Top Banner
Fundada em 2005 por Cíntia Ventania (baixo) e Julia Pombo (guitarra), a banda Scatha começou oficialmente seus trabalhos autorais após a entrada de Cynthia Tsai Yuen (bateria) em julho do mesmo ano. O projeto ini- cialmente não tinha estilo definido, mas pelo gosto em comum das integrantes pelo rash Metal, fez com que a banda adentrasse ao estilo pelo amor aos riffs rápidos e pesados, junto a uma bateria violenta e vocal que traduz- isse todo o sentimento das letras compostas pela baixista.
10

Release Oficial da banda SCATHA

Jul 22, 2016

Download

Documents

 
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Release Oficial da banda SCATHA

Fundada em 2005 por Cíntia Ventania (baixo) e Julia Pombo (guitarra), a banda Scatha começou oficialmente seus trabalhos autorais após a entrada de Cynthia Tsai Yuen (bateria) em julho do mesmo ano. O projeto ini-cialmente não tinha estilo definido, mas pelo gosto em comum das integrantes pelo Thrash Metal, fez com que a banda adentrasse ao estilo pelo amor aos riffs rápidos e pesados, junto a uma bateria violenta e vocal que traduz-isse todo o sentimento das letras compostas pela baixista.

Page 2: Release Oficial da banda SCATHA

Fundada em 2005 por Cíntia Ventania (baixo) e Julia Pombo (guitarra), a banda Scatha começou oficialmente seus trabalhos autorais após a entrada de Cynthia Tsai Yuen (bateria) em julho do mesmo ano. O projeto inicialmente não tinha estilo definido, mas o Thrash Metal era uma das paixões em comum, e por isso, a banda aderiu ao estilo pelo amor aos riffs rápidos e pesados, junto a uma bateria violenta e vocal que traduzisse todo o sentimento das letras compostas pela baixista.

deth, Metallica, Slayer e Anthrax. Para surpresa do público, a banda que era for-mada por 5 meninas com idade média de 17 anos, Scatha fez história no un-derground carioca em seus primeiros anos de atividade. Não somente por chamar atenção pela idade das inte-grantes - as quais nem viveram os áu-reos anos do Thrash metal, mas pela competência e atitude no palco, e por ser um estilo o qual não estava muito em “Voga” na época. No mesmo ano a banda participou da coletânea do

No mesmo ano Paula Leão (guitar-ra) e Rebecca Schwab (vocal) entr-aram na banda, e logo começaram a compor e moldar a personalidade da Scatha. Essa foi a primeira for-mação que subiu ao palco em Agos-to de 2005, já contando em seu set list com 2 músicas autorais e covers arrematadores de suas principais influências, como Pantera, Mega-

Page 3: Release Oficial da banda SCATHA

site “RockFeminino.com.br” sendo este uma seleção das melhores bandas inscritas as quais possuem pelo menos um membro da banda mulher. Em de 2007 a vocalis-ta Rebecca deixou a banda e então Angélica Burns (vocal) assumiu a posição como

“frontwoman” dando uma roup-agem mais voltada ao Death Metal, por sua forte influência em Arch Enemy. Sua chegada na banda deixou o público ain-da mais perplexo com tamanha agressividade a qual proporcio-nou ao som da banda. Neste mesmo ano, a banda lançou sua demo chamada “Keep Thrash-ing!” a qual traz 5 músicas auto-rais, sendo uma delas cantada

em português. A demo foi muito bem aceita pela crítica especializada e propor-cionou muitos elogios e visibilidade para a banda. “Keep Thrashing!” foi tão bem aceita que saiu nas duas maiores revistas especializada da época – Rock Brigade e Roadie Crew. Na primeira como destaque da edição, rendendo uma entrevista de página inteira na Rock Brigade.

Destaque na Rodie Crew do Mês de janeiro de 2008:

“A banda feminina Scatha surpreende do início ao fim em seu primeiro CD-Demo, Keep Thrashing!. Não contente em ouvir os riffs ‘thrashers’ da faixa de abertura, The Unknow Man, voltei ao início duas vezes e depois deixei rolar de novo. A surpresa, na realidade, veio quando con-statei que elas têm em média de idade que não ultrapassa os vinte anos! Será que as meninas já escutavam Slayer, Testament, Kreator, Anthrax, Exodus e Sepultura desde a infância?” Por Ricardo Batalha.

