Top Banner
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO HORA A A ABERTURA AO MUNDO No séc. XV, a Europa inicia um processo de abertura ao mundo, através da expansão marítima. Nesse processo, a prioridade coube aos países ibéricos que, no decurso dos séculos XV e XVI, dominaram as rotas do comércio marítimo e controlaram a economia mundial. A abertura de novos espaços proporcionou, por sua vez, a introdução de novos valores e atitudes na sociedade e mentalidade europeias. RUMOS DA EXPANSÃO QUATROCENTISTA Uma série de condições favoráveis contribuíram para que Portugal s tornasse no primeiro Estado europeu de expansão além-mar. A expansão portuguesa foi um empreendimento com dimensão nacional: nela estiveram envolvidos todos os grupos sociais e a própria Coroa. As diferentes orientações da política expansionista explicam os diferentes rumos e etapas da nossa epopeia quatrocentista. A histórica rivalidade luso – castelhana projectou-se na expansão além-mar e conduziu à divisão do mundo entre os dois Estados Ibéricos – Tratado de Tordesilhas. A AFRIRMAÇÃO DO EXPANSIONISMO EUROPEU: OS IMPÉRIOS PENINSULARES
14

Resumo para teste intermédio de História

Jun 30, 2015

Download

Documents

Márcia Ribeiro
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Resumo para teste intermédio de História

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO

HORA A

A ABERTURA AO MUNDO

No séc. XV, a Europa inicia um processo de abertura ao mundo, através da expansão marítima. Nesse processo, a prioridade coube aos países ibéricos que, no decurso dos séculos XV e XVI, dominaram as rotas do comércio marítimo e controlaram a economia mundial. A abertura de novos espaços proporcionou, por sua vez, a introdução de novos valores e atitudes na sociedade e mentalidade europeias.

RUMOS DA EXPANSÃO QUATROCENTISTA

Uma série de condições favoráveis contribuíram para que Portugal s tornasse no primeiro Estado europeu de expansão além-mar.A expansão portuguesa foi um empreendimento com dimensão nacional: nela estiveram envolvidos todos os grupos sociais e a própria Coroa.As diferentes orientações da política expansionista explicam os diferentes rumos e etapas da nossa epopeia quatrocentista.A histórica rivalidade luso – castelhana projectou-se na expansão além-mar e conduziu à divisão do mundo entre os dois Estados Ibéricos – Tratado de Tordesilhas.

A AFRIRMAÇÃO DO EXPANSIONISMO EUROPEU: OS IMPÉRIOS PENINSULARES

Durante os séculos XV e XVI a expansão marítima europeia foi exclusiva de Portugal e Espanha que, neste período, construíram os seus impérios coloniais. Enquanto Portugal consolidava a sua presença nos continentes Africano, asiático e americano, a Espanha dominava as Américas do Norte e Centro.Utilizando diferentes processos de ocupação e de exploração económica, Portugueses e Espanhóis acabaram por influenciar culturalmente, em maior ou menos grau, as populações indígenas que lhes estavam submetidas ou com as quais contactaram.

Page 2: Resumo para teste intermédio de História

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO

HORA A

O COMÉRCIO À ESCALA MUNDIAL

A expansão marítima levada a cabo pelos estados peninsulares teve como consequência a abertura de novas rotas ao comércio intercontinental, por onde circulavam os lucrativos produtos ultramarinos, além de proporcionarem a dinamização de importantes centros comerciais, enquanto que os produtos a ele ligados acabaram por transformar os hábitos dos Europeus.

RENASCIMENTO E REFORMA

OS NOVOS VALORES EUROPEUS

Nos séculos XV e XVI, a Europa conheceu grandes transformações culturais e religiosas. Uma nova visão do Homem e do mundo surgiu no panorama cultural português.Concebendo o Homem como centro do Universo e fazendo uso do espírito critico que o caracterizou, o movimento de ideias dos séculos XV e XVI acabaria por atingir a

Page 3: Resumo para teste intermédio de História

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO

HORA A

própria Igreja. A contestação de alguns dos princípios doutrinários e de certas práticas religiosas resultou numa crise religiosa que teve como consequência, no século XVI, a divisão da Igreja Cristã em católicos e protestantes.

