dolce VitaRua Mossoró, 603Petrópolis - Natal/RNFone: (84) 3201-1916

Stinco de Cordeiro é novidade no Dolce Vita

O cardápio do restaurante Dolce Vita ga-nhou mais um prato que vem atraindo os bonsclientes de restaurantes de Natal, o Stinco deCordeiro, servido com Papardelle ao sugo, tan-to no horário do almoço quanto no jantar.

Segundo José Maria Xavier, dono do res-taurante, o prato foi servido em um evento daimportadora Licínio Dias, no mês de maio, ecausou tão boa impressão que muitas pessoasvoltaram ao restaurante nos dias seguintes pa-ra saboreá-lo. “Iniciamos colocando esse pra-to como sugestão e atendendo aos pedidos dequem já o conhecia. Hoje, sem dúvida, é o nos-so prato de cordeiro mais pedido”.

O bistrô Dolce Vita abre para almoço deterça-feira à sexta-feira, das 12h às 15h, e pa-ra o jantar de terça-feira à quinta-feira, das19h às 23h. Na sexta-feira e sábado, o atendi-mento noturno se estende até a meia-noite.

José Maria Xavier lançou novo prato,o Papardelle ao sugo

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Page 21: Revista Deguste

DE GUS TE • abril • 2012 21

Page 22: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012

Kleber Carvalho comemora duas décadas do delivery do sanduíche mais famoso de Natal

Pittsburg (Matriz)Av. Prudente de Morais, 4615Lagoa Nova – Natal/RNFone: (84) 4008-7020

Delivery do Pittsburg faz 20 anosNeste ano de 2012, o

Pittsburg celebra uma marca his-tórica. Há 20 anos, a rede insta-lava um serviço pioneiro de deli-very 24 horas em Natal. “Foi umdesafio muito grande, no início,mas, sem dúvida, isso ajudou aconsolidar nossa marca ao longodesses anos”, revela o empresá-rio Kleber Carlos Carvalho.

Ele informa que em 1991 aloja do Pittsburg se mudou parao ponto onde hoje é a matriz darede, na Avenida Prudente deMorais, em Lagoa Nova. “No anoseguinte, passamos a funcionar24 horas por dia, bem como en-tregar os pedidos também emtempo integral. Lembro que tí-nhamos dificuldades até em en-contrar motoqueiros, pois mui-tos não queriam trabalhar de ma-drugada”.

No início, eram apenas duasmotos. Hoje, no entanto, nos finsde semana, a média de motos pa-ra o delivery fica entre 40 e 50.“Trabalhamos com uma média de20 mil entregas por mês, e o ho-rário da madrugada ainda tem de-manda alta, representando entre20% e 25% do nosso faturamen-to”, afirma Kléber Carvalho.

Assim como as entregas, o

no mercado de entregas 24 horas

movimento de pessoas na loja é intenso namadrugada. O serviço de delivery do Pittsburgé dividido em quatro turnos, levando em mé-dia 30 ou 40 minutos para concretizar umaentrega, dependendo, claro, da distância dolocal. Todos os pedidos para delivery se con-centram na loja matriz, na avenida Prudentede Morais.

O empresário comenta que esse serviço

de 24 horas está marcado na cabeça dosclientes e é referência. “Acho que até hoje,além do Pittsburg, somente alguns carrinhosde lanches ou trailers de bairros ficam aber-tos durante a madrugada”, completa KléberCarvalho. A rede também foi pioneira emdelivery pelo site e, em breve, lançará apli-cativo Mobile para pedidos através de Androide Iphone.

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Pittsburg faz 20 milentregas por mês

22

Page 23: Revista Deguste

DE GUS TE • agosto • 2012

Page 24: Revista Deguste

24 DE GUS TE • setembro • 2012

Açúcar?!

Se perguntarmos a qualquer barista se devemos adoçar ocafé que tomamos, provavelmente a resposta “politicamentecorreta” que ele dará é que se deve tomar o café da maneiraque você preferir. Porém, eu não conheço nenhum baristasério ou degustador de café que adoce a bebida. Por quê?

O sabor amargo para a espécie humana é associado aoperigo, pois muito dos principais venenos têm essa carac-terística, enquanto o doce é associado às frutas maduras,quer dizer que é “tudo de bom”. Essa deve ser uma dasrazões que se diz que o amargor é o contraponto da doçura.

