Top Banner
16

Revista Art Rua

Mar 28, 2016

Download

Documents

Sílvia Neves

Evento de arte urbana
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Revista Art Rua
Page 2: Revista Art Rua

Art Rua Muito mais que uma Exposição ou Feira de arte; ART RUA é um movimento integrado de revitalizacao urbana atraves da Arte.

Movimento que se propõe a fomentar, valorizar e divulgar a Subcultura da arte urbana Carioca a partir da primeira grande intervenção artística nos arredores da zona portuária.

O Evento acontecerá entre os dias 7 e 11 de setembro de 2011 no bairro da Gamboa concomitantemente a ArtRio, aproveitando toda a mídia e publico por ela gerada.

A ART RUA contara com um galpão de 1.000 m2 que servirá como centro expositor com as melhores galerias do genero e depois como INCUBADORA URBANA.

Um dos pontos altos da Art Rua sera o Wall Projects, com curadoria de Andre Bretas dono da Galeria Huma e Fundador do Instituto Rua – Faremos uma Galeria a ceu aberto com um time seleto de 15 artistas nacionais escolhidos para pintarem paineis no caminho entre a Art Rio e a Art Rua.

O objetivo é ser a Primeira Paralela oficial de arte urbana, criando um novo polo cultural na area da zona portuária, atraves da arte urbana. Assim, revitalizar o Bairro da Gamboa com o conceito de "BAIRRO ARTE" como o ocorrido em bairros como: Soho em NY e Wynwood em Miami. O intuito é tornar-se a principal referência em eventos relacionados às sub-culturas no Rio de Janeiro e estimular as cenas de arte urbana carioca inserindo a Cidade do Rio no crescente mercado mundial de Street Art. Unindo de forma harmônica e inovadora essa classe artística, é possível a multiplicação de seus sonhos através da divisão dos seus conhecimentos.

Grandes operações urbanas como a do Porto Maravilha geralmente têm a valorização imobiliaria como objetivo e a “gentrificação” , como consequëncia. Muitos autores já discutiram sobre o paradoxo da gentrificação, a qual, por um lado, produz melhoramento do espaço urbano e da economia local e, por outro lado, promove exclusão social.

A arte urbana está se tornando cada vez mais atraente para osturistas, os quais gostam de “explorar” essas atividades em cidades diferentes.

Page 3: Revista Art Rua

Cultura e subculturas criam uma imagem da cidade no mercado global (citybranding), atraindo investidores e turistas. Junto de Galerias, restaurantes, teatros e cinemas, a vida noturna e cultura underground também estão atraindo turistas como podemos ver na Lapa.Quando subculturas começam a criar uma vida cultural em uma área deteriorada, sua ação pode atrair um público que segue as novidades culturais e, indiretamente, atividades comerciais como restaurantes, lojas e galerias. A presença e manifestação física de subculturaspodem acelerar ou até iniciar o processo de revitalização urbana.

Iniciativas subculturais como a Art Rua em uma área decadente podem funcionar como uma incubadora urbana, laboratório ou terreno de testes para novos tipos de atividades. Os desenvolvimentos mais novos na cultura popular, arte e novas mídias nascem nessas áreas. Mesmo dispondo de poucos recursos, elas são muito importantes para a produção cultural de suas cidades. Não é coincidência aparecerem em guias turísticos com a mesma importância dos principais museus e instituições culturais da cidade. Nos anos 90 exemplos desse tipo de terreno podiam ser encontrados nos portos de Amsterdã, Roterdã e Berlim oriental.

O galpão com mais de 1.000m² onde irá ocorrer o ART RUA fica situado na Rua Pedro Ernesto, nrº 29 e conta com acesso facilitado com rampas para deficientes físicos. Localizado na Gamboa a menos de 10 minutos andando dos Armazéns da ArtRio, o espaço será destinado às galerias relevantes da arte urbana brasileira, além de exposições de artistas independentes, subsidiados pelo Instituto RUA. Teremos também vans fazendo o trajeto ArtRio x ART RUA durante todos os dias de evento. Haverá espaço destinado às galerias relevantes para a cena de arte urbana brasileira, e exposições de artistas independentes, subsidiados pelo projeto. Serão oferecidas palestras e mesas redondas afim de discutir a temática da revitalização urbana através da arte , bem como a inserção da Street Art no mercado de Arte Contemporanea. Neste espaço de mais de 1000m² o visitante,além de ter um panorama geral do que tem sido desenvolvido em todas ramificações da Arte Urbana : grafitti, stencil, poster art e sticker art,   terá acesso à compra de obras de arte. Para conforto dos nosso visitantes , o Galpão contará com Café, Bar-Bistrô, Lojinha do evento ,Sala de Imprensa, bem como segurança e serviço medico emergencial.

Vamos transformar a Gamboa em um grande museu a ceu aberto , produzido ao vivo durante os 4 dias , com artistas brasileiros e estrangeiros, convidados para contribuir com a revitalização da Região Portuária.

Page 4: Revista Art Rua
Page 5: Revista Art Rua
Page 6: Revista Art Rua
Page 7: Revista Art Rua
Page 8: Revista Art Rua
Page 9: Revista Art Rua
Page 10: Revista Art Rua
Page 11: Revista Art Rua
Page 12: Revista Art Rua
Page 13: Revista Art Rua
Page 14: Revista Art Rua
Page 15: Revista Art Rua
Page 16: Revista Art Rua

Artistas convidados:ACME, AKUMA, ECO, AFA,  BR, SWK, MENT, BIG, IZOLAG &ANANDA NAHU

(Ba) , TOZ, BRAGGA, TM1, CHICO, PIÁ, ANARKIA, JOU,  AIRÁ OCRESPO,

MARINHO, ROY KARSKI (Hol), COLLAGE LAB (Arg), BINHO (Sp), GAIS,

CHIVITZ (Sp), DALATA (Bh).)

Galerias pretendidas:Choque Cultural (SP)

Galeria Movimento (RJ)Spray Galeria (SP)Mini Galeria (MG)Cor Galeria (SC)

Espaço Cultural Severo172 (RJ)Huma art Projects (RJ)