O RENASCIMENTOS E A FORMAÇÃO DA MENTALIDADE MODERNA

Concebendo o homem como centro do Universo e defendendo a sua valorização, dignificação, o movimento de renovação cultural dos séculos XV e XVI apelou para novos valores: o individualismo, o espírito crítico, a tolerância e a curiosidade científica. Embora de forma lenta e inicialmente muito localizada em Itália, uma nova mentalidade impôs-se nos meios culturais europeus – a mentalidade renascentista.

O TEMPO DAS REFORMAS PROTESTANTES

O espírito crítico que caracterizou o pensamento humanista, estendeu-se também ao domínio religioso. O protesto contra certas práticas e abusos empreendidos pelas mais altas hierarquias da Igreja fez surgir, no século XVI, um movimento de Reforma no seio da Igreja Católica.Embora se tivesse procedido a algumas reformas no sentido de responder positivamente a essa contestação, a Igreja actuou sobretudo através da repressão (Contra – reforma) para combater os contestatários.

Page 4: Resumo para teste intermédio de História

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO

HORA A

Page 5: Resumo para teste intermédio de História

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO

HORA A

A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX

Hegemonia e declínio da influência europeia

No inicio do século XX a Europa detinha o domínio: Económico (maior produção de bens e investimento de capitais noutros continentes) Politico Cultural (missão civilizadora)

Estes domínios levaram à concorrência entre os países europeus pelo colonialismo dos outros continentes, o que levou a rivalidades entre as grandes potências.

Nesta época, o sentimento de nacionalismo era grande o que levou à formação de alianças entre os países, pois o clima era de “paz armada”.

Tríplice aliança (Itália, Alemanha e Império Austro – Húngaro) Tríplice Entente (França, Rússia e Inglaterra)

O assassinato do arquiduque Francisco Fernando, em 1914, herdeiro do trono austríaco, por um estudante sérvio, levou à 1ª Guerra Mundial.

A Áustria, com o apoio da Alemanha, declarou guerra à Sérvia. Esta, por sua vez, pediu auxilio à Rússia.

A mundialização da Guerra deveu-se à adesão de numerosos países.

Aliados - Itália, Portugal, Japão, China, Brasil,…

Potências/Impérios centrais - Império turco, Austro – húngaro e Bulgária.

A entrada dos EUA, em 1917, a favor dos Aliados e a retirada da Rússia, conduziu à vitória dos Aliados.

Em Outubro de 1918, a Alemanha pediu o armistício que pôs fim à 1ª Guerra Mundial.

Após a guerra, os países vencedores, reuniram-se em Paris, em 1919, para reordenar o espaço Europeu.

TRATADO DE VERSALHES

Page 6: Resumo para teste intermédio de História

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO

HORA A

Desmantelamento do Império Austro – húngaro e Turco Alemanha abandonou os territórios ocupados, nomeadamente as suas colónias. Foram

desmilitarizados. Todos os vencidos tiveram de pagar pesadas indemnizações aos países vencedores.

REVOLUÇÃO SOVIÉTICA

A 1ª Guerra agarvou a situação social na Rússia que tinha um regime czarista.

Em Fevereiro de 1917 – Manifestações em S. Petersburgo

Em Outubro de 1917 – Revolução Bolchevique

A revolução Bolchevique era liderada por Lenine e Trotsky – os comunistas tomaram o poder.

Após tomar posse, Lenine retirou a Rússia da guerra e transformou o bolchevismo numa ditadura comunista. Isto levou a uma guerra civil – Exército branco e Exército Vermelho.