Os cientistas já descobriram que somos 10.000 vezesmais sensíveis em relação ao sabor amargo do que ao doce.Portanto, o impacto que a presença de uma substância a-marga provoca em nosso palato é muito grande. O sabor a-margo no café ocorre devido à cafeína, a defeitos nos grãosconhecidos como PVA (preto/verde/ardido) ou a uma torramuito acentuada.

O café é uma fruta que, quando verde, possui diversosalcalóides, que são responsáveis pela adstringência, que éa sensação de aspereza ou secura na boca (lembra-se dabanana verde). Quanto maior a presença de grãos verdesno seu café, mais desagradável será o resultado na xícara.

Os grãos, quando estão muito maduros, podem sofreruma fermentação bacteriana com liberação de substânciasaromáticas, principalmente fenólicos, que vai resultar em

uma bebida com cheiro medicinal, como o creosol, nomequímico da creolina. Os compostos fenólicos atacam asmucosas, dando a sensação de queimação no estômago.Assim, quem tomar café de baixa qualidade, pode fazermal ao estômago.

Em uma torra muito acentuada (escura) ocorre a pirólisedas moléculas de açúcar, isto é, a quebra das moléculas porcalor excessivo, causando a carbonização das mesmas,gerando amargor.

Por último, temos o “amargor aceitável”, cuja origemestá na própria natureza dos grãos de café, devido à pre-sença de substâncias como a cafeína e diversos tipos de á-cidos clorogênicos, que dão um amargor típico da bebida,diferente dos anteriores.

No Brasil, o café de alta qualidade, apesar do grandeespaço conquistado na mídia, representa apenas de 3% a5% do total consumido. A grande maioria do café torradoe moído vendido no país é o da classe “Tradicional”, se-gundo a classificação da Associação Brasileira da Indústriado Café, que são produtos de baixa qualidade, contendo osdefeitos acima descritos, daí a necessidade de se abusar doaçúcar para se conseguir tomá-lo.

Se você está lendo esta coluna é porque tem inqui-etudes gastronômicas e algum interesse por café, sugiroque se dedique a beber somente os cafés gourmet ou espe-ciais, que são feitos com grãos selecionados e livres de de-feitos graves, e que diminua gradativamente a quantidadede açúcar, para que, com o tempo, possa perceber a doçu-ra natural, a acidez e o amargor. E, assim, verificar comoestes atributos variam de um café para outro.

Desfrute de um bom café!

Aromas de CaféPaulo Guillén - [email protected]

Page 25: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 25

Page 26: Revista Deguste

26 DE GUS TE • setembro • 2012

Grand Cru realizou um dos maiores eventos de vinho em Natal

A distribuidora Grand Crurealizou, no mês passado, umdos maiores eventos de vinhosem Natal. A feira, chamada deGrand Tasting, foi realizada noluxuoso hotel Best WesternPremier Majestic, da famíliaGosson, em Ponta Negra.

Produtores de vários paísesdiferentes montaram ilhas de de-gustação para que os enófilos deNatal pudessem degustar à von-tade os rótulos que quisessem.Na entrada da feira, cada parti-cipante recebia uma taça espe-cial, no tamanho e formato idealpara avaliações técnicas, e, comela, podia experimentar cada umdos vinhos em exposição.

Pelo menos 17 profissionaisde outros países estiveram emNatal para coordenar a degusta-ção de seus vinhos. Eram pro-dutores e representantes de vi-nícolas de países como Chile,Argentina, Itália e Espanha.

Representantes das vinícolas e importadoras presentes do Grand Tasting de Natal

Page 27: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 27

Grand Cru NatalAv. Hermes da Fonseca, 506Petrópolis, Natal-RNFone: (84) 3201-0589Rodrigo Lima - (84) 9619-0759Gilvan Passos - (84) 9996-1756

Hotel Best Western MajesticAv. Eng. Roberto Freire, 8860Ponta Negra - Natal/RNFone: (84) 3642-7000

Para acompanhar a grande variedade de vinhos, o restauranteLa Brasserie de La Mer, do Hotel Best Western Majestic, montouum buffet de frios e antepastos, proporcionando aos participantesexcelentes opções de acompanhamentos durante a degustação.

Além de Rodrigo Lima, a organização do Grand Tasting Nataltambém ficou por conta do consultor Gilvan Passos e da gerentede marketing da Grand Cru, Camila Perossi. Em todo Brasil, estaé a 5ª edição do Circuito Grand Tasting. Além de Natal, as feirastambém foram realizadas em Porto Alegre, São Paulo, Campinas,Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Macaé e Londrina. Para o eventoem Natal, vieram personalidades como Max Undurraga, proprie-tário da vinícola Koyle, e Diego Pulenta, proprietário da Pulenta,vinícola argentina.

