Top Banner
1 Após três meses de muita diversão e várias actividades, os jovens do projecto preparam-se agora para iniciar mais um ano lectivo de muito trabalho e muitas aprendiza- gens. Setembro 2011 Nº 18 CHEG´ AQUI REVISTA do Agir... de e para toda a Comunidade Regresso às Aulas
17

Revista de Setembro

Mar 16, 2016

Download

Documents

agir agir

Revista do Agir
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Revista de Setembro

1

Após três meses de muita diversão e várias actividades, os

jovens do projecto preparam-se agora para iniciar mais

um ano lectivo de muito trabalho e muitas aprendiza-

gens.

Setembro 2011 Nº 18

CHEG´ AQUI

REVISTA do Agir... de e

para toda a Comunidade

Regresso às

Aulas

Page 2: Revista de Setembro

2

ÍNDICE PÁGINA 3: EDITORIAL

PÁGINA 4: DESFILE ROUPA RECICLADA

PÁGINA 10: ESPAÇO LÚDICOPEDAGÓGICO

PÁGINA 15: DESAFIO COMUNITÁRIO

PÁGINA 12: ATELIERS E FORMAÇÕES

Page 3: Revista de Setembro

3

Quando chega este período do ano, mais propriamente a Setembro “Regresso às aulas”, muitas famílias pensam nas despesas que vão ter que suportar devido ao custo dos livros e do material escolar. Mas contudo alertamos os pais e encarregados de edu-cação, que devemos recordar com intensidade e diversidade de sentimentos que o regresso às aulas faz despontar numa criança: euforia, entusiasmo, insegurança…E não é fácil fazer a transição da liberdade das férias e do prazer da praia na companhia dos familiares e amigos para a presente sala de aula! Neste contexto o Projecto Agir pede a todos os pais e familiares para terem paciência e dedicação nas questões relacionadas com os horários, a incógnita dos novos colegas e o reencontro com os antigos, a mate-mática enferrujada, a eventual mudança de escola ou de ciclo de ensino. E por fim relembrar os deveres e regras do Agir.

Não esquecer ainda que poderá consultar sempre esta nossa publicação através do nos-

so site: http://agir.programaescolhas.pt/ .Boa leitura!

eDITORIAL

agir

Page 4: Revista de Setembro

4

Page 5: Revista de Setembro

5

Após algum tempo a fazer recolha de material reciclável como tampas, tecidos velhos, cápsulas de café, películas de fotografias e jornal, enfim tudo o que fosse possível ser utilizado por nós, resolvemos dar-lhe uma utilidade criativa. Neste âmbito a equipa do Projecto Agir, desafiou os jovens a tornarem-se estilistas por algum tempo, transformando lixo em luxo e participando num desfile de roupa reciclada, onde reinasse muita criatividade, imaginação e acima de tudo trabalho de grupo. Para juntar a esta festa convidamos alguns membros do consórcio, da qual ficamos muito satisfeitos pela colaboração. “...Era dia 2 de Setembro e as raparigas estavam ansiosas pelo momento. Os jurados a che-gar e a ansiedade aumentava a cada segundo, até que chegou a hora. Começou o desfile, sen-timos que os jurados também estavam ansiosos e muito atentos para verem os nossos trajos. De seguida começou o desfile até que chegou a hora dos jurados escolherem os 3 primeiros lugares, por fim foram feitos os elogios e feita a entrega dos prémios.”

Cassandra Brito, 13 anos

Page 6: Revista de Setembro

6

AS Participantes Lixo de luxo

Ludiane Débora

Nazaré

Cassandra Tatiana

Page 7: Revista de Setembro

7

AS Participantes Lixo de luxo

Núria

Adriana

Cláudia

Eugénia

Irina keila

Page 8: Revista de Setembro

8

… .

Os Júris do desfile: Professor José Cunha, a Enfermeira Maria do Céu e Luzia Cor-reia, membro da comunidade.

O Fotografo Paulo Ferreira.

Desde já um muito obrigado a todos por tornarem está iniciativa possível.

Lixo de luxo

1º Lugar Manuela Fabião

3º Lugar Lea Silva 2º Lugar Irina Soares

Page 9: Revista de Setembro

9

No dia 10 de Setembro pelas 9 horas, a equipa do Projecto Agir partiu rumo à cidade de Évora. Évora tem um centro histórico bem preservado sendo um dos mais ricos monumentos de Portugal, o que lhe confere o títu-lo de cidade Museu. É desde 1986 considerada Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educa-ção, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Visitámos alguns dos seus principais monumento tais como o Templo de Diana, a Sé Catedral, a Igreja de S. Francisco, a Praça de Giraldo, e até tivemos oportunidade de provar as famosas queijadinhas de Évora. Como as crianças já estavam impacientes dirigimo-nos ao jardim onde almoçámos. De seguida prosseguimos viagem até Monsaraz, vila fortifica-da no alto de uma colina, vizinha ao Rio Guadiana. Por volta das 17 horas regressámos a Almada com a certeza de que foi um dia muito bem passado e diferente em que conhecemos outras terras e gentes do nosso Portugal.

Relato da Visita a cidade de Évora e Monsaraz

Passeio de Família

Page 10: Revista de Setembro

10

Cartaz do Cientista Louco

Workshop de Terérés

Construção de Planetas para decoração do espaço

ESPAÇO LÚDICO PEDAGÓGICO

Mês das ciências

A Lea Vieira e a Nazaré Fabião, foram as jovens

escolhidas para servi-rem de cobaias no work-

shop de terérés, que teve lugar no dia 14 de

Setembro 2011. Esta acti-vidade foi muito bem

recebida junto das meni-nas do Projecto, tendo

estas referido que é uma actividade para repetir mais vezes.

