Top Banner
Paula Carina de Araújo [email protected] Resenha Crítica UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) SISTEMA DE BIBLIOTECAS (SiBi) BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS (JU)
14

Resenha crítica

Dec 16, 2014

Download

Education

 
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Resenha crítica

Paula Carina de Araú[email protected]

Resenha Crítica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)SISTEMA DE BIBLIOTECAS (SiBi)

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS (JU)

Page 2: Resenha crítica

CONCEITO

“É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica”. (PUCRS, [200?])

Page 3: Resenha crítica

“O objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural - livros, filmes peças de teatro, etc. Por isso a resenha é um texto de caráter efêmero, pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa”. (PUCRS, [200?]).

OBJETIVO

Page 4: Resenha crítica

AO LER...

Identifique o tema tratado pelo autor

Destaque as partes mais importantes.

Qual a posição do autor sobre esse tema?

Qual a sua posição sobre o assunto tratado?

Page 5: Resenha crítica

ESTRUTURA

Título Referência

Dados do autor

Resumo Avaliação crítica

(PUCRS, [200?]).

Page 6: Resenha crítica

COMO COMEÇAR?

Citar a obra que será resenhada

Escrever um parágrafo sobre o conteúdo da obra

Atraia o seu leitor!

Page 7: Resenha crítica

"Língua e liberdade: por uma nova concepção da língua materna e seu ensino" (L&PM, 1995, 112 páginas), do gramático Celso Pedro Luft, traz um conjunto de ideias que subvertem a ordem estabelecida no ensino da língua materna, por combater, veementemente, o ensino da gramática em sala de aula.

EXEMPLO

(PUCRS, [200?]).

Page 8: Resenha crítica

Receitas para manter o coração em forma

Entre os que se preocupam com o controle de peso e buscam uma alimentação saudável são poucos os que ainda associam estes ideais a uma vida de privações e a uma dieta insossa. Os adeptos da alimentação de baixos teores já sabem que substituições de ingredientes tradicionais por similares light garantem o corte de calorias, açúcar e gordura com a preservação (em muitos casos total) do sabor. Comprar tudo pronto no supermercado ou em lojas especializadas é barbada.

EXEMPLO

(PUCRS, [200?]).

Page 9: Resenha crítica

Walter Kiechel III é jornalista e editor, foi diretor editorial da Harvard Business Publishing, editor da Fortune e autor de “Office Hours: a guide to the managerial life”. Sua vasta experiência escrevendo sobre economia e negócios, rendeu o seu novo livro “Os mestres da estratégia”.

Em linhas gerais, o livro trata da descrição do surgimento e desenvolvimento da estratégia. Foi escrito com base em entrevistas e fontes bibliográficas consultadas. É apresentado em forma de relato e repleto de observações pessoais do autor, o que torna a leitura agradável e possibilita a reflexão descomprometida.

EXEMPLO

(PUCRS, [200?]).

Page 10: Resenha crítica

A posição do resenhista deve estar presente em todo o texto.“O tom da crítica poderá ser moderado, respeitoso, agressivo, etc”. (PUCRS, [200?])

A CRÍTICA

(PUCRS, [200?]).

Page 11: Resenha crítica

DICA

“O resenhista crítico mostra as falhas presentes na obra, informações desencontradas e, quando merecido, dar elogios ponderados, sem “rasgar a seda”. Apesar de sua análise técnica e equilibrada, o resenhista não possui o direito e deturpar o conteúdo do livro e o pensamento do autor da obra”. (LAKATOS; MARCONI, 1991).

(PUCRS, [200?]).

Page 12: Resenha crítica

DICA

Use o verbo na 3ª pessoa e na forma ativa;A vinculação dos conceitos e da aplicação do estudo em CI à essa ferramenta colaborativa é indispensável, já que a informação e o conteúdo são valiosos para o meio acadêmico. Avaliação de relevância, qualidade, arquitetura de informação e também das métricas fazem parte da área de CI e são indispensáveis quando se busca apresentar um trabalho que venha a ser reconhecida por suas características e contribuições dentro de sua rede social.

Page 13: Resenha crítica
Page 14: Resenha crítica

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991.

PUCRS. Guia de produção textual, [200?]. Disponível em: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php Acesso em: 31 mar. 2013.

REFERÊNCIAS