Gilvan Passos, Camila Perossi e Rodrigo Lima

Bufê do restaurante La Brasserie de La MerDonos de lojas de vinhos e enófilos da cidade prestigiaram o evento

...que aproveitou a ocasião para conhecer novos rótulosVinhos europeus foram muito procurados pela legião de adeptos...

Ao todo, 91 vinhos diferentes foram expostos no evento

Page 28: Revista Deguste

28 DE GUS TE • setembro • 2012

Sobradinho CreperiaRua Mipibu,684Petrópolis - Natal/RNFone: (84) 3201-2680

Sobradinho Creperia completa 5 anos

O Sobradinho Creperia, em Petrópolis, completa cinco anos neste mês de setembro e, paracomemorar a data, lançou dois novos pratos no cardápio do almoço, o Picadinho de Filé e oAlaminuta, uma típica refeição da região Sudeste.

O Picadinho de Filé (não confundir com o tradicional picadinho de bode nordestino), é ser-vido com arroz e farofa, “como o picadinho carioca”, explica a chef da casa, Namir Strejevitch, lau-reada como melhor de sua turma no curso universitário de gastronomia em Natal. Já o Alaminuta émais robusto, servido com bife, batata frita, salada e ovo frito. Os pratos são individuais e têm preço

de R$13,90, disponíveis apenas no horário do almoço.O Sobradinho foi inaugurado no dia 21 de setem-

bro de 2007, na rua Mipibu, Petrópolis, quase esqui-na com Afonso Pena, um dos endereços mais charmo-sos de Natal. As proprietárias da casa são as empresá-rias Namir Strejevitch e Izabella Bezerra. O Sobradinhoé um restaurante de decoração clássica, climatizado,com ambiente aconchegante e intimista e música aovivo de piano nas quintas-feiras.

Picadinho de filéAlaminuta

Namir Strejevitch e Izabella Bezerra, do Sobradinho

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Page 29: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 29

Page 30: Revista Deguste

30 DE GUS TE • setembro • 2012

FrangassoRua Eunico Monteiro, 1855 (ao lado da UnP)Capim Macio – Natal/RNFone: (84) 3615-4141 / 3081-2434

Frangasso em Capim MacioUma tendência no mercado em Natal,

o comércio do frango assado e desossadoganhou mais uma loja na cidade, a Frangasso,dos empresários Rafael Aires e LidiannyBarreto, que trabalham nesse segmento hámais de um ano e decidiram abrir ponto narua lateral da UnP da avenida EngenheiroRoberto Freire, em Capim Macio.

A Frangasso é uma casa especializadaem frangos desossados, recheados e assa-dos, mas também fornece o frango tradi-cional. No cardápio, existem oito opçõesde recheios, como Frarofa Tropical, Farofada Casa, Nordestino, Baiano, Frangasso,Arroz de Queijo, Light e Arroz Carreteiro.

Aliado a isso, a Frangasso ainda dispõede 13 tipos de acompanhamentos, incluin-do arroz refogado, feijão preto e verde, po-lenta e também batata frita. O cardápio tam-bém tem opções de salpicão, nas versõesTradicional, Tropical e Defumado. Outrapossibilidade são os kits prontos. De acor-do com Rafael Aires, o Kit Frangasso, porexemplo, é composto por frango, vinagrete,farofa temperada, refrigerante de 2 litros emais três acompanhamentos, servindo atéquatro pessoas. Já o Mini Kit Frangasso temos mesmos itens, no entanto, o frango é maisreduzido, servindo duas pessoas.

As boutiques de frango assassdo,como o Frangasso de Rafael Aires,estão ganhando espaço nesse pu-jante mercado em Natal

FOTO

S R

OG

ÉR

IO V

ITA

L

Page 31: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 31

Page 32: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 201232

A versatilidade gastronômica dos espumantes

Saberes do VinhoGilvan Passos - gil van pas sos vi [email protected]

Além dessas variáveis, há, ainda, osmétodos de elaboração ou de espumati-zação do vinho que basicamente são três:Champenoise, Charmat e Asti, e o seunível de doçura, que pode variar de BrutNature: até 3g de açúcar por litro, ExtraBrut: 3 a 8g de açúcar/l, Brut: 8 a 15g deaçúcar/l, Seco: 15 a 20g de açúcar/l, Demi-sec: 20 a 60g de açúcar/l e Doux ou Doce:acima de 60g de açúcar/l, sendo este as-pecto um dos mais importantes na escol-ha correta do que se quer harmonizar.