Foi instaurado um comunismo de Guerra

Proibidos os partidos políticos Policia politica Censura

Em 1920 terminou a Guerra Civil, que deixou o país em fome e miséria

NEP – Nova Politica Económica

Page 7: Resumo para teste intermédio de História

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO

HORA A

Liberdade de comércio Pequenas unidades de produção agrícola e industrial

Estabilidade económica

CONSTRUÇÃO DA U.R.S.S.

União das Republicas Socialistas Soviéticas

1924 – Morte de Lenine

Sucedeu-lhe Estaline

Ditadura Totalitária

PORTUGAL: DA 1ª REPÚBLICA À DITADURA MILITAR

CRISE E QUEDA DA MONARQUIA

Crise económica Ultimato Inglês Descontentamento social Difusão de republicanismo

Isto conduziu a uma instabilidade política – regicídio do rei D. Carlos e do príncipe herdeiro.

Ficou a governar D. Manuel II

Revolução de 4 e 5 de Outubro de 1910 e Implantação da República

Page 8: Resumo para teste intermédio de História

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO

HORA A

Legislação anti – clerical Legislação social 1ª Constituição republicana Legislação no Ensino

Na 1ª constituição republicana houve o estabelecimento de um regime democrático parlamentar. Mas para isso era necessário haver maiorias absolutas, o que raramente acontecia.

Isto levou a uma instabilidade politica que aliada a uma crise económica (devido à participação na guerra) conduziu ao Golpe Militar de 28 de Maio de 126, comandado pelo Gen. Gomes da Costa.

Este Golpe Militar levou à dissolução do parlamento e à suspensão das liberdades.

Ditadura Militar

SOCIEDADE E CULTURA NUM MUNDO EM MUDANÇA

Com o fim da 1ª Guerra Mundial, a melhoria das condições de vida do operariado, as transformações sociais e a crescente importância das classes médias, levou a uma euforia e Avidez de viver.

Novos hábitos e valores foram criados – “Os loucos anos 20”

Emancipação feminina Vida nocturna Cultura de massas (rádio, imprensa, cinema e desporto)

Houve muitos avanços científicos

Page 9: Resumo para teste intermédio de História

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO

HORA A

Física e medicina Psicologia e pedagogia

Rupturas e inovações

Na arte (Expressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo, arte nova, arquitectura funcional e orgânica, abstractismo, surrealismo)

Na literatura (Futurismo e Modernismo)

DA GRANDE DEPRESSÃO À 2ª GUERRA MUNDIAL

O final da 1ª Guerra Mundial, levou :

Perda do domínio europeu Ascensão dos EUA

A Europa sofreu dificuldades económicas no pós guerra

Deflação Desemprego Conflitos sociais Proletarização da sociedade

A ascenção dos EUA

Crescimento económico “Loucos anos 20” Frágil prosperidade económica Crash da bolsa de Nova Iorque Crise de 1929 Mundialização da crise

Com a mundialização da crise, houve tentativas de resolução das dificuldades

Page 10: Resumo para teste intermédio de História

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO

HORA A

Afirmação dos fascismos Afirmação do comunismo Resistência das democracias

FASCISMO

Itália – Mussolini

Estado forte e corporativo Imperialismo

Alemanha – Hitler

Nazismo Anti – semitismo Espaço vital: imperialismo

Portugal – Salazar

Colonialismo Corporativismo Estado forte

Espanha – Guerra civil

Afirmação de Franco

COMUNISMO

URSS – Estaline

- Planificação e colectivização da Economia

DEMOCRACIAS

Page 11: Resumo para teste intermédio de História

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL – 9º ANO – RESUMO TESTE INTERMÉDIO

HORA A

França – Frente popular

Grã Bretanha – Governo Nacional

Quer no comunismo quer no fascismo, havia:

Partido único Culto ao chefe Autoritarismo Nacionalismo