Page 4: Release Oficial da banda SCATHA

Zine Rock Music em Janeiro de 2008:

“Scatha será a revelação do metal nacional muito em breve! Lançando a demo Keep Thrashing, quebram as barreiras do preconceito e machismo. Formada ape-nas por jovens mulheres, dá uma aula de thrash metal rápido, com riffs mar-cantes e empolgação ímpar. A banda não deixa a desejar em nada. Mostrou que as mulheres têm força no metal e a única coisa que me resta é colocar na primei-ra faixa e ligar o “repeat”, pois a demo é muito boa mesmo!”

Rock Brigade Metal Hammer Alemanha

Além da repercussão nacional, zines europeus encomendaram cópias da demo para distribuição no exterior, e em Novembro de 2009 a banda deu entrevista para a revista Alemã Metal Hammer e teve uma página inteira falando sobre a banda e também sobre a cena underground brasileira.

Em 2008, a guitarrista Paula Leão se desligou da banda por motivos pessoais.

Page 5: Release Oficial da banda SCATHA

Mais à frente, em 2009, a banda foi selecionada dentre mais de 100 bandas ca-riocas para participar do “Wacken Metal Battle” – Seleção anual para o festival Alemão Wacken.

Page 6: Release Oficial da banda SCATHA

Em 2010 a banda foi convidada para tocar em um festival de Brasília chamado “She Shakes the Earth”, que é uma grande Jam formada ape-nas de mulheres que tocam na cena local.

No ano seguinte, a banda foi convidada para tocar em out-ro grande festival de Brasília, o “Marreco’s Fest”, o qual contou com grandes bandas como RAGE, Hirax, Violator dentre outras.

Page 7: Release Oficial da banda SCATHA

Em 2012 a banda foi selecio-nada para tocar no festival “Roque Pense” festival de bandas femininas realizado no Rio de janeiro, mas que traz bandas de todo Brasil.

Em fevereiro de 2013 a guitarrista Renata Decnop entrou na banda e logo mais em Junho do mesmo ano, banda entrou em estúdio para gravar o seu primeiro álbum full lenght.

Neste mesmo ano a baixista Cíntia Ventania teve que se mudar para Montreal (Canadá) e as atividades da banda ficaram em suspenso. Alguns meses após sua partida, a banda encontrou como solução colocar um substituto, que viria a ser Felipe Lima (guitarrista da banda Vociferatus), o qual substituiu Cíntia em alguns shows locais.

Page 8: Release Oficial da banda SCATHA

Em 2014 a banda anunciou que estaria parando suas atividades por incompatibili-dade de agenda das integrantes, o que culminou em 2015 na mudança da formação da banda para que o trabalho continuasse.

Em abril de 2015 a vocalista Angélica Burns se desligou da Scatha por diferença de opinião quanto à sonoridade e ao futuro da banda. Logo em seguida, a baixista Cíntia Ventania voltou ao Brasil para passar uma temporada e fechar alguns tra-balhos junto à Scatha.

Em maio do mesmo ano a guitarrista Renata Decnop se desligou da banda por in-compatibilidade de agenda.

Logo em seguida, em Junho de 2015, a banda anunciou as novas integrantes, Fer-nanda Peres (baixo) e Marina Melo (vocal), dupla que já trabalhava junto no sul do Brasil, com a banda K.A.M.E.

Atualmente a banda está finalizando as gravações do full lenght intitulado “Take the risk”, o qual ainda não possui data definida de lançamento, e conta ainda com a baixista Cíntia Ventania – a qual trabalha junto à banda como Manager.

Page 9: Release Oficial da banda SCATHA

Formação:

Contatos:

E-mail:[email protected]

Reverbnation:http://www.reverbnation.com/scatha

Página no Facebook:https://www.facebook.com/ScathaBand

Canal Oficial no Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCHfTix1ACniOPMuJ0TUh-Ig

Page 10: Release Oficial da banda SCATHA

RELEASE OFICIAL 2015