Os melhores como vinhos de aperitivosão os espumantes elaborados pelo méto-do Champenoise ou Charmat “sans anée”

Brut Nature, Extra Brut e Brut, que por serem mais leves,secos e frescos, também são ótimos com entradas leves di-versas, queijos frescos e com frutos do mar em geral.

Os mais adequados ao prato principal em uma refeiçãosão os Millesimé (vinhos de safra), feitos pelo métodoChampenoise (o método de elaboração do Champagne),classificados como Brut Nature, Extra Brut ou Brut, porapresentarem uma maior estrutura e complexidade, com-binando com carnes brancas, aves, pescados e frutos domar em preparações diversas.

Já os mais adequados às sobremesas são os doces, quedevem ser sempre mais doces do que prato, para não setornarem amargos na harmonização. Neste campo, o méto-do Asti faz vinhos perfeitos, que podem ir de Demi-Sec àDoux (doce) como os Moscatéis nacionais.

Ficará fácil compreender o porquêda versatilidade dos vinhos espumantes,quando descobrirmos que, apesar detratar-se do mesmo tipo de vinho, elespodem ser produzidos por diversos méto-dos, com as mais diversas variedades deuvas, das mais variadas safras, nos maisvariados estilos e níveis de doçura.

Os espumantes e o Champagne, nasua grande maioria, têm como base duas ou mais variedadesde uvas distintas, procedentes de vinhos de safras diversas“sans anée” (sem o ano da colheita), em cujo blend cadaprodutor estabelece o seu padrão de qualidade. Estes sãoos chamados espumantes ou champagne’s correntes, osmais simples.

No entanto, algumas vezes - isso é a exceção - são pro-duzidos com uvas de uma mesma safra, quando são chama-dos de: “Millesimé” ou “Vintage”. Isso só acontece quan-do os frutos desta referida safra apresentam uma qualidadeexcepcionalmente boa. E também podem ser produzidoscom uma uva apenas, que, em geral, é a casta brancaChardonnay, daí o nome: Blanc de Blancs (vinho branco deuvas brancas) ou a casta tinta Pinot Noir, quando trazem onome: Blanc de Noir (vinho branco de uvas negras).

Page 33: Revista Deguste

DE GUS TE • abril • 2012 33

Page 34: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 201234

Um dos grandes momentos da gastronomia de Natal, esteano, foi a presença na cidade do chef francês Christian Le Squer.Ele possui três estrelas no famoso Guia Michelin, que elege osmelhores restaurantes do mundo.

No dia 3 de agosto, o chef realizou, para alguns felizardos,um jantar exclusivo no Chef ’s Bistrô, em Ponta Negra - que cus-tou R$ 280 para cada uma das 60 pessoas presentes no restau-rante - utilizando produtos franceses que ele trouxe na bagageme ingredientes locais para dar um toque mais tropical ao jantar.

Christian Le Squer comanda a cozinha de um dos restaurantesmais tradicionais e antigos de Paris, o Pavillon Ledoyen, fundadoem 1791, e que fica localizado em um dos endereços mais char-mosos daquela cidade, próximo aos jardins de Champs-Élysées.

No seu jantar em Natal, o chef serviu uma entrada, dois pra-tos principais e uma sobremesa. A entrada foi uma refrescantede polpa de tomate com sorvete de mostarda Meaux, um pratoleve e equilibrado devido ao sabor menos pronunciado do to-mate em sintonia com a leve picância da mostarda francesa.

Chef 3 estrelas noGuia Michelinfaz jantar em Natal

Sirigado à la emulsão de batatas trufadas Icebergue de frutas vermelhas e tropicais foi servido como sobremesa

Polpa de tomate e sorvete de mostarda Meaux

Galinha Caipira com Foie Gras em Pastilha

Page 35: Revista Deguste

DE GUS TE • junho • 2012 35

Como primeiro prato principal, foi servido um Sirigado à laemulsão de batatas trufadas, acompanhado do vinho francês PetitBourgeois, feito com a uva Sauvignon Blanc.

O segundo prato principal foi a Galinha Caipira com Foie Grasem Pastilha, preparada desfiada e cozida em molho com suco de la-ranja, cenoura, limão francês e coentro. E, ainda, misturada compastilhas de foie gras e nove especiarias. Depois, a galinha foi ser-vida envolta a uma finíssima massa filo e frita com manteiga clarifi-cada. Acompanhava a galinha um mix de folhas com vinagrete de li-mão com mostarda Meaux. O vinho escolhido para este prato foi oCôtes Du Rhône Villages, do produtor Clerget.