Page 11: Revista de Setembro

11

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o Projecto Agir participa pelo segundo ano con-secutivo, nesta iniciativa organi-zada pela Câmara Municipal de Almada. Uma das novidades que a Semana Europeia da Mobilida-de trouxe para este ano foi um

novo subtema, ou seja, Mobili-dade Alternativa. Assim sendo, os jovens que participaram nas acções dinamizadas pelas diver-sas entidade parceiras, puderam desfrutar de um Eco-Mercado, demonstrações de fitness, check-ups de saúde gratuitos e muita

animação que deram um novo colorido ao seu dia.

Com não podia deixar de ser, os jovens do Pro-jecto Agir voltaram a participar nas “Viagens a Troco de Lixo”, acção que consiste na troca de materiais recicláveis por títulos de trans-porte.

Semana Europeia de Mobilidade

Durante a Semana Europeia da Mobilidade é oferecido um bilhete a troco de um dos conjuntos de materiais listados abaixo. Tabela das Eco - trocas - 10 Embalagens de metal - Latas, embalagens de aerossóis, tabulei-ros de alumínio e outras embalagens de metal - 10 Embalagens de cartão para líquidos alimentares (embalagens tipo tetra-pack) - 2 Kg Papel ou Cartão devidamente acondicionado

- 12 Garrafas de plástico de 1,5 l de água, sumos ou refrigerantes ou embalagens plásticas de produtos de limpeza - 20 Garrafas de plástico pequenas - 5 Garrafões de plástico de 5 l - 30 Sacos de plástico limpos, devidamente acondicionados - 6 Garrafas de vidro de 0,75 l ou mais - 12 Garrafas pequenas e/ou frascos e boiões de vidro - 20 Pilhas - 1 Garrafa de 1 l de óleo alimentar com óleo para reciclagem, devidamente limpa e fecha-da As Eco-trocas são limitadas até um máximo de 5 bilhetes por pessoa.

Page 12: Revista de Setembro

12

ATELIERS E

FORMAÇÕES

FORMAÇÃO

PARENTAL

FORMAÇÃO

VIVER EM SAÚDE

ATELIER VIVER

EM SOCIEDADE

ACÇÕES DE

BAIRRO

Page 13: Revista de Setembro

13

ATELIERS E FORMAÇÕES Formação Viver em Saúde

Para a realização da

formação Viver em

Saúde, sobre o

ACNE, contamos

com a presença da

Dra. Ângela Men-

des. Esta acção teve

como objectivo sen-

sibilizar os jovens

para as questões

relacionadas com o

ACNE e desconstruir

determinados mitos

que os jovens

encontram quando

chegam a estas ida-

des.

Os pontos trabalha-

dos nesta acção

foram: o que é o

ACNE, quais são os

sintomas do ACNE e

quando surgem,

que zonas do corpo

são, normalmente,

afectadas pela

ACNE, como evitar o

seu aparecimento e

por fim como ajudar

a reduzir os seus sin-

tomas.

A interacção com os

jovens foi muito

positiva sendo as

questões constan-

tes, bem como as

gargalhadas.

Foi uma acção bas-

tante enriquecedora

e agradável.

Page 14: Revista de Setembro

14

ATELIERS E FORMAÇÕES

Formação Adultos

No mês dedicado as ciências, reali-zaram-se algumas experiências com os jovens, entre elas a Com-bustão. Para os mais curiosos fica aqui a fórmula da nossa experiên-cia, muito de simples de realizar.

Material:1 vela, Fósforos, 1 frasco de tofina.

Procedimento: Acenda uma vela. Inverta sobre a vela acesa um copo. Observe o que se passa. Sugestão: Antes de iniciar esta experiência promova a dis-cussão. Analise as previsões dos alunos.

ATELIER VIVER

EM SOCIEDADE

Esta acção contou com a presença pela jornalista Fili-pa Branco, que veio ensinar aos jovens como se deve escrever uma notícia, de acordo com as regras bási-cas da escrita jornalística. Ao longo da formação foi distribuído aos jovens um Código Deontológico dos Jornalistas contendo dez ideias principais. Por fim foi feito com os presentes uma notícia e lançado um repto para escreverem uma notícia para o Jornal do Agir.

Hiperactividade

Esta acção contou com a presença de uma psicóloga convidada a Dr.ª Paula Caeiro. O tema abordado foi a perturbação hiperactiva com deficiência de atenção com o objectivo de alertar os pais para esta problemática. Os pais foram participativos e revela-ram interesse pelo tema.

FORMAÇÃO JUVENIL

Jo rnalism o

Experiência Combustão

Page 15: Revista de Setembro

15

Desafio: Voluntariado vs Trabalho Comunitário

A realização deste trabalho comunitário teve como objecti-vo sensibilizar a comunidade(Crianças/jovens ) para as tare-fas comunitárias, o voluntaria-do, o trabalho em equipa, a organização e o sentido de res-ponsabilidade, mas acima de tudo manter o bairro limpo.

Page 16: Revista de Setembro

16

Inicio Liga Escolhas e Criação do Futebol Clube Agir.

Abertura da Liga Escolhas Futebol Clube Agir Fundação Aragão Pinto

Voluntários Starbucks

Apresentação do Projecto Agir pelos voluntários da loja Starbucks do Centro Comer-cial Almada Fórum com o objectivo de divulgar o tra-balho desenvolvimento no nosso Projecto aos colegas da empresa. Esta acção sur-giu no âmbito do projecto de responsabilidade social da Starbucks a nível nacional

Page 17: Revista de Setembro

17

Instituição Promotora:

Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro