Top Banner
Manoel Neves revisional feat questões dos anos anteriores Arte Contemporânea no ENEM
19

Revisional de arte contemporânea no enem

Jan 06, 2017

Download

Education

Manoel Neves
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Revisional de arte contemporânea no enem

Manoel Neves

revisional feat questões dos anos anteriores Arte Contemporânea no ENEM

Page 2: Revisional de arte contemporânea no enem

NAZARETH,P.Mercadodeartes/Mercadodebananas.MamiArtBasel,EUA,2011.

Traduçãodaplaca:“Nãomeesqueçamquandoeuforumnomeimportante”.

Page 3: Revisional de arte contemporânea no enem

QUESTÃO 01 revisional de arte contemporânea feat questões anteriores

A contemporaneidade idenGficada naperformance/instalação do arGstamineiroPauloNazarethresideprincipalmentenaformacomoelea)resgataconhecidasreferênciasdomodernismomineiro.b)uGlizatécnicastradicionaisnaconstruçãodasformas.c)arGculaquestõesdeidenGdade,territórioecódigosdelinguagem.d)imitaopapeldascelebridadesnomundocontemporâneo.e)camuflaoaspectoplásGcoeacomposiçãovisualdesuamontagem.

Page 4: Revisional de arte contemporânea no enem

SOLUÇÃO COMENTADA revisional de arte contemporânea feat questões anteriores

AinstalaçãoemanáliseversasobreaconstruçãodaidenGdadedospovoslaGno-americanos, notadamente daqueles que se deslocampara os EUA embusca deoportunidades de trabalho. Tal afirmação pode ser depreendida pelo uso doidioma espanhol na placa que o performer porta e pela presença de bananas[fruta que faz parte da lista de produtos exportados por inúmeros países daAméricaLaGna,notadamentedasnaçõesdaAméricaCentral].Postoisso,deve-seassinalaraalternaGva“c”.

Page 5: Revisional de arte contemporânea no enem

CLARK,Lygia.Bichodebolso.Placasdemetal,1966.

Page 6: Revisional de arte contemporânea no enem

QUESTÃO 02 revisional de arte contemporânea feat questões anteriores

OobjetoescultóricoproduzidoporLygiaClark,representantedoNeoconcreGsmo,exemplifica o início de uma vertente importante da arte contemporânea, queamplia as funções da arte. Tendo como referência a obra Bicho de bolso,idenGfica-seessavertentepelo(a)

a) parGcipação efeGva do espectador na obra, o que determina a proximidadeentreavidaeaarte.b) percepção do uso de objetos coGdianos para a confecção da obra de arte,aproximandoarteerealidade.c) reconhecimento do uso de técnicas artesanais de arte, o que determina aconsolidaçãodevaloresculturais.d) reflexãosobreacaptaçãoargsGcade imagenscommeiosóGcos, revelandoodesenvolvimentodeumalinguagemprópria.e)entendimentosobreousodemétodosdeproduçãoemsérieparaaconfecçãodaobradearte,oqueatualizaaslinguagensargsGcas.

Page 7: Revisional de arte contemporânea no enem

SOLUÇÃO COMENTADA revisional de arte contemporânea feat questões anteriores

ONeoconcreGsmo foiummovimentodasartesplásGcaseda literaturadofinaldos anos 1950. Ao mesmo tempo em que aproxima o trabalho argsGco doindustrial, afasta-se de qualquer conotação simbólica ou lírica. Nota-se, ainda,valorização de estruturas e de planos relacionados e o uso de formas seriadas[industriais] e geométricas. Apesar de os traços indicados anteriormente seremclaramente percepgveis na imagem em análise, nota-se claramente que a obraestásendomanipulada.Talaçãopermiteentreverumdosprincipaistraçosdaartefeita a parGr dos anos 1960, a interação com o espectador. Por isso, deve-seassinalaraalternaGva“a”.