A sobremesa teve o interessante Icebergue de frutas vermelhase tropicais e baunilha, escoltada pelo vinho do Porto Noval.

Muita gente interessante da cidade prestigiou o evento que,sem dúvida, foi um dos marcos entre os jantares recentes da gas-tronomia da cidade.

Felizardos participantes do jantar do chef francês Christian Le Squer, com 3 estrelas no Guia Michelin

Chef’s Delicatessen BistrôAv. Engenheiro Roberto Freire, 3113 Ed. Duna Barcane, Lojas 20, 21 e 22 Ponta Negra - Nata/RNFone: (84) 9137 -0692

Page 36: Revista Deguste

36 DE GUS TE • setembro • 2012

Oficinas Gastronômicas UnicredInformações 4009-3541

Oficinas culinárias da UnicredA cooperativa de crédito Unicred criou um projeto que vem encantando os seus

associados, em Natal. São as oficinas culinárias, coordenadas por chefs e personali-dades da gastronomia da cidade, reunindo periodicamente dezenas de pessoas noHotel Ocean Palace, na Via Costeira, para a execução de receitas e degustações.

A oficina mais recente, no final do mês de agosto, teve como palestrante o gour-met Marcelo Dieb, presidente da Associação de Gastronomia do Rio Grande doNorte, que apresentou três saborosas receitas de risotos: Risoto Milanês comPicanha Bovina, Risoto de Brie e Pêra com Magret de Pato e Risoto de Camarão,Aspargos Verdes e Shiitake.

A Revista DEGUSTE esteve na oficina mais recente da Unicred e constatou o su-cesso do projeto. Um evento bem organizado, que começou no horário marcado,palestrante de alto nível, e muita interação com o público. O próprio presidente daUnicred, Damião Monteiro Neto, é um dos participantes contumazes do evento.

Veja o calendário das próximas oficinas:15 setembro, frutos do mar, com o chef Eugênio Cantídio.29 de setembro, 2ª oficina de risotos, com Marcelo Dieb.13 de outubro, cozinha regional, com Ozenir Gomes - Totoia.10 de novembro, sobremesa, chef Nívia Pedroza, do Cook & Luxo Art Gastrô.

Presidente da Unicred, DamiãoMonteiro Neto

Marcelo Dieb faz palestra na Unicred

Risoto de Brie e Pêra com Magret de PatoRisoto de Camarão, Aspargos Verdes e Shiitake

FOTOS ROGÉRIO VITAL / MORAES NETO

Page 37: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 37

Page 38: Revista Deguste

38 DE GUS TE • setembro • 2012

SaladonaAvenida Afonso Pena, 627Petrópolis - Natal/RNFone: (84) 4141-3898

Saladona reabre em Petrópolis

A Saladona, marca natalense quese notabilizou pela venda de saladasno sistema de delivery, reabriu em no-vo endereço. Após a saída do antigoprédio, no Barro Vermelho, agora, aSaladona está situada na avenida maisbadalada do comércio de rua de Natal,a Afonso Pena, em Petrópolis, em umaloja de primeiro andar ao lado do TemakiLounge e em frente ao Douce France.

Além de retomar o serviço de en-tregas, que vem fazendo sucesso des-de a inauguração da marca, em 2009,os donos da Saladona, casal Djan Daltioe Danielle Almeida, pretende abrir umrestaurante no modelo convencional,com mesas e garçons, aproveitando obom espaço que existe na nova sededa Afonso Pena.

A Saladona vende 14 tipos de sa-ladas, com complementos de granola,batata palha, croutôns e castanhas. Okit de entrega inclui garfo de plástico,guardanapo e sachê de sal. O cardápiofoi criado pelo chef de cozinha LucianoAlmeida, dono do Olimpo Recepções.Confira os sabores no site da Saladona,http://saladona.com.br.

Além de endereço novo, a Saladona criou novas embalagens Salada Rica, com camarão, está entre as mais pedidas no delivery

Saladona, agora, funciona na Afonso Pena, quase esquina com a Rua Mossoró

Danielle Almeida e Djan Daltio são os proprietários da Saladona

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Page 39: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 39

Page 40: Revista Deguste

40 DE GUS TE • setembro • 2012

Farofa D’água passa por reformae ganha nova ambientação

Um dos restaurantes mais tradi-cionais de Natal está de cara nova.Após um mês inteiro fechado parareforma, o Farofa D’água, localiza-do em Ponta Negra, reabriu com umaambientação renovada e seu salãointerno totalmente climatizado. Orestaurante tem 18 anos de históriae é frequentado e elogiado pelo pú-blico natalense e turistas que pas-seiam na cidade.

