Top Banner
ILUMINAÇÃO DO ESPAÇO URBANO RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Bruna de Medeiros Nunes E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Pibic UPF ou outras IES CO-AUTORES: Giovani Meira de Andrade ORIENTADOR: Anicoli Romanini ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas UNIVERSIDADE: IMED- Faculdade Meridional INTRODUÇÃO: A iluminação sempre foi símbolo da civilização, do progresso, da repulsa ao obscurantismo. As cidades da antiguidade possuíam iluminação externa somente em locais com grande concentração de pessoas e de caráter cívico, esportivo ou religioso, devido às poucas formas de iluminação disponíveis. O surgimento da lâmpada fluorescente tubular no final da década de 40 foi um marco, devido a eficácia das lâmpadas e das luminárias que vinham alcançando grande desempenho para a época, acarretando uma maior abrangência na área da iluminação pública e consequentemente uma melhora no desempenho econômico e tecnológico. Hoje esse avanço vem crescendo cada vez mais com o surgimento de diferentes tipos de lâmpadas como o LED, tipo de iluminação proposta para o projeto de uma luminária pública que será implantada no condomínio Residencial Conquista, localizado na Av. Scarpellini Ghezi, na cidade de Passo Fundo - RS. METODOLOGIA: A proposta era uma luminária pública que atendesse além das necessidades básicas impostas pela companhia de energia (RGE)e que agregasse ao projeto um caráter sustentável. A escolha deveria atender uma maior eficiência energética do que a apresentada pelas lâmpadas de vapor de sódio atualmente utilizadas no município, e apresentar características semelhantes ou superiores a de vapor de sódio. A partir da dimensão das vias e a intensidade do tráfego que estas teriam para que fossem obtidos os parâmetros mínimos que deveriam ser atendidos, baseados na NBR 5101/2012, e requisitos da companhia de energia local. A partir destes dados se deu a escolha dos materiais que seriam propostos. Para a estrutura física foi escolhido o aço galvanizado por ser um material que mesmo em lâminas finas mantém suas propriedades anticorrosivas e de maior durabilidade. Já a escolha do LED se deu a partir do bom desempenho em estudos realizados no Brasil e exterior utilizando luminárias com esta tecnologia.
2

RESUMO ILUMINAÇÃO DO ESPAÇO URBANOsemanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/bruna_de... · A iluminação sempre foi símbolo da civilização, do progresso, da repulsa

Jan 21, 2019

Download

Documents

lecong
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: RESUMO ILUMINAÇÃO DO ESPAÇO URBANOsemanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/bruna_de... · A iluminação sempre foi símbolo da civilização, do progresso, da repulsa

ILUMINAÇÃO DO ESPAÇO URBANORESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Bruna de Medeiros Nunes

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Pibic UPF ou outras IES

CO-AUTORES:Giovani Meira de Andrade

ORIENTADOR:Anicoli Romanini

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:Ciências Sociais Aplicadas

UNIVERSIDADE:IMED- Faculdade Meridional

INTRODUÇÃO:A iluminação sempre foi símbolo da civilização, do progresso, da repulsa ao obscurantismo. As cidades da antiguidadepossuíam iluminação externa somente em locais com grande concentração de pessoas e de caráter cívico, esportivo oureligioso, devido às poucas formas de iluminação disponíveis. O surgimento da lâmpada fluorescente tubular no final dadécada de 40 foi um marco, devido a eficácia das lâmpadas e das luminárias que vinham alcançando grande desempenhopara a época, acarretando uma maior abrangência na área da iluminação pública e consequentemente uma melhora nodesempenho econômico e tecnológico. Hoje esse avanço vem crescendo cada vez mais com o surgimento de diferentestipos de lâmpadas como o LED, tipo de iluminação proposta para o projeto de uma luminária pública que será implantadano condomínio Residencial Conquista, localizado na Av. Scarpellini Ghezi, na cidade de Passo Fundo - RS.

METODOLOGIA:A proposta era uma luminária pública que atendesse além das necessidades básicas impostas pela companhia de energia(RGE)e que agregasse ao projeto um caráter sustentável. A escolha deveria atender uma maior eficiência energética doque a apresentada pelas lâmpadas de vapor de sódio atualmente utilizadas no município, e apresentar característicassemelhantes ou superiores a de vapor de sódio. A partir da dimensão das vias e a intensidade do tráfego que estas teriampara que fossem obtidos os parâmetros mínimos que deveriam ser atendidos, baseados na NBR 5101/2012, e requisitos dacompanhia de energia local. A partir destes dados se deu a escolha dos materiais que seriam propostos. Para a estruturafísica foi escolhido o aço galvanizado por ser um material que mesmo em lâminas finas mantém suas propriedadesanticorrosivas e de maior durabilidade. Já a escolha do LED se deu a partir do bom desempenho em estudos realizados noBrasil e exterior utilizando luminárias com esta tecnologia.

Page 2: RESUMO ILUMINAÇÃO DO ESPAÇO URBANOsemanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/bruna_de... · A iluminação sempre foi símbolo da civilização, do progresso, da repulsa

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Podemos dizer que a utilização da tecnologia LED nas luminárias acarretaria uma economia de 50% a longo prazocomparado com as lâmpadas incandescentes, devido a sua grande durabilidade. Tendo uma utilização de 12 horas-dia suavida útil é de aproximadamente 11 anos, contra 3,65 horas-dia da vapor de mercúrio, além de apresentar uma luminosidadee IRC (índice de reprodução de cor) superior a esta.Os led¿s tem fácil interação com sistemas fotovoltáicos e eólicos, e seu baixo consumo de energia acarreta uma menorqueima de combustível fóssil nas centrais elétricas o que diminuiria a emissão de CO2. O aço galvanizado se comportabem a cortes, dobras, perfilações, entre outros, sem alterar a qualidade final do produto, características importantes para oprojeto, uma vez que o design da luminária foi baseado na forma do brasão que representa a Brigada Militar de PassoFundo, visto o condomínio ser um empreendimento deste órgão.A forma da luminária foi criada a partir da premissa que apenas um elemento pudesse abrigar a iluminação tanto dascalçadas como das vias, foi inserido luminárias a uma altura de 6,0m para a via de tráfego de veículos e a 3,0m para serviro passeio público. Como apresentado na Figura 1, as cores e forma curva presente na luminária foram inspiradas a partirdos ramos presentes no brasão da Brigada Militar, além de ter a intenção de ¿quebrar¿ a regularidade existente no projetodas vias do condomínio.Figura 1. Luminária proposta para o CondomínioFonte. AUTORES, 2013.

CONCLUSÃO:O desenvolvimento deste trabalho permitiu a aplicação da teoria presente em textos, artigos, e livros no projeto dasluminárias do Condomínio Residencial Conquista, partindo sempre dos princípios básicos exigidos pelas normas técnicasreferente a iluminação de espaços públicos e a favor de práticas sustentáveis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:NBR 5101/2012. ABNT ¿ Associação Brasileira de Normas TécnicasNAKAMURA, JULIANA. Eficiência Luminosa, Pini, São Paulo, Ano 03, Edição 29, agosto/2013. Disponível em:<http://www.infraestruturaurbana.com.br/solucoes-tecnicas/17/eficiencia-luminosa-veja-referenciais-do-consumo-de-energia-na-263008-1.asp.> Acesso em 05 de agosto.2013.MASCARÓ, Lucia et all. A Iluminação do Espaço Urbano. Porto Alegre: Masquatro, 2006.

INSIRA ARQUIVO.IMAGEM - SE HOUVER:

Assinatura do aluno Assinatura do orientador