Page 8: Revisional de arte contemporânea no enem

Eraumdosmeusprimeirosdiasnasalademúsica.Afimdedescobrirmosoquedeveríamos estar fazendo ali, propus à classe um problema. Inocentementeperguntei:–Oqueémúsica?Passamos dois dias inteiros tateando em busca de uma definição. Descobrimosquegnhamosde rejeitar todas asdefinições costumeirasporqueelasnãoeramsuficientementeabrangentes.O simples fato é que, à medida que a crescente margem a que chamamos devanguardaconGnuasuasexploraçõespelasfronteirasdosom,qualquerdefiniçãosetornasdincil.QuandoJohnCageabreaportadasaladeconcertoeencorajaosruídos da rua a atravessar suas composições, ele venGla a arte damúsica comconceitosnovoseaparentementesemforma.

SCHAFER,R.M.Oouvidopensante.SãoPaulo:Unesp,1991.Adaptado.

Page 9: Revisional de arte contemporânea no enem

QUESTÃO 03 revisional de arte contemporânea feat questões anteriores

Afrase“QuandoJohnCageabreaportadasaladeconcertoeencorajaosruídosdaruaaatravessarsuascomposições”,napropostadeSchaferdeformularumanovaconceituaçãodamúsica,representaaa)acessibilidadeàsaladeconceitocomometáfora,nummomentoemqueaartedeixoudesereliGzada.b)aberturadasaladeconcerto,quepermiGuqueamúsicafosseouvidadoladodeforadoteatro.c)posturainversaàmúsicamoderna,quedesejavaseenquadraremumaconcepçãoconformista.d)intençãodocompositordequeossonsextramusicaissejamparteintegrantedamúsica.e)necessidadedoarGstacontemporâneodeatrairmaiorpúblicoparaoteatro.

Page 10: Revisional de arte contemporânea no enem

SOLUÇÃO COMENTADA revisional de arte contemporânea feat questões anteriores

John Cage é um dos principais nomes da música contemporânea. Suas peçasfazem parte da Arte Conceitual ou Conceitualismo e ligam-se à ideia deperformanceoudeconceito,comoobjeGvodequesGonaroquepodeounãoserarte.Emumadesuaspeçasmais famosas,“4:33”,quepodeserexecutadacomqualquer instrumento, o executor da peça deve ficar inerte durante todo operíododaapresentação.Amúsicaviriadosruídosfeitospelaplateia.Dasleituraspropostaspelas alternaGvas apresentadasnestaquestão, aúnicaqueapresentaumconceitoafimdoquefaziaCageéotranscritonaalternaGva“d”.

Page 11: Revisional de arte contemporânea no enem

BANKSY.Disponívelem:www.banksy.co.uk.Acessoem:4ago.2012.

Page 12: Revisional de arte contemporânea no enem

MVBILL.Declaraçãodeguerra.Manaus:BMG,2002(fragmento).

SÓDEUSPODEMEJULGAR

SoldadodaguerraafavordajusGçaIgualdadeporaquiécoisaficgcia

Vocêridaminharoupa,ridomeucabeloMastentameimitarseolhandonoespelho

PreconceitosemconceitoqueapodreceanaçãoFilhosdodescasomesmopós-abolição

Page 13: Revisional de arte contemporânea no enem

QUESTÃO 04 revisional de arte contemporânea feat questões anteriores

OtrechodorapeografiteevidenciamopapelsocialdasmanifestaçõesargsGcaseprovocamaa)consciênciadopúblicosobreasrazõesdadesigualdadesocial.b)rejeiçãodopúblico-alvoàsituaçãorepresentadanasobras.c)reflexãocontraaindiferençanasrelaçõessociaisdeformacontundente.d)ideiadequeaigualdadeéaGngidapormeiodaviolência.e)mobilizaçãodopúblicocontraopreconceitoracialemcontextosdiferentes.