O empresário seridoense MoisésMedeiros da Silva, dono do restau-rante, conta que há algum tempo vi-nha pensando na reforma. “Man -tivemos o projeto arquitetônico ori-ginal, mas mudamos a ambientaçãopor completo, explorando, princi-palmente, o paisagismo”, destaca.

O próprio Moisés, aliás, encar-regou-se de organizar a decoraçãocom plantas. Na reforma em si, elecontou com ajuda do arquiteto NelsonAraújo. “Criamos aqui, por exem-plo, um espaço para crianças e abri-mos portais de vidros na lateral, atéporque climatizamos o salão inter-no, que agora dispõe de seis ar-con-dicionados”.

Só Grelhados, um mix de carne com camarão. No alto, a tradicional carne de sol

Salão principal do Farofa D’água foi climatizado para dar mais conforto aos clientes

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Page 41: Revista Deguste

DE GUS TE • setembro • 2012 41

Farofa D’águaAv. Praia de Ponta Negra, 8952Ponta Negra – Natal/RNFonse: (84) 3219-0857

3219-0851

A iluminação do restau-rante também ganhou aresnovos e o mezanino, ondefuturamente deverá ser cria-do um espaço para reuniões,foi totalmente cercado complantas. “Essa era uma mu-dança necessária, pois te-mos que evoluir e oferecermais conforto para os clien-tes. Outra novidade é quedispomos ainda de internetvia wi-fi”, completa MoisésMedeiros. O restauranteFarofa D’agua tem capaci-dade pera cerca de 220 pes-soas, contando também como salão externo.

O cardápio da casa tam-bém teve modificações, comacréscimo de novos pratos,principalmente à base de ca-marão, peixes e grelhados,mantendo, é claro, a tradi-cional carne de sol acompa-nhada da farofa d’água.Nascido em Jardim doSeridó, Moisés veio paraNatal há mais de 40 anos e,em 1994, abriu o FarofaD’água.

Moisés Medeiros fundou o Farofa D’água há 18 anos

Ambiente da varanda é um dos mais frequentados na época turística em Ponta Negra

Page 42: Revista Deguste

42 DE GUS TE • junho • 2012

Restaurante Dos MaresRua Francisco Gurgel, 10Ponta Negra - Natal/RNFone: (84) 3219-3504

Dos Mares contrata o maître OliveiraO atendimento do restaurante Dos

Mares, em Ponta Negra, tem se destacadocom um dos melhores de Natal. E não é poracaso que a casa faz questão de manter umpadrão elevado em seu salão, além, é claro,de ter uma cozinha consolidada do merca-do gourmet.

Há dois meses, o restaurante contratouo maître Antônio Terceiro de Oliveira, nomede referência quando o assunto é atendi-mento em restaurantes de Natal.

Oliveira foi formado na primeira turma doHotel-Escola Barreira Roxa e também atuacomo palestrante para garçons, barmans eoutros maîtres. Ele é respeitado por todo osegmento. Ao longo dos últimos nove anos,ele concluiu cerca de 50 cursos na área degastronomia e se formou, no ano passado,em curso universitário de gastrônomo.

Oliveira vai trabalhar em parceria com omaître Jubian Siqueira. Os dois se conhecem há vários anos, pois estudaram jun-tos na turma de mâtria. “Nós observamos que o movimento no restaurante vemcrescendo cada vez mais, tornando-se muito intenso. Desde o começo, o em-presário Alpheu Lima, dono do Dos Mares, tinha esse pensamento e, após umaconversa, decidiu chamar Oliveira”, conta Jubian.

Antônio Terceiro Oliveira e Jubian Siqueira são os maîtres do restaurante Dos Mares

FOTO ROGÉRIO VITAL

Page 43: Revista Deguste

DE GUS TE • abril • 2012 43

Page 44: Revista Deguste

44 DE GUS TE • setembro • 2012

A Casa dos VinhosAv. Romualdo Galvão, 2100, Cond. Chezeny (Lj. 07)Lagoa Nova - Natal/RNFone: (84) 3086-8384 / 3206-6026

Restaurante Santa MariaRua Rodolfo Garcia, 2147 CLagoa Nova – Natal/RNFone: (84) 3234-0710

Casa dos VinhosA loja Casa dos Vinhos, do em-

presário Luiz Pedro, realizou umjantar harmonizado para divulgarno mercado natalense quatro rótu-los portugueses que fazem parteda sua lista de produtos. O jantarfoi realizado no restaurante portu-guês Santa Maria, sob a coordena-ção do consultor de vinhos GilvanPassos.

Foi um evento muito agradávele interativo por ter sido realizadode forma dinâmica. Ao invés de umalonga palestra sobre as caracterís-ticas de cada vinho, os organiza-dores preferiram breves comentá-rios sobre os rótulos enquanto osvinhos eram servidos junto com osmaravilhosos pratos da cozinha co-mandada pelas empresárias e chefs,Carminda Sanches e sua filha,Andreia.

De entrada, foram servidosMexilhões à Bulhão Pato - feitosno azeite, alho e limão; junto como vinho Vale Mina Verde Branco 2010, com leve toque fri-sante, feito com as uvas Azal, Arinto, Loureiro e Trajadura.

O primeiro prato principal foi um Bacalhau com Natas –lascas de bacalhau, batatas, azeitonas e salsa; servido com ovinho Vale da Mina Reserva Tinto 2009, das uvas AlicanteBouschet, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon.

O segundo prato foi o Arroz de Pato – pato defumadocom arroz, chouriço em rodelas, azeitonas verdes e laranjasfatiadas para decorar, com o vinho Van Zellers Rufo Tinto2008, das uvas Touriga Nacional e Touriga Franca.

De sobremesa, Torta de laranja com calda de vinho, acom-panhada com o vinho do Porto Van Zellers Ruby.

promove harmonização com lusitanos

Jantar com vinhos portugueses teve objetivo de divulgar os rótulos da Casa dos Vinhos

Vale Mina branco, Vale Mina tinto, Van Zellers e o Porto

Arroz de Pato, um dos pratos mais saborosos do restaurante Torta de laranja com calda de vinho

Page 45: Revista Deguste

DE GUS TE • junho • 2012 45

Page 46: Revista Deguste

46 DE GUS TE • setembro • 2012

Hora do Pão Av. Romualdo Galvão, 1454Lagoa Nova - Natal/RNFone: (84) 3206-5566

Padaria Hora do PãoAo longo dos últimos 15 anos a Padaria Hora do

Pão se transformou em uma das principais referên-cias do seu foco de atuação em Natal. O crescimentoda marca espelha bem a tendência desse mercado depadarias gourmets que atendem os clientes do caféda manhã ao jantar. Concebida para vender pão eseus agregados, hoje ela tem almoço (com picanha,salmão, bacalhau e camarão todos os dias no bufê) ejantar. Além disso, nos próximos dias vai agregar oserviço de pizzaria.

O dono da Hora do Pão é o jovem empresárioBruno Cunha Lima, de 37 anos, que entrou no negó-cio de forma curiosa. Formado em administração deempresas, em 1997 ele trabalhava com o pai, o pro-fessor e ex-reitor da UFRN, Daladier da Cunha Lima,no curso de inglês Yazigi, na Afonso Pena, noTirol/Petrópolis. O irmão de Bruno, Augusto CunhaLima, decidiu abrir uma padaria e, por orientação dopai, a família resolveu construir um prédio no terrenode sua propriedade, na avenida Romualdo Galvão,onde o curso de inglês funcionaria nos andares altose a padaria fosse no térreo.

No decorrer da construção, Augusto viajou paraos Estados Unidos e Bruno prontificou-se a ajudá-lo aadministrar a obra e o começo do negócio durante aausência do irmão. A identificação dele com o merca-do de padarias foi tanta, que Augusto acabou passan-do o negócio para Bruno, que não só assumiu a Horado Pão, nome que foi sugerido pelo pais deles, o pro-fessor Daladier, como virou um expertise no ramo.

A Hora do Pão hoje é um sucesso. Difícil um ho-rário em que não esteja cheia de clientes. São 55 fun-cionários e produção própria de centenas de itensentre pães (tem pão mineiro, de macaxeira, pão deleite, pão brioche, pão australiano...), salgados, do-ces, sanduíches, tortas e confeitaria fina.