Page 14: Revisional de arte contemporânea no enem

SOLUÇÃO COMENTADA revisional de arte contemporânea feat questões anteriores

No texto 01, há um aGvista que cobre parcialmente o rosto. Ele parece estarprontoparaaGraralgoemalgumlugar.Evidentemente,aimagemconstrói-sepormeiodaanalogia:otrajeeaposturacorporaldapersonagemdãoaentenderqueele está em uma situação de confronto. As flores, em sua mão, entretanto,redirecionamaleituradaimagem.Aoinvésdebelicoso,seuatoaparecerevesGdodeconotaçõesposiGvas,taiscomoamor,genGleza,paz.

OaGvismoquetransparecenotexto01tambémestápresentenotexto02.Aqui,o locutor assume uma aGtude aparentemente bélica, ao se autodenominar“soldado”.Todavia,oadjuntoadnominal“daguerra”[talqualasfloresdografite]ressemanGzasuaaGtude,namedidaemquepermitedepreenderqueeledefendecausasnobres–apazeaigualdaderacial.

Os dois textos permitem entrever que a arte também pode estar a serviço doaGvismosocial. Issose jusGficanamedidaemqueelesapresentamsituaçõesdeaparente conflito nas quais um locutor está mobilizado em defesa de ideaiseGcamentenobres.Marque-se,pois,aletra“c”.

Page 15: Revisional de arte contemporânea no enem

LEONILSON.Orecruta,oaranhaeopenélope.Bordadosobretecido,1992.Disponívelem:www.projetoleonilson.com.br.Acessoem:3ago.2012.

Page 16: Revisional de arte contemporânea no enem

QUESTÃO 05 revisional de arte contemporânea feat questões anteriores

AobradoarGstaplásGcoLeonilson(1953-1993)marcapresençanopanoramadaarte brasileira e internacional. Nessa obra, ele uGlizou a habilidade técnica dobordadomanualparaa)obtençãodaslinhasretasparalelas.b)valorizaçãodotracejadoreGlíneo.c)exploraçãodediferentestexturas.d)obtençãodoequilíbrioassimétrico.e)inscriçãohomogêneadasformasepalavras.

Page 17: Revisional de arte contemporânea no enem

SOLUÇÃO COMENTADA revisional de arte contemporânea feat questões anteriores

Aobra em análise usa suportes não tradicionais [bordado, tecido] e constrói-sepor meio de textos verbais [texto] e não verbais [imagens]. Apesar do diálogointertextual com o texto grego A odisseia e de se arGcular por intermédio deoposições semânGcas, não se explora uma linha de significado preciso. Dialoga,pois, comaArteConceitualouConceptualismo, que,pormeiodematerialnãousadotradicionalmentenaarte,urdeconceitoscujoobjeGvoédesafiaroleitor.

Aquestãoemanálise requerdoalunoacapacidadede idenGficarasestratégiasuGlizadas na construção da obra de arte. Posto isso, deve-se notar que asestruturas que compõem a peça aproximam-se, predominantemente, das retas,masnãoestãodispostasexclusivamenteemparalelo.Sendoassim,eliminem-seasalternaGvas“a”,“b”e“e”.

Postoqueaobracompõe-sedetrêspeças icônicas[imagens],detrêsgtulos[“orecruta”, “oaranha”, “openélope”]ede trêsestruturas frasais [“cheioevazio”,“crerouter”,vocêoueu”],épossívelafirmarquehajaumequilíbrioquesevaledeformasnãosimétricasemsuaarGculação.Marque-se,pois,aletra“d”.

Page 18: Revisional de arte contemporânea no enem

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS!!!

hIp://www.slideshare.net/ma.no.el.ne.ves

hIps://www.facebook.com/nevesmanoel

hIps://www.instagram.com/manoelnevesmn/

hIps://www.youtube.com/user/TheManoelNeves

hIps://twiIer.com/Manoel_Neves

Page 19: Revisional de arte contemporânea no enem

Conhece meu livro de redação para oENEM?

Vendas:www.manoelneves.com