Hora do Pão funciona para café da manhã, almoço e jantar

Bruno Cunha Lima acredita queo mercado tem espaço paracrescer mais ainda

FOTOS ROGÉRIO VITAL

Page 47: Revista Deguste

47

Page 48: Revista Deguste

48 DE GUS TE • setembro • 2012

Restaurante KuarahiHotel Tibau Lagoa – Tibau do Sul/RNFone: (84) 3246-4255e-mail – [email protected]

O Hotel Tibau Lagoa funciona há 11 anos, emTibau do Sul, próximo à Praia de Pipa, e tem comofundador o empresário português Artur Silva, que di-vide a administração do hotel com o filho, Artur Alves.O hotel funciona em uma bela área verde, muito bemcuidada, com piscina e espaço ideal para conforto edescanso com a família.

Dentro do hotel funciona o restaurante Kuarahi,montado em uma varanda de frente para a área depiscinas. Tem um cardápio enxuto (e preços muitobons) que inclui entradas, petiscos, três pratos prin-cipais de Filé de Carne com Molho (ervas, queijos e àportuguesa), um prato de Filé de Frango com Manteigaà Paris, além da opção da Bisteca Suína na Manteiga.

Há, ainda, opções de frutos do mar como o Arrozde Polvo, Camarão no Abacaxi, Moqueca de Peixe eCamarão, Caldeirada de Frutos do Mar, Posta dePeixe, Bacalhau à Braz. Para quem gosta de massas,o cardápio inclui fusilli com frutos do mar, spaguetti àcarbonara, spaguetti à bolognese, além de saladas deatum, frango e camarão tropical.

Hotel Tibau LagoaHotel Tibau Lagoa

Restaurante Kuarahitem espaço climatizadoe também área externaem frente às piscinas

O empresário português Artur Alves (foto) controla o restaurantejunto com pai, Artur Silva

Piscina do Hotel Tibau Lagoa em frente ao restaurante

Page 49: Revista Deguste
Page 50: Revista Deguste

50

Charutos Nicaragüenses

A

Folhas de CubaTota Barbosa - to tabs@hot mail.com

DE GUS TE • junho • 2012

rante a década de 90 deixavam muito a desejar. Então, quan-do a indústria estava começando a se reerguer, o furaçãoMitch atacou e foi responsável por enchentes em grandesregiões do país, inclusive em campos e em fábricas de fumo.Porém, atualmente as coisas estão voltando ao normal, e afolha nicaragüense é freqüentemente encontrada nas mistu-ras de miolo de charutos hondurenhos e dominicanos.

Podemos citar algumas marcas de charutos desse paísque fazem muito sucesso no mundo inteiro. A principalmarca nicaragüense é o Joya de Nicarágua. Esta já foi con-siderada uma das melhores não-cubanas à venda. Mas aguerra civil e os problemas econômicos da Nicarágua trou-xeram graves conseqüências para a qualidade dos charutos.Houve problemas na preparação e os produzidos no inícioda década de 90 eram feitos de folhas que não haviam ma-turado adequadamente, com resultados previsíveis no sa-bor e no aroma. Porém, as coisas melhoraram considera-velmente, e esses charutos podem reconquistar sua fama.São vendidos em grande variedade de tamanhos e têm umsabor de suave a médio, levemente picante.

Já a Padron Cigars, fundada em Miami por José O.Padron, produz charutos de fumo nicaragüense feitos àmão, desde 1964. A organização tem empresas na Nicaráguae em Honduras. Trata-se de grande defensora do controlede qualidade. Há duas linhas básicas, ambas feitas de fumonicaragüense. O Padron, disponível em uma dúzia de ta-manhos é vendido em capas naturais e maduro. Esses cha-rutos de suave a médio são muito bem-feitos e fazem a ca-beça dos aficionados.

A Nicarágua é uma das mais importantes fornecedorasde folhas de miolo picantes e encorpadas freqüentementecultivadas a partir de sementes cubanas. As capas nicara-güenses, usadas por algumas marcas, são agradavelmenteoleosas. No entanto, desastres naturais e revoltas políticasprejudicaram a indústria de charutos da nação. Na décadade 70, os charutos eram altamente considerados, porém, atomada do poder pelo governo sandinista de esquerda, em1979, levou ao colapso econômico e uma guerra civil con-tra os Contras, apoiados pelos norte-americanos. A guerrae a situação econômica continuaram a afetar a produção dofumo e a fabricação dos charutos, pois muitas plantações defumo foram destruídas e alguns dos principais produtoressaíram do país.

Dessa forma, os charutos que surgiram no mercado du-

Page 51: Revista Deguste

DE GUS TE • se tem bro • 2010 51

Page 52: Revista Deguste

52 DE GUS TE • se tem